Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 9 de abril de 2011

Educadores aprovam reajuste emergencial de 10,91%

Os trabalhadores estaduais da educação aprovaram, em assembleia geral realizada nesta sexta-feira 8, em Porto Alegre, o reajuste emergencial de 10,91% no salário para toda a categoria a partir de maio. Dez mil educadores participaram da assembleia.

O reajuste será estendido ao conjunto dos aposentados, incluindo aqueles que se aposentaram por invalidez ou proporcionalmente (Emenda 41) e aos funcionários de escola que estão fora do plano de Carreira.

A assembleia também aprovou a continuidade da luta pela implantação do piso nacional como básico das carreiras. A implementação do piso será garantida com a mobilização da categoria.

O calendário de mobilização dos educadores prevê a realização, no dia 28 de abril, de um ato público unitário dos trabalhadores organizados no Fórum dos Servidores Públicos Estaduais (FSPE).

Para o dia 11 de maio está prevista a realização de um dia estadual de paralisação pela implementação do piso e contra a retirada de direitos, com atividades regionais.

As atividades do dia foram encerradas com uma caminhada até a Praça da Matriz, onde foi realizado um ato público em conjunto com as demais entidades do FSPE.

A manifestação serviu para que os servidores deixassem claro que continuarão lutando por seus direitos e que não aceitarão alterações na previdência estadual e na lei que garante o pagamento das Requisições de Pequenos Valores (RPVs).

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Cristiano Estrela
Por Siden Francesch do Amaral, Professor Estadual e Diretor no 14º Núcleo.

Menina que agrediu professora, em escola da Capital, prestará serviços comunitários
08.04.11 - 17:02
A menina de 13 anos que agrediu uma professora, na quarta-feira (6), foi ouvida por juíza plantonista da Infância e Juventude, do projeto Justiça Instantânea, nessa quinta-feira (7). A magistrada decidiu que a menor terá que prestar serviços comunitários durante 18 semanas, além de passar por avaliações psicológicas e psiquiátricas, como medida protetiva. A direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Albuquerque, localizada no bairro Partenon, decidirá, junto à comunidade escolar, se a aluna será expulsa da instituição.

Na quarta-feira, a estudante da 5ª série estava brigando com um colega de aula, quando a vice-diretora Soraia Dornelles interveio e foi agredida no rosto pela menina. A professora registrou queixa na delegacia e suspendeu as aulas na escola na quinta-feira. A menina foi encaminhada ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), onde foi constatado que ela já possuía antecedentes por posse de entorpecentes.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=269292

Convite para Debate "OS DESAFIOS DA CULTURA NO BRASIL DE HOJE"
A todos os artistas da cidade, esta é uma boa oportunidade de saber um pouco mais sobre as políticas do Ministério da Cultura e também uma possibilidade de trocar idéias com o atual Secretário Executivo do MinC (e ex-secretário da Cultura de São Leopoldo) Vítor Ortiz.

A Secretaria Municipal de Cultura tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o evento que será realizado no dia 09 abril de 2011 (sábado).

Debate “OS DESAFIOS DA CULTURA NO BRASIL DE HOJE”

Com Vitor Ortiz – Secretário Executivo do Ministério da Cultura

Horário: 14h

Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo, sito à Rua Independência, 66 - Centro de São Leopoldo – RS.

Vamos todos participar!
Um abraço,
Rogério Tosca, Coordenador de Artes Visuais - SMC
Por Suzane Wonghon, Professora Estadual e Artista Plástica.

Deputado Alceu Moreira é condenado por improbidade administrativa
Decisão se refere a contratação de duas atendentes, em 2001, quando era prefeito de Osório
08.04.11 - 19:21
O deputado federal Alceu Moreira foi condenado, nessa tarde, pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por improbidade administrativa. A decisão se refere a contratação de forma irregular de duas atendentes, em 2001, quando Moreira era prefeito de Osório, no litoral norte. Na ação, o Ministério Público pedia a condenação do político por efetuar 23 contratações temporárias sem as características de excepcional interesse público.   Para o Desembargador-relator, Luiz Felipe Silveira Difini, salvo as contratações para o cargo de atendente, todas as demais encontram expressa autorização nas leis municipais de Osório. O valor da multa, que corresponde a um mês de salário do prefeito na época, deverá ser destinado ao Fundo de recuperação de Bens Lesados, previsto na Lei da Ação Civil Pública.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=269322

Presidente da Assembleia apoia I Forum da Igualdade
Antonio Oliveira - MTB 3403 - 09:50 - 08/04/2011
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
O presidente do Parlamento gaúcho, deputado Adão Villaverde (PT), apoia a realização do I Forum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária, que acontecerá no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa, nas próximas segunda (11) e terça-feiras (12). A promoção é da Central Única dos Trabalhadores (CUT- RS) e da Coordenação dos Movimentos Sociais do RS.

O Fórum debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório. Villaverde, que participará da abertura oficial do Forum, diz que "este é um debate que se faz cada vez mais necessário, pois sem igualdade a democracia é meramente formal". No encerramento, haverá, dia 12, às 16h, a Marcha da Igualdade, que sairá da Praça da Matriz, Rua Riachuelo e Avenida Borges de Medeiros, até o Largo Glênio Peres, onde haverá ato público de encerramento.

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão, o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil e o marco regulatório serão analisados pelos painelistas, que discutirão também a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS, é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. “Estamos muito atrasados no que diz respeito à comunicação no nosso país. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”, afirma o presidente da CUT-RS, Celso Woyciechowski.
[...]
Programação

Segunda-feira (11)
Pela manhã, instalação das redes alternativas de comunicação, exposições (espaço Vestíbulo Nobre/AL);
12h30- 13h30: Programação Cultural
13h30: MESA DE ABERTURA
• Coordenador: Celso Woyciechowski
• Autoridades convidadas
14h - 16h: DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O MARCO REGULATÓRIO
• Coordenador: Celso Woyciechowski
Panelistas:
• Professor Venício Lima
Debatedores:
• Rosane Bertotti
• Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, professor Celso Schroeder
16h - 17h30: A BLOGOSFERA PROGRESSISTA E O AI-5 DA INTERNET
• Panelistas:
• Marcelo Branco
• Maria Frô
• Marco Aurélio Weissheimer
• Eugenio De Faria Neves
17h30 - 21h: ATIVIDADES AUTOGESTIONÁRIAS (Oficinas)

Terça-feira, 12
8h - 12h: DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: EXISTE LIBERDADE SEM IGUALDADE?
Panelistas:
• João Pedro Stédile
• Pedrinho Guareschi
Debatedores:
• Vito Gianotti
• Verena Glass
13h30 - 16h: PAPEL DO ESTADO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
Debatedores:
• Altamiro Borges
• Vera Spolidoro
• Bia Barbosa
16h: MARCHA DA IGUALDADE E ATO DE ENCERRAMENTO NO LARGO GLENIO PERES
Trajeto:
• Dinâmica: ato político, leitura da carta de Dacar
• Praça da Matriz, Riachuelo, Borges, Largo Glênio Peres
Durante os dias do Fórum haverá no espaço Vestíbulo Nobre da AL (ante-sala do Teatro Dante Barone) rádios web, exposição fotográfica e humorgráfico.

Para mais informações, acesse:
Site oficial: www.forumdaigualdade.org.br

http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=258543

Obras da EMEI Vicentina recebem visita do Prefeito Vanazzi
A comunidade do Bairro Vicentina, ao chegar em casa no final da tarde dessa quinta-feira (7) foi surpreendida com a visita do prefeito Ary Vanazzi às obras da nova Escola Municipal de Educação Infantil Vicentina. Ao lado da secretária municipal de Educação Leocádia Schoffen e demais representantes municipais, o prefeito conheceu de perto o andamento das obras, que teve início em janeiro de 2011.

Localizada na Rua Armino José Tomazzi, a EMEI Vicentina é uma solicitação da comunidade através do Orçamento Participativo. ‘’Estamos preparando este espaço para que mais de 130 crianças da Grande Vicentina tenham acesso à educação e à cidadania’’, afirma Vanazzi. A EMEI está orçada em R$ 1.257.000,000 e terá cinco salas de aula e dois berçários, além de lactário, refeitório, cozinha, despensa, vestiário, copa para funcionários, sanitários e área administrativa: infraestrutura para atender crianças de zero a seis anos. ‘’A EMEI vai estar disponível para atender centenas de crianças no turno integral.’’, conclui a secretária Leocádia

Por Luiz Fernando Heylmann
Boa Luta!

Por Marilene Kerkhoff, Psicóloga no Lar São Francisco - SL.


DNA do Criador
De todas as opções que a vida oferece a cada passagem de tempo,
aquela que nos obriga a parar e pensar naquilo que estamos fazendo,
é a mais sábia ferramenta de mudança que possuímos.

Ora, enquanto é dia, caminhamos sem dificuldades,
enquanto somos jovens, comemos de tudo,
bebemos até ultrapassarmos os limites que não temos,
as drogas são experimentadas como se fossem balas de açúcar,
os desatinos se seguem, as paixões se sucedem,
quebramos a cara, sofremos, choramos...

Chega então aquela hora, em que acreditamos ter chegado ao fundo do poço,
onde deixamos de reclamar dos outros, de delegar problemas,
e reconhecemos as nossas dificuldades, nossos erros.
Momento de reflexão...

Em qualquer momento onde a dor nos faça companhia,
não é sábio se fazer de vítima, nem tampouco,
se apresentar como sofredor martirizado,
como aquele que cansado, deixa de lutar.

Pelo contrário, é tempo de encarar nossas falhas,
sem as lentes coloridas dos "amigos" que sumiram,
do mundo que é cheio de "pseudo-caminhos fáceis",
onde a entrada é sempre florida, e a saída,
quando aparece, é cercada de espinhos.

Faça-se forte!
Reconheça-se capaz de vencer qualquer obstáculo,
e se não der para ir por esta rua, vá por aquela.
Se não pode ser pelo morro, vá pelo mato,
ande na areia, na grama, no barro,
mas, não pare, não desista de você.

A vida é benção sem medidas, presente que não se compara,
e você, alma querida, é semente cheia de frutos,
armazenados em seu íntimo com muito amor.
Não se esqueça nunca:
você tem o DNA do seu Criador.
E Deus, Deus é amor.

Paulo Roberto Gaefke

Colaboração: Marilene Kerkhoff, Psicóloga.

IV Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e Conselhos de Direitos será em 28 e 29 de abril
Gisele Ortolan - MTB: 9777 - 17:43 - 08/04/2011
O IV Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares e Conselhos de Direitos da Criança acontece nos dias 28 e 29 de abril e vai discutir a Efetivação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A atividade é promovida pela Assembleia Legislativa e pela Frente Parlamentar Estadual em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, presidida pelo deputado estadual Miki Breier (PSB).

No dia 28, será feito o credenciamento a partir das 18hs. O documento pode ser preenchido com antecedência e entregue na sala João Neves da Fontoura – Plenarinho, onde, a partir das 19h acontece o debate sobre o PL-220. De autoria do deputado Miki Breier, o projeto fixa as condições mínimas para as atividades do Conselho Tutelar e do Conselheiro Tutelar.

No dia 29, as atividades se concentram no Teatro Dante Barone. Às 9h será feita a abertura oficial do evento. Às 10h acontece a Palestra Magna com a Ministra da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, Maria do Rosário.
[...]
http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=258678&txtIdTipoMateria=3

No RS, produtores preparam mobilização contra Doux
08.04.11 - 20:24
A comissão de integrados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), em nota distribuída nesta sexta-feira (8), anunciou que fará mobilização de produtores a partir do dia 19. A ação visa a pressionar a Doux Frangosul a apresentar uma posição definitiva sobre o pagamento dos lotes em atraso aos produtores integrados.

De acordo com o presidente da entidade, Elton Weber, a comissão vai aguardar uma posição da companhia até o dia 15. "Após essa data, é mobilização", avisa. Hoje, a Fetag recebeu um documento da Doux, que, conforme a entidade, não apresentava uma proposta para a quitação dos débitos.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=269333

Nenhum comentário: