Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sala de aula vira cozinha e banheiros viram salas em escola de Lajeado

Prédio onde funcionavam salas, cozinha e refeitório foi demolido e nova construção aguarda aprovação
Vanessa Kannenberg - 26/02/2014 | 15h50
Foto: Rodrigo Martini
A demolição de um dos prédios da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro I, a maior de Lajeado, no Vale do Taquari, provocou uma série de improvisações, como a utilização de banheiros para a sala de recursos e de orientação. A medida foi aprovada pelos representantes dos pais dos 600 alunos, em fevereiro de 2013, mas o que eles não esperavam é que a construção de um novo prédio fosse demorar mais de um ano.

Ao levar a filha que passou para o 5º ano, na volta do ano letivo, Jane Teresinha Franco da Silva, 42 anos, se deparou novamente com classes instaladas sobre vasos sanitários em dois banheiros do prédio que permaneceu em uso, além de uma sala ainda utilizada como cozinha e o saguão, apenas coberto, feito de refeitório.

— O que mais me indigna é que a escola deveria ser um espaço de estímulo para as crianças, mas como elas vão se estimular estudando sobre vasos, sem falar que o lugar fede a banheiro, e apertadas nos pátios, porque os entulhos do prédio ainda estão lá? — questiona a técnica em enfermagem.

No ano passado, Jane se reuniu com a diretoria e com a secretária municipal de Educação, pedindo, mais de uma vez, soluções ágeis para o caso. Ela conta que obteve diversas "promessas", mas nenhum prazo.

Segundo a diretora da Dom Pedro I, Vania Lima, as improvisações foram aprovadas pela comunidade escolar para evitar que os alunos atrasassem o ano letivo. O prédio foi demolido em março de 2013.

— Todos acharam melhor construir um novo do que reformar, porque poderíamos construir uma estrutura para mais alunos e até mesmo mudar a localização dele para aumentar a área do pátio — explica Vania.

Ainda conforme a diretora, os dois banheiros não eram utilizados quando foram transformados em salas. Ela ressalta, também, que eles eram usados apenas como sala de recursos (para atender alunos com dificuldade de aprendizado) e de orientação e por tempo limitado, “nunca um turno inteiro”. No entanto, ela admite a demora na solução do problema.

— Nossa intenção não era que demorasse tanto, mas o projeto passou por várias mudanças no último ano e agora aguarda aprovação da prefeitura — conclui Vania.
[...]
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/02/sala-de-aula-vira-cozinha-e-banheiros-viram-salas-em-escola-de-lajeado-4430887.html
 

Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo/CPERS-Sindicato.
.

Nenhum comentário: