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quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Não à enturmação!

17.10.12
A comunidade escolar do bairro Canudos, em Novo Hamburgo, realizou uma caminhada de protesto pela falta de professores e contra a intenção da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de unir as turmas (enturmação) para amenizar o problema.

A passeata ocorreu na quinta-feira, dia 11 de outubro, ao cair da tarde, partindo do Instituto Estadual Seno Ludwig. Centenas de alunos, professores, pais e lideranças estudantis da cidade participaram da manifestação.

Durante a caminhada foram exibidas faixas que diziam: “FALTA DE PROFESSORES, JÁ ESTAMOS EM OUTUBRO”; “NÃO À ENTURMAÇÃO E SIM À VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO! CONTRATEM NOVOS PROFESSORES”; “SE HÁ DINHEIRO PARA A COPA, POR QUE NÃO PARA A EDUCAÇÃO?”; e “LUTANDO POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE”.

A comunidade escolar deixou claro que caso o governo do estado não tome medida urgente para solucionar o problema causado pela falta de professores, a próxima manifestação deverá ocorrer em frente à 2ª CRE.

A direção do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato esteve presente, participando da caminhada em apoio àquela comunidade escolar que reivindica o justo direito a uma educação de qualidade.

Siden Francesch do Amaral, Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

 

Leia no Blog Opinião Dorotéia:
Diário Oficial publica nomeação de 1.193 professores 
Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul nesta terça-feira (16) a nomeação de 1.193 professores aprovados em concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

CPERS promove Conferência Estadual de Educação
17/10/2012 15:20
O CPERS/Sindicato realiza nos próximos dias 19 e 20 de outubro, no hotel Embaixador, em Porto Alegre, a sua Conferência Estadual de Educação. O encontro vai discutir a conjuntura educacional nacional e estadual e o ensino médio.

Na sexta-feira 19 serão realizados três painéis, com início previsto para as 9 horas. A professora e doutora em educação (PUC-SP) e atual titular da Faculdade de Educação da UFRGS Vera Maria Vidal Peroni vai falar sobre a conjuntura educacional estadual, com ênfase na relação público-privada e na gestão democrática. O ensino médio será tema de abordagem a ser feita pela professora e doutora em educação (USP) e atual professora adjunta do Instituto de Matemática da UFRGS Elisabete Zardo Búrigo. No mesmo dia, o professor e diretor do Sinpro de Guarulhos (SP), Mauro Puerro, discutirá a conjuntura nacional e o PNE.

A Conferência terá continuidade no sábado 20, a partir das 8 horas, com a apresentação e debate das resoluções divulgadas antes e durante o evento.
 

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3362

 
Atenção: CONSULTA JURÍDICA
Para consultas em geral e para processos (piso salarial, parcela autônoma, promoções, revisão do básico, concurso público 1/2011, vale-refeição, indenização pela licença-prêmio não gozada, lei Brito, lei Brito no gd, lei Brito no difícil acesso, prorrogação da licença maternidade)

Informamos que o Dr. Diego Macedo e Dr. Félix Deszuta do Escritório Young Dias Lauxen e Lima - Advogados Associados estará atendendo na sede do 14° Núcleo do CPERS/Sindicato (Rua Bento Gonçalves, 946 sala 101 Centro São Leopoldo).

No dia:
Dia 18 de Outubro de 2012 – quinta-feira

Manhã: das 9h às 12h - Tarde: das 14h às 18h


Agende sua consulta: Fone 3592 4968 Fax 3591 3856

E-mail: cpers.sind.14.sl@terra.com.br ou nucleo14@cpers.org.br

Por Joana Flávia Scherer, Assistente do 14º Núcleo.

 
Câmara conclui votação do PNE e aprova 10% do PIB para a educação
17.10.12
A Câmara concluiu nesta terça-feira a votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para políticas de educação. A proposta segue agora para o Senado. A conclusão da votação ocorreu com a aprovação da redação final do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta, que tramitava de forma conclusiva, foi aprovada por uma comissão especial no dia 26 de junho.

O índice de 10% vinha sendo reivindicado por deputados da oposição e parte da base aliada do governo, além de representantes de entidades da socieda
Siden Francesch do Amaral, Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.de civil. Hoje, União, Estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último relatório.

Um acordo entre governo e oposição, no entanto, garantiu o apoio do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos.

Professores
Outro destaque do novo PNE foi a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório de Vanhoni previa o cumprimento dessa meta até o final da vigência do plano. Um destaque aprovado, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.

A comissão especial aprovou ainda o prazo de um ano após a sanção do PNE para a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional. O projeto, que já está em tramitação na Câmara (7420/06), estabelece responsabilidades de gestores públicos na melhoria da qualidade do ensino. Ambos os destaques aprovados receberam o apoio de Vanhoni.

Agência Câmara de Notícias
Fonte: site profemarli.comunidades.net
 
Siden Francesch do Amaral, Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato. 


Projeto de lei quer transformar o desvio de verbas da educação pública em crime hediondos
18.10.12
O projeto de lei 676/2011, proposto pelo senador Lobão Filho (PMDB-MA), pode trazer mudanças significativas para a educação brasileira. O documento pretende transformar em crime hediondo o desvio de recursos financeiros do ensino público e também da saúde pública.

O projeto especifica que violações como formação de quadrilha, corrupção passiva e ativa e peculato (desvio de valores e/ou bens móveis) serão julgadas como crimes hediondos se eles forem relacionados a contratos, programas e ações nas áreas da saúde e educação públicas. A justificativa de Lobão Filho ao propor estas alterações vem de dados da Advocacia Geral da União (AGU): segundo o Departamento de Patrimônio e Probidade da AGU, cerca de 70% dos recursos públicos desviados do Brasil são dessas duas áreas.

Apesar do esforço de profissionais dedicados, o relator da matéria, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), observou que a precariedade no atendimento ainda é comum nesses dois setores. “Nossa indignação com os desvios de recursos públicos para as duas áreas cresce ainda mais. Assim, além dos mecanismos de controle e fiscalização para combater esse mal, cabe tornar a legislação ainda mais rígida, na tentativa de coibir essas práticas nefastas”, argumentou Buarque em seu relatório pela aprovação da proposta.

Depois de votada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), a matéria ainda será examinada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em decisão terminativa.
 

Com informações da Agência Senado.
Fonte: Site profemarli.comunidades.net
Por Siden


 

Um professor em nossas vidas! 
*Jorge Amaro de Souza Borges - 18/10/2012
Desde o dia 15 de outubro de 1827, em homenagem à religiosa e escritora espanhola Santa Tereza D’Ávila, um decreto imperial criou o Ensino Elementar no Brasil, onde destacava que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor, em São Paulo. É uma data para homenagens, mas também de refletirmos sobre a real importância da educação em nossas vidas. O patrono da educação brasileira já dissera que “Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. Lá no final dos anos 1970, minha família saía do campo e ia para zona urbana de Mostardas, Litoral médio gaúcho. Eram anos de chumbo e de luta pela redemocratização. Os pobres e negros, como eu, não tinham políticas públicas e, portanto, tinham um futuro incerto, pedregoso e complicadíssimo. A educação mais valiosa é aquela que vem do berço, então, entra meu pai, analfabeto e agricultor, e minha mãe, alfabetizada e doméstica, que sempre priorizaram, naquele cenário inóspito, a educação de seus filhos. A família é o primeiro contato social que o indivíduo possui, é nela que ele aprende os valores éticos e morais, sendo a unidade básica da interação social, onde a criança começa a aprender o respeito dos limites, a estabelecer relações de amor e de construção de laços afetivos. E, nesse aspecto, meus pais foram doutores!

Eu tinha tudo para dar errado! Para ser mais um nas estatísticas da evasão, da pobreza e quem sabe, da violência, como alguns de minha geração, que engrossam as celas dos presídios ou do uso de drogas. Mas eu não estou lá, e sim do outro lado. Técnico-agrícola, biólogo, futuro mestre em educação na Pucrs e servidor público estadual concursado. Esta árdua caminhada teve um nome e é ele que preciso destacar neste 15 de outubro: a professora Ana Luisa Nunes, a querida tia Guiga, que quando eu entrei na Escola Estadual 11 de Abril foi minha primeira educadora e a primeira, realmente, a gente nunca esquece! A forma como fui acolhido por ela, seu carinho, sua maneira de tratar os alunos, até hoje espelham minha identidade e meu amor pela educação, pelo saber e, especialmente, pelos livros. Eu não tinha roupas, calçados e tampouco material escolar, mas ela sempre dava um jeito de me manter na escola com sua humanidade. E isto bastou para que eu me constituísse cidadão! Só me resta dizer, obrigado professora!
*Biólogo, especialista em educação ambiental
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=106364
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