Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Audiência pública discute o piso salarial

13/12/2011 12:40
A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Alergs) promove no próximo dia 16 uma audiência pública para discutir a aplicação da Lei 11.738 que dispõe sobre a instituição do Piso Salarial Profissional Nacional. O encontro será na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar da Alergs, a partir das 9 horas.

Em virtude da audiência, a direção do CPERS/Sindicato cancelou reunião do seu Conselho Geral marcada para a mesma data. Neste dia, os conselheiros deverão dirigir-se ao Legislativo gaúcho para acompanhar a audiência. A participação nas audiências para discutir o piso salarial é uma deliberação da assembleia geral da categoria realizada dia 2 de dezembro.

A reunião do Conselho foi transferida para o dia 20 de janeiro, em local e horário a serem definidos. Essa reunião será ampliada.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato.
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3087

Tarso reúne empresários para discutir o piso regional
Expectativa é de que índice de reajuste seja anunciado nesta semana
Luana Fuentefria - 14/12/2011
Provocado pelas manifestações dos trabalhadores, que realizaram bandeiraço na Capital e estiveram reunidos com deputados estaduais ontem em defesa do piso mínimo regional, o governo do Estado vai reunir hoje as entidades empresariais para colocar um ponto final nas discussões sobre o tema. Marcado para as 10h no Palácio Piratini, o encontro retoma a esperança dos sindicatos, que acreditam em uma definição até o final dessa semana. Conforme o governo, que ainda não sinalizou a decisão, a reunião de hoje deve ser fundamental para o anúncio do governador Tarso Genro.
[...]

Com o reajuste de 18,7% proposto pelos trabalhadores, o valor chegaria a R$ 724,07. Além disso, é reivindicada a instituição de uma política permanente de reajuste do piso. Conforme o presidente da CTB-RS, se o índice não for anunciado ainda nesta semana, não haverá tempo para votação na Assembleia Legislativa até o final do ano.
[...]

As federações empresariais propõem um incremento de 6,8%. O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, reconhece que há um movimento do governo mais próximo às forças sindicais. "Embora o reajuste seja para uma categoria não sindicalizada", lembra. Para ele, o acatamento das reivindicações seria um equívoco para um estado que não paga sequer o mínimo nacional para algumas categorias. Além disso, afirma, como o salário-mínimo nacional vai crescer 14%, reajuste já é muito acima do IPCA, não há necessidade de reajuste regional. "Não é atribuição do Estado definir mínimo regional tendo um mínimo nacional já corrigido bem acima da inflação. Defendemos a extinção, o que não quer dizer que não defendamos a melhoria do salário, e isso não pode ser feito por decreto", afirma.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=81349

Protógenes quer CPI da Privataria: “O Congresso tem que dar uma resposta”
Felipe Prestes - 14/12/11 | 06:45
O deputado federal Protógenes Queiroz (PC do B-SP) está recolhendo assinaturas para criação da CPI da Privataria, que vai investigar fatos contidos no recém-lançado livro A Privataria Tucana, do jornalista Amauri Ribeiro Júnior. “O Congresso tem que dar uma resposta. Há fatos novos sobre as privatizações, bens essenciais para o povo brasileiro que foram vendidos e ninguém sabe onde foi parar boa parte do dinheiro”, justifica o deputado.

Ex-delegado da Polícia Federal, Protógenes ressalta que o livro converge com operações da corporação, como a Operação Macuco, que investigou o Caso Banestado, de remessa de centenas de milhões de reais a paraísos fiscais – “90% dinheiro público”, estima. Foi da CPI do Banestado que Amauri Ribeiro Júnior conseguiu boa parte dos documentos constantes no livro.

Além da Operação Macuco, Protógenes vê ligações também entre a investigação do jornalista e a Operação Satiagraha – comandada por ele mesmo enquanto era delegado – que investigou o banqueiro Daniel Dantas. “Os atores destas operações são os mesmos do livro. Dantas foi o operador das privatizações”, diz.

Segundo o deputado, o ponto central da CPI será a remessa de dinheiro público enviado a paraísos fiscais. “O foco é recuperar o dinheiro público que foi parar em paraísos fiscais e que enriqueceu muita gente da República. Alguns ficaram bilionários. Homens que tinha que dar exemplo deram um péssimo exemplo”, disse.

Protógenes defende que os fatos não são antigos demais para serem alvo de CPI, inclusive porque o livro retrata casos recentes de lavagem de dinheiro e episódios mal esclarecidos que envolveram a última campanha presidencial, prejudicando, segundo ele, a então candidata Dilma Rousseff. Sobre isto, o deputado defende Amauri, que foi acusado de tentar produzir dossiê contra José Serra. “É um competente jornalista investigativo. Ele não produz escândalos, não. Considero este livro um documento. Pode ajudar as autoridades a terem provas materiais de vários crimes”, diz.

O deputado revela que a criação da CPI está tendo grande aceitação na Câmara dos Deputados. Ele não sabe ao certo quantas assinaturas já tem porque há outros deputados ajudando no recolhimento delas, mas afirma que já há mais de cem assinaturas (são necessárias 171 para a criação da comissão). A coleta começou nesta segunda (12). “É um recorde recolher tantas assinaturas neste espaço de tempo”, afirma.
[...]
http://sul21.com.br/jornal/2011/12/protogenes-quer-cpi-da-privataria-%E2%80%9Co-congresso-tem-que-dar-uma-resposta%E2%80%9D/

A mídia não sabe o que fazer com "A privataria tucana"
Um curioso espírito de ordem unida baixou sobre a Rede Globo, a Editora Abril, a Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e outros. Ninguém fura o bloqueio da mudez, numa sinistra brincadeira de “vaca amarela” entre senhores e senhoras respeitáveis. Como ficarão as listas dos mais vendidos, escancaradas por jornais e revistas? Ignorarão o fato de o livro ter esgotado 15 mil exemplares em 48 horas?
Gilberto Maringoni - 13/12/2011
Há uma batata quente na agenda nacional. A mídia e o PSDB ainda não sabem o que fazer com A privataria tucana, de Amaury Ribeiro Jr. A cúpula do PT também ignora solenemente o assunto, assim como suas principais lideranças. O presidente da legenda, Rui Falcão, vai mais longe: abriu processo contra o autor da obra, por se sentir atingido em uma história na qual teria passado informações à revista Veja. O objetivo seria alimentar intrigas internas, durante a campanha presidencial de 2010. A frente mídia-PSDB-PT pareceria surreal meses atrás.

Três parlamentares petistas, no entanto, usaram a tribuna da Câmara, nesta segunda, para falar do livro. São eles Paulo Pimenta (RS), Claudio Puty (PA) e Amaury Teixeira (BA). O delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) começa a colher assinaturas para a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os temas denunciados no livro. Já o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) indagou: "Nenhum jornalão comentou o procuradíssimo livro A privataria tucana. Reportagens sobre corrupção têm critérios seletivos?”
[...]
http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5354

Lair Ferst confirma denúncias de corrupção no Detran em depoimento
Empresário confirma desvio e diz que parte do dinheiro seria destinado ao PMDB e ao PP
Renato Oliveira/Correio do Povo - 13/12/2011 23:51
Os depoimentos dos 32 réus do processo da Operação Rodin, que investiga a suspeita do desvio de R$ 44 milhões do Detran gaúcho, estão chegando ao fim. Nesta terça-feira, foi interrogado pela Juiza Simone Barbisan Fortes o lobista Lair Ferst, um dos denunciantes do suposto esquema.

O depoimento teve duração de quase seis horas. Ferst  declarou que ocorreu superfaturamento na contratação de empresas terceirizadas para a realização de exames da carteira de motorista e que parte do dinheiro seria destinado ao PMDB e ao PP. Também relatou que, a pedido do Professor José Antonio Fernandes, contratou mais empresas para incrementar os repasses. Desta forma, várias pessoas receberiam propina.

O advogado de Fernandes, Ciro Schmitz, enfatizou que todas as colocações de Ferst são infundadas. Uma carta de Ferst, chegou a ser usada para indiciar a ex-governadora Yeda Crusius. Nela, estavam relatos do uso de caixa dois na campanha eleitoral de 2006, irregularidades na compra da casa da governadora e arrecadação de propinas por agentes públicos.
http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=370732
Aeroviários e aeronautas anunciam greve no dia 22 em todo o País
Impasse nas negociações entre trabalhadores e empresas aéreas pode parar aeroportos na próxima semana.
Da Redação - 13/12/2011 11h34
Porto Alegre - Aeronautas e aeroviários aprovaram um indicativo de greve para o dia 22 de dezembro, em assembleias realizadas pelos sindicatos cutistas das categorias. Os trabalhadores defendem 10% de aumento salarial e 14% de aumento sobre os pisos. A proposta inicial era maior (13% e 20%, respectivamente), mas as categorias reduziram os índices para demonstrar boa vontade nas negociações. As empresas, por outro lado, não aceitam melhorar sua proposta, que prevê 3% de reajuste sobre os salários e aumento igual ao INPC sobre os pisos (equivalente a cerca de 6%).

Diante do impasse, não havendo avanços nas negociações, os sindicatos e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT) mobilizam os trabalhadores para dar início a greve no próximo dia 22. "Não podemos aceitar um reajuste menor do que a inflação, porque isso significaria que os trabalhadores ganhariam menos em 2012 do que recebem hoje. Também não abrimos mão do aumento real dos salários.

As empresas aumentaram as passagens em cerca de 56% nos últimos meses e o que estamos reivindicando é menos do que 3% desse aumento nas tarifas. Portanto, é justo e viável para as companhias", diz Celso Klafke, presidente da Fentac/CUT e do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre. Caso as negociações avancem antes do dia 22, as categorias realizarão novas assembleias para avaliar a proposta.
http://www.jornalvs.com.br/pais/362257/aeroviarios-e-aeronautas-anunciam-greve-no-dia-22-em-todo-o-pais.html
.

Nenhum comentário: