Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 22 de março de 2011

Planeta Água

Por Siden* - 22.03.11 - Dia Mundial da Água
Desde de tenra idade escolar aprendemos que o planeta Terra é constituído de ¾ de água.  E está correto.  A maior constituição do planeta Terra, por paradoxal que pareça, é água. Daí minha opção pelo título do artigo.

Talvez essa imensa constituição líquida do planeta nos dê a falsa idéia que temos água em abundância para o uso e desperdício. Nada mais falso. Admite-se que o índice de água potável (própria para beber) esteja em torno de 1%.

Segundo estimativas da ONU, pelo menos um bilhão de pessoas em todo o mundo não dispõe de fontes seguras de água para beber, cozinhar ou para higiene pessoal.  Enquanto isso, outras pessoas a utilizam com irresponsabilidade e sem parcimônia.

Existem regiões do Globo onde mulheres e crianças gastam grande parte do dia na busca de uma quantidade mínima de água, às vezes de qualidade duvidosa.

Conforme a organização mundial da Saúde, é estimado que 80% de todas as doenças humanas decorrem da falta de acesso à água adequada para o consumo humano.

A extensão precária das redes de esgotos contribui para a crescente contaminação dos mananciais localizados em áreas urbanizadas.

O abastecimento de água às comunidades humanas representa um grande risco de esgotamento dos mananciais dos depósitos de água no subsolo.

Durante o ciclo da água que atravessa toda a biosfera, praticamente em todas as etapas essa pode ser contaminada por substâncias lançadas no ambiente, por influência humana, como dejetos naturais (urina e fezes), resíduos industriais, petróleo, mercúrio, fertilizantes, inseticidas...

A maioria das cidades do mundo não conta com nenhum sistema de tratamento de esgotos, lançado-os in natura nos rios, lagos e oceanos. No Brasil, o sistema também é deficitário.

Entre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada estão a diarréia, hepatite infecciosa, poliomielite, cólera, febre tifóide, esquistossomose (barriga-d'água), entre outras...

A quantidade de água varia de um ser vivo a outro e num mesmo animal, varia de um órgão para outro, conforme sua função, atividade. Calcula-se que o homem tem 70% de seu “peso”* constituído de água.

Pelo fato de dissolver um grande número de substâncias, a água é considerada solvente universal.

A água, mesmo que receba ou perca muito calor, sofre pequena modificações de temperatura. Lembre-se: no verão, procuramos os rios e mares para nos refrescar. Assim os seres vivos, que tem grande quantidade de água, estão protegidos de grandes e bruscas oscilações da temperatura corporal.

O fluxo de água no interior das células (unidade estrutural dos seres vivos) e dos corpos dos organismos vivos permite eficiente distribuição de substâncias.

Pelo exposto, podemos concluir que a água, tanto em quantidade necessária como em qualidade, é vital à sobrevivência de todos os seres vivos...

No momento em que autoridades de algumas localidades colocam em pauta a privatização da água, tornando a água, essa substância extremamente vital aos organismos vivos, uma mercadoria, é indispensável que nós educadores analisemos os interesses que permeiam essas medidas e que tomemos uma oposição firme e contrária a essa forma irresponsável de governar para os cidadãos...

Em localidades do Chile, onde a água foi privatizada, a mesma teve seu preço elevado às alturas, tendo as populações mais pobres que optar entre a comida e a água.

A água é o grande patrimônio da humanidade, que deverá ser transmitido às gerações futuras. Por isso, a importância da luta para que ela continue ao alcance de todos e tenha preservada sua qualidade de potabilidade.

Assim, podemos afirmar que privatizá-la, colocando-a em mãos que visam o lucro, muitas vezes de forma gananciosa, é também tratar com descaso, não somente o presente, como também assinar um cheque em branco, cujo valor será também pago pelas gerações futuras.

Portanto, entregar a água a empresas privadas, como se essa fosse uma banal mercadoria, é uma atitude que beira a insanidade, talvez uma nova psicopatia relacionada à Síndrome de Poder, que deve interessar a ciência psiquiátrica.

Portanto, colegas, todos na luta contra a privatização da água!

*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor no 14º Núcleo/CPERS-Sindicato e Conselheiro 1/1000 da entidade.
Nota do autor: Em Física, o peso está relacionado à variável gravitacional. O termo mais adequado seria a massa do corpo humano, que é 70% constituída de água. Exemplificando: se a massa do indivíduo é 70 Kg, aproximadamente, 49 Kg é água. Encontramos água no corpo humano até em estruturas sólidas, como nos ossos.  
Material de Apoio: Biologia - José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante - Editora Moderna (com adaptações e modificações)

 Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 2015
Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.

Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
Leia na íntegra em http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2791

Companheiro Luis Carlos
Foi sepultado, hoje pela manhã, o Professor Luis Carlos de Oliveira, do Colégio Pedrinho (IEEPPS). Luis Carlos era Licenciado em Geografia pela Ufrgs e atuou em várias escolas de SL como contratado e, há três anos havia sido nomeado, permanecendo no Instituto de Educação (Pedrinho).

Além dos familiares e colegas Professores e Funcionários, suas quatorze turmas de Estudantes compareceram ao ato de sepultamento.

Colegas Profª Jamides e Prof. Luis Carlos no acampamento
Com certeza, dentre muitas outras coisas, ele ensinou aos seus alunos sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente, bem como a luta em defesa dos direitos civis e profissionais, pois esteve constantemente sintonizado com este Núcleo, apoiando a luta sindical, especialmente durante os dias de acampamento em 2009, em defesa dos Planos de Carreira.

Obrigado Luis Carlos! Foi muito bom,  e divertido,  lutar ao teu lado!

14º Núcleo/CPERS-Sindicato

Portaria
A SEC publicou no Diário Oficial do Estado, página 67, em 18.03.11, portaria que libera Professores e Funcionários do ponto no dia 08 de abril, a fim de participarem da Assembleia Geral. Significa que o dia será abonado e, o RH da escola ou a Direção deve escrever ou carimbar no ponto de cada um: Assembleia do Cpers, conforme portaria de 18.03.11, pág. 67.
Ofício de Liberação dos Diretores de Núcleo
DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS

OFÍCIO GAB/DRH/SEDUC 176/2011

Ilma Senhora,
Professora Rejane Silva de Oliveira,
Presidente do CPERS/Sindicato

Senhora Professora:

Ao cumprimentar Vossa Senhoria, informamos que em resposta ao OF. Nº 018/GAB, todas as Coordenadorias foram informadas da liberação dos dirigentes do CPERS/Sindicato da Direção Estadual e dos 42 Núcleos, conforme acordo entre o Sindicato e o Governo, a fim de cumprirem mandato sindical.

Salientamos que os dirigentes ficarão lotados nas respectivas coordenadorias e os da Direção Central deverão continuar enviando a efetividade para a SEDUC.

Atenciosamente,

Margarete Simon Ferretti
Diretora do Departamento de
Recursos Humanos
Porto Alegre, 17 de Março de 2011.

Tarso aprova cassação da aposentadoria de Flávio Vaz Netto
Vaz Netto dirigia o Detran à epoca da deflagração da Operação Rodin, em 2007
21/03/2011 | 17h43min
O governador Tarso Genro acatou parecer da Procuradoria-geral do Estado (PGE) e cassou a aposentadoria de Flávio Vaz Netto, que era procurador do Estado e dirigia o Detran quando a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Rodin, em 2007.

Com a decisão do governador, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, Vaz Netto perde os proventos e deixa de compor o quadro de inativos da PGE. A medida equivale à demissão, caso ele estivesse na ativa.

Vaz Netto se aposentou em 2007, depois de ser preso pela PF como suspeito de participação na fraude milionária do Detran. O advogado dele, Alexandre Curvelo, vai ingressar com recursos administrativos e judiciais.

ZERO HORA
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Pol%EDtica&newsID=a3247389.xml

Escândalo dos Pardais: ex-coordenador do Daer já está no Presídio Central, na Capital
Paulo Aguiar estaria envolvido em fraude nos contratos de controladores de velocidade
22/03/2011 | 05h03min
O ex-coordenador dos Sistemas Eletrônicos de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), Paulo Aguiar, chegou por volta das 3h40min desta terça-feira ao Presídio Central, na Capital.

Suspeito de estar envolvido em fraude milionária nos contratos de controladores de velocidade no Estado, ele estava preso na penitenciária de Júlio de Castilhos desde a última sexta-feira.

No último domingo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) negou um pedido de habeas corpus feito pela defesa. Ele foi preso na noite da última sexta-feira, na cidade Tupanciretã, Rio Grande do Sul.
[...]
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3248338.xml

Sob suspeita de participação na fraude dos pardais, assessor do Daer deve ser afastado
Emir Masiero, que atua na direção geral da autarquia, responde a ação de improbidade
22/03/2011 | 04h39min
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, deve afastar o engenheiro Emir Masiero da assessoria da direção-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Masiero e outros três servidores respondem a uma ação civil de improbidade administrativa na qual a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público cobra a devolução de R$ 12,9 milhões por suposto prejuízo ao Estado na contratação de serviços de controladores de velocidade.

— A tendência natural é de que ele (Masiero) seja afastado da função que exerce desde o governo anterior, até para ficar livre para se defender e não atraia para dentro do órgão mais especulações, suspeições. Não queremos prejulgar ninguém — disse Beto Albuquerque ao sair de uma reunião no Palácio Piratini, ontem à tarde.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3248335.xml


Bancada do PT apoia instalação de CPI ampla no Daer
Denise Ritter - MTB 5584 | PT   15:33 h - 22/03/2011
A Bancada do PT anunciou, na tarde desta terça-feira (22), que apoiará a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades no Daer. O líder Daniel Bordignon esclareceu que os petistas querem ampliar o foco da investigação e ampliá-la para além das denúncias envolvendo a contratação de empresas para instalação de pardais e lombadas eletrônicas. “Agora, vamos procurar o autor da proposta e sugerir a ampliação do objeto da CPI”, afirmou.

O proponente da CPI, deputado Diógenes Basegio (PDT), informou que dispõe de oito assinaturas no requerimento para instalação da CPI. Com a adesão do PT, passam a ser 22 assinaturas. A bancada referendou a recomendação expedida na noite desta segunda-feira pela executiva estadual do Partido dos Trabalhadores.

Em 2008, os deputados deputada Marisa Formolo(PT) e Gilmar Sossela (PDT) já haviam proposto a instalação de uma CPI para investigar a fundo o Departamento Autônono de Estradas de Rodagem, que não obteve maioria.
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=257716


O silêncio ante o ataque imperialista à Líbia
CLOVIS OLIVEIRA*
Barack Obama é uma personalidade popular, inclusive no Brasil. Ter sido o primeiro presidente negro dos EUA lhe atribui um carisma muito forte.

Mas, o Presidente dos Estados Unidos da América, não tem como esconder que é a liderança da maior nação imperialista do mundo, e isto ficou claro por ocasião da sua visita oficial ao Brasil, neste último fim de semana.

No sábado passado, Barack Obama desrespeitou a soberania do Brasil quando deliberou um ato de guerra à Líbia, no interior do Palácio do Planalto, em Brasília, a capital brasileira, em meio ao seu encontro com a Presidente Dilma Roussef, envolvendo o nosso país na agressão à Líbia.

O Brasil saiu desmoralizado deste episódio. Primeiro, porque se absteve no Conselho de Segurança da ONU, quando deveria ter votado contra a declaração de guerra à Líbia. Segundo, porque o seu Governo não manifestou a menor contrariedade com um ato de agressão a uma nação soberana, praticado dentro do nosso território, ferindo com isto a nossa própria soberania. Terceiro, porque enquanto Obama agia desta forma desrespeitosa ao Brasil, uma grande campanha de mídia percorria o país todo endeusando o Presidente norte-americano.

Quanta subserviência!

Existem aqueles que concordam com o ato de Obama, porque se iludem com a natureza da intervenção militar na Líbia, justificando-a como necessária para defender a população civil da repressão de Kadafi. Não conseguem ver que a Líbia vive uma guerra civil e a área de exclusão aérea é uma farsa, nada tendo a ver com a proteção da população civil que, aliás, vem sendo bombardeada pela aviação e pelos mísseis imperialistas.

Enfim, uma desculpa para bombardear o país africano com o objetivo de depor Kadafi para colocar algum preposto no seu lugar, garantir os interesses econômicos da exploração do petróleo e as demandas da indústria armamentista. Aliás, somente em mísseis, os EUA já gastaram alguns bilhões de dólares nestes dois primeiros dias da intervenção.

Tanto é assim, que nem cogitam as mesmas medidas intervencionistas aprovadas pela ONU, para os seus aliados do Iemen e Bahrein, igualmente envolvidos na repressão às oposições.

Qual é a causa nobre que dá aos EUA o direito de determinar o destino dos povos através de intervenções militares?

Nas duas últimas décadas os EUA atacaram a Sérvia, Somália, Afeganistão, Paquistão e o Iraque, este último deixado arrasado pelos bombardeios, com mais de cem mil mortos na população civil. Isto sem contar as ameaças militares que fizeram a outros países como o Irã, Síria, Coréia do Norte, Cuba e Venezuela.

Antes de tudo, a declaração de guerra à Líbia, chamada eufemisticamente de exclusão aérea, representa uma agressão covarde, considerando o poderio dos arsenais dos estados imperialistas, que se comportam como os donos do mundo, desrespeitando permanentemente o direito de autodeterminação dos povos.

*CLOVIS OLIVEIRA é professor de História
http://www.cpers.com.br/index.php?&cd_artigo=351&menu=36
Por Joana Flávia Scherer, Assistente do 14º Núcleo.

Nenhum comentário: