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sábado, 12 de junho de 2010

Corruptos podem ter lesão cerebral, diz pesquisador

Falhas na região cerebral do córtex pré-frontal explicam, ao menos em parte, o fenômeno da corrupção.

Segundo Antoine Bechara, neurologista da Universidade de Iowa, essa lesão cerebral é similar àquela encontrada nos cérebros dos assassinos psicopatas. Bechara, que é canadense e professor nos EUA, analisou exames de ressonância magnética funcional de pacientes considerados de comportamento desviante.

"Os corruptos são pessoas sedutoras, que podem ter muito sucesso na vida, mas que não distinguem valores morais", diz o pesquisador, que participa do congresso Cérebro, Comportamento e Emoções, em Gramado (RS).

A lesão pode ter causa genética ou ser o resultado de traumas durante a infância e a adolescência. "Abandono na infância, estresse grave, muita coisa pode reconfigurar o córtex pré-frontal. Essa região do cérebro só amadurece completamente aos 22 anos", diz Bechara.

As alterações podem ser detectadas nos exames de imagem do cérebro. "Até 4% da população tem esse tipo de lesão."

Para essas pessoas, receber punições não tem efeito algum. "Quem tem lesão não aprende o que é errado", afirma.

Já para um segundo grupo que, apesar de não ter um problema físico, aprendeu a ser corrupto, há alguma esperança. "Essas pessoas podem ter crescido em um meio onde essa conduta é valorizada, por isso têm esse comportamento. A punição sistemática dos erros ajuda a corrigi-los. A maioria precisa de uma mudança de ambiente."

A corrupção é o tema da principal mesa redonda do congresso, marcada para o fim da tarde desta sexta-feira (11). As eleições gerais deste ano serão o pano de fundo das discussões.

Fonte: Folha On Line
Câmera 2 http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=221990

Dirigente do PTB recebia aposentadoria especial da Assembléia e salário na Procempa

O dirigente do PTB de Porto Alegre, José Carlos Elmer Brack, indiciado pelo Ministério Público por possível envolvimento no assassinato do ex-vice-prefeito e ex-secretário municipal da Saúde de Porto Alegre, Eliseu Santos, pediu exoneração do cargo comissionado que tinha na Procempa (Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre) no dia 24 de maio. Segundo informou a companhia, Brack prestava serviços de “consultoria na área jurídica”, estando ligado ao gabinete da presidência.

Brack acumulava o salário que recebia na Procempa com os vencimentos de sua aposentadoria na Assembléia Legislativa. Segundo o Diário Oficial do Estado (27/09/1995), ele aposentou-se no cargo de provimento em comissão de coordenador-geral de bancada, padrão FGAL-8. No dia 12 de junho de 2007, o Diário Oficial publicou a concessão de integralidade de proventos a Brack, baseada nos artigos 158, § 1° e 162 da Lei Complementar 10.098/94. Segundo esse artigo, Brack recebeu a vantagem por ter uma “doença grave”. O parágrafo 1° do artigo 158 define “doença grave”:

“Tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondioloartrose anquiolosante, nefropatia grave, estados avançados do Mal de Paget (osteíte deformante), AIDS e outros que a lei indicar, com base na medicina especializada”.

O parágrafo 2° da mesma lei proíbe, em caso de concessão de aposentadoria por essa causa, o exercício de outra atividade pública remunerada, sob pena de cassação de sua aposentadoria. No entanto, Brack, mesmo “doente” trabalhava como CC na Procempa, de onde só saiu a partir de seu indiciamento no Caso Eliseu. O Ministério Público já recebeu todas essas informações e analisa o caso.

http://rsurgente.opsblog.org/

Morre Carlos Alexandre Brack, dirigente do PTB de Porto Alegre
Morreu na noite desta quinta-feira, aos 51 anos, Carlos Alexandre Brack da Silva, integrante da administração do PTB municipal de Porto Alegre. Ele faleceu em decorrência de um infarto fulminante. Chegou a ser atendido, mas já estava morto quando o resgate chegou.

Carlos Alexandre Brack da Silva era sobrinho do presidente municipal do PTB da Capital licenciado, José Carlos Brack. Seu corpo será velado no Crematório Metropolitano até as 18h.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=221963

Estudante é apreendido com revólver em escola da zona Sul de Porto Alegre
 A Brigada Militar (BM) apreendeu um revólver calibre 32 com um aluno do Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, zona Sul de Porto Alegre. O menino de 14 anos estuda na 5ª série da instituição. Ele foi apreendido e encaminhado ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). A arma não tem procedência. Uma professora da escola desconfiou do estudante e chamou a BM.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=221969

Geometria Concreta
Germano Lechner
Sou professor de Matemática e atuo na rede de ensino estadual no Estado do Rio Grande do Sul. Ao longo do meu curso de especialização em Mídia Digitais desenvolvi a presente pesquisa abordando o conteúdo de Geometria, trazendo como foco o cálculo da área total e a identificação dos elementos de um poliedro com faces quadrangulares através da sua da construção.

Partindo da hipótese que o método de ensino adotado na abordagem do conteúdo de Geometria não é satisfatório e consequentemente os alunos não compreendem o conteúdo, ao longo de cinco semanas, realizei uma pesquisa em três escolas distintas, com alunos da 6ª e 7ª séries do ensino fundamental. Para obter os dados necessários e validar a pesquisa, foi utilizado como material empírico o seguinte questionário:

1.    Observe a figura abaixo e responda:
a)    Quantas faces apresenta o sólido acima?
b)    Quantos vértices apresenta o sólido acima?
c)    Quantas arestas apresenta o sólido acima?
d)    Sublinhe de caneta azul ou vermelha um par de arestas paralelas;

2.    Faça o desenho planificado da figura do exercício anterior.

3.    Quantas faces triangulares e quantas faces retangulares apresenta a figura abaixo?

4.    Na figura acima, pinte de vermelho um par de segmento de retas paralelas e de azul um par de segmentos de retas concorrentes.

5.    Utilizando a régua, desenhe um cubo de lado 2 cm; em seguida planifique a figura e calcule a sua área total.

Após ser realizada a analise das respostas dos alunos, pude perceber que os mesmos não alcançaram resultados satisfatórios, hipótese lançada anteriormente à aplicação do questionário. Os alunos conseguiram identificar os elementos que compõem um sólido geométrico: vértices, faces e arestas; porém apenas 24% sublinharam corretamente as arestas concorrentes e 35% sublinharam as arestas paralelas no desenho do cubo, e ainda, somente 10% dos alunos conseguiram calcular a área do cubo com cada aresta medindo 2cm.

A partir destes dados, é possível concluir que os alunos possuem habilidades necessárias para planificar um poliedro e identificar os elementos que o constituem, porém não está clara para eles a idéia de área de uma figura geométrica, também há problemas quanto ao conceito de retas paralelas e concorrentes.

Logo, procurando encontrar uma forma mais atrativa de ensinar este conteúdo e que promova a construção do conhecimento, proponho uma outra possibilidade de ensino do conteúdo de geometria, objetivando sanar dúvidas e dificuldades frequentes encontradas pelos alunos referentes a este conteúdo. No artigo “Uma experiência com o uso do material concreto no ensino de Geometria no distrito de Itaibó - Jequié - Bahia”, a autora Roberta Dangela Menduni Bortoloti relata sua prática de ensino com alunos da 8ª série do ensino fundamental.

Ao longo desta sua prática, Bortoloti utiliza canudos na construção de poliedros, procurando assim aproximar a Geometria e estabelecer relações com os conhecimentos prévios dos alunos, utilizando material concreto em atividades práticas. Navegando pela Internet, também é possível encontrar vídeos e materiais com atividades propostas para diversos conteúdos da disciplina de Matemática.

No site TV Escola, encontramos vários vídeos, dentre eles destaco “O barato de Pitágoras”. Este vídeo apresenta várias atividades práticas de fácil aplicação, traz a construção de diversos polígonos, primeiramente planificados e depois construídos no espaço. A partir do vídeo é possível criar atividades que possibilitem a sanar dúvidas pontuais referente ao conteúdo de Geometria.

Como proposta principal desta pesquisa, sugiro uma reflexão em torno dos métodos de abordagem utilizados quanto o conteúdo de Geometria, apresentando novas possibilidades de ensino e ferramentas didáticas que possibilitem a compreensão deste conteúdo, visando assim uma melhor aprendizagem.

 Brasil segue a média de tributação dos outros países
O Brasil segue a média da carga tributária dos países que compõem a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), com os seus 34,7% do PIB. A média deste ranking é de 35,9% do PIB dos Estados Nacionais. 

O país não tem a maior carga tributária do mundo, como gostam de afirmar os nostálgicos seguidores do neoliberalismo. O índice ainda passa longe dos 43,6% da França e 43,3% da Itália. No entanto, o país é o líder em tributação na América Latina, onde as economias nacionais são mais fragilizadas. A Argentina aparece em 2º lugar com 29,1%.

O peso dos tributos na América Latina demonstra a presença de cada estado no continente. “No Chile, por exemplo, a previdência é privada. Como não tem uma previdência pública não há imposto. O cidadão, por óbvio, paga por este serviço, não ao Estado, mas à iniciativa privada. E a contribuição previdenciária, em conseqüencia da privatização, não aparece na carga tributária deste país”, justifica o economista, que faz uma ressalva à adoção de modelos privatizados. “Veja que um país com uma previdência privada fica muito mais vulnerável a uma crise econômica. O Brasil suportou de forma razoável a última crise econômica internacional em 2008, justamente por que o Estado é forte e evitou que os impactos chegassem ao seu cidadão”.

Santos ainda lembra outro fator que pode contribuir para o país ser o campeão de tributos na América Latina. Trata-se da modernização da estrutura tecnológica da Receita Federal brasileira, o que não acontece na maioria dos países do continente.
Josias Bervanger - josiasbervanger@sul21.com.br
http://www.sul21.com.br/index.php/permalink/geral/483

PROVA DE REDAÇÃO DA UFMG
    
Onde vamos parar? Vejam só o que alguns dos vestibulandos foram capazes de escrever na prova de redação da Universidade Federal de Minas, tendo como tema:

'A TV FORMA, INFORMA OU DEFORMA?'

A seleção foi feita pelo prof. José Roberto Mathias.

'A TV possui um grau elevadíssimo de informações que nos enriquece de uma maneira pobre, pois se tornamos uns viciados deste veículo de comunicação'. (Deus!)

'A TV no entanto é um consumo que devemos consumir para nossa formação, informação e deformação'. (Fantástica!)

'A TV se estiver ligada pode formar uma série de imagens, já desligada não...' (Ah bom, uma frase sobrenatural ) ..

'A TV deforma não só os sofás por motivo da pessoa ficar bastante tempo intertida como também as vista' (Sem comentários ).

'A televisão passa para as pessoas que a vida é um conto de fábulas e com isso fabrica muitas cabeças' (Como é que pode ?)

'Sempre ou quase sempre a TV está mais perto denosco (?), fazendo com que o telespectador solte o seu lado obscuro' (esta é imbatível).

'A TV deforma a coluna, os músculos e o organismo em geral' (É praticamente uma tortura !).

'A televisão é um meio de comunicação, audição e porque não dizer de locomoção' (Tudo a ver).

'A TV é o oxigênio que forma nossas idéias' (Sem ela este indivíduo não pode viver).

'...por isso é que podemos dizer que esse meio de transporte é capaz de informar e deformar os homens' (Nunca tentei dirigir uma TV ).

'A TV ezerce (Puxa!!! ) poder, levando informações diárias e porque não dizer horárias' (Esse é humorista, além de tudo).

'E nós estamos nos diluindo a cada dia e não se pode dizer que a TV não tem nada a ver com isso' (Me explica isso? ).

'A televisão leva fatos a trilhares de pessoas' (É muita gente isso, hein?).

'A TV acomoda aos tele inspectadores' (Socorro!!!).

'A informação fornecida pela TV é pacífica de falhas' (Vixe!)

'A televisão pode ser definida como uma faca de trezgumes. Ela tanto pode formar, como informar, como deformar' (Puta que pariu, onde essa criatura arrumou esta faca???).

    
(alunos, pais, professores, escolas, sistema... afinal de quem é a culpa?)
Dina.

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