Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Divisor de águas

Tenho uma grande preocupação com a situação em que se encontram as escolas estaduais e, principalmente, com a propaganda fantasiosa do Governo do Estado que tenta conduzir a sociedade a uma situação longe da realidade.

Os que lêem meus artigos devem observar que, invariavelmente, quando faço denúncias, essas são direcionadas no sentido de defender a educação de qualidade e os educadores,  massacrados por essa gestão do engodo do déficit zero.

Graças à internet, que na minha modesta opinião é um grande divisor de águas em relação à  informação, conseguimos levar aos nossos colegas e associados uma informação diferenciada, que muitas vezes, a mídia tradicional não se preocupa (ou não é do seu interesse) em divulgar.

O poder da internet pode ser observado no recente fato de um blogueiro, que vive de donativos, fazer os poderosos da comunicação de toda uma região estremecer. Refiro-me ao caso de estupro em Florianópolis. Após esse, em seu blog, corajosamente, fazer a denúncia, agora o caso passa a ser tema de reportagem de uma rede de TV em nível nacional.

Nessas circunstâncias, só cabe àqueles que “se achavam todos poderosos” da mídia tradicional perder sua arrogância. Pois, esses não mais detêm o monopólio da informação e paulatinamente, começam a perder o privilégio de serem formadores de opinião.

Assim, muitos comunicadores da mídia tradicional que se achavam o supra-sumo de credibilidade jornalística começam a ser desmentidos em blogs e em sites e a dita imparcialidade desses começa a ser contestada.

Cabe a nós educadores usar essa ferramenta com coragem, inteligência e discernimento, principalmente, nós educadores da rede estadual, no momento em que  educação pública  é atacada em sua qualidade por um governo insensível e arrogante,  que de uma forma cínica procura enganar a sociedade com sua famigerada “Boa Escola Para Todos”.

De forma acelerada, as pessoas já começam a trocar as expressões “deu no rádio, vi na TV, li no jornal” por “está circulando na internet”. Na minha opinião é a democratização da informação e o “ponta-pé” inicial para o término dos monopólios midiáticos.

Finalmente, a favor da informação imparcial e pela democratização dessa só resta dar “um Viva” a internet, aos sites e blogs...

Siden Francesch do Amaral
Diretor no 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e Membro do Conselho Geral.


REAJUSTE DO VALE-REFEIÇÃO
Mais uma vitória na Justiça
No último dia 1º de julho o 2º Grupo de Câmaras Cíveis do Tribunal de Justiça do Estado, apreciando incidente de unificação de jurisprudência, fixou orientação de que todos os processos que tratam de reajuste do vale-refeição devem, nas instâncias da Justiça do Rio Grande do Sul, serem julgados com a determinação de corrigir os valores desse benefício, pelos índices inflacionários, desde 2001.

Essa posição reconhece um direito pelo qual o CPERS vem lutando desde o ano de 2000, já tendo obtido significativas vitórias em processos julgados pela 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal.

Esclarecemos, entretanto, que a matéria ainda não se encontra esgotada na via judicial, pois há recursos do Estado pendentes de julgamento no Pleno do Supremo Tribunal Federal.

Reiteramos recomendação de que não há necessidade de ajuizamento de ações individuais reivindicando o reajuste do vale-refeição, pois o CPERS tem ação coletiva com esse objeto que, ao se encerrar, beneficiará todos os associados.

Qualquer novidade sobre essa questão será informada pela Diretoria do Sindicato e pela Assessoria Jurídica. 

Diretoria do CPERS/Sindicato.

Nenhum comentário: