Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Opção de perdedor?

Por Siden* - 01.12.11 - 15:04
Todos nós fizemos nossas opções. Colhemos, no futuro, as consequências dessas escolhas, a curto, médio e em longo prazo.

Ao decidir partir ao confronto com o CPERS/Sindicato, o governo Tarso faz uma opção de perdedor.

No Rio Grande do Sul, nenhum governo que desrespeitou a educação passou impune.

O Executivo estadual que insiste em não apresentar uma proposta concreta aos educadores, menosprezando e desrespeitando o movimento reivindicatório dos Trabalhadores em Educação,  escolhe uma alternativa nada interessante para seu próprio futuro.

Muitos governos que ocuparam o Piratini no passado, ao fazer suas opções do momento, acreditavam que estavam derrotando os trabalhadores. O futuro, porém, mostrou quem estava sendo derrotado naquelas oportunidades.

Ao decantar o número de adesões à greve, o governo esquece de contabilizar os milhares de educadores que embora não em greve apoiam o movimento e estão vigilantes quanto ao resultado deste.

A greve, que  já é vitoriosa, porque teve o mérito de levar a toda a sociedade gaúcha o debate sobre reestruturação do Ensino Médio, pretendida pela Secretaria de Educação, como também conscientizar a população do Estado de que o governo Tarso não cumpre a Lei do Piso Nacional e ainda, não age com fidelidade às suas promessas de campanha, terá  ainda outros desdobramentos num futuro próximo, caso não sejam os motivos da paralisação bem equacionados agora.

O futuro do governo Tarso está em suas próprias mãos. Se partir à negociação colherá os frutos de uma sábia alternativa. Se continuar com sua atitude de arrogância e desrespeito terá feito a opção que despreza a sapiência e o bom senso daqueles que admiram o debate e a negociação no Estado democrático.

O povo gaúcho tem memória e a história comprova esse fato.

Volto a repetir: nesse Estado nenhum governo que desrespeitou a educação passou impunemente. Governador, ainda há tempo!

A categoria espera por aceno de boa vontade do Executivo que leve as partes envolvidas no conflito a chegar a uma solução para o impasse.

O CPERS/Sindicato fez a opção pelo diálogo, escolha em que ambos os lados sairão vitoriosos. Qual a opção do Governo?

Alternativas que não dialogam, intransigentes, são escolhas de perdedor. O passado garante essa máxima!

Siden Francesch do Amaral, Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

Moção de apoio e solidariedade ao CPERS/Sindicato
01/12/2011 15:19
As entidades abaixo-assinadas – seções sindicais do ANDES-SN (Sindicato Nacional de Docentes do Ensino Superior) no estado do Rio Grande do Sul e representantes dos docentes das universidades federais referidas – vêm a público manifestar sua irrestrita solidariedade aos professores da rede pública estadual que se encontram legitimamente em greve.

A remuneração digna dos trabalhadores da educação é condição indispensável para a  universalização da educação básica de qualidade.

É tarefa dos governos assegurar os recursos necessários para o cumprimento imediato do Piso Salarial Nacional, com respeito à carreira, através de políticas tributárias e orçamentárias compatíveis com o interesse da maioria da população.

10% do PIB para a Educação Pública já!

Assinam:
Seção Sindical do ANDES-SN na UFRGS

SEDUFSM – Seção Sindical dos Docentes da Universidade federal de Santa Maria - UFSM

APROFURG – Associação dos Professores da Universidade Federal de Rio Grande - FURG

ADUFPel – Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

SESUNIPAMPA – Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3073

Ato Público em São Leopoldo
01.12.11 - 10:50
Comunidade Escolar leopoldense percorre a rua Independência (rua Grande), nesta manhã ensolarada e com vento frio, num grande Ato Público, promovido pelos grêmios estudantis de São Leopoldo rumo a 2ª CRE.
Com gritos de ordem:

PROFESSOR É MEU AMIGO, MEXEU COM ELE MEXEU COMIGO!
ESTUDANTES NA RUA DEFENDENDO A EDUCAÇÃO!
Comando de Greve do 14° Núcleo do CPERS/Sindicato.

Atividades da greve movimentam regiões do estado nesta quinta
01/12/2011 10:10
Atividades da greve organizadas pelos educadores e estudantes estão movimentando diferentes regiões do estado nesta quinta-feira (01) para cobrar do governo o piso salarial e se posicionar contra a reestruturação do ensino médio.

Em São Leopoldo, região do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato, uma manifestação foi realizada nesta manhã.

Em Palmeira das Missões, (foto acima) estudantes e educadores trancaram o trânsito na manhã desta quinta numa das rodovias de acesso ao município.

Foto: Cristiano Estrela
Em Santa Cruz do Sul, região do 18º Núcleo, os educadores decidiram realizar uma vigília durante o dia em frente à 6ª Coordenadoria Regional de Educação.

Em Porto Alegre, (foto ao lado) estudantes do Colégio Inácio Montanha realizaram na Praça da Matriz o enterro simbólico do ensino médio.

Na manhã de quarta-feira (30), foi realizada uma concentração de estudantes de várias escolas de Getúlio Vargas. Reunidos na Escola Antonio Scussel os alunos se deslocaram em caminhada até a Praça Central, onde cantaram o Hino Rio Grandense.

Foram deixados na praça cartazes e faixas informando à comunidade os motivos da indignação contra a o projeto de reestruturação do ensino médio.
João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Fotos 01 e 03: Divulgação
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3071
.

Nenhum comentário: