Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

LUTO

28.01.13
A vida, às vezes, dói...

O algoz, em  nuvem tóxica,  encapuzado.

O Rio Grande está de luto,

E na face rola,

Lágrimas que não tem conforto...


A surpresa vence a ação,

Lúgubre fumaça envenena,

Na busca de diversão,

Inesperado  sofrimento...


Hoje somente dor,

A saída não encontra a porta,

Desespero nos jovens semblantes,

A palavra já não conforta...


Não tem rima

Que amenize,

Incomparável dor,

O Brasil silencia...

Hoje silenciamos,

Por aqueles,

Que precocemente,

Partiram em Santa Maria!



Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/CPERS-Sindicato.

ESTAMOS DE LUTO E NÃO PODEMOS CALAR
29/01/2013 14:38
Nesta hora tão difícil para todos nós, especialmente para os familiares e amigos dos jovens estudantes que faleceram em Santa Maria, o CPERS/Sindicato vem a público manifestar sua solidariedade e, ao mesmo tempo, cobrar do poder público e dos empresários de casas noturnas outra postura frente aos nossos jovens e a toda a população.

Aos donos de casas noturnas cabe, além de investimentos em segurança, não se deixarem levar pela ganância que faz com que muitos superlotem, irresponsavelmente, ambientes que não comportam aquela quantidade de público, visando mais e mais lucro.

Ao poder público cabe fiscalizar com responsabilidade e não mais deixar que funcionem casas noturnas sem segurança e, muito menos, sem que sequer tenham alvarás.

CPERS/Sindicato.


 

Candidatos da primeira chamada do ProUni têm até hoje para fazer matrícula 
Mariana Tokarnia, Agência Brasil - 31/01/2013 - 5h50
Brasília – Termina hoje (31) o prazo de matrícula dos candidatos pré-selecionados na primeira convocação do Programa Universidade para Todos (ProUni). Eles têm até esta quinta-feira para apresentar a documentação que comprove as informações fornecidas na inscrição e fazer a matrícula nas instituições para as quais foram selecionados.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para esta primeira convocação, divulgada no dia 24 deste mês, foram pré-selecionados 159.177 candidatos, dos quais 107.575 para bolsas integrais e 51.602 para parciais.

No dia 8 de fevereiro, será feita a segunda chamada. O candidato deve providenciar a apresentação de documentos e a matrícula até o dia 19 do mesmo mês. Quem não for selecionado nas duas chamadas pode aderir à lista de espera na página do ProUni nos dias 24 de 25 de fevereiro.
[...]
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-31/candidatos-da-primeira-chamada-do-prouni-tem-ate-hoje-para-fazer-matricula

 


Leia no Blog Opinião Dorotéia:
Professores da rede pública poderão ter direito a merenda escolar;

Lista suja do trabalho escravo tem 409 empregadores

 

Atraso no pagamento de precatórios no Brasil chega a OEA
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) irá analisar a situação da demora no pagamento dos precatórios no Brasil. A justificativa é que a demora acarretaria violação aos direitos humanos, o que poderá levar a uma recomendação ao país para que haja alteração legislativa que force os governos ao pagamento das condenações judiciais sofridas.

A análise será feita a partir de denuncia feita por um grupo de 1.378 credores do município de Santo André (SP) e dois contra os estados do RJ e RS. No caso do Rio Grande do Sul, os precatórios foram expedidos em 1997 e 1998 e ainda não foram pagos. Os valores chegam a R$ 138 mil e outra de R$ 27 mil, respectivamente. A denúncia foi aceita pelo órgão internacional e pede, que o pagamento dos valores devidos sejam pagos, acrescidos de indenização por danos morais.

A alegação dos denunciantes é que a legislação brasileira não possui um meio efetivo para fazer com que o Estado cumpra as decisões judiciais e pague as condenações definitivas e as decisões, portanto, não tem eficácia alguma. Por isso, argumentam que, com a morosidade em pagar os títulos públicos, o Brasil deveria ser advertido internacionalmente por violar a Convenção Americana dos Direitos Humanos.

Efeito político
Uma condenação na Corte Interamericana seria político, e poderá deixar o Brasil conhecido internacionalmente por violar os direitos humanos desses credores. Também pode ocorrer uma recomendação para se alterar a legislação relativa ao tema e afetaria a confiança dos empresários estrangeiros e investidores em geral, pois poderiam não querer colocar dinheiro em um país que viola os direitos humanos.

Péssimo exemplo do judiciário do RS
Nesse sentido, um péssimo exemplo é do próprio poder judiciário gaúcho, que aprovou, administrativamente, pagamento de verbas referente a auxílio moradia, denominado posteriormente de Parcela Autônoma de Equivalência – PAE, sem processo judicial. Segundo o Dep. Nelson Marchezan Junior, os valores, já prescritos judicialmente, estão sendo pagos ilegalmente e sem cogitação de precatório. Aliás, demonstrando a diferença de tratamento que também deveria ser denunciada na referida corte.

Assessoria de Comunicação
http://sindjus2.hospedagemdesites.ws/site/noticias.php?id=122

Fonte:
profemarli.comunidades.net
Por Siden


Hoje será discutido o Piso Nacional
MEC aproveita encontro de prefeitos para incentivar ensino integral
29.01.13
O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou uma equipe de técnicos para orientar gestores de todo o País que participam, até quarta-feira, do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília (DF). O objetivo é oferecer informações sobre a educação em cada município e incentivar a participação das administrações em programas da pasta, como o Mais Educação, que oferece educação integral para alunos do ensino fundamental e médio.

Segundo o MEC, mais de 30 mil instituições participam do programa, que amplia a jornada escolar para sete horas e oferece reforço escolar, esporte, cultura e lazer aos estudantes. A meta é atingir 60 mil escolas até 2014.

No encontro, os prefeitos podem participar de oficinas sobre diversos temas e programa oferecidos pelo MEC, como os de transporte escolar, mobiliário escolar, educação digital, merenda escolar, livro didático, educação no campo, acesso ao ensino técnico, planos nacional e municipais de educação, prestação de contas e piso salarial do professor.

O pagamento do piso, que teve reajuste anunciado este mês pelo minsitro Aloizio Mercadante, é um dos maiores pontos de conflito entre o governo federal e a Confederação Nacional dos Municípios, que critica o reajuste a partir do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A proposta dos prefeitos é que o aumento seja baseado na inflação.

Por volta das 10h30 de terça-feira, Mercadante fará uma palestra aos prefeitos e o piso está entre os assuntos que devem ser discutidos. O MEC ainda disponibilizou um estande com materiais informativos sobre os programas da pasta.

Fonte: Portal Terra
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor do 14º Núcleo.

.

Nenhum comentário: