Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 24 de julho de 2010

A pessoa mais velha do mundo

A cidadã da Geórgia, ex-república soviética, Antisa Khvichava alega ser a pessoa mais velha do mundo, com 130 anos. Seu passaporte confirma que ela nasceu em 1880. Mas segundo as autoridades, esse documento não pode ser comprovado sem a certidão de nascimento que Antisa perdeu.
http://video.br.msn.com/watch/video/idosa-da-georgia-afirma-ser-a-pessoa-mais-velha-do-mundo-com-130-anos/1gi5ku4e8

Abandono

Tenho andado à procura,

de alguém que assovie,

um  sonoro assovio,

indicativo de  arrimo...

Mas esse  é um  mundo cão,

abandona crianças,

 abandona idosos,

A vida agora,

é em regime de urgência...


Temos que acelerar,

O capital tem pressa,

O mundo agora é envidraçado,

Desapareceu a vida real,

Amizade agora, só  virtual...


Tudo agora é pronto,

vem direto pela tele-entrega...

O dinheiro virou plástico...

A hora do bate-papo,

virou segundos de mensagens...

Tenho andado à procura,

de alguém que me adote,

cansei de perambular,

sou um pobre cão de rua...

a ladrar, a ladrar...


Que bom  seria,

se  o mundo fosse   cão,

mas o mundo é humano,

abandona criança, idoso e cão..


Tudo agora vem pelo “moto-boy”,

Para que roda de amigos?

Conversa jogada fora...

Para que amigos?

Tudo vem pronto...

O mundo mudou...

As distâncias encurtaram...

A solidão agora é coletiva,

Cada um no seu canto,

À frente da tela envidraçada...


Para que amigos?

Esses não vêm prontos?...

Temos pressa...

Vivemos em regime  virtual...


A campainha tocou...

A bolsa despencou...

O capital sumiu...

A bolha apareceu...

O capitalista enlouqueceu...


O burguês não se conforma,

Os algarismos bancários desapareceram,

Não passavam de sonhos,

De ilusões, também  virtuais...

O sinal ficou escarlate...

a mensagem chegou...

Temos pressa...

Vamos mesmo aonde?

Que mundo humano,

Pena que não é cão!...

Siden

Nota do autor:
Esse poema é dedicado a todos os animais abandonados de rua...

É também dedicado a todos humanos abandonados pelos humanos...

As acusações que pesam sobre o vice de Fogaça
Jul 24th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer.
O deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), candidato a vice na chapa de José Fogaça (PMDB) ao governo do Estado, segue fazendo campanha sem saber se poderá ir até o fim da disputa. Em 2009, o Ministério Público Eleitoral acusou o deputado de abuso de poder econômico e compra de votos, em um esquema que operava em albergues. Agora, no dia 13 de julho, a Pocuradoria Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul divulgou uma lista com 28 candidaturas que estariam impugnadas. A de Pompeo de Mattos “por abuso de poder econômico com sentença de inelegibilidade”. Mas do que é mesmo que o deputado está sendo acusado?

O MP Eleitoral ajuizou ação cautelar preparatória, com pedido liminar de busca e apreensão, e ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra Pompeo de Mattos e o deputado estadual Gerson Burmann, ambos do PDT, candidatos aos mesmos cargos nas eleições de 2006, acusando-os de abuso do poder econômico, em razão da manutenção de albergues no Rio Grande do Sul. A investigação apontou a existência de duas pousadas localizadas nos municípios de Porto Alegre e de Ijuí, que eram mantidas pelos investigados e destinadas a hospedar, gratuitamente, pessoas de outras cidades, que se deslocavam para aquelas localidades em busca de tratamento de saúde. Em uma ação de busca e apreensão, foram apreendidos material de propaganda política e eleitoral, listas com os nomes das pessoas hospedadas, além de outros documentos e objetos.
[...]
Lei na íntegra em http://rsurgente.opsblog.org/

BR-116 ficará fechada nos dois sentidos no dia 30 de julho
Empresa responsável pela execução da obra implantará a sinalização para indicar desvios.
Da redação
Esteio - Pela primeira vez no Estado, a BR-116 será bloqueada nos dois sentidos. Na altura do quilômetro 260, limite entre Canoas e Esteio, será fechada das 22 horas do próximo dia 30, sexta-feira, até as 6 horas do dia 2 de agosto, segunda-feira. Ainda haverá a interrupção do tráfego apenas embaixo do viaduto da Petrobras, na quarta-feira. A intervenção ocorrerá para a operação de substituição do viaduto da Petrobras, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap).
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-197,cd-272701.htm


Matematicando
Por Germano*
Como aprendemos a dirigir um carro? Não seria praticando? Como um atleta melhora seu desempenho? Certamente, será treinando! Como o cantor se aperfeiçoa? Ensaiando...Assim, chego à conclusão que o aluno compreende os conteúdos da disciplina de Matemática, matematicando!

Mas qual o significado deste novo verbo que adiciono ao nosso dicionário? Não tente conjugar, ficará frustrado, pois terá dificuldade em conseguir e certamente não irá encontrar em nenhuma gramática! Matematicando tem origem na junção de matemática com prática, o aluno que exercita seu cérebro com equações matemáticas, na verdade está matematicando!

Para possibilitar ao aluno este exercício, cabe ao educador dar as ferramentas ou recursos necessários, através de aulas dinâmicas e práticas! Cabe ao professor assumir o papel que é dele por direito (e dever), devemos como educadores sim respeitar os conhecimentos prévios dos alunos, mas sem esquecer que somos na sala de aula os maiores provedores do conhecimento, ou assim deveria ser.

A rede de ensino pública passa por um momento conturbado, salas de aula precárias e laboratórios de informática “sucatiados” e com recursos ultrapassados. A falta de interesse dos nossos políticos e governantes que insistem em não enxergar esta realidade; e quando fingem enxergar inflam seus pulmões em seus pronunciamentos com promessas vazias e sem significado, não nos dão esperanças de melhoras!

Devemos então nós iniciar um movimento, uma mudança na nossa prática de ensino! Mas como fazer? Procurando na Internet, encontramos diversos projetos e idéias viáveis, possíveis de aplicar sem grandes recursos, com materiais concretos, baratos e ou até mesmo utilizando os recursos de mídias visuais!

No site TV Escola, encontramos diversos vídeos educacionais, que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica! No site www.somatematica.com.br encontramos artigos e projetos. Acredito que a utilização destes recursos é o caminho a seguir, uma mudança necessária e sem volta.

Quem sabe seja um professor matemático sonhador, em busca de uma realidade que não irei presenciar, mas gostaria de encontrar todos os dias nas minhas aulas verdadeiros educandos, que não estivessem presentes na escola apenas para socializar com seus amigos, mas que estivessem lá para aprimorar seus conhecimentos, e por que não: Matematicando?
*Germano Lechner é Professor na Rede Pública Estadual. NH, Julho de 2010.

Nenhum comentário: