Juremir Machado da Silva - 24.05.12
Na boa, o que tem de safado e de charlatão neste mundo! Especialistas de araque, que enchem os bolsos dando pareceres sob encomenda, inventaram um argumento cretino para relativizar as demandas de professores por aumento de remuneração: salário não garante qualidade nem dobra o aprendizado dos alunos. É a sacanagem na milésima potência. Segundo o último Censo do IBGE, as carreiras de professor de ensino fundamental e médio continuam tendo as piores compensações salariais do Brasil em relação a todas as outras de profissionais com nível superior. Um professor de ensino fundamental ganha em média 59% do que recebe um outro trabalhador formado em universidade.
Salário é determinante. Pagar bem permite atrair os melhores. Ganhar bem possibilita atualizar-se, ir ao cinema, viajar, comprar livros, abrir horizontes, manter-se motivado, fazer cursos e tudo o que se sabe e vale para qualquer profissão. Vá dizer a um juiz que ganhar bem não dobra a qualidade das suas sentenças! Explique a um alto executivo que a qualidade da sua gestão não está diretamente relacionada aos seus ganhos. Convença um centroavante que fazer muitos ou poucos gols nada tem a ver com o que ele embolsa no final do mês. O Brasil mente em termos de educação. A hipocrisia corre solta. No fundo, a maioria acha que ser professor de ensino fundamental é barbada e, como exige muita gente, tem de pagar pouco mesmo. Se o cara quer ganhar mais, que vá estudar para ser juiz ou alto executivo de algum banco.
Minha função é abalar as crenças de alguns: salário é tudo. Só pode cobrar mérito quem paga decentemente. A questão dos salários dos professores no Brasil tem a ver com (baixo) poder de pressão, prioridades invertidas e péssima distribuição dos recursos públicos entre as diversas prestadoras de serviço. Em bom português, juízes, deputados, promotores e outros ganham muito, professores ganham pouco. É preciso mexer nessa pirâmide. Se o Brasil quiser dar um salto terá de colocar o professor em primeiro lugar. Isso passa por uma elevação substancial de salários. O ovo ou a galinha? Qualificar primeiro para aumentar os salários depois? Aumentar os salários é o caminho para a qualificação. Não se trata de uma relação mecânica, mas complementar. O resto é papo.
O "especialista" que pontifica sobre a relatividade dos salários na relação com o mérito deve realizar o mesmo trabalho, com a mesma convicção, pela metade do que ganha. É tudo lorota. Conversa para professor dormir em pé. Tem consultor pomposo que adora falar em fuga de cérebros. Obviamente para conter esses cérebros geniais é preciso oferecer-lhes salários atrativos. Algumas pistas, a partir dessa ideia, para entender professores: eles têm cérebro, muitos desses cérebros são brilhantes, como qualquer cérebro, o de professor quer ser estimulado e recompensado adequadamente pelo seu trabalho. Continuamos na política nacional da "enrolation": tentar convencer professor a dar tudo, ganhando pouco, por amor ao ofício. Não cola mais. Está na hora da virada. É grana no bolso.
Juremir Machado da Silva | juremir@correiodopovo.com.br
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14 Núcleo.
São turmas de Ensino Médio, prejudicadas em química, artes, literatura, inglês e língua portuguesa. A escola também está sem merendeira, bibliotecário e supervisora no turno da manhã.
A Secretaria Estadual da Educação informa que só tem registro da falta de professores de português, e desconhece os outros problemas. O governo não deu prazo para a reposição dos profissionais.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/falta-de-professores-deixa-mais-de-400-alunos-sem-aulas-em-escola-de-camaqua-3768872.html
Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira
Critérios de correção da redação serão mudados
A redação do Enem vale 1.000 pontos e cada texto é lido por dois corretores, que atribuem a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item vale 200 pontos. Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências.
[...]
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União.
No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.
[...]
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=426013
O veículo havia se chocado com outro carro, no cruzamento da Rua Dona Augusta com a Rua Barão do Cerro Largo. Com a força do choque, o carro foi lançado em direção à escola e bateu de frente com o muro.
De acordo com informações da Brigada Militar, uma pessoa teve ferimentos leves e foi levada ao Hospital de Pronto Socorro.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/transito/noticia/2012/05/carro-derruba-muro-de-escola-apos-acidente-em-porto-alegre-3768974.html
As assinaturas foram colhidas virtualmente no site da Avaaz, entidade que organiza campanha em todo o mundo desde o início da tramitação do texto no Congresso Nacional. Dos 2 milhões de assinaturas, um total de 800 mil foram feitas após a aprovação do texto na Câmara.
[...]
O texto aprovado pelos deputados desagradou a ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.
Edição: Graça Adjuto
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-24/ong-encaminha-ao-governo-abaixo-assinado-que-pede-veto-total-ao-codigo-florestal
.
Salário é determinante. Pagar bem permite atrair os melhores. Ganhar bem possibilita atualizar-se, ir ao cinema, viajar, comprar livros, abrir horizontes, manter-se motivado, fazer cursos e tudo o que se sabe e vale para qualquer profissão. Vá dizer a um juiz que ganhar bem não dobra a qualidade das suas sentenças! Explique a um alto executivo que a qualidade da sua gestão não está diretamente relacionada aos seus ganhos. Convença um centroavante que fazer muitos ou poucos gols nada tem a ver com o que ele embolsa no final do mês. O Brasil mente em termos de educação. A hipocrisia corre solta. No fundo, a maioria acha que ser professor de ensino fundamental é barbada e, como exige muita gente, tem de pagar pouco mesmo. Se o cara quer ganhar mais, que vá estudar para ser juiz ou alto executivo de algum banco.
Minha função é abalar as crenças de alguns: salário é tudo. Só pode cobrar mérito quem paga decentemente. A questão dos salários dos professores no Brasil tem a ver com (baixo) poder de pressão, prioridades invertidas e péssima distribuição dos recursos públicos entre as diversas prestadoras de serviço. Em bom português, juízes, deputados, promotores e outros ganham muito, professores ganham pouco. É preciso mexer nessa pirâmide. Se o Brasil quiser dar um salto terá de colocar o professor em primeiro lugar. Isso passa por uma elevação substancial de salários. O ovo ou a galinha? Qualificar primeiro para aumentar os salários depois? Aumentar os salários é o caminho para a qualificação. Não se trata de uma relação mecânica, mas complementar. O resto é papo.
O "especialista" que pontifica sobre a relatividade dos salários na relação com o mérito deve realizar o mesmo trabalho, com a mesma convicção, pela metade do que ganha. É tudo lorota. Conversa para professor dormir em pé. Tem consultor pomposo que adora falar em fuga de cérebros. Obviamente para conter esses cérebros geniais é preciso oferecer-lhes salários atrativos. Algumas pistas, a partir dessa ideia, para entender professores: eles têm cérebro, muitos desses cérebros são brilhantes, como qualquer cérebro, o de professor quer ser estimulado e recompensado adequadamente pelo seu trabalho. Continuamos na política nacional da "enrolation": tentar convencer professor a dar tudo, ganhando pouco, por amor ao ofício. Não cola mais. Está na hora da virada. É grana no bolso.
Juremir Machado da Silva | juremir@correiodopovo.com.br
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14 Núcleo.
Falta de professores deixa mais de 400 alunos sem aulas em escola de Camaquã
Problema ocorre desde o início do ano letivo
24/05/2012 | 19h16
Cerca de 400 alunos estão sem aulas no município de Camaquã, no sul do Estado, desde o começo do ano letivo. O motivo é a falta de professores no Instituto Estadual de Educação Cônego Valter Hânquet.São turmas de Ensino Médio, prejudicadas em química, artes, literatura, inglês e língua portuguesa. A escola também está sem merendeira, bibliotecário e supervisora no turno da manhã.
A Secretaria Estadual da Educação informa que só tem registro da falta de professores de português, e desconhece os outros problemas. O governo não deu prazo para a reposição dos profissionais.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2012/05/falta-de-professores-deixa-mais-de-400-alunos-sem-aulas-em-escola-de-camaqua-3768872.html
Inscrições para o Enem 2012 serão abertas na segunda-feira
24/05/2012 17:03
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro e as inscrições já poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira, dia 28 de maio, exclusivamente pela internet. Os detalhes sobre a edição do Enem deste ano foram apresentados nesta tarde pelo Ministério da Educação (MEC). Haverá mudanças nos critérios de correção da redação.A redação do Enem vale 1.000 pontos e cada texto é lido por dois corretores, que atribuem a nota de acordo com a avaliação de cinco competências, como o domínio da norma culta, a capacidade de argumentação e a compreensão da proposta da redação (tema). Cada item vale 200 pontos. Até o ano passado, se as notas dos avaliadores tivessem entre elas uma diferença superior a 300 pontos, uma terceira pessoa era chamada para fazer uma nova correção. Para este ano, a margem de discrepância caiu para 200 pontos. A terceira correção também será aplicada se houver diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências.
[...]
Os estudantes interessados deverão se inscrever até 15 de junho. A taxa de inscrição permanece em R$ 35. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento. O edital da prova será publicado na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União.
No primeiro dia do exame, que cairá em um sábado (4 de novembro), os participantes terão quatro horas e meia para responder às questões de ciências humanas e da natureza. No domingo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. O gabarito está previsto para ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado final deve ser divulgado em 28 de dezembro.
[...]
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=426013
Carro derruba muro de escola após acidente em Porto Alegre
Veículo havia se chocado com outro carro em um cruzamento
24/05/2012 | 20h24
Um carro derrubou parte do muro da Escola Estadual Euclídes da Cunha, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, após um acidente de trânsito, no fim da tarde desta quinta-feira.O veículo havia se chocado com outro carro, no cruzamento da Rua Dona Augusta com a Rua Barão do Cerro Largo. Com a força do choque, o carro foi lançado em direção à escola e bateu de frente com o muro.
De acordo com informações da Brigada Militar, uma pessoa teve ferimentos leves e foi levada ao Hospital de Pronto Socorro.
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/transito/noticia/2012/05/carro-derruba-muro-de-escola-apos-acidente-em-porto-alegre-3768974.html
ONG encaminha ao governo abaixo-assinado que pede veto total ao Código Florestal
Yara Aquino, Agência Brasil - 24/05/2012 - 11h51Brasília – Uma petição com 2 milhões de assinaturas em favor do veto total ao texto do Código Florestal, colhidas pela organização não governamental Avaaz, foi entregue hoje (24) às ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. As assinaturas foram colhidas virtualmente no site da Avaaz, entidade que organiza campanha em todo o mundo desde o início da tramitação do texto no Congresso Nacional. Dos 2 milhões de assinaturas, um total de 800 mil foram feitas após a aprovação do texto na Câmara.
[...]
O texto aprovado pelos deputados desagradou a ambientalistas e não era a versão que o Palácio do Planalto esperava aprovar. Durante a tramitação no Senado, o governo conseguiu chegar a um texto mais equilibrado, mas a bancada ruralista na Câmara alterou o projeto e voltou a incluir pontos controversos.
Edição: Graça Adjuto
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-24/ong-encaminha-ao-governo-abaixo-assinado-que-pede-veto-total-ao-codigo-florestal
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário