Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Faltam professores. Por que?

Maria Izabel Azevedo Noronha
Reportagens veiculadas recentemente denunciam que faltam professores nas redes públicas de educação básica, sobretudo de Matemática, Física e Química. Por que isto ocorre?

Em primeiro lugar, constata-se que há um excesso de professores temporários nas redes estaduais, nas quais não são realizados concursos com a periodicidade e amplitude necessárias. Este quadro cria uma situação insustentável, pois as variadas formas de contratação existentes, que mudam de ano para ano, criam uma rotatividade dos docentes entre as diversas unidades escolares e os mantêm em constante insegurança. Além de profissionais, esses professores são cidadãos que necessitam de seus salários. A situação atual afasta do Magistério aqueles que têm condições de exercer outras profissões.

Os baixos salários também provocam a falta de professores. Em expansão atualmente, a indústria e o setor de serviços oferecem novas oportunidades, com melhor remuneração, para pessoas formadas nas áreas de Ciências e Exatas.

É preciso esclarecer por que a falta de professores atinge, além de Matemática, especialmente as disciplinas de Física e Química. Estas são disciplinas para as quais a organização curricular oferece um menor número de aulas em cada turma. Desta forma, um professor terá que compor sua jornada assumindo em muitos casos um total de 500 alunos ou até mesmo 1.000 alunos em diversas turmas, o que torna seu trabalho extremamente desgastante.

É necessário construir uma carreira atraente, com evolução salarial e que valorize o trabalho do professor, permitindo que a categoria atinja os níveis salariais mais elevados sem deixar de ministrar aulas para assumir outras funções, como a de diretor de escola ou supervisor de ensino. Com políticas educacionais corretas vamos construir a educação pública de qualidade que o povo brasileiro necessita.

Maria Izabel Azevedo Noronha - Presidenta da APEOESP
Membro do Conselho Nacional de Educação

Fonte: Site 15 º Núcleo CPERS/Sindicato
Inter supera São Paulo com o brilho de Giuliano
Se o céu de Porto Alegre não tinha estrelas, havia um motivo. A estrela principal da noite estava em campo. Ela precisou de três minutos para brilhar em um vermelho intenso, capaz de explodir em um grito uníssono 48 mil pessoas no Beira-Rio. A primeira partida da semifinal da Libertadores teve como principal personagem Giuliano Victor de Paula, o camisa 11 do Inter.

Foi dele, com somente 180 segundos dentro de campo, o gol colorado na vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, nesta quarta-feira. Até então tudo estava tenso. O Tricolor paulista se defendia esperando um erro do time gaúcho.
[...]
http://www.pop.com.br/esportes/noticias/futebol/372364-Inter_supera_Sao_Paulo_com_o_brilho_de_Giuliano.html
Inter inicia obras de reforma do estádio Beira-Rio nesta quinta
O presidente do Sport Club Internacional, Vitorio Piffero, recebeu ontem, do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, a licença ambiental para início das obras de reforma do estádio Beira Rio para a Copa do Mundo de 2014. Hoje, no começo da tarde, será realizado o estaqueamento da primeira coluna da cobertura do estádio. A cerimônia contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
[...]
Jornal do Comércio http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=35409

Nenhum comentário: