Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Beto confirma que vai privatizar educação

31.10.13 - 17:23
O Secretário de Educação, Adelmar Carabajal, confirmou nesta quinta-feira, em audiência na Câmara de Vereadores, que vai terceirizar a contratação de professores em, pelo menos, duas das novas escolas de educação infantil recém inauguradas na cidade. Ele também confirmou que não irá contratar nenhum novo professor, mesmo afirmando que entrarão na rede 600 novos alunos a partir do remanejamento e extinção de turmas no município!
 
Beto havia sido convidado para dar explicações sobre a extinção destas turmas, que repercutiu muito negativamente nas comunidades, em particular por terem sido pegas de surpresa, exatamente no período de matrículas, deixando os pais aflitos e sem certeza nenhuma com relação ao futuro de seus filhos.
 

Beto confessou que não houve transferência automática dos alunos de uma rede para outra e que os pais deverão procurar as escolas do Estado para providenciarem as matrículas de seus filhos.
 
Beto mostrou uma matemática muito estranha para justificar seus atos. Ao mesmo tempo em que se vangloria da criação de novas vagas, garante que não haverá contratação de professores, ou seja, ele deverá fazer uma mágica para suprir um número maior de alunos com a mesma quantidade de professores. Isso se ninguém se aposentar ou se exonerar até o fim do ano!
 
A péssima matemática vai ainda mais longe: Beto justifica que não pode contratar mais professores em virtude da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas não explicou de onde vai tirar dinheiro para pagar os empresários proprietários das empresas que subcontratarão os professores terceirizados. Ou seja, tem dinheiro público para alimentar o lucro dos capitalistas das empresas terceirizadoras, mas para pagar os professores, não. Ele disse que a opinião das pessoas depende de que lado do balcão está. Apenas tergiversa para dizer que agora(sic!) defende os interesses do capital.
 
Este episódio evidenciou o que viemos dizendo há tempos: este governo é extremamente truculento, não ouve a comunidade e implanta sua política à fórceps. E, da tribuna, Beto dizia que estava aberto à negociação e ao diálogo com a comunidade. Mas só da tribuna, diante dos holofotes, pois na prática, há muito tempo não recebe ninguém para discutir suas políticas educacionais.

http://sindprofnh-noticias.blogspot.com.br/2013/10/beto-confirma-que-vai-o-privatizar.html

 

CNTE aprova, por unanimidade, ocupação da Câmara dos Deputados em dezembro
31.10.13
A reunião do Conselho Nacional de Entidades (CNE) da CNTE, realizada em Brasília nos dias 22 e 23/10, avaliou a conjuntura e definiu o calendário de mobilizações da entidade.

Roberto Leão, presidente da CNTE, explicou que os sindicatos farão uma campanha com os deputados federais para que não votem contra os interesses da categoria, já que os governadores apresentaram uma proposta que reduz o reajuste do piso salarial.

Representantes das entidades municipais e estaduais filiadas à CNTE estão comprometidos a procurar os deputados de seus estados para dizer que são contra a proposta e que essa votação poderá ter resultado no processo eleitoral de 2014.

Na tentativa de pressionar os parlamentares, no dia 4 de dezembro haverá uma ocupação no Congresso Nacional. A previsão é reunir 2 mil pessoas. O objetivo da ocupação, segundo o presidente, é exigir que os deputados não votem contra os trabalhadores da educação: “Por unanimidade foi aprovada uma campanha contra a proposta que os 27 governadores apresentaram – de mudança no critério de reajuste do piso – e contra o reajuste pelo INPC. A proposta dos governadores é uma maquiagem que apresenta ganho real mínimo e é totalmente contrária ao espírito da lei do piso, que é de valorização dos trabalhadores de educação, no caso, os professores. Sem dúvida, é fundamental o empenho das entidades no contato com os deputados. Os trabalhadores de educação do Brasil não vão aceitar que a proposta passe e vão cobrar explicações de votos contra os interesses da categoria”.

As entidades também confirmaram a presença na Mobilização Nacional dos Profissionais da Educação, marcada para o próximo dia 30 de outubro, em Brasília.

Fonte: Site CNTE
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/CPERS-Sindicato.

.

Nenhum comentário: