Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

FRASES DE EFEITO E A REALIDADE

Por Siden* - 05.12.12
Invariavelmente, fico surpreso com a “ingenuidade” de nossos governantes. Ingenuidade ou ma-fé.

Basta que um candidato suba ao palanque eleitoral ou em discurso da posse, e logo, vem as frases contundentes:

“VAMOS INVESTIR EM EDUCAÇÃO”; “IREMOS QUALIFICAR A EDUCAÇÃO”; “VAMOS VALORIZAR OS EDUCADORES”.

Poderia citar outras frases de efeito, mas vou me ater a essas. Acreditam esses senhores (ou senhoras), repetindo, por “ingenuidade” ou má-fé, que tais frases irão tirar a educação da situação em que se encontra.


O que a realidade nos mostra são algumas escolas caindo aos pedaços, com laboratórios desativados por falta de pessoal, sem segurança, setores educacionais com falta de profissionais e educadores recebendo migalhas de reajustes salariais.

As escolas maravilhosas do Governo Yeda nunca desceram dos outdoors. Conheço Escola que há quase duas décadas espera pela construção de muro que evitaria o perigo de deslizamentos.

Em visitas às escolas da região, presenciei uma vice-diretora sendo agredida física e verbalmente por uma mãe. Como não havia nenhum agente de segurança no estabelecimento educacional, coloquei-me entre a professora e agressora, para que a primeira, literalmente, não apanhasse. E também, literalmente, servi de “escudo”.

Em visita a outro estabelecimento, a comunidade escolar protestava, em pleno mês de outubro, contra a falta de um professor. A previsão era de que o preenchimento da vaga somente aconteceria em trinta dias...

Participei de um ato de protesto no qual os alunos exibiam faixas: “QUEREMOS PROFESSORES, JÁ ESTAMOS EM OUTUBRO”; “TEMOS PROFESSORES(AS) DE MATEMÁTICA LECIONANDO PORTUGUÊS”.

Ao ler as frases acima citadas, lembrei-me de pronunciamento de autoridade educacional gaúcha mencionando que não iria fazer mesmice.

Desculpem amigos(as) leitores(as), não quero parecer agressivo. Mas isso não pode ser ingenuidade.

Como, também, não pode ser taxada de ingênua a campanha de uma certa rede de comunicação, que faz a seguinte pergunta: “Porque não mudamos tudo isso juntos?”

Ou seus editores e diretores são analfabetos funcionais, ou alienados, ou outros interesses permeiam a citada campanha, pois a resposta é por demais óbvia.

Todos sabem que o que falta à educação brasileira são investimentos, verbas. Discursos vazios, com malabarismos de retórica, servem apenas para iludir...

Frases de efeito e discursos inócuos não mudam a realidade.

Questionar porque só 2% dos jovens pesquisados querem cursar Licenciatura só pode ser ironia, pois a resposta está evidente.


Do mesmo modo, querer reajustar o Piso dos Professores anualmente pelo INPC  contradiz o discurso de valorização dos educadores. Para saber disso não precisa ser nenhum doutor em economia.

A verdade, infelizmente, sem rodeios, é que estão brincando com o futuro do país. É o nosso futuro ameaçado. Nesse caso, sim, acredito que cabe a pergunta: Por quê?

*Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.


http://profemarli.comunidades.net/index.php



Educadores de Passo Fundo exigem cumprimento da lei do piso durante passagem do governador pelo município
05/12/2012 16:24
Professores e funcionários de escola da região de Passo Fundo aproveitaram a passagem do governador do estado pelo município para exigir o cumprimento da lei do piso e cobrar o reajuste emergencial e imediato de 28,98%.

Tarso foi exaustivamente vaiado e teve que ouvir a expressão Fora da Lei, adotada pelos educadores desde que o governador decidiu não cumprir a lei do piso do magistério, assinada por ele enquanto ministro da Justiça.

Tarso até tentou ignorar a manifestação, mas teve que ouvir os protestos de uma categoria profissional por ele enganada e que já perdeu qualquer ilusão em relação ao seu governo.

Protestos serão realizados em outras localidades do estado durante esta semana.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato.
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3404


“Temos um governador que não pode ver uma professora na rua sem ter que sair correndo." Alceu Moreira, PMDB

 
Leia no Blog Opinião Dorotéia:
Para pagar o piso, Tarso alega falta de recursos. Mas para empresários, sobra dinheiro;

Cremesp: 54,5% dos formandos de medicina são reprovados em exame;

Deputados, Governo do Estado e entidades querem manter regularidade das aulas durante a Copa
Márcia Mainardi, representando a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), lembrou que a sociedade não foi chamada para debater as alterações na regularidade do ano letivo.

 

Manifesto pede bibliotecária para escola de Novo Hamburgo
Alunos da Escola Estadual Vila Becker estão há quase quatro anos sem bibliotecária
Alice Adams - 04/12/2012 11h50
Novo Hamburgo  - Na busca por mudar o quadro atual da escola, que há quase quatro anos não conta com uma bibliotecária, os estudantes da Escola Estadual Vila Becker de Novo Hamburgo foram para a rua hoje pela manhã. O protesto deve se estender na parte da tarde também.

As turmas se revezavam em cadeiras colocadas em frente à escola, onde fecharam parcialmente a Rua Bento Manoel, para chamar atenção dos motoristas. O manifesto integra um projeto da disciplina de Sociologia, onde os estudantes aprenderam sobre os movimentos sociais.

"Faz muita falta não poder levar um livro pra casa para fazer trabalhos de pesquisa. Pior ainda é saber que os livros estão ali", exemplifica a estudante Tatiana Huff, de 17 anos.
http://www.jornalvs.com.br/educacao/428633/manifesto-pede-bibliotecaria-para-escola-de-novo-hamburgo.html
.

Nenhum comentário: