Amanda Cieglinski, Agência Brasil - 12/06/2012 - 18h50
Brasília – A votação do Plano Nacional de Educação (PNE) foi adiada mais uma vez. Os deputados que integram a comissão que analisa a proposta passaram quase duas horas discutindo a meta de investimento público em educação, prevista no projeto que tinha votação marcada para começar hoje. O governo propõe 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB), mas existem pressões para que o índice alcance 10%.
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O PNE estabelece 20 metas educacionais que o Brasil deverá atingir em dez anos. A principal delas é a que determina um patamar mínimo de investimento em proporção ao PIB. O relatório de Vanhoni apresentou uma meta de 7,5%, índice acordado com o governo. Entretanto, parte dos parlamentares da comissão especial que analisa o PNE e entidades da sociedade civil, pressionam para que esse índice seja revisto para 10% - atualmente o país aplica 5,1% do PIB em educação.
Hoje, o relator modificou o texto da meta de investimento para permitir uma revisão desse índice caso haja avanço nas conversas com o Executivo para ampliar o patamar. Da forma como foi reescrita, a meta acena com a possibilidade de ampliar o investimento dos atuais 7,5% para 8%. Entretanto, segundo o deputado, não houve avanços nas negociações com o Ministério da Fazenda e a Casa Civil.
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Na próxima semana, não há previsão de reuniões da comissão do PNE por causa da Rio+20 e das festas juninas no Nordeste que deverão esvaziar o Congresso Nacional. Com isso, a votação dos 160 destaques apresentados ao relatório deve começar apenas dia 26. Com o calendário eleitoral começando a partir de julho, diminui as chances da tramitação do PNE termine neste ano, já que a proposta ainda precisa ser encaminhada ao Senado.
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http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-06-12/votacao-do-plano-nacional-de-educacao-e-adiada-mais-uma-vez-pelos-deputados
…azar da biodiversidade (tanto dos humanos pobres, como dos não-humanos especialmente aqueles das cidades).
Essa
rápida conclusão chegamos ao ver os “convidados especiais” do debate
promovido pelo Gabinete Digital – Democracia em Rede – órgão vinculado
ao Gabinete do Governador do RS. Chama atenção ver que a “Copa do Mundo de 2014 em debate no Governo Escuta”
apresenta como tais convidados, além do Ministro dos Espertos, digo,
Esportes, Aldo Rebello (o relator do código do desmatamento florestal),
personalidades de empresas de comunicação, ex-jogador de futebol,
servidora do Ministério do Turismo, o próprio governador e, para
surpresa, nenhum representante do Comitê Popular da Copa.
O
Comitê Popular da Copa – A Copa passa por aqui. Respeite os direitos da
população – tem sistematicamente denunciado o descaso que o processo
para a Copa de 2014 tem trazido para as populações pobres de Porto
Alegre, bem como da biodiversidade local.
Exemplos desse descaso não faltam, como a problemática vivida pelos moradores do Bairro Cristal frente a política nada habitacional da Prefeitura de POA. Ou então o “arvorecídio” que pretendem impor a 175 árvores da rua Anita Garibaldi, frente a necessidade de aumentar os engarrafamentos e poluição atmosférica.
Por
sinal, no mesmo dia que uma turma se reúne para defender a Copa do
Mundo da Fifa, outra turma se reunirá para defender a biodiversidade.
Não queremos que derrubem as
árvores, não queremos um túnel. Queremos mais verde e vida!!! ( Esquina
Carlos Gomes).
Acompanhe a tag Copa do Mundo 2014 no Blog
Por Sergio Weber, Professor Estadual.
Leia no Blog Opinião Dorotéia:
http://opiniaodoroteia.blogspot.com.br/
Leia no Blog Opinião Dorotéia:
Professores têm de fazer 'bicos' para garantir a renda no Rio Grande do Sul
Bicos viram principal fonte de renda de professores estaduais.
Dilma confirma férias escolares durante a Copa de 2014
ou seja, entre 12/06 e 13/07...http://opiniaodoroteia.blogspot.com.br/
Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa solicita criação de GT ao governador
No dia 12 de março, o Movimento em Defesa do Morro Santa Teresa protocolou ofício ao Governador Tarso Genro, no qual solicita a criação de um Grupo de Trabalho para a transversalidade necessária das ações das secretarias envolvidas, com a insistência do concurso público para o projeto urbanístico do conjunto. Ao ofício foi anexada a Carta de Intenções do Movimento com 44 assinaturas, o relatório do Seminário O Morro é Nosso e a Fundamentação Jurídica do direito às demandas das comunidades, compilado pelos advogados Jacques Alfonsin e Claudete Simas.
No ofício, o movimento salienta que transcorrido um ano de governo, o que temos sobre as ações referentes ao Morro Santa Teresa são informações difusas de ações isoladas das três Secretarias de Estado, obtidas em reuniões dos seus titulares com as associações dos moradores. “Essa situação de informações truncadas tem gerado intranquilidade e desesperança de que haja ou haverá uma ação conjunta que contemple um projeto harmônico do conjunto. Não há evidências de existência de um Grupo de Trabalho, o que permite indagações do tipo: como pode progredir o projeto de um parque, quando não se sabe a extensão da regularização das vilas e a definição de área reservada para a FASE? Entendemos que a concepção, o projeto e a execução de um parque, integrado à urbanização das vilas e à reestruturação da FASE devam ser resultado de um processo participativo, atendendo, dessa forma, uma proposta programática de seu governo.”
Confira abaixo os documentos entregues no Palácio Piratini:
Ofício ao governador
Carta de Intenções do Movimento
Relatório do Seminário O Morro é Nosso
Fundamentação Jurídica do direito às demandas das comunidades
Por Sergio Weber, Professor Estadual.
Sou cotista, mas meu irmão não vai ser
13/06/12 | 05:55
Sou cotista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e
gostaria de falar rapidamente sobre a minha história. Na verdade, sobre a
história da minha família depois que eu ingressei no ensino superior.
Estudei a vida toda na Escola Estadual Barão de Lucena, em Viamão, onde
me formei no final de 2007. Meus pais não podiam pagar um curso
pré-vestibular para eu me preparar para o próximo ano. Por isso,
conversei com amigos, com primos, com ex-professores, tomei alguns
livros emprestados e decidi estudar em casa. Graças às cotas, eu passei.
Passei no vestibular para Jornalismo em 2009, na minha segunda
tentativa.Depois que entrei na faculdade, minha cabeça abriu, meu português melhorou e as pessoas ao meu redor são outras. Muitas pessoas que se dizem contra as cotas discutem se eu vou ser um bom profissional, se eu fui jogado para dentro da Universidade para resolver um problema sem solução hoje. Se eu sou a estopa que está tentando tapar um buraco negro. Muitos dizem que eu ter saído da Vila São Tomé, em Viamão, e agora ter acesso a bibliotecas, ter conhecido pessoas que mudaram minha vida, ser voluntário na Central Única das Favelas, estar vivendo em uma realidade jamais pensada pela maioria dos meus vizinhos… vou além: eu ter conhecido a Casa de Cultura Mario Quintana, poder ir ao cinema toda a semana, vivenciar experiências vistas como coisa de burguês onde moro e até conseguir juntar dinheiro para visitar meus amigos na Europa. Tudo isso por causa das cotas, de eu estar dentro da faculdade. Muitos dizem que isso não resolve o problema da nossa sociedade, da educação brasileira, de anos de descaso. Pois bem.
Muitos dos meus amigos não sabem, mas, até eu prestar vestibular, não tinha computador. Por estar no SPC, minha mãe pediu para nossa vizinha retirar no crediário um micro Compaq. Parcelado em doze vezes. Hoje, três anos e meio depois, escrevo todos os dias e trabalho com redes sociais – realidade que nem passava pela minha cabeça naquele momento.
Se eu seguisse o rumo dos meus amigos de infância – parceiros do esconde-esconde, do futebol no asfalto – seria cobrador, motoboy, profissões comuns onde moro. Muito dignas, diga-se. Minha mãe sentiria orgulho de mim da mesma forma. Mas, hoje, sinto um brilho diferente. Minha mãe não pensaria duas vezes em se endividar para bancar um cursinho pré-vestibular para o meu primo. Não pensaria duas vezes em abrir mão de um dinheiro juntado com esforço, há muito tempo, para investir em um novo computador para a minha irmã. Não pensaria duas vezes em apostar em mim se eu dissesse que eu cresceria. Ela acredita agora que podemos crescer. Eu pude. Meu primo pode. Minha irmã pode. Por que não?
Meu primo de sete anos está na segunda série do ensino fundamental na mesma Escola Estadual Barão de Lucena. Hoje, olho para ele – ou ele me olha – e sinto, vejo, noto com toda a sinceridade que ele não precisará de cotas para ingressar no ensino superior. Meu primo vê uma nova realidade em sua volta. O “primo grande” dele está na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O primo dele faz Jornalismo. O primo dele vai ter diploma. Tudo isso, por causa das cotas.
Não é só a minha realidade, portanto. O meu ingresso na faculdade mudou a realidade de no mínimo três pessoas em volta. A medida paliativa, que não é a definitiva, com certeza, através de mim, vai resolver a vida do meu primo, da minha irmã.
Quatro anos após o começo da discussão no Supremo Tribunal Federal, as cotas foram mantidas – com o aumento para 50% de vagas, ainda. Os magistrados não olharam somente para mim. Olharam principalmente para o meu primo e para a minha irmã, lá na frente.
Por Poli Quaresma, editor da Revista Bastião (publicado na Casa Fora do Eixo / Porto Alegre).
http://sul21.com.br/jornal/2012/06/sou-cotista-mas-meu-irmao-nao-vai-ser/
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