Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

Às mães da humanidade

Por Siden*
Homenagear as Mães, na data alusiva ao seu dia,  pode tornar-se uma tarefa árdua, quando se  tem  a pretensão de não cair no lugar comum. Na verdade, tudo que já foi dito em homenagem às mulheres mães,  poderia ser repetido na “n” potência e não seria exagero. Alguém já disse que existem três sexos: homem, mulher e Mãe. Penso que não seria demasia dizer que existem dois sexos: homem, mulher e um super sexo, esse, indubitavelmente, caberia às Mães.

No entanto, pretendo, numa tentativa quase impossível, ser um pouco original. E nessa alternativa  de busca pela originalidade, me deparo com algo singular,  mães incomuns: As Mães da humanidade.

As Mães da humanidade são aquelas que lutam, que dedicam parte do tempo de suas vidas na  busca de dias melhores, também, aos filhos alheios.

Falo das Mães envolvidas nos Movimentos Sociais, aquelas  engajadas nas Lutas  de seu Tempo,  que com coragem, desapego ao conforto, quebram paradigmas e mostram que um mundo melhor a todos é possível.

A todas essas mulheres, envolvidas nos diversos movimentos sociais, a minha mais dedicada e reconhecida homenagem.

Como sindicalista tenho tido o privilégio de conviver com essas mulheres, Mães da Humanidade, corajosas, que trocam o conforto de seus lares pela busca incessante de uma sociedade mais justa e fraterna.

Ocasionalmente, fico as contemplando, e perguntando a mim mesmo, de onde recebem tanta energia e disposição à Luta? Concluo que é algo paradoxal, e como tal, inexplicável.

Nesse momento, fico buscando adjetivos que pudessem definir suas valorosas existências. Termino desistindo da procura. Não existe verbete no dicionário que seja suficiente para definir a grandeza dessas mulheres,  tão especiais!

Às vezes, quando sinto que minhas energias vão se esvaindo,  me aproximo de uma delas, troco algumas idéias na tentativa de beber um pouco na fonte de sua sabedoria que parece ser transcendental como sua disposição à Luta.

Nesse segundo domingo de Maio, só  cabe curvar-me diante de sua magnitude, Mães da Humanidade,  e,  agradecer por vocês existirem.

Um Feliz Dia das Mães a todas, particularmente àquelas envolvidas nas Lutas Sociais, que corajosamente buscam dias melhores a todos os filhos do Planeta.

*O Professor Siden Francesch do Amaral é Diretor no 14 Núcleo e Conselheiro da Região no CPERS-Sindicato.