Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

domingo, 30 de janeiro de 2011

Secretaria e Universidades juntas na formação de professores

Rio Grande - 30.01.2011 - 18h05min
A Secretaria Estadual de Educação – Seduc e as Universidades gaúchas vão se unir para qualificar os professores da rede pública de ensino. A ação conjunta foi definida em reunião neste sábado, durante a interiorização do governo do Estado no município de Piratini. No CTG 20 de Setembro, coordenadores regionais de educação, diretores, professores, representantes do Cpers Sindicato e reitores assistiram à exposição dos planos da Seduc para o setor.

Uma das ênfases que deve permear as ações de qualificação do quadro de professores acontecerá com as universidades gaúchas, em programas de formação continuada. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande João Carlos Brahm Cousin, presente à reunião, disse que a Furg já mantém programas de formação continuada, mas espera ampliar a parceria com o governo do Estado para melhorar a capacitação dos professores. “A Universidade está pronta a trabalhar em parceria com o governo e as escolas para qualificar o ensino básico e médio”, disse Cousin.

O secretário estadual da Educação José Clóvis de Azevedo ressaltou a necessidade de uma formação mais humana nas escolas e anunciou verbas para várias instituições escolares da região - três de Rio Grande e uma de São José do Norte.  Disse que a população não pergunta se a escola é municipal ou estadual: quer escola pública de qualidade. Ele apontou ainda a Universidade como parceira fundamental no que chamou de “esforço diferenciado para que o conhecimento acumulado na universidade possa ser apropriado pela escola, entrar na escola realmente”.

Para isto, o secretário entende que é preciso mudar a lógica da escola, da valorização profissional, qualificar a gestão escolar e a da Seduc. Lembrou as novas tecnologias, que exigem transformação total da antiga escola, para não repetir velhos métodos que não mais interessam ao aluno. “Fazer a busca do conhecimento novo; a transformação do professor num pesquisador, motivado pela busca do conhecimento”, disse o secretário, que pretende incentivar a qualificação profissional.

O diretor pedagógico da Secretaria  de Educação, professor Silvio Rocha explanou um plano inicial para qualificação e capacitação dos professores. Este plano, no entanto, não está fechado. Será enviado a todas as Coordenadorias Regionais de Educação para discussão e análise da categoria e instituições.
[...]
Governo
João Carlos Cousin participou também em Piratini da reunião sobre desenvolvimento regional, com prefeitos da Metade Sul gaúcha, secretários e o vice-governador Beto Grill. Tratou de vários temas com o governo do Estado, apresentou projetos da Furg e acertou visitas das autoridades à Universidade, que hoje tem campus não só em Rio Grande, mas também nos municípios de São Lourenço do Sul, Santa Vitória do Palmar e Santo Antonio da Patrulha.
[...]
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=7079

Nenhum comentário: