Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

RS tem índice de tratamento de esgoto inferior à média nacional

Apenas 15,1% das cidades gaúchas possuíam rede de tratamento de esgoto em 2008. A média - inferior à nacional, que atingiu 28,5% - deixou o Rio Grande do Sul na 10ª pior colocação no ranking nacional, ficando à frente apenas de Roraima, Amapá, Tocantins, Sergipe, Amazonas, Pará, Rondônia, Piauí e Maranhão. Já São Paulo (78,4%), o Espírito Santo (69,2%) e Rio de Janeiro (58,7%) são os de melhor desempenho.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=234050
Maioria dos brasileiros ainda não tem acesso à rede de esgoto, diz IBGE
A maior parte dos domicílios brasileiros não tinha, em 2008, acesso à rede geral de esgoto e, nesse quesito, havia uma enorme discrepância entre as regiões brasileiras. Essas conclusões foram apontadas na última Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, divulgada nesta sexta-feira (20) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os dados da pesquisa foram coletados ao longo de 2008 e referem-se aos 12 meses anteriores à data de cada entrevista. Foram ouvidas prefeituras, companhias estaduais e municipais de saneamento básico, fundações, consórcios intermunicipais, empresas privadas da saneamento e associações comunitárias.

Segundo o levantamento, 56% dos domicílios brasileiros não possuíam, em 2008, ligação com a rede de esgoto, o que representa 32 milhões de unidades, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Embora a maioria dos brasileiros ainda não tenha acesso ao serviço, o percentual de domicílios atendidos subiu na última década, já que em 2000 66,5% das unidades não estavam ligadas à rede de esgoto --cerca de 31,8 milhões de domicílios, considerando dados do Censo 2000.

Em 2008, o percentual de domicílios sem rede de esgoto era maior na região Norte, onde 96,2% das unidades não eram atendidas. Nas regiões Nordeste e Sul, a proporção também era inferior à média brasileira, com 77,6% e 68,8% de domicílios, respectivamente, sem acesso. Apenas na região Sudeste a minoria das unidades não possuía rede de esgoto (31,2%).

Entre as unidades da federação, a população mais atendida era a do Distrito Federal (86,3% de domicílios com rede de esgoto), seguido por São Paulo (82,1%), Minas Gerais (68,9%), Rio de Janeiro (49,2%) e Paraná (46,3%). Na outra ponta do ranking, com as menores coberturas, estavam Amapá (3,5%), Pará (1,7%) e Rondônia (1,6%).
[...]
Abastecimento de água - A desigualdade regional também esteve presente, segundo a pesquisa, na distribuição de água por rede geral. No Brasil, 78,6% (45,3 milhões) dos domicílios eram abastecidos em 2008, contra 63,9% (34,6 milhões) em 2000.

Na região Norte, contudo, apenas 45,3% das casas recebiam água via rede em 2008. Em contrapartida, 87,5% dos domicílios na região Sudeste eram atendidos, quase o dobro do percentual do Norte. No Sul, 84,2% recebiam água; no Centro-Oeste, 82%; e no Nordeste, 68,3%.

O IBGE apontou ainda que 61,6% dos municípios brasileiros distribuíam água tratada, 6,2% oferece água parcialmente tratada e 6,6% entrega água sem qualquer tratamento. Piauí (24,3%) e Maranhão (21,8%) têm os maiores percentuais de municípios que não tratam a água.
[...]
Guilherme Balza, do UOL Notícias
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2561 

Senhor(a) Diretor(a) Geral:
Ao cumprimentá-lo(a), dirigimo-nos a Vossa Senhoria para solicitar que seja encaminhada, via e-mail (suzete@cpers.org.br) ou fax (51.3254.6081), impreterivelmente, até o dia 25-08-10, relação com o nome de todos(as) que estão vindo desse Núcleo para participar do Debate com os candidatos ao Governo do Estado, no dia 27-08-2010.

Informamos que tal solicitação se faz necessária tendo em vista que vamos confeccionar crachá de identificação, uma vez que o espaço onde acontecerá a atividade é limitado, como já é de conhecimento de todos(as).

Outrossim, informamos que os referidos crachás deverão ser retirados no local do evento – Salão São José, do Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael – a partir das 8 horas, com Suzete ou Fábio, pelo(a) Diretor(a) do Núcleo ou responsável pela delegação.

Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,
Secretaria Geral do CPERS/Sindicato.

Companheiros (as),
Lançamento do livro PT São Leopoldo 30 anos. História, Lutas e Vitórias.

Um livro sobre a memória e a história petista em São Leopoldo por Ibanês de Oliveira Mariano.

Para além da paixão militante, uma perspectiva histórica dos fatos que transformam a vida dos leopoldenses.

Dia: 25 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19:00 horas
Local: Sede do PT
Atenciosamente,
Secretaria PT/SL
Fone: (51) 3037 6833

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol." Pablo Picasso
www.suzanewonghon.com

Nenhum comentário: