Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 19 de abril de 2011

Temporal deixa 3 mil alunos sem aulas em Taquara

18.04.11 - 12:00
Imagem: Ilustração
A chuva intensa e o vento forte que atingiram a cidade de Taquara, no Rio Grande do Sul, no domingo (17), deixam 3 mil alunos da rede municipal sem aulas, nesta segunda-feira (18). Segundo a prefeitura, há registros de alagamentos, imóveis destelhados e falta de energia elétrica na cidade

“Estamos com mais de 50% da rede municipal de ensino sem aulas. Dos cerca de 5 mil alunos que temos matriculados, mais de 3 mil estão sem aulas porque seis escolas foram destelhadas ou estão sem energia elétrica. Também há um posto de saúde no bairro Mundo Novo que foi afetado e não está funcionando. Esperamos normalizar a situação ainda nesta semana”, diz o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler.

A Defesa Civil do município ainda trabalha no levantamento dos prejuízos causados pelo temporal e deve encaminhar à Defesa Civil Estadual, ainda nesta segunda, uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

“Ontem conseguimos que famílias afetadas fossem acomodadas em casas de vizinhos e parentes, mas acredito que cerca de 20 famílias tenham que ser levadas a abrigos públicos. Há também famílias em áreas de risco e como a previsão é de mais chuva nesta semana, nossa prioridade é retirar essas pessoas de suas casas", afirma Hugentobler.

Segundo o prefeito, não há registro de feridos ou desaparecidos. "Tivemos muitos pontos de alagamento e mais de 80 árvores tiveram que ser cortadas para a liberação de estradas e vias. Ainda assim, os prejuízos foram só materiais", diz. Os bairros mais afetados pelo temporal em Taquara foram Santa Maria, Eldorado, Santa Rosa e Medianeira.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=270693
Por Siden

Oito municípios decretam Situação de Emergência em função da chuva
18.04.11-18:34
No final da tarde desta segunda-feira (18), a Defesa Civil recebeu os decretos de Situação de Emergência de Parobé e Mato Leitão. Ao todo, oito municípios já encaminharam documentação.

Anteriormente, os municípios de Forquetinha, Sério, Santa Clara do Sul, Cruzeiro do Sul, Boqueirão do Leão e Ijuí já haviam decretado situação de emergência. Cacequi, Taquara, Parobé, Canudos do Vale, Venâncio Aires e Santa Maria enviaram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

Texto: Assessoria de Comunicação Social/Defesa Civil
http://www.estado.rs.gov.br/direciona.php?key=Y2FwYT0xJmludD1ub3RpY2lhJm5vdGlkPTkxMjAwJnBhZz0wJmVkaXRvcmlhPSZtaWRpYT0mbWVudT0mb3JpZz0x

Enem vai substituir exame de desempenho de alunos que entram no curso superior
Amanda Cieglinski, Repórter da Agência Brasil - 18/04/2011 - 15h54
Brasília – A partir deste ano, os alunos que tiverem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 ou 2010 não serão obrigados a fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores de instituições públicas e particulares. Na edição deste ano, cujas provas estão marcadas para 6 de novembro, serão avaliadas 26 graduações e cursos tecnológicos. A substituição vai valer apenas para os alunos que estão entrando no curso superior.
[...]
A inscrição dos alunos é de responsabilidade da instituição e deve ser feita de 18 de julho a 19 de agosto pela internet. São considerados alunos ingressantes aqueles que tenham iniciado o curso em 2011. Já os concluintes são aqueles que tenham expectativa de formatura em 2011 ou que tiverem cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo.
[...]
Apesar de dispensados da prova, os ingressantes que tiverem participado do Enem devem ser inscritos no Enade normalmente, para efeito de cadastro. [...]

Em 2011, serão avaliados os cursos superiores em arquitetura e urbanismo, engenharia, biologia, ciências sociais, computação, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, química, pedagogia, educação física, artes visuais e música. Também participam do Enade os alunos de cursos técnicos em alimentos, construção de edifícios, automação industrial, gestão da produção industrial, manutenção industrial, processos químicos, fabricação mecânica, análise e desenvolvimento de sistemas, redes de computadores e saneamento ambiental. A portaria com as regras do Enade 2011 foram publicadas segunda (18), no Diário Oficial da União.

Edição: Lana Cristina
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-18/enem-vai-substituir-exame-de-desempenho-de-alunos-que-entram-no-curso-superior

Homem é assaltado ao tentar roubar carro em Porto Alegre
Um trio interrompeu a ação, levou a arma do criminoso e o veículo da vítima.
Da Redação - 18/04/2011 às 10:11
Porto Alegre  - Ao deixar a namorada em casa no início da noite deste domingo, bairro Jardim Itú-Sabará, zona Norte da Capital, um rapaz foi abordado por um homem armado. Quando ele entregava as chaves da caminhonete Ecosport ao ladrão, um trio de criminosos chegou em um Prisma e rendeu o assaltante.

Os três ladrões levaram a arma do primeiro assaltante, e a Ecosport, com a vítima junto, que foi liberada na avenida Baltazar de Oliveira Garcia, próximo ao Centro Vida. O Prisma, registrado como roubado, foi abandonado no local. O primeiro criminoso fugiu e não foi preso.
http://www.jornalvs.com.br/violencia/315376/homem-e-assaltado-ao-tentar-roubar-carro-em-porto-alegre.html

Aumento salarial será de 12% para profissionais da educação e da saúde
18.04.11 - Bolívia - Karol Assunção, Jornalista da Adital
Após 36 horas de negociação realizada nesse final de semana, representantes do Governo de Evo Morales e integrantes da Central Operária Boliviana (COB) concordaram em estabelecer um aumento salarial de 12% para profissionais dos setores da saúde e da educação. De acordo com o anúncio divulgado hoje (18), inicialmente, o aumento será de 11%, com o compromisso de que Governo e sindicalistas busquem financiamento para o 1% restante.

"Os dirigentes da COB solicitaram verificar nas contas estatais de algumas áreas se é possível utilizar parte desses recursos para somar e conseguir um reajuste final de 12%”, revelou César Navarro, vice-ministro da Coordenação com os Movimentos Sociais, em coletiva de imprensa.

Segundo ele, o encontro foi "frutífero para o Governo e os sindicatos porque se demonstrou que mediante o diálogo, e não a confrontação, pode-se conseguir acordos que beneficiem os trabalhadores”. O reajuste salarial ocorrerá no mês de agosto, mas será retroativo ao mês de janeiro.

O aumento de 12%, entretanto, só contemplará os setores da saúde e da educação. Profissionais das Forças Armadas, do setor privado e do restante da administração pública continuarão com o aumento de 10% proposto pelo Governo em fevereiro passado.
[...]
"A paz e a tranquilidade deve retornar a Bolívia, uma vez que se demonstrou que os problemas podem ser solucionados na base do diálogo, e não da confrontação”. Isso foi o que disse o ministro da presidência, Oscar Coca, após o anúncio do acordo entre sindicalistas e Governo.

De acordo com ele, a realização de manifestações e conflitos nas ruas não será justificada, visto que autoridades governamentais e sindicais entraram em consenso durante as negociações ocorridas nesse final de semana. Na semana passada, manifestantes e policiais se confrontaram nas ruas de La Paz.

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=55666

Chuva e vento não param de castigar as cidades da região
Taquara, Parobé, Sapiranga e Pareci Novo enviaram Decreto de Emergência na segunda-feira.
Susi Mello*/ Da Redação - 19/04/2011 às 07:49
Novo Hamburgo  - A semana começou com trabalho de reconstrução na região. A chuva, vento e o granizo de domingo deixou um saldo de transtornos e estragos nos vales do Sinos, CaíeParanhana. Mais de 2,3 mil imóveis, entre residências, empresas e escolas ficaram destelhados em pelo menos sete municípios. Pareci Novo, Parobé, Sapiranga e Taquara encaminharam ontem Decreto de Emergência para a Defesa Civil do Estado.

Em Taquara, oito escolas foram danificadas, deixando 2.930 alunos sem aula e devem retornar na próxima semana, diz o prefeito Délcio Hugentobler. Já em Parobé, de acordo com a prefeita Gilda Kirsch, mais de 1,4 mil residências foram atingidas. Cerca de 30 pessoas estão desabrigadas nas duas cidades.

Além de equipes de obras e da Defesa Civil, as das companhias de energia elétrica também trabalharam ontem. No domingo, foram 69 mil clientes (19 mil da RGE e 50 mil daAES Sul) atingidos com a falta de luz. A RGE informou que ontem havia recuperado 80% dos prejuízos na sua rede de distribuição no Vale do Paranhana. Já a AES Sul destacou que até às 22 horas de ontem, a previsão era de restabelecer energia em Sapiranga, Dois Irmãos e Ivoti.

PELA REGIÃO

Araricá - Cerca de 40 imóveis, entre residências, empresas e escolas tiveram telhas destruídas pela chuva, vento e granizo. Houve pequenos alagamentos. Famílias chegaram a ficaram sem luz por 9 horas

Nova Hartz - Quedas de árvores interromperam o trânsito. A estrada de Araricá e uma na Comunidade de Campo Pinheiro foram liberadas ontem pela manhã. A farmácia do Posto de Saúde no bairro Primavera teve destelhamento parcial e 50% da cidade ficou sem energia elétrica. Duas famílias foram notificadas para sair de uma área de risco de deslizamento, no bairro Bela Vista

Novo Hamburgo - A chuva causou alagamentos próximo aos arroios Luiz Rau e Pampa.ADefesa Civil hamburguense indicou que o nível do Rio dos Sinos chegou a 6,8 metros, às 17 horas de domingo.O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Luiz Fernando Farias, adianta que hoje será reconstruída uma ala que ruiu na ponte da Av. Nações Unidas com a Rua Joaquim Nabuco

Pareci Novo - Os maiores prejuízos foram na agricultura e nas estradas. Além das estradas municipais, onde ocorreram alagamentos e muitas ficaram esburacadas, os acessos às propriedades também foram danificados. Há prejuízos em lavouras como de citrus, goiabas, aipim, milho, pêra e caqui e em algumas propriedades a perda ultrapassa 50% da produção

Paranhana é atingido

Taquara/Parobé - O Vale do Paranhana foi um dos mais atingidos pela chuva e vento de domingo. Taquara teve destelhamentos de casas, quedas de árvores que atingiram residências e redes elétricas, de marquises, além de alagamentos. Bairros registraram falta de luz por mais de 24 horas. O funcionário público Vanderlei Zardim, 41, passouodia consertando o telhado de vizinhos na Rua Germano Paiva, bairro Mundo Novo. “É uma forma de agradecer por eu não ter tido minha residência danificada”. Aprefeita de Parobé, Gilda Kirsch, diz que os quatro cantos da cidade tiveram problemas como estradas danificadas, casas destelhadas e árvores caídas.

Sapiranga registra prejuízos

Sapiranga -A chuva causou destelhamentos em Sapiranga, principalmente no bairroAmaral Ribeiro. Conformeointegrante da Defesa Civil Everton Fernando de Souza cerca de 60 casas foram atingidas.Adona de casa Sirlei de LimaVargas Pagno, 42 anos, não sabia o que fazer em sua casa que teve parte do telhado destruído, na Rua Margarida. “Ainda está molhando dentro de casa porque não para de chover. Estou um pouco assustada porque nunca passei por isso. Tiramos vários móveis do lugar, mas não adianta limpar agora.”

Prioridades no município

O prefeito Délcio Hugentobler destaca que há muitas pessoas solicitando ajuda. “Estamos dando prioridade para residências com idosos e crianças. Pelo volume de danos, acreditamos que as aulas retornarão apenas na semana que vem.”

Solidariedade com famílias

O prefeito Nelson Spolaor diz que foi decretada situação de emergência ontem. “Nesse momento precisamos ser solidários, com distribuição de lonas, com as retiradas de árvores e acompanhando da AES Sul para o reestabelecimento da energia”, frisa.

E OS PRÓXIMOS DIAS

Terça e quarta-feira

Tempo encoberto. Nuvens, com chance de instabilidade passageira, mas pode ter períodos com abertura de sol. A mínima é de 15 e a máxima é de 23 graus. Quarta-feira, sol e chuva. Temperatura varia entre 17 e 29 graus

No feriadão

O tempo fica mais instável e há mais probabilidade de chuva. Não se pode descartar chuvas fortes e localizadas. De quinta a domingo as mínimas ficam na casa dos 20 graus e as máximas não passam de 25 graus

* Participaram desta reportagem Ana Paula Feyh e Ana Cristina Knewitz
http://www.jornalvs.com.br/clima/315568/chuva-e-vento-nao-param-de-castigar-as-cidades-da-regiao.html
 

Nenhum comentário: