Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Professores do DF aprovam paralisação até sexta-feira

23/02/15 - 14h32
Os professores da rede pública do Distrito Federal aprovaram em assembleia nesta segunda (23) a paralisação das atividades até sexta-feira. As aulas retornariam hoje. A categoria está com benefícios como abono de férias e décimo-terceiro salário atrasados.

Uma nova assembleia está marcada para o dia 27, às 14h. Segundo o Sindicado dos Professores no Distrito Federal, uma comissão de negocião se reuniu hoje com o governo, que se comprometeu a realizar uma nova reunião na sexta para avaliar as contas.

A falta de recursos do governo do Distrito Federal provocou os atrasos e a equipe do governador Rodrigo Rollemberg, que assumiu o cargo no dia 1° de janeiro, propôs o parcelamento dos pagamentos.

Os professores, no entanto, não querem esperar tanto para receber os valores. "Estamos insistindo que o governo apresente uma alternativa. Ninguém defende greve. Não é a melhor saída, mas as vezes é a única que nos resta. Desde dezembro estamos insistindo para que se tenha outra solução que não puna os trabalhadores", disse a diretora do Sindicado dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), Rosilene Corrêa.
http://educacao.uol.com.br/noticias/2015/02/23/professores-do-df-aprovam-paralisacao-ate-sexta-feira.htm#fotoNav=5
Por Siden


Início do ano letivo deve ter déficit de professores
Cpers e Secretaria Estadual de Educação divergem quanto à quantidade de docentes necessária para a volta às aulas
Suzy Scarton
FREDY VIEIRA/JC - 23/02/2015
Às vésperas da volta às aulas na rede estadual de ensino, que serão retomadas na quinta-feira, a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Aguiar, demonstra apreensão. Para ela, o cálculo de professores necessários divulgado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) não faz sentido. Conforme a pasta, a contratação de aproximadamente mil professores resolveria o problema. De acordo com o sindicato, a carência no sistema estadual seria de quase 10 mil docentes.

A estimativa do Cpers considera o número de docentes que foram exonerados, que se aposentaram e que faleceram, e as vagas do concurso mais recente, de 2013, que ainda não foram preenchidas. Cerca de 7.600 profissionais se afastaram do exercício da profissão ao longo do ano passado. Quanto às vagas, ainda restam 2.446 abertas.
[...]
A presidente no Cpers não entende como as estimativas podem ser tão diferentes. "Pensamos que talvez o governo pretenda retirar os professores que atuam nas escolas, mas não diretamente nas salas de aula. Os supervisores e orientadores, fundamentais para o funcionamento de um colégio, também são docentes. Questiono se haverá um desmantelamento da estrutura escolar", pondera Helenir.

O número de matrículas efetuadas para o ano letivo de 2015, fundamental para o cálculo do déficit de professores, não é preciso. Embora aparentemente a quantidade de matrículas venha diminuindo, o total pode variar.

"Algumas pessoas desistem, outras esquecem o período de matrícula e procuram as escolas depois. Poderemos fazer uma fiscalização mais apurada depois que o ano letivo começar, mas acho difícil que a diferença seja tão grande", argumenta a presidente do Cpers. Segundo ela, se respeitados os valores expostos pela secretaria, a contratação de 570 professores ainda é deficitária, uma vez que seriam necessários pelo menos mais 400 profissionais para chegar ao número que a secretaria julga preciso.

Quanto aos contratos emergenciais e rescindidos, as respostas ainda não vieram. Para Helenir, é preferível que os professores já nomeados sejam chamados em vez da contratação emergencial. Já a volta de professores que tiveram os contratos rescindidos no final do governo Tarso Genro ainda não foi anunciada ao Cpers.

O secretário estadual de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, explica que os cálculos feitos pela Seduc são baseados em informações repassadas pelos diretores das escolas estaduais. "Todas as 30 Coordenadorias Regionais de Educação do Estado foram acionadas no início da gestão para que informassem com urgência a necessidade de recursos humanos de cada uma para que medidas pudessem ser tomadas em tempo hábil", esclarece. Ele também citou a crise financeira vivida pelo Estado como justificativa da cautela na contratação de profissionais. "Só vamos nomear e contratar em locais onde esses professores sejam absolutamente necessários e imprescindíveis."

Para debater as principais reivindicações da categoria, o Cpers organizou, na sexta-feira, a reunião ampliada do Conselho Geral. Seguida de uma caminhada que reuniu centenas de professores, o encontro da categoria reforçou a necessidade de contratação urgente de docentes e lembrou que é preciso esperar, no mínimo, 40 dias para uma nomeação ser efetivada. Questões salariais também foram pautadas na discussão.

http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=188136
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

Nenhum comentário: