Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cpers reúne conselheiros nesta sexta-feira

13/09/2012 16:04

O CPERS/Sindicato reúne às 8h30 desta sexta-feira 14, em Porto Alegre, o seu Conselho Geral. O encontro será na sede central da entidade – Av. Alberto Bins, 480, no centro da capital.

A entidade definirá o cronograma de mobilização para os próximos meses. No centro dos debates estará a Adin impetrada pelo governo Tarso, em parceria com outros cinco estados, contestando a Lei do Piso Nacional.

Ao procurar o Supremo Tribunal Federal para continuar descumprindo a lei, Tarso Genro (PT), percorre o mesmo caminho feito pela ex-governadora Yeda Crusius (PSDB). Yeda foi derrotada pela mobilização da categoria e também na Justiça.
 
João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.org.br/index.php?menu=1&cd_noticia=3338

 

Leia no Blog Opinião Dorotéia: 
Mercadante: estagnação econômica reflete rendimento do País no ensino
Comentário
É muito pouco investimento em educação para a 6ª economia do Planeta. Basta de desculpas!
Temos que investir mais em educação. Muito mais...


 

O governador ou o ministro?
NEIDA OLIVEIRA* - 12/09/2012
Afinal, quem está dizendo a verdade? Tarso ministro, que assinou a Lei 11.738/2008, na ilustre companhia de ilustres petistas como Lula, Haddad, Paulo Bernardo, Dias Toffoli (hoje eminente ministro do STF), ou o prolixo governador do RS?

O fato: Tarso, então ministro da Justiça, assinou a lei que diz no parágrafo único do seu artigo 5º que o valor do piso salarial nacional será atualizado anualmente, no mês de janeiro, utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno, definido nacionalmente.

Assim, diante desta verdade incontestável, fica difícil aceitar as ponderações do governador. O que parece evidente é o uso de velhas táticas políticas, como a de repetir milhares de vezes uma mentira. Tarso já conseguiu impor à sociedade, através deste método, que iria pagar o piso em quatro anos. Mentira! Lembrando: o prazo entrou no discurso depois da eleição.

O governador e seus seguidores devem ter torcido ferrenhamente pelo êxito da Adin da ex-governadora Yeda. Mas, como advogado, que, aliás, enriqueceu à custa de trabalhadores que continuam recebendo salários miseráveis, deve saber que a lei do piso é incontroversa e a adequação dos planos de carreira deveria ser feita até 31/12/2009. Nossa categoria não permitiu a mutilação da carreira!

Embora dotado de extrema habilidade verbal, o governador mostra em cada manifestação o oportunismo e o estilo “mofado” de governar através de promessas que não pretende cumprir. Quem não lembra a “peremptória” declaração de que não abandonaria a prefeitura para concorrer ao governo do Estado? O governador também jurou que não mexeria no plano de carreira do magistério. Mexeu! Seu “aditivo salarial” nada mais é do que um embuste para não cumprir a lei. Garantiu também, em mais um arroubo de fanfarronice, criar lei específica para pagar o piso aos funcionários de escola.

O Cpers/Sindicato continuará defendendo o plano de carreira e denunciando as mentiras do governador. Se pensaram que poderiam nos cooptar, erraram mais uma vez! Nosso legado será o da luta, da defesa da educação e dos educadores, na busca por dignidade salarial para professores e funcionários. O do governador será a de “mais um” que prometeu muito e deixará para o povo do Rio Grande uma dívida imensa a pagar. Financeira e moral.

*NEIDA OLIVEIRA é Professora e Vice-presidente do CPERS/Sindicato.
Artigo publicado, originalmente, no jornal Zero Hora, edição do dia 12 de setembro de 2012

http://www.cpers.org.br/index.php?cd_artigo=434&menu=36


CUT-RS repudia Adin nº 4.848 e exige a retirada da Ação 
12.09.12
A CUT/RS repudia o violento ataque à Lei do Piso, aos direitos dos professores, à valorização dos profissionais do magistério e a educação de qualidade através da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 4.848 contra o art. 5º da Lei 11.738, que trata da atualização anual do piso nacional do magistério. A medida do Governo atinge, além dos professores estaduais, os trabalhadores em educação nos municípios, que também lutam pelo cumprimento da lei em suas esferas.

A Ação, impetrada no último dia 5, é assinada por seis governadores, os novos “e velhos” Inimigos da Educação, Traidores da Escola Pública. Vergonhosamente, o governador Tarso Genro foi um dos responsáveis pela Adin, junto com os governadores de Santa Catarina (PSD), Mato Grosso do Sul (PMDB), Goiás (PSDB), Piauí (PSB) e Roraima (PSDB). Estes governantes agem contra o desenvolvimento da nação brasileira e tentam desconstituir o caráter nacional do Piso, prejudicando todos os professores municipais e estaduais.

Lamentamos, também, que os argumentos usados para contestar o índice de atualização do piso são os mesmos usados na Adin 4568, que questionou o valor do Salário Mínimo Nacional por meio de decreto do Poder Executivo. Essa Ação foi ajuizada no último ano pelo PPS, PSDB e DEM, partidos que nunca defenderam os trabalhadores.

O índice do piso associa-se a variação do custo-aluno do Fundeb, conta com recursos dos estados e mais a perspectiva de complementação da União, destinada ao piso. Após quatro anos de vigência da Lei, nenhum Estado comprovou a incapacidade de pagar o piso.

Desta forma, a CUT/RS se associa à luta do CPERS/Sindicato, da FEMERGS e da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), que também emitiu nota sobre o assunto e reitera o seu apoio a luta dos trabalhadores e da sociedade por uma educação pública de qualidade e com profissionais valorizados. A central repudia a postura do governador Tarso Genro e irá mobilizar sua base sindical a lutar fortemente para combater mais esse golpe contra o direito à educação de qualidade e à valorização dos professores e funcionários de escola.

Como medida imediata, estamos exigindo uma audiência da CUT, com a presença do presidente nacional, companheiro Wagner Freitas, com o Governador Tarso Genro para cobrar a retirada imediata da Adin.

Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul
http://cutrs.org.br/cutrs-repudia-adin-no-4-848-e-exige-a-retirada-da-acao/
.

Nenhum comentário: