Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

domingo, 31 de outubro de 2010

Dilma Rousseff é a primeira mulher presidente do Brasil

Divulgação começou à 19 horas para não influenciar eleitores de Estados sem horário de verão.
Da Redação - Domingo, 31 OUT 2010 - 22h15
   
Brasília - A candidata do PT, Dilma Rousseff, é matematicamente a primeira mulher eleita como presidente do Brasil. Com 99,51% dos votos apurados, ela aparece na frente com 55.547.134 (56,01%), contra 43.619.839 (43,99%) do tucano José Serra. A abstenção até o momento é de 29.054.119 (21,47%).

Atualizada às 22h15.

Foto: Artes/GES

http://eleicoes.jornalnh.com.br/noticia,cd-289880,ELEICOES:DILMA+ROUSSEFF+E+A+PRIMEIRA+MULHER+PRESIDENTE+DO+BRASIL.htm

Dilma vota em Porto Alegre ao lado de Tarso Genro


PORTO ALEGRE - A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, votou na manhã deste domingo, por volta das 9h, na Escola Estadual Santos Dumont, no Bairro Assunção, em Porto Alegre. Ela estava acompanhada do governador eleito Tarso Genro (PT). Na saída a candidata fez o "V" da vitória e posou para fotos ao lado de eleitores.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/409626-Dilma_vota_em_Porto_Alegre_ao_lado_de_Tarso_Genro.html

Lula confia em vitória de Dilma e prevê "grande Governo"
Pesquisas apontam a petista como a favorita, com as intenções de voto oscilando entre 50% e 56%.
Lula vota e pede continuidade de projetos a novo presidente do País

São Paulo - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, após votar na cidade de São Bernardo do Campo, que a candidata governista à Presidência, Dilma Rousseff (PT), seguirá sua linha política e fará um grande Governo se for eleita.

"Não tenho nenhuma dúvida de que ela vai fazer um grande Governo para este país", disse Lula na cidade paulista onde iniciou sua carreira de sindicalista e político na década de 70.

Lula, que se mostrou otimista com o resultado das eleições, defendeu um Governo republicano, no qual governadores e prefeitos da oposição não sejam discriminados, e disse que Dilma aprendeu isso com ele.

As pesquisas apontam a petista Dilma como a favorita para o pleito, com as intenções de voto oscilando entre 50% e 56%. Já o tucano José Serra teria, de acordo com as enquetes, algo em torno de 43% da preferência.

O presidente lamentou o que chamou de campanha de ódio da oposição e disse que a candidata governista foi vítima de preconceitos por ser mulher.

"Temos que aproveitar a campanha para elevar o nível de consciência da população brasileira", disse Lula, que também questionou o peso da religião na campanha, referindo-se sobretudo ao debate em torno do aborto, que tirou votos de Dilma no primeiro turno das eleições.

Na entrada do colégio eleitoral Lula foi abordado por humoristas de um programa de televisão que entregaram a ele um pijama e pantufas, que seriam para ser usados a partir de 1º de janeiro, quando entregará o poder a seu sucessor.

O presidente irá acompanhar o desenvolvimento da apuração no Palácio da Alvorada, em Brasília.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-192,cd-289769.htm

sábado, 30 de outubro de 2010

Debate na Globo e balanço geral

No debate de ontem,  na Globo, que articulou uma nova forma para o programa,  não teve espaço para  circular o denuncismo. O candidato tucano arrancou alguns sorrisos irônicos da platéia quando disse que ministrava aulas para a 4ª série.

Sinceramente,  o cinismo do candidato tucano me surpreendeu nessa campanha. Como também me surpreendeu a qualificação, o preparo da candidata petista nos debates. Todos aqueles que acompanharam os debates,  perceberam que o conhecimento de Serra é muito superficial em vários assuntos.

Mas,  fazendo um balanço da campanha, especialmente do 2º turno, confesso a vocês que nunca imaginei que uma campanha eleitoral pudesse chegar ao extremo da baixaria que chegou.  É lamentável. Os artifícios usados pela campanha tucana, tentando reverter a derrota, indicada nas pesquisas e nas urnas no 1º turno,  foram de causar náuseas...

E por falar em pesquisas, é bom lembrar que, quem garante a eleição do candidato, é o voto na urna e não tendências em pesquisas, por isso, é vital, que a militância continue forte, tanto nas ruas como na blogosfera.

Falando em blogosfera... Essa é a primeira eleição de forte militância virtual. Nesta eleição, a influência da internet, na decisão do voto pelo eleitor, será de significado considerável.

A internet venceu a Globo. Graças a blogosfera, a farça da rede Globo, no caso da bolinha de papel, foi desmontada num curto espaço de tempo.
Na verdade, essa rede de blogueiros voluntários, incansáveis, conseguiu fazer um contraponto a altura da mídia tradicional tendenciosa.


Nesse sentido, destacando a importância da internet no mundo da comunicação atual, lembro dois parágrafos de um artigo que escrevi  (Divisor de Águas) e  foi destaque em blogs e sites:
"Nessas circunstâncias, só cabe àqueles que “se achavam todos poderosos” da mídia tradicional perder sua arrogância. Pois, esses não mais detêm o monopólio da informação e paulatinamente, começam a perder o privilégio de serem formadores de opinião.
Assim, muitos comunicadores da mídia tradicional que se achavam o supra-sumo de credibilidade jornalística começam a ser desmentidos em blogs e em sites e a dita imparcialidade desses começa a ser contestada."
A todos os militantes virtuais,  pelo trabalho brilhante e exaustivo nessa campanha eleitoral,  o meu abraço cordial.

Finalmente, acredito que neste domingo estaremos sendo protagonista de um momento histórico, elegendo a 1ª presidenta do Brasil.
Boa eleição a todos!

Siden Francesch do Amaral - Cidadão brasileiro

Funcionamento da sede central do CPERS/Sindicato no feriado

Devido ao feriado do próximo dia 02 de novembro (Finados), a sede central do CPERS/Sindicato, em Porto Alegre (RS), não funcionará também na segunda-feira 01. As atividades serão retomadas na quarta-feira 03. Durante o feriado, apenas o alojamento atenderá normalmente os associados da entidade.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Nova descoberta do pré-sal pode dobrar reservas de petróleo no Brasil
29.10.10 - 15:49
A ANP (Agência Nacional do Petróleo) informou nesta sexta-feira (29) que a reserva de Libra, na Bacia de Santos, tem de 3,7 a 15 bilhões de barris de óleo equivalente. O mais provável, no entanto, é que a área tenha 7,9 bilhões de barris, segundo relatório da certificadora Gaffney, Cline & Associates.

Se o potencial chegar a 15 bilhões, será a maior área já descoberta e vai mais que dobrar as reservas brasileiras, já que as confirmadas até o momento somam 14 bilhões de barris.

A descoberta já havia sido confirmada pela ANP e o diretor-geral da agência, Haroldo Lima, disse que o potencial seria divulgado nesta sexta.

A área de Libra pertence à União, e foi a segunda a ser perfurada pela Petrobras para a ANP. Antes, o prospecto de Franco havia sido explorado, e as estimativas apontaram reservas recuperáveis de até 5,45 bilhões de barrias de petróleo e gás natural.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=245456

Trensurb abre licitação para obra de aeromóvel no RS
30.10.10 - 08:04
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), vinculada ao Ministério das Cidades, abriu concorrência para a contratação da execução das obras civis da ligação por via elevada entre o Aeroporto Internacional Salgado Filho e a linha 1 do Sistema Trensurb por meio de aeromóvel. A decisão está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A concorrência para a contratação das obras será realizada sob a modalidade de menor preço. As propostas serão recebidas no dia 9 de dezembro deste ano, na sede da Trensurb, na capital gaúcha.

O sistema aeromóvel, com tecnologia nacional, é constituído por veículos suspensos, impulsionados a ar. Conforme informações do Ministério das Cidades, o trajeto terá 944 metros e terá duas estações de embarque, com percurso em 90 segundos. A linha contará com dois veículos, um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300 pessoas. Há previsões de que a linha entre em operação no segundo semestre do próximo ano.

Dados do Ministério das Cidades indicam que todo o projeto receberá investimentos de R$ 29,9 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa de 2014. No começo de setembro, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, esteve em Porto Alegre para assinar o contrato do projeto. O contrato entre a empresa Aeromóvel do Brasil S.A., que vai fornecer os veículos, e a Trensurb, já foi firmado. Uma linha experimental do aeromóvel funciona na avenida Loureiro da Silva, em Porto Alegre, desde 1983.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=245527

Vamos descontrair com humor, na véspera da Eleição

Um cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma enorme parede com relógios atrás dele.

Ele perguntou: – O que são todos aqueles relógios?

São Pedro respondeu: – São Relógios da Mentira. Todo mundo na Terra tem um Relógio da Mentira.
Cada vez que Você mente, os ponteiros de seu relógio movem-se.

- Oh!! – exclamou o cidadão – De quem é aquele relógio ali?

- É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu.

- E aquele, é de quem?

- É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida.

- E o Relógio do Serra, também está aqui?

- Ah! O do Serra está na minha sala.

- Ué – espantou-se o cidadão, – por quê?

E São Pedro, rindo, respondeu:

- Estou usando como ventilador de teto.

Por Nelsinho e Ana Matias Gama.


Número dos "indecisos" preocupa Dilma e Serra
E no Jornal de Angola encontramos esta reportagem interessante (o título não combina muito com a reportagem)
Sábado, 30 de Outubro 2010 - 13:14 (Horário de Angola)
Qualquer campanha eleitoral é sempre uma oportunidade para lançar ataques verbais, ou mesmo agressões físicas, contra adversários. Alguns aproveitam para fazer difamações com recurso a mentiras descaradas, como aconteceu recentemente no Brasil.

O caso mais grave aconteceu no dia 17 do mês em curso, quando a Polícia Federal apreendeu dois milhões de panfletos anti-Dilma na gráfica Pana pertencente à irmã e ao sobrinho de um dos mais influentes coordenadores da campanha do PSDB, Sérgio Kobayashu. A partir daí, pouco a pouco, vinham à superfície os contornos de uma “guerra” suja comandada pela central de boatos instalada no quartel-general de José Serra, na Grande São Paulo.

Soube-se que o ex-governador de São Paulo, na ânsia de chegar ao Palácio do Planalto, aliou-se aos grupos ultraconservadores, incluindo o sector radical da Igreja Católica, através do bispo da diocese de Guarulhos, na Grande São Paulo, D. Luís Gonzaga Bergonzini, um dos principais opositores ao Partido dos Trabalhadores (PT).

Ultraconservador de gema, foi ele que assinou a carta a autorizar a impressão dos panfletos e ordenou que os padres da sua diocese os distribuíssem durante as missas. Mas a sua acção foi repudiada pelo frei Francisco Gonçalves de Sousa no dia 16 deste mês, no decorrer da homenagem a São Francisco, em Canindé (Ceará). Na presença de José Serra, o religioso pediu para que deixasse de acusar a candidata do PT em nome da Igreja porque “não é a melhor forma de fazer política”.

Como o crime não compensa, nos próximos dias, os principais protagonistas, leia-se “santinhos” da “guerra” suja, nomeadamente D. Luís Gonzaga Bergonzini e o seu comparsa Kelmon Luís da Silva Sousa, líder da associação Theotokos, uma organização católica ultraconservadora e membro do denominado Partido Monarquista Brasileiro, vão prestar depoimentos à Polícia Federal, em São Paulo, pelos crimes eleitoral, calúnia e difamação, previstos e puníveis na Lei penal do Brasil.

Essa “baixaria” valeu um “cartão amarelo” a José Serra pela falta de seriedade porque um candidato a Presidente da República deve ser exemplar perante a sociedade. Na sequência desse episódio, Dilma divulgou um manifesto em que assumiu o compromisso de não ­encaminhar ao Congresso qualquer iniciativa que ampliasse as possibilidades de aborto ou que autorizasse a casamento homossexual.

Aumentam os indecisos

O aumento do número de pessoas indecisas começa a preocupar os dois lados, sobretudo o de José Serra para tentar reduzir a desvantagem percentual. Especialistas contactados pelo Jornal de Angola disseram que são 17,5 milhões com possibilidade de boicotar a segunda volta no domingo. Ontem, os dois candidatos participaram no terceiro debate televisivo na Rede Globo, considerado mais “pacífico” em relação aos dois anteriores na TV Bandeirantes e na Rede Record. Por coincidência, ambos encerram hoje a campanha eleitoral em Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.

A terceira classificada na primeira volta, senadora Marina Silva, candidata do Partido Verde, deixou transparecer a sua “preferência” numa entrevista concedida à revista Veja. Talvez por uma questão de “solidariedade” feminina, ela afirmou que “muitos no PV vão votar na Dilma”.

Para que não fosse mal interpretada, esclareceu que não falou em nome do partido. A América Latina prepara-se para acolher mais uma mulher no cargo de Presidente, depois da Argentina e do Chile. Para o Brasil, é a primeira na história desse país de língua oficial portuguesa e membro da CPLP.

http://jornaldeangola.sapo.ao/13/0/numero_dos_indecisos_preocupa_dilma_e_serra


Paulo Preto e os negócios em família

Atualizado em 30.Out.10 - 22:46

 Empresa de transportes criada pelo genro e pela mãe do ex-diretor do Dersa alugou guindastes às empreiteiras que construíram o rodoanel paulista

Alan Rodrigues, Claudio Dantas Sequeira e Sérgio Pardellas
À medida que são esmiuçados os passos de Paulo Vieira de Souza, o Paulo Preto, nos subterrâneos do governo tucano, vão ficando cada vez mais claras as relações comprometedoras do ex-diretor do Dersa com as empreiteiras responsáveis pelas principais obras de São Paulo. Em agosto, quando trouxe a denúncia formulada por dirigentes do PSDB do sumiço de pelo menos R$ 4 milhões dos cofres da campanha de José Serra à Presidência, ISTOÉ revelou que a maior parte da dinheirama fora arrecadada junto a grandes empreiteiras responsáveis pela construção do rodoanel. Agora é descoberto um elo ainda mais forte entre o engenheiro e as construtoras da obra, considerada uma das vitrines do governo tucano em São Paulo. A empresa Peso Positivo Transportes Comércio e Locações Ltda., de propriedade da mãe e do genro do ex-diretor do Dersa, prestou serviços para as obras do lote 1 do trecho sul do rodoanel por um período de, pelo menos, três meses no ano de 2009. A informação foi confirmada à ISTOÉ pela Andrade Gutierrez/Galvão, do consórcio de empreiteiras contratado pela obra. Os serviços consistiram no fornecimento de guindastes para o transporte e a elevação de cargas. “A empresa Peso Positivo, assim como outros fornecedores prestadores de serviços do consórcio, é contratada sempre de acordo com a legislação em vigor. A decisão de contratar prestadores de serviços é exclusivamente técnica”, alega a Andrade Gutierrez.
 img1.jpg
Arquivos da Junta Comercial de São Paulo mostram que a Peso Positivo foi criada em 30 de julho de 2003, com capital social de R$ 100 mil. Os sócios são Maria Orminda Vieira de Souza, mãe de Paulo Preto, 85 anos, e o empresário Fernando Cremonini, casado com Tatiana Arana Souza, filha do ex-diretor do Dersa, que trabalha no cerimonial do Palácio dos Bandeirantes, a sede do governo de São Paulo, e que já prestara serviços para a administração de José Serra à frente da Prefeitura de São Paulo. Tantas coincidências fizeram o PT pedir à Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo que investigasse as relações da Peso Positivo com o rodoanel. “É uma relação incestuosa que existe entre Paulo Preto, sua filha e José Serra”, afirmou o líder do PT na Assembleia, Antônio Mentor.

A confirmação da ligação entre as empreiteiras do rodoanel e a Peso Positivo, obtida por ISTOÉ, mostra que as suspeitas tinham fundamento. E também derruba de maneira cabal a versão de Cremonini, apresentada na última semana em entrevista ao jornal “O Estado de S.Paulo”. Segundo ele, a empresa “nunca teve clientes” na construção civil. “Meus maiores clientes são a Petrobras e a Votorantim Metais”, afirmou o empresário. “A única coisa que o Paulo me deu nestes anos todos foi a mão da filha e uma bicicleta.”

O íntimo relacionamento de Paulo Preto com as empreiteiras do rodoanel não se restringe ao negócio envolvendo uma empresa de familiares. Na última semana, denúncia da “Folha de S.Paulo” revelou que Paulo Preto, um dia após assumir a diretoria do Dersa, assinou uma alteração contratual na obra. Essa mudança permitiu às empreiteiras fazer alterações no projeto do rodoanel e até utilizar materiais mais baratos. No acordo assinado por Paulo Preto em maio de 2007 ficou definido que, em vez de ganharem de acordo com a quantidade, tipo de serviço ou material usado na obra, as empreiteiras receberiam um “preço fechado” no valor de R$ 2,5 bilhões. Para quem conhece os meandros do mundo da construção civil, a impressão que fica ao analisar as mudanças é de que o diretor do Dersa preferiu privilegiar as empreiteiras, em detrimento da qualidade do empreendimento e da boa gestão do dinheiro do contribuinte.
img.jpg

SUSPEITAS

Para Mentor, do PT, empresa precisa ser investigada
A iniciativa de Paulo Preto também tinha outro propósito: o de adequar o andamento da obra ao timing eleitoral. É que o acordo teve como contrapartida das empreiteiras a garantia de acelerar a construção do trecho sul para entregá-lo até abril deste ano, quando José Serra (PSDB) saiu do governo para se candidatar. O cronograma foi cumprido a contento. Agora, as empreiteiras apresentam um fatura extra de R$ 180 milhões. Essa espécie de taxa de urgência soma-se, portanto, aos adicionais de R$ 300 milhões já pagos em 2009.

As suspeitas sobre a maneira como Paulo Vieira de Souza atuava no Dersa extrapolam os limites geográficos da cidade de São Paulo. Recaem também sobre a fase III das obras de ligação das rodovias Carvalho Pinto e Presidente Dutra, no município de São José dos Campos. Desde que assumiu a diretoria de engenharia do Dersa, ele assinou dois aditivos sobre o convênio de R$ 84 milhões. Um desses aditivos previu a “implantação da marginal Capuava”, que nunca foi entregue. Onde foi parar o R$ 1,1 milhão, relativo à execução desse trecho, ninguém sabe dizer. “O dinheiro simplesmente desapareceu”, acusa o vereador de São José dos Campos Wagner Balieiro (PT). “Tive uma reunião com os diretores do Dersa e ninguém conseguiu me explicar por que a marginal não foi executada, embora o dinheiro tenha sido pago”, afirma Balieiro.
Revista IstoÉ - http://www.istoe.com.br/reportagens/108277_PAULO+PRETO+E+OS+NEGOCIOS+EM+FAMILIA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Mentiras de José Serra (comprovadas)
Desmascarando Serra com fatos e provas
(Para cada mentira do Serra, há um link simplificado na internet provando o que dizemos)

1ª MENTIRA:
SERRA NUNCA CRIOU O SEGURO DESEMPREGO
O seguro foi criado pelo decreto presidencial nº 2.284, de 10 de março de 1986, assinado pelo então presidente José Sarney. Sua regulamentação ocorreu em 30 de abril daquele ano, através do decreto nº 92.608, passando a ser concedido imediatamente aos trabalhadores. Duvida? Entre: http://bit.ly/afr4Ms

2ª MENTIRA:
SERRA NÃO CRIOU O FUNDO DE AMPARO AO TRABALHADOR
O FAT foi criado pelo Projeto de Lei nº 991, de 1988, de autoria do deputado Jorge Uequed (PMDB-RS). Confira: http://bit.ly/ddWbNn

3ª MENTIRA:
SERRA NÃO CRIOU OS GENÉRICOS
O verdadeiro pai dos remédios genéricos foi o ex-ministro da Saúde, Jamil Haddad, através do Decreto nº 793, de 1993, muitos anos antes de Serra ser ministro da Saúde, e antes mesmo de FHC ser eleito. Quer Provas? http://bit.ly/bSefkR

4ª MENTIRA:
SERRA E O ABORTO
Serra esconde dos religiosos que, quando foi Ministro da Saúde de FHC, assinou uma normativa do sistema único de saúde, onde o aborto era permitido em alguns casos. Pesquise em http://bit.ly/9jPpBm
A mulher de Serra já fez aborto!!! (olha que hipocrisia!) Acesse: http://bit.ly/b2NOhz

5ª MENTIRA
SERRA NÃO FOI O MELHOR DEPUTADO CONSTITUINTE - (1987/1988) - SERRA SÓ VOTOU CONTRA OS CIDADÃOS!
a) Votou CONTRA a redução da jornada de trabalho para 40 horas;
b) Votou CONTRA a garantia de aumento real do salário mínimo;
c) Votou CONTRA o abono de férias de 1/3 do salário;
d) Votou CONTRA a garantia de 30 dias de aviso prévio;
e) Votou CONTRA o aviso prévio proporcional;
f) Votou CONTRA o direito de greve;
g) Votou CONTRA a licença paternidade;
h) Votou CONTRA a nacionalização das reservas minerais.
Por isso, SERRA foi reprovado com a nota de 3,75 pontos pelo DIAP. Veja: http://bit.ly/dCZw1L

6ª MENTIRA:
SERRA E PRIVATIZAÇÕES
Ele diz que vai fortalecer a PETROBRAS, BANCO DO BRASIL E CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, mas a verdade é quando ele foi Ministro do Planejamento, comandou o maior processo de privatização que já tivemos. Faltou critério e transparência. Pior, vendeu tudo a preço de banana e com financiamento pelo BNDES. Em São Paulo, ele também fez isso. Por que não fará agora? Confira: http://bit.ly/btXnYa
A própria equipe econômica do Serra já disse o que pretendem fazer: http://bit.ly/969jAI
FHC também diz que o Serra sempre defendeu as privatizações: http://bit.ly/8n4lHD

7ª MENTIRA:
SERRA E SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA
Ele está prometendo Salário Mínimo de R$ 600,00 aumento disso e daquilo. Mas ele não tem de onde tirar dinheiro. Quer a prova? http://bit.ly/bsbLLi

8ª MENTIRA:
SERRINHA PAZ E AMOR?
Ele se diz um político democrático, que respeita a sociedade...Será mesmo? Veja nesse vídeo como ele trata os Professores de São Paulo... É na base da bala e da porrada. http://bit.ly/9VTLxo
E os jornalistas que o criticam duramente? Parece que são demitidos... http://bit.ly/bhscdB

9ª MENTIRA:
SERRA ÉTICO?
No governo FHC, em que Serra foi Ministro duas vezes, tiveram mais de 45 casos de corrupção..Você Sabia? Então olha só: http://bit.ly/8ZBRGi
Lembra aquele caso das Sanguessugas? Então... http://bit.ly/9V6Nzk
Como Prefeito e Governador de São Paulo, tiveram vários casos de corrupção, olhe aqui: http://bit.ly/a7Ezeh

Você quer mais motivos para não confiar no Serra? http://bit.ly/cBefe6 E http://bit.ly/czIhml
Ah! Sobre as mentiras contra a Dilma, vale a pena visitar o site WWW.ESPALHEAVERDADE.COM.BR

Você vai ver o tanto de mentiras que a campanha do SERRA inventou contra ela!
[...]
Por Suzane Wonghon, Professora Estadual e Artista Plástica.

Liberado registro de deputado que disse ´se lixar para a opinião pública´
Sérgio Moraes (PTB) havia sido condenado por ato doloso de improbidade administrativa.
Sexta, 29 OUT 2010 - 22h38
Brasília - O deputado federal Sérgio Moraes (PTB-RS), que ficou conhecido por dizer que "se lixa para a opinião pública", teve o registro de candidatura liberado nesta sexta-feira pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros confirmaram decisão anterior de Arnaldo Versiani, que acabou anulando seu entendimento para submeter o caso ao plenário.

O registro de Moraes foi contestado pelo Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul porque ele foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul por ato doloso de improbidade administrativa. Quando era prefeito de Santa Cruz do Sul, Moraes determinou a instalação de linha telefônica de propriedade do governo municipal na casa de seu pai.

Depois de vários trâmites judiciais para tentar anular os efeitos da decisão, que transitou em julgado em 2002 e o enquadrou na Lei da Ficha Limpa, o candidato obteve uma liminar para afastar sua inelegibilidade. Entretanto, o Ministério Público afirmava que no momento de seu registro de candidatura, Moraes estava inelegível, fato pelo qual pediu a impugnação do candidato.

Os ministros do TSE entenderam que as condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser conferidos no momento da formalização do pedido de registro da candidatura "ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade", liberando assim o candidato.

Réu em duas ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF), Moraes foi reeleito para uma vaga na Câmara dos Deputados com 97,38 mil votos. Ele ficou conhecido após dizer, em 2008, que "se lixa para a opinião pública". Na ocasião, ele defendeu o arquivamento de denúncia no Conselho de Ética da Casa contra o deputado Edmar Moreira (PR-MG), acusado de usar a verba indenizatória com suas empresas de segurança.

Jornal NH - http://eleicoes.jornalnh.com.br/noticia,cd-289648,ELEICOES:LIBERADO+REGISTRO+DE+DEPUTADO+QUE+DISSE+%C2%B4SE+LIXAR+PARA+A+OPINIAO+PUBLICA%C2%B4.htm

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ibope: Dilma tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Serra


Atualizado em 29/10/2010 00h39

O Ibope divulgou, na noite desta quinta-feira (28) nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 57% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 43% do tucano José Serra. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 20, Dilma tinha 56% dos votos válidos, e Serra, 44%.
[...]
Eleitorado masculino e feminino
Entre os votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos) de eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 59% das intenções de voto, contra 41% de Serra. Na pesquisa anterior, do último dia 20, Dilma tinha 58%, e Serra, 42%.

Já entre as mulheres, a petista tem 56% dos votos válidos, e Serra, 44%, segundo o Ibope. No levantamento anterior, a petista tinha 54% dos votos válidos, e Serra, 46%
[...]
Votos válidos por região

No Norte/Centro-Oeste, Dilma aparece na pesquisa com 55% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos). Serra tem 45%. No levantamento divulgado no dia 20, Dilma tinha 49%, e Serra, 51%.

No Nordeste, Dilma tem 68%, e Serra, 32%, apontou o Ibope. A pesquisa anterior apontava os mesmos índices para os dois candidatos.

No Sudeste, a petista tem 55%; o tucano, 45%. No levantamento da semana passada, esses índices eram de 53% e 47%, respectivamente.

No Sul, a candidata do PT tem 47%, e o candidato do PSDB, 53%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 50%, mesmo índice alcançado pelo candidato tucano.
[...]
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37596/2010. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/veja-intencoes-de-voto-presidencia-por-regiao-e-sexo-segundo-ibope.html

Professores cancelam aulas após diretora ser apedrejada em escola de Florianópolis
29.10.10 - 00:11

Professores de uma escola de Florianópolis (SC) onde a diretora foi apedrejada por um aluno de 15 anos decidiram nesta quinta-feira fechar a unidade novamente por falta de segurança. Na última segunda-feira, as aulas na Escola de Educação Básica Celso Ramos já haviam sido canceladas como protesto pelo ato de violência. Em reunião hoje com lideranças comunitárias, os professores optaram pela paralisação até que o Governo de Santa Catarina garanta a segurança dos docentes e contrate novos vigilantes.

A agressão ocorreu na noite de sexta-feira e a diretora, que não teve a identidade informada, pediu afastamento da função por tempo indeterminado. A escola, vinculada à rede estadual de ensino, conta com 380 alunos. Dois vigias são responsáveis pela segurança do local e, mesmo assim, 15 casos de violência física e ameaças contra os professores foram registrados apenas em 2010.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=245360

"Fumy" Rafael Santana agride coordenador do DCE
O ex-coordenador de finanças do DCE Unisinos (expulso por corrupção) invadiu a sede da entidade e agrediu com um taco o coordenador de finanças Tailan Adriel Frey, colega do TioNoé na Filosofia.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Retomando a posse da entidade, os cinco coordenadores do DCE ocuparam a sede e abriram suas portas, para que o trabalho continuasse sendo realizado normalmente.

Na terça-feira (26) à tarde, "Fumy" Rafael Santana entrou na sede do DCE portando um taco de madeira. Após discussão, tentou arrancar os cartazes pendurados pela gestão, e foi impedido por Tailan Adriel Frey, que lhe segurou o braço. Nesse momento, "Fumy" Rafael Nunes Santana, o acertou com o taco de madeira. Tailan Adriel Frey não revidou.
[...]
Após a agressão, Tailan Adriel Frey registrou um Boletim de Ocorrência e Exame de Corpo de Delito.
http://www.baseballparaleigos.blogspot.com/

Fórum dos Servidores debate o novo governo

Dirigentes das entidades que compõem o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais do RS (FSPE/RS) reuniram-se na quarta-feira 27 para debater a conjuntura e a organização do dos servidores no novo governo. O encontro foi na sede do Sindicaixa no bairro Ipanema, em Porto Alegre.

Participaram representantes do CPERS/Sindicato, Sindsepe/RS, Sindicaixa, Ugeirm, Simpe, Sindiágua, Sindjus, Sindet e Oposição do Semapi.

Na avaliação das entidades, a unidade dos sindicatos no FSPE/RS foi responsável pela manutenção de direitos dos servidores atacados por Yeda e conteve o avanço da meritocracia. Para "alcançar" o propalado déficit zero, o governo Yeda atacou de forma sistemática os servidores e os serviços públicos.

O Rio Grande do Sul é o Estado que menos investe em saúde no Brasil. A educação e a segurança também estão sucateadas. Com o déficit zero o governo gaúcho negou ao povo gaúcho o direito a ter acesso aos serviços essenciais.


Também foi debatida, com preocupação, a proposta de reforma previdenciária defendida pela Agenda 2020 e repercutida, amplamente, pela grande mídia.

A lógica do empresariado é simples: dizem defender a sociedade. Para isso, explicam que o gasto com pessoal, custeio e previdência é muito alto e que isso inibe investimentos.

É discurso comumente descrito pela mídia alinhada como “diagnóstico preciso, corajoso e com soluções para os problemas que temos". Os servidores públicos, que são contrários à reforma, são rotulados de corporativistas.

Ficou claro que haverá disputa dos recursos públicos no novo governo e o único caminho será lutar para que haja investimentos nos setores mais necessitados e prioritários como a saúde, a educação e a segurança pública.

Há quem olhe toda a despesa de pessoal como “gasto”, como é o caso da Agenda 2020. Há quem, dentro do serviço público, já detém os mais altos salários e parece não entender que o cofre é um só.

O FSPE/RS continuará a defender a Pauta Unificada aprovada no Encontro Estadual, em 12 de março deste ano, buscando negociá-la com o novo governador, Tarso Genro.

Por fim, foi decidido que cada entidade fará debates com sua categoria para verificar se é importante a constituição do FSPE/RS de forma institucional, ou seja, deixando de ser apenas um fórum político e passando a ter representatividade formal.

Confira a Pauta Unificada dos Servidores Públicos *:

Tendo como princípio a Defesa do Serviço Público, a Qualificação e a Profissionalização do Servidor Público, o Fórum dos Servidores Públicos apresenta a seguinte pauta unificada à sociedade e ao Estado gaúcho:

I – Política salarial com recuperação das perdas e correção das distorções salariais existentes no Poder Executivo, visando à isonomia de vencimentos:

- Incorporação das gratificações e adicionais vinculados ao cargo (parcela autônoma, abono, risco de vida, etc);

- Teto remuneratório equivalente ao subsídio do Governador do Estado para todos servidores estaduais;

- Garantia de que nenhum servidor público estadual receberá menos que o salário mínimo nacional como básico.

II – Reposição das perdas inflacionárias do governo Yeda;

III – Data-base unificada no mês de maio para os servidores públicos estaduais.

IV – Construção e/ou manutenção dos atuais planos de carreira com ascensão funcional e critérios objetivos para preenchimento dos cargos/funções de Chefia:

- Concurso Público como único meio de ingresso no serviço público;

- Redução drástica dos cargos em comissão, que devem ser limitados a funções exclusivas de direção, chefia e assessoramento, com combate efetivo ao nepotismo, inclusive o cruzado entre Poderes;

- Manutenção do Regime Jurídico Único estatutário, com estabilidade após o estágio probatório;

- Atualização das promoções, com o pagamento dos valores atrasados;

- Qualificação e formação permanente dos servidores públicos;

- Os Planos de Carreira devem incluir todos os servidores;

- Revogação dos Contratos de Gestão;

- Estágios: somente os profissionalizantes.

V – Imediata realização de concurso público em todos os setores com falta de servidores;

VI – Previdência pública com gestão paritária no IPE e gestor no Regime Próprio de Previdência Social;

- Regulamentação da aposentadoria especial para atividades insalubres, perigosas e penosas, bem como os demais direitos previdenciários;

VII – Política de saúde do trabalhador

- Política preventiva de redução aos riscos à saúde, especialmente à mental;

- Melhorias efetivas da assistência prestada à saúde pelo IPE/Saúde, com ampliação dos serviços prestados (odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição etc);

- Gratificações decorrentes das atividades insalubres, perigosas e penosas conforme o risco à saúde e a vida;

- Criação de Comissão de Saúde do Trabalhador por local de trabalho;

VIII – Condições dignas de trabalho, com servidores qualificados e em número necessário, em local e com equipamentos adequados

IX – Pagamento das parcelas indenizatórias compatíveis:

- Diárias e Ajuda de Custo com valores uniformes e compatíveis com o efetivo gasto;

- Reajuste de Vale-Refeição, com extensão nas férias, licenças e aposentadoria;

- Auxílio-Transporte integral, compatível com efetivo deslocamento do servidor.

X – Contra a municipalização, terceirização e privatização do serviço público.

XI – Contra a Meritocracia.

As entidades que subscrevem esta pauta e que representam mais de 80% dos servidores do Rio Grande do Sul reafirmam seu compromisso com a Qualidade do Serviço Público oferecido à população gaúcha.

* Encontro Estadual Unificado dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, realizado em Porto Alegre, em 12/03/2010.

Por Katia Marko e Fábio Carvalho, da Engenho Comunicação e Arte

http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2654

Dilma diz que manifestação do Papa deve ser respeitada

A presidenciável Dilma Rousseff (PT) disse nesta quinta-feira (28) que não vê constrangimento algum na declaração do Papa Bento XVI, que condenou o aborto e orientou, sem especificar o pleito deste domingo (31), que os bispos emitam juízo moral em assuntos políticos. A petista não acredita que a manifestação do pontífice vá prejudicá-la nas urnas.

Para Dilma, Bento XVI tem o “direito” de emitir opinião, que deve ser “respeitada”. Ela voltou a se posicionar contra o aborto, mas disse que as mulheres que se submetem clandestinamente ao procedimento devem receber tratamento, e não ser condenadas à prisão.

Sobre a polêmica do aborto, a candidata disse não ver relação entre o posicionamento do papa e a “campanha de difamações e calúnias” de que seria favorável à prática. “Vamos separar as questões. Eu não acho que o papa tem nada a ver com isso. No Brasil, ocorreu outra coisa: uma campanha que não veio à luz do dia, quem fez a campanha não se identificou, não mostrou sua cara. Ele veio a público e falou a posição dele”, disse.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/408827-Dilma_diz_que_manifestacao_do_Papa_deve_ser_respeitada_e_condena_aborto.html

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MP de São Paulo vai investigar licitação do metrô

O Ministério Público de São Paulo abriu inquérito para investigar a licitação dos lotes de 3 a 8 da linha 5 do metrô.  A reportagem do jornal “Folha de S. Paulo” informou que teve acesso aos ganhadores seis meses antes da divulgação dos resultados, o que levantou suspeitas de irregularidades na concorrência.

O inquérito foi solicitado pelo governo de São Paulo. Ontem o governador do estado, Alberto Goldman (PSDB), que assumiu depois que José Serra deixou o cargo para disputar as eleições presidenciais, suspendeu o processamento da licitação nesta quarta-feira.

A Folha obteve os resultados da licitação no dia 20 de abril, quando gravou um vídeo anunciando o nome dos vencedores e registrou a decisão em cartório. Em seguida, o Metrô decidiu que todas as empresas deveriam refazer suas propostas e foi aberto novo edital para concorrência, em agosto. Na última quinta o governador Alberto Goldman assinou o contrato divulgando oficialmente as empresas vencedoras. As empresas ganhadoras foram exatamente as mesmas já antecipadas pela reportagem da Folha.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/408515-MP_de_Sao_Paulo_vai_investigar_licitacao_do_metro.html

CNT/Sensus: Dilma atinge 58,6% dos votos válidos

A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou hoje (27) pesquisa realizada pelo instituto Sensus que revela ampla dianteira de Dilma Rousseff em relação ao adversário tucano. Segundo o levantamento, considerando os votos válidos, a petista venceria a disputa contra Serra por 58,6% contra 41,4%, uma diferença de 17,2 pontos percentuais.

A evolução das intenções de voto na candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando em relação ao último levantamento do Sensus chama a atenção. Na pesquisa divulgada no começo de outubro, a petista tinha uma vantagem de 4,1 pontos percentuais para o concorrente do PSDB.

Levando em conta todos os votos, Dilma tem 51,9% contra 36,7% de Serra. Os votos brancos e nulos somam 4,7% do eleitorado e 6,8% dos entrevistados declararam estar indecisos. A pesquisa mostra também que 43% do eleitorado jamais votariam em Serra. Do começo de outubro até agora, a rejeição ao tucano cresceu 6 pontos percentuais.

O Sensus também apresentou a expectativa de vitória do eleitorado. Para 69,7% das pessoas, Dilma vencerá as eleições no dia 31 de outubro. O percentual de apostas no tucano é de apenas 22,7%.
[...]
http://www.dilma13.com.br/noticias/entry/cnt-sensus-dilma-atinge-586-dos-votos-validos/


STF decide que Ficha Limpa vale para este ano
Agência Estado - 27/10/2010 - 21h39min

Ao negar recurso do deputado federal Jader Barbalho (PMDB), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (27), que a lei da Ficha Limpa tem validade ainda para este ano. O julgamento terminou empatado em 5 a 5, e a saída do impasse foi encontrado no regimento interno da Corte. [...] Ou seja: vale a decisão da Justiça Eleitoral que impugnou a candidatura de Jader e definiu que a lei vale para este ano.

Jader Barbalho obteve quase 1,8 milhão de votos na eleição para senador pelo PMDB do Pará, mas foi barrado pela Justiça Eleitoral com base na lei da Ficha Limpa. Ele renunciou, em 2001, ao mandato de senador para fugir de um processo de cassação no Senado. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) havia autorizado a candidatura dele, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reviu a decisão, negando-lhe a candidatura.
[...]
Jornal do Comércio - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=44810

Serra deveria usar "capacete" para fazer campanha, diz Lula

Fabrício Escandiuzzi
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o caso da bolinha de papel atirada contra o candidato do PSDB à sucessão na presidência, José Serra (PSDB), durante pronunciamento na solenidade de entrega das obras de recuperação do Porto de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira (27).

Lula se dirigiu aos operários que acompanhavam a cerimônia e disse que o candidato tucano deveria usar "capacete" para fazer sua campanha. "O adversário devia sair com um desses na rua para pedir votos. Assim não teria problema ser atingido por uma bolinha de papel", disse, tratando em seguida de amenizar a declaração. "Eu não serei candidato a mais nada mas se fosse, faria a campanha toda de capacete".
[...]
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/noticias/0,,OI4758032-EI15315,00-Serra+deveria+usar+capacete+para+fazer+campanha+diz+Lula.html

Serra corre risco de desmobilização
Estagnação no Datafolha pode desanimar militância do PSDB

Do blog de Fernando Rodrigues

A pesquisa Datafolha realizada ontem (26.out.2010) indica uma estabilidade total em relação ao levantamento da semana passada. Hoje, Dilma Rousseff (PT) tem 56% dos votos válidos. José Serra (PSDB) tem 44%.

São exatamente os mesmos percentuais do dia 21.out.2010.

Ou seja, a diferença entre a petista e o tucano continua sendo de 12 pontos.

Nessa circunstância, a virada tucana fica um pouco mais longe no horizonte das possibilidades. O risco maior a esta altura para Serra é a desmobilização daqueles que são seus apoiadores.

O reduto serrista se concentra nas regiões Sul e Sudeste. São também daí os eleitores que mais costumam viajar em feriados prolongados, como esse de Finados que estará emendado ao domingo (31.out), dia da eleição.

Um aumento de abstenção no Sul e no Sudeste tende a prejudicar mais a Serra do que a Dilma. E como os eleitores tucanos podem se desanimar se as pesquisas mostrarem pouca chance de virada, as coisas se complicam mais para o candidato do PSDB.

Do lado de Dilma também há riscos. Por exemplo, o ânimo exacerbado que acaba relaxando os militantes –cujo raciocínio pode ser do tipo “se já está tudo definido, não preciso me esforçar”. Como esse erro já foi cometido pelos petistas no 1º turno, em tese, não se repetirá agora.

Por fim, o Datafolha ainda encontra 8% de indecisos e 5% que votam em branco ou nulo. Só haveria uma virada se ocorresse algo estatisticamente impossível: todos se decidindo a favor de Serra.

Em geral, os indecisos se dividem proporcionalmente aos candidatos de acordo com o percentual que cada um já tem.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=245117
Genéricos e outros mistérios
ROGÉRIO CEZAR*
Considero eminentemente pífia a atuação de Serra no Ministério da Saúde; seus genéricos pouco têm a ver com aqueles que planejamos

Como consequência da Guerra das Malvinas, quando a Argentina, por ter abdicado da produção própria de fármacos, ficou desabastecida de medicamentos, o governo militar brasileiro aprovou um programa, por mim proposto, de desenvolvimento dos princípios ativos (fármacos) dos 350 remédios constituintes da farmácia básica nacional.

Estimava-se que, em dez anos, seria possível desenvolver, por engenharia reversa, pelo menos 90% desses produtos.

De fato, em pouco mais de três anos, cerca de 80 processos já haviam sido desenvolvidos e 20 produtos já estavam sendo produzidos e comercializados por empresas brasileiras.

O sucesso inicial desse projeto permitiu que fosse iniciada por mim, nesta Folha, uma campanha de esclarecimento sobre medicamentos genéricos, o que não teria sentido sem a produção própria de fármacos.

Precipitadamente, o governo Itamar Franco tentou lançar a produção de genéricos. O poderoso cartel de multinacionais de medicamentos se insurgiu. Ameaçou-nos de desabastecimento, de verdadeira guerra.

Derrotou e humilhou o Ministério da Saúde. Poucos anos depois, esse cartel não somente cedeu prazerosamente ao ministro José Serra, então na pasta da Saúde, como até fez dele seu "homem do ano".

Seria o costumeiro charme do ministro? Seu sorriso cândido? Senão, qual o mistério?

Como consequência da isenção de impostos de importação para o setor de química fina, da infame lei de patentes e de outras obscenidades perpetradas pela administração FHC, mais de mil unidades de produção no setor de química fina, dentre as quais cerca de 250 relativas a fármacos, foram extintas.

Além do mais, cerca de 400 novos projetos foram interrompidos. Os dados foram extraídos de boletim da Associação Brasileira de Indústria da Química Fina.

Em poucos anos, o deficit da balança de pagamentos para o setor saltou de US$ 400 milhões para US$ 7 bilhões.

Quem acha que, com isso, Serra não merece o título de homem do ano das multinacionais de medicamentos?

Também os "empresários" brasileiros do setor de genéricos têm muito a agradecer ao ex-ministro da Saúde, pelas suas margens de lucro leoninas.

Basta ver os imensos descontos oferecidos por quase todas as farmácias, que com frequência chegam a 50%.

Os genéricos do Serra nada têm a ver com os genéricos que planejamos. E o tão aclamado programa de Aids do Serra?

É compreensível que todos os seres humanos, e talvez também o ministro Serra, tenham se comovido profundamente com a súbita e aterrorizante explosão da Aids.

Que oportunidade sem par para políticos demagógicos! A ONU homenageou o então ministro Serra pelo mais completo e dispendioso programa de apoio aos doentes de Aids de todo o planeta.

Países ricos, com PIB per capita dez vezes maiores que o nosso, ficavam muito aquém do Brasil. Como foi possível?

E por que será que, nesse mesmo período, os recursos orçamentários destinados ao saneamento básico não foram usados?

O então dispendioso tratamento de um único doente de Aids correspondia à supressão de recursos para saneamento básico que salvariam centenas de crianças de doenças endêmicas, com base em uma avaliação preliminar.

Será que Serra desviou recursos do saneamento básico? Mistério! Mas persiste o fato de que, durante a administração Serra na Saúde, os recursos destinados ao saneamento, à época atribuídos a esse ministério, não foram aplicados.

Mesmo sem contar mistérios como aqueles dos "sanguessugas" e da supressão do combate à dengue no Rio, entre outros, considero pífia, eminentemente pífia, a atuação de Serra no Ministério da Saúde. (Fonte: Folha de S. Paulo).

*ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, 79, físico, é professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), presidente do Conselho de Administração da ABTLuS (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron) e membro do Conselho Editorial da Folha.

http://www.participabr.com.br/noticias/entry/genericos-e-outros-misterios/

Dilma mantém 12 pontos de vantagem sobre Serra, aponta pesquisa Datafolha

Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência, manteve 12 pontos de vantagem sobre José Serra, do PSDB, na pesquisa Datafolha. A petista aparece com 56% dos votos válidos contra 44% do tucano. O resultado é o mesmo do registrado no último levantamento, do dia 21 de outubro.

Considerando-se os votos totais, Dilma aparece com 49% das intenções e Serra com 38%. Votos brancos e nulos somam 5%, e os indecisos, 8%. Na pesquisa anterior os números eram semelhantes: Dilma com 50%, Serra com 40%, brancos e nulos eram 4% e indecisos, 6%.

O levantamento do Datafolha ouviu 4.066 pessoas em 246 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/408052-Dilma_mantem_12_pontos_de_vantagem_sobre_Serra__aponta_pesquisa_Datafolha.html

"Esse medo que a cada eleição eles tentam colocar nas pessoas é porque eles não têm projeto para o Brasil, para o Nordeste e para os homens e mulheres desse país." Dilma, em Vitória da Conquista, Bahia.

Intenções de voto à Presidência por sexo e região, segundo Datafolha
Na média nacional, Dilma tem 56% dos votos válidos, contra 44% de Serra.
Atualizado em 27/10/2010 01h30
Instituto fez 4.066 entrevistas em 246 municípios nesta terça-feira (26).
[...]
Eleitorado masculino e feminino
Entre os homens, Dilma foi de 55% das intenções de votos totais do levantamento anterior para 53% agora. Serra passou de 38% da pesquisa do último dia 21 para 37% no levantamento desta terça.

Entre as mulheres, Dilma passou de 45% para 46%, e Serra, de 41% para 39%.

Por região

No Norte/Centro-Oeste, Dilma foi de 49% dos votos totais, apurados no levantamento de 21 de outubro, para 47%, e Serra foi de 42% da pesquisa anterior para 43%.

No Sudeste, Dilma manteve no levantamento desta terça o índice de 44% obtido na pesquisa anterior. Serra foi de 43% para 40%.

No Sul, Dilma foi de 39% para 41%; novamente, Serra passou de 50% para 48%, de acordo com o Datafolha.

No Nordeste, Dilma passou de 65% para 64%; Serra foi de 28% para 27%.

Sobre a pesquisa
Realizado nesta terça, o levantamento do Datafolha ouviu 4.066 pessoas em 246 municípios e tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Segundo o instituto, a candidata do PT, Dilma Rousseff, tem 56% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), e o candidato do PSDB, José Serra, 44%. Pela margem de erro, Dilma pode ter de 54% a 58%, e Serra, de 42% a 46%.
[...]
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37404/2010.

Governo Lula
O Datafolha também avaliou o governo Lula. A pesquisa apontou, pela terceira semana consecutiva, um patamar recorde de aprovação. Avaliaram a administração como ótima ou boa 83% dos eleitores. Os que consideram seu governo regular são 13%, enquanto 3% dizem que ele é ruim ou péssimo.

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/veja-intencoes-de-voto-presidencia-por-sexo-e-regiao-segundodatafolha.html

Auditoria mostra que tucanos desviaram R$ 400 milhões do SUS em São Paulo
by Marco Aurélio Weissheimer.

Por Leandro Fortes – Carta Capital

Quando assumir, pela terceira vez, o governo do estado de São Paulo em 1º de janeiro de 2011, o tucano Geraldo Alckmin terá que prestar contas de um sumiço milionário de recursos federais do Ministério da Saúde dimensionado, em março passado, pelo Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus). O dinheiro, quase 400 milhões de reais, deveria ter sido usado para garantir remédios de graça para 40 milhões de cidadãos, mas desapareceu na contabilidade dos governos do PSDB nos últimos 10 anos. Por recomendação dos auditores, com base na lei, o governo paulista terá que explicar onde foram parar essas verbas do SUS e, em seguida, ressarcir a União pelo prejuízo.
[...]
http://rsurgente.opsblog.org/

José de Abreu: “Serra fugiu, não cumpriu mandato nem de presidente da UNE”
by Marco Aurélio Weissheimer.
Relato do ator José de Abreu sobre o golpe militar de 1964 e a atitude de José Serra, então presidente da União Nacional de Estudantes, que abandonou a entidade e decidiu fugir no país no primeiro dia da quartelada. (Sugestão do leitor Felipe Vizzoto)

http://rsurgente.opsblog.org/

Assista ao vídeo na coluna ao lado.

Maçambará segue esperando estrada anunciada por Yeda Crusius

by Marco Aurélio Weissheimer.

Em maio de 2009, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), assinou uma ordem de serviço para a pavimentação do trecho Itaqui – Maçambará, na RS-529 (foto). Na época, o site do governo do Estado anunciou “a retomada da pavimentação do trecho Itaqui-Maçambará da RS 259, que tem 25,71 quilômetros de terraplenagem concluída, 7,42 km de base e 6,73 km executados. Serão 38,9 km asfaltados”, prometeu o governo. Os moradores de Maçambará ficaram empolgados com a notícia, mas hoje, 17 meses depois, nada aconteceu na referida estrada. Algumas famílias cansaram de esperar e estão saindo do município por causa das enormes dificuldades de transporte para resolver problemas de saúde, de trabalho, educação e lazer. 

Foto: Yeda anuncia pavimentação do trecho Itaqui-Maçambará (Itamar Aguiar/Palácio Piratini)
http://rsurgente.opsblog.org/

Máquinas somem dos canteiros de obras abertos antes da eleição, denuncia Bohn Gass

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa denunciou, ontem (26), que o maquinario das empreiteiras contratadas para realizar melhorias nas estradas gaúchas estão sendo retiradas dos canteiros de obras. Segundo Elvino Bohn Gass, o recolhimento do equipamento começou a ser feito depois do encerramento do primeiro turno das eleições. “Recebemos denúncias com o mesmo teor de diversas prefeituras, ou seja, que o governo colocou as máquinas na rua poucos meses antes da eleição e  recolher logo depois da derrota da governadora nas urnas”, revelou.

O tema já vinha inquietando a Assembleia Legislativa mesmo antes do processo eleitoral. No dia 20 de abril, a bancada petista  protocolou pedido de informações ao Executivo para saber o destino dos R$ 700 milhões transferidos do Fundo Previdenciário do Estado para a construção de acessos asfálticos em 114 municípios. Até agora, não recebeu qualquer resposta. O governo do Estado também deixou de prestar contas à comissão especial criada para traçar o panorama das estradas estaduais.

Em função do silêncio do governo do Estado, Bohn Gass recorreu à Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul para conhecer a real situação das obras iniciadas antes do período eleitoral.  Na semana passada, ele entregou ao presidente da entidade, Vilmar Perin Zanchin, correspondência em que solicita a lista das obras paralisadas após o primeiro turno das eleições. “Queremos saber quais as estradas que foram abandonadas e em que estágio as obras foram paralisadas. Isso para que não digam depois que a governadora Yeda começou e Tarso não concluiu as melhorias”, frisou o líder petista.

Na tribuna, Bohn Gass afirmou, ainda, que dezembro do ano passado o Executivo raspou a conta em que estavam depositados os R$ 700 milhões destinados às obras que não foram realizadas. “O governo assumiu um compromisso público de usar estes recursos para atender a demanda histórica das comunidades que ainda não contam com ligação asfáltica. Para nossa surpresa, no apagar das luzes de 2009, raspou a conta e não fez os acessos. Queremos saber onde foi parar este dinheiro”, insistiu.
Olga Arnt - MTB 14323 | PT   15:39 - 26/10/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=253264

Dilma: a importância de uma mulher na Presidência
Há duas formas principais de estarmos presentes no mundo: pelo trabalho e pelo cuidado. Como somos seres sem nenhum órgão especializado, à diferença dos animais, temos que trabalhar para sobreviver. Vale dizer, precisamos tirar da natureza tudo o que precisamos. Nessa diligência usamos a razão prática, a criatividade e a tecnologia. Aqui, precisamos ser objetivos e efetivos; caso contrário, sucumbimos às necessidades. Na história humana, pelo menos no Ocidente, instaurou-se a ditadura do trabalho. Este, mais do que obra, foi transformado num meio de produção, vendido na forma de salário, implicando concorrência e devastação atroz da natureza e perversa injustiça social. Representantes principais, mas não exclusivos, do modo de ser do trabalho são os homens.

A segunda forma é o cuidado. Ele tem como centralidade a vida e as relações interpessoais e sociais. Todos somos filhos e filhas do cuidado, porque se nossas mães não tivessem tido infinito cuidado quando nascemos, algumas horas depois teríamos morrido e não estaríamos aqui para escrever sobre estas coisas. O cuidado tem a ver mais com sujeitos que interagem entre si do que com objetos a serem gestionados. O cuidado é um gesto amoroso para com a realidade.

O cuidado não se opõe ao trabalho. Dá-lhe uma característica própria que é ser feito de tal forma que respeita as coisas e permite que se refaçam. Cuidar significa estar junto das coisas protegendo-as e não sobre elas, dominando-as. Elas nunca são meros meios. Representam valores e símbolos que nos evocam sentimentos de beleza, complexidade e força. Obviamente, ocorrem resistências e perplexidades. Mas elas são superadas pela paciência perseverante. A mulher, no lugar da agressividade, tende a colocar a convivência amorosa. Em vez da dominação, a companhia afetuosa. A cooperação substitui a concorrência. Portadoras privilegiadas, mas não exclusivas, do cuidado são as mulheres.

Desde a mais remota antiguidade, assistimos a um drama de consequências funestas: a ruptura entre o trabalho e o cuidado. Desde o neolítico se impôs o trabalho como busca frenética de eficácia e de riqueza. Esse modo de ser submete a mulher, mata o cuidado, liquida a ternura e tensiona as relações humanas. É o império do androcentrismo, do predomínio do homem sobre a natureza e a mulher. Chegamos, agora, a um impasse fundamental: ou impomos limites à voracidade produtivista e resgatamos o cuidado ou a Terra não aguentará mais.

Sentimos a urgência de feminilizar as relações; quer dizer, reintroduzir em todos os âmbitos o cuidado especialmente com referência às pessoas mais massacradas (dois terços da humanidade), à natureza devastada e ao mundo da política. A porta de entrada ao universo do cuidado é a razão cordial e sensível que nos permite sentir as feridas da natureza e das pessoas, deixar-se envolver e se mobilizar para a humanização das relações entre todos, sem descurar da colaboração fundamental da razão intrumental-analítica que nos permite sermos eficazes.

É aqui que vejo a importância de podermos ter providencialmente à frente do governo do Brasil uma mulher como Dilma Rousseff. Ela poderá unir as duas dimensões do trabalho que busca racionalidade e eficácia (a dimensão masculina) e do cuidado que acolhe o mais pobre e sofrido e projeta políticas de inclusão e de recuperação da dignidade (dimensão feminina). Ela possui o caráter de uma grande e eficiente gestora (seu lado de trabalho/masculino) e ao mesmo tempo a capacidade de levar avante com enternecimento e compaixão o projeto de Lula de cuidar dos pobres e dos oprimidos (seu lado de cuidado/feminino). Ela pode realizar o ideal de Gandhi: "política é um gesto amoroso para com o povo".

Neste momento dramático da história do Brasil e do mundo é importante que uma mulher exerça o poder como cuidado e serviço. Ela, Dilma, imbuída desta consciência, poderá impor limites ao trabalho devastador e poderá fazer com que o desenvolvimento ansiado se faça com a natureza e não contra ela, com sentido de justiça social, de solidariedade a partir de baixo e de uma fraternidade aberta que inclui todos os povos e a inteira a comunidade de vida.

* Teólogo, filósofo e escritor
Adital Notícias - http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51917

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Debate na Record

Por Siden*
Meus amigos: acredito que a "seção" debates já poderia acabar!

É difícil debater quando um dos debatedores só apresenta frases surradas, bordões, ou seja, apresenta pouco conhecimento sobre os assuntos, enfim,  termina só enrolando. É o caso do candidato Serra.

Enquanto Serra procura confundir, Dilma procura trazer argumentos, pois tem um largo conhecimento sobre uma variedade de problemas brasileiros.

O que ocorreu no debate  de ontem, foi praticamente,  uma repetição dos debates anteriores. O candidato tucano fuge às questões propostas.

Por exemplo, quando a candidata petista, perguntou ao  Serra sua posição sobre o PROUNI, já que o candidato a Vice de sua coligação impetrou uma ADIN no STF contra o mesmo, o candidato enrolou e não respondeu... A pergunta de Dilma ficou sem resposta...

Ainda bem que só falta mais um debate, o da Globo.

Será que o debate da Globo vai surpreender? Não acredito, pois o candidato tucano parece só ler manchetes de jornais e "orelhas de livros". Não apresenta  conhecimento em profundidade de nada.

Se as últimas pesquisas estiverem corretas, como a de ontem, por exempo, dando 14% de vantagem à  candidata petista sobre os votos válidos, Dilma deverá ser  a próxima presidente(a) do Brasil.

Como o número de indecisos ainda é considerável, é muito importante que a firmeza da militância continue. É continuar trabalhando agora, para conferir na urnas.

No dia 31 é 13!

Boa militância a todos(as)!


*Siden Francesch do Amaral é Professor Estadual.

Estudantes realizam protesto em defesa do ensino médio no Parobé
Estudantes do ensino médio da Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, realizaram novo protesto contra o fechamento do ensino médio na escola na manhã desta terça-feira 26. A manifestação foi em frente à escola, com concentração a partir das 7h30.

A escola vem reduzindo ano a ano o número de alunos no ensino médio. Na sexta-feira passada, os estudantes realizaram um protesto e, junto com a direção do 39º Núcleo do CPERS/Sindicato, reuniram-se com a Secretaria da Educação.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, a partir de 2011 será extinto o ensino médio no turno da manhã. A intenção da Secretaria é ampliar o número de turmas do ensino técnico e diminuir as de ensino médio. Com a redução gradual, de acordo com os estudantes, a tendência é o fechamento do ensino médio.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Descartada extinção do Ensino Médio na Escola Parobé, em Porto Alegre
26.10.10 - 16:54
Representantes do Ministério Público Estadual, direção da Escola Técnica Parobé, Cpers e alunos estiveram reunidos nesta terça-feira, em Porto Alegre, para solucionar o impasse criado na instituição. Centenas de estudantes realizaram protesto contra a redução de vagas no ensino médio, imposta pela Secretaria Estadual da Educação a partir do ano que vem. Durante o encontro, representantes do Conselho Escolar do Parobé descartaram a extinção.

Segundo o colegiado, um ajuste foi feito no turno da tarde, com o ingresso de alunos novos no primeiro ano e a ampliação do ensino profissional na parte da manhã. A permanência dos atuais estudantes do turno da manhã fica garantida até a conclusão do curso. A Secretaria Estadual de Educação acompanhou a decisão de reordenamento de tempos e espaços e disse estar de acordo com o plano.
http://www.clovisduarte.com.br/noticia_ler.php?id=244962

O 2º turno e os estudantes universitários
No próximo domingo, cerca de 135 milhões de brasileiros irão novamente às urnas para decidir o futuro do Brasil. No segundo turno das eleições, quem será eleito o próximo presidente da República? Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB)?
A IHU On-Line saiu pelo câmpus da Unisinos para ouvir as escolhas e justificativas dos alunos. Confira:


“Vou votar na Dilma. O motivo é bem simples, não acho que é o momento de mudar o governo atual. Ele tem seus méritos e acredito que pode fazer muito mais se tiver mais um mandato pela frente”.
Vinícius Ghise
______________________________________________________________________
“Votarei no Serra, acho que ele está mais preparado para o cargo que sua adversária. Acredito que ele manteria as coisas boas alcançadas pelo governo do PT.”
Eduardo Herrmann
______________________________________________________________________
“Votarei em branco, não necessariamente por ser contra as propostas políticas dos dois canditados, mas simplesmente pela grande palhaçada que se transformou essas eleições. Sei que meu voto pode contribuir para a vitória de um deles, porém isto é inevitável. Não sou a favor do voto em branco, mas em um processo eleitoral onde as discussões se pautam por bolinhas de papel e bexigas de água, não conseguiria me posicionar a favor de nenhum”.
Juliana Spitaliere
______________________________________________________________________

“Vou anular. Votei na Marina no primeiro turno justamente por não concordar com a postura agressiva que a Dilma e o Serra tomaram desde o início do pleito, baixando o nível da campanha”.
Adriano Matiazzo de Carvalho
______________________________________________________________________

“No segundo turno manterei a mesma posição do primeiro, votando na candidata do PT, Dilma Rousseff. Fiz esta opção pelos mesmos motivos que me fizeram votar no presidente Lula nas eleições anteriores. Sempre acreditei que Lula conseguiria fazer com que o povo brasileiro tivesse mais dignidade e fosse respeitado por outras nações. Acredito que o atual governo conseguiu alcançar índices muito positivos, principalmente em relação às políticas públicas e a inclusão social. A vitória de Dilma significa que o crescimento e inclusão social terão continuidade”.
Soraia Tomasel
http://unisinos.br/blog/ihu/2010/10/26/agora-e-dilma-ou-serra-a-opiniao-do-campus/

Vox Populi: Dilma tem 57% dos votos válidos; Serra tem 43%

A pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (25) mostra a presidenciável Dilma Roussef (PT) na liderança, com 57% dos válidos (quando não são contabilizados os brancos, nulos e indecisos), contra 43% de José Serra (PSDB).
[...]
Os votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos, 7%.  A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa entrevistou 3 mil eleitores de 214 municípios do País nos dias 23 e 24 de outubro.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/407599-Vox_Populi:_Dilma_tem_57__dos_votos_validos_e_Serra__43__.html

Resultado de licitação do metrô de São Paulo já era conhecido seis meses antes
A Folha soube seis meses antes da divulgação do resultado quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do metrô.

O resultado só foi divulgado na última quinta-feira, mas o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano, respectivamente.

A licitação foi aberta em outubro de 2008, quando o governador de São Paulo era José Serra (PSDB) --ele deixou o cargo no início de abril deste ano para disputar a Presidência da República. Em seu lugar ficou seu vice, o tucano Alberto Goldman.

O resultado da licitação foi conhecido previamente pela Folha apesar de o Metrô ter suspendido o processo em abril e mandado todas as empresas refazerem suas propostas. A suspensão do processo licitatório ocorreu três dias depois do registro dos vencedores em cartório.

O Metrô, estatal do governo paulista, afirma que vai investigar o caso. Os consórcios também negam irregularidades ou "acertos".

O valor dos lotes de 2 a 8 passa de R$ 4 bilhões. A linha 5 do metrô irá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e será conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.
[...]
http://www1.folha.uol.com.br/poder/820054-resultado-de-licitacao-do-metro-de-sao-paulo-ja-era-conhecido-seis-meses-antes.shtml

Polvo vidente morre na Alemanha
Aquário de Oberhausen anunciou nesta terça-feira sua morte.
'Paul' acertou todos os resultados da Alemanha e a final da Copa.
[...]
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/10/polvo-vidente-morre-na-alemanha.html


DIRETORES E DIRETORAS DE TODO O BRASIL, VEJA COMO VOCÊS SÃO TRATADOS DEPOIS QUE SE APOSENTAM, EM SP

Defasagem salarial depois de aposentado é uma marca registrada de todos os profissionais do magistério, mas leiam essa carta e estudo que a UDEMO encaminhou para o “nosso” novo governador (http://www.udemo.org.br/Destaque_406_doc_ribeirao.html) na revista Veja e outras mídias ele diz que ama a educação, a primeira pergunta que me veio a cabeça foi: aposentado não é sinônimo de educação?
 Que quiprocó!
http://www.sofressor.com.br/lerNoticia.php?id=104

Morre aos 79 anos o senador Romeu Tuma
A Agência Senado confirmou a morte do senador Romeu Tuma. Ele faleceu às 13h desta terça-feira (26), no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de uma hemorragia. Segundo informações da assessoria do parlamentar, o velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo. O senador estava hospitalizado desde setembro e no último dia 2 havia se submetido a uma cirurgia cardíaca para implantar um Berlin Heart, espécie de coração artificial.
[...]
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/407857-Morre_aos_79_anos_o_senador_Romeu_Tuma.html



Tarso Genro divulga mais quatro nomes do novo secretariado

A assessoria do governador eleito Tarso Genro confirmou em seu twitter, mais quatro nomes para compor seu secretariado. Abgail Pereira coordenará a pasta de Turismo e Beto Albuquerque ficará com a Secretaria de Infraestrutura e Logística. Marcelo Daneris (PT) ocupará a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que ainda será criada por Tarso, e Estilac Xavier coordenará a Secretaria Geral de Governo.

Já foram divulgados os nomes de Luiz Antônio de Assis Brasil para a pasta de Cultura e Mauro Knijnik para coordenar a Agência de Fomento para o Desenvolvimento do Estado, que ainda será criada. Tarso também anunciou a criação de equipe técnica que assessorará o vice Beto Grill na coordenação de projetos de desenvolvimento microrregionais para a metade Sul do Estado.

http://www.clovisduarte.com.br/noticia_ler.php?id=244924

Após tsunami com mais de cem mortos, vulcão entra em erupção na Indonésia
Atividade vulcânica levou governo a elevar nível de alerta para máximo

O número de mortos em decorrência do tsunami que atingiu a Indonésia chegou nesta terça-feira a pelo menos 103, ao mesmo tempo em que o país é palco de mais uma emergência - a erupção de um vulcão.

O tsunami, com ondas de três metros, atingiu na segunda-feira as Ilhas Mentawai, um popular destino turístico de surfistas na costa da Ilha de Sumatra, no oeste do país.

Segundo o vice-governador do arquipélago, dez vilarejos foram completamente destruídos pelo fenômeno. Centenas de pessoas permanecem desaparecidas.

Um policial disse à BBC que os trabalhos de resgate na região estão sendo prejudicados pelo mau tempo.

Helicópteros não conseguem pousar na área por causa da forte chuva e barcos também não conseguem chegar às ilhas porque o principal pier foi destruído.

As autoridades também estão enfrentando dificuldades para conseguir informações precisas sobre o desastre por causa da cobertura telefônica ruim na região.

A Agência de Gerenciamento de Desastres do país disse que as ondas foram causadas por um terremoto de magnitude 7,7 que teve como epicentro a costa de Sumatra na noite de segunda-feira.
[...]
http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=26095861

Trensurb faz primeira viagem a Novo Hamburgo
Mais de 60% da obra entre os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo está concluída
Leticia Barbieri | leticia.barbieri@zerohora.com.br
Foto: Tiago da Rosa/Grupo Editorial Sinos
Celebrada como histórica, a primeira viagem na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi realizada nesta manhã. A conexão durou cerca de 10 minutos e levou a bordo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, representantes da Trensurb e os prefeitos dos dois municípios.

O fim do trajeto foi comemorado com uma salva de palmas.

— Sei como é importante ter essa conexão rápida entre o Vale do Sinos e Porto Alegre — afirmou o ministro.

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, comemorou o sucesso das obras.

— É um momento histórico. Há 20 anos que aguardávamos por isso.

A expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo já ultrapassou a marca de 60% de execução. O trecho compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a obra concluída, a estimativa da Trensurb é de que cerca de 30 mil pessoas passem a usar o novo meio.

Por conta do aumento no número de usuários, a empresa articula a compra de 33 novos trens com 50% a mais de capacidade do que os atuais. Um investimento de cerca de R$ 600 milhões.

O projeto prevê um total de 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. Além de Rio dos Sinos e Liberdade – praticamente prontas –, terá as estações Fenac e Novo Hamburgo.

– Esperávamos inaugurar as duas primeiras estações em setembro, mas tivemos percalços com um embate judicial para a remoção de famílias. Até abril, elas serão entregues oficialmente – garante Cunha.

QUANTO JÁ FOI CONCLUÍDO

- Elevado: 72,73%

- Ponte ferroviária: 93,79%

- Ponte rodoviária: 93,71%

- Estação Rio dos Sinos: 74,5%

- Estação Liberdade: 78,99%

- Sistemas: 51,38%

- Remanejamento de moradias: 189 casas construídas e entregues (100%)

- Total: 64,04%

O QUE AINDA FALTA

- Trecho 5: entre a Estação Liberdade e a futura Estação Industrial. Está no final a execução das travessas.

- Estação Industrial: inicia-se no Trecho 5 e vai até a Av. Primeiro de Março. Está sendo preparada para a futura execução do corpo da estação.

- Trecho 6: entre as futuras estações Industrial e Fenac. Teve a frente liberada para obras e receberá parte da força de trabalho do trecho 3.

ZERO HORA - http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3087939.xml

Agora é Dilma
Por Flavio Aguiar
Dias atrás falei muito por que não votar em Serra. Agora é a vez da Dilma, por que votar nela.

Vi Dilma ao vivo e em cores quando de sua visita à Alemanha, na companhia do presidente Lula. Estivemos juntos, cara a cara, no trem que ia para Hamburgo. Dilma enfrentou ali o “fogo inimigo” da mídia brasileira reunida em torno dela.

Ela tem uma coisa que decididamente falta ao Serra.

Quando ela fala, você pode até não concordar com ela, mas percebe que ela está falando a verdade a seu próprio respeito. Você pode acreditar nela. Quando o Serra fala, e eu também o vi ao vivo (mas dele é difícil dizer “em cores”) algumas vezes, só que faz mais tempo, a impressão é outra. Você pode até concordar com o que ele está dizendo (no meu caso isso em geral só acontece com coisas como “vai chover”, ou “vai fazer sol”), mas é difícil dizer que é aquilo exatamente o que ele pensa. A impressão que ele deixa – e que nessa campanha ficou evidente aos baldes – é que entre você e ele há sempre um cálculo sobre o que é mais conveniente dizer naquele momento.

O principal obstáculo que Dilma enfrentou nessa campanha – e esse ela já venceu – foi o de convencer a galera que ela era uma candidata com luz e voz próprias. E nisso ela deu de dez no Serra. Ela não precisa receber telefonema de última hora dizendo como proceder, já que uma bolinha de papel bateu-lhe na cabeça.

Dilma enfrentou, e vai enfrentar ainda até o 31, uma das maiores barreiras de calúnias e difamações, algo capaz de fazer a campanha do Lacerda contra o Getúlio em 1954 uma brincadeira. Essa está sendo uma das campanhas mais sujas e repelentes da história brasileira, tamanho é o desespero da direita. O desespero e a sanha. A frase da mulher do Serra sobre o assassinato de criancinhas é eloqüente. Atacam a Dilma – embora não tenham coragem para declarar isso abertamente – sobretudo por sua condição de ser mulher. Imaginem, uma mulher disputando a chefia de estado do Brasil, e com chances de vencer! Onde estamos, na Alemanha?! Na Finlândia?! Na Argentina?! No Chile?!

Não, no Brasil isso não pode acontecer!

Então ela só pode, para esse tipo de pensamento, ser uma fantoche – do Lula ou do José Dirceu. Bom, há ainda uma outra hipótese: fazer dela uma bruxa, e daí vem as fotos falsas dela com armas na mão, o suposto “assassinato das criancinhas”, a pregação desse bispo de Guarulhos que enxovalha o nome de Cristo na heresia de sua postura blásfema e apóstata.

A tudo Dilma enfrentou com serenidade e coragem. Sentiu os golpes sim e a covardia por detrás deles. Mas não perdeu a linha. A contrário do seu adversário, que em matéria de programa nunca teve linha e em matéria de comportamento saiu da linha várias vezes, atacando jornalistas.

Dilma trouxe um programa para o Brasil. Só não o debateu mais porque o adversário fugiu da raia desse debate, escondido atrás da quantidade enorme de boatos e falsas afirmações que recobrem sua candidatura e sua falta de visibilidade programática. Dá para repetir de novo: você pode ler o programa da Dilma e não concordar com ele ou com partes dele (aliás, na segunda feira saiu esse programa). Mas, e nesse caso sem aquela arrogância que essa frase quase sempre embutia sob a forma de pergunta, você pode ficar tranqüilo, porque você sabe com quem está falando.

http://sul21.com.br/jornal/2010/10/agora-e-dilma/

Chauí alerta sobre atos de violência para culpar PT
Marilena Chauí alertou o público reunido na USP sobre possível armação de atos violentos em comício de Serra
Última atualização em 26/10/2010, 01:45

São Paulo - A filósofa Marilena Chaui denunciou nesta segunda-feira (25) uma possível articulação para tentar relacionar o PT e a candidatura de Dilma Rousseff a atos de violência. Ela afirmou, diante de um público de quase duas mil pessoas, que soube de uma possível ação violenta que seria montada para incriminar o PT durante comício do candidato José Serra (PSDB) no dia 29.

Segundo Marilena, a promessa dos participantes da suposta armação seria de "tirar sangue" durante o comício. As cenas seriam usadas sem que a campanha petista tivesse tempo de responder. "Dois homens diziam: 'dia 29, nós vamos acertar tudo, vamos trazer o pessoal vestidos com camisetas do PT, carregando bandeiras do PT e vão atacar pra tirar sangue, no comício do Serra", reafirmou a filósofa em entrevista à Rede Brasil Atual. "É preciso alertar a sociedade brasileira toda, alertar São Paulo e alertar os petistas", pediu Marilena. A ação estaria em planejamento em um bar de São Paulo, no final de semana.

Para exemplificar o caso, ela disse que se trata de um novo caso Abílio Diniz. Em 1989, o sequestro do empresário foi usado para culpar o PT e o desmentido só ocorreu após a eleição de Fernando Collor de Melo.

A denúncia foi feita durante encontro de intelectuais e pessoas ligadas à Cultura, estudantes e professores universitários e políticos, na USP, em São Paulo.  "Não vai dar tempo de explicar que não fomos nós. Por isso, espalhem pelas redes sociais", divulguem.

Ela também criticou a campanha de Serra nestas eleições. "A campanha tucana passou do deboche para a obscenidade e recrutou o que há de mais reacionário, tanto na direita quanto nas religiões."

Em entrevista ao blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, o jornalista  jornalista Tony Chastinet, já alertava sobre possíveis técnicas utilizadas para associar o PT à violência.
Mais panfletos

Também nesta segunda-feira o PT registrou um Boletim de Ocorrência (BO) no 45º DP contra um grupo que distribuía material irregular contra Dilma Rousseff na Praça Luis Neri, no bairro de Perus, em São Paulo. Aproximadamente 30 pessoas foram identificadas com o uniforme "Turma do Bem"; cinco foram presos em flagrante.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/chaui-tucanos-articulam-violencia-para-culpar-pt

Unicamp desautoriza perito a falar em nome da instituição

A Unicamp (Universidade de Campinas) emitiu nota oficial, ontem, desautorizando qualquer professor ou pesquisador a falar em nome da instituição. O comunicado foi assinado pelo procurador geral da Instituição, Eustáquio Gomes, afirmando que a Unicamp não recebeu nenhuma solicitação para realização de perícia sobre identificação de voz procedente de qualquer partido ou agremiação política do Paraná.

O laudo fornecido ao PPB, pelo professor exonerado por justa causa Ricardo Molina, não tem o aval da Unicamp e é totalmente ilegal. De acordo com o laudo, porque ele não pode emitir laudo pois não é perito criminal, informou a procuradora a Unicamp, Tereza Dóro. O Departamento de Medicina Legal da Universidade Estadual de Campinas foi desativado, informa ainda a procuradora da Instituição e o circo montado pelo presidente do PPB, não tem valor nenhum perante a justiça, já que Molina não fala pela instituição.

A advogada da Unicamp, Tereza Dóro, declarou que Ricardo Molina foi demitido da instituição por apropriação indébita de bens pertencentes à Unicamp e que foram apreendidos em sua casa. A advogada informou ainda que o ex-professor responde a sete processos e já foi condenado na Comarca de Piracicaba por calúnia e fraude em laudos.

Certidões
Tereza Dóro afirma que o ex-professor utiliza indevidamente o nome da Universidade e trabalha na garagem de sua casa. A procuradora apresentou ainda certidões onde o foneticista Ricardo Molina foi condenado a um ano de prisão por falência fraudulenta, através da 10.º Vara Civil de São Paulo.

O Estado do Paraná - http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/25659/?noticia=UNICAMP+DESAUTORIZA+PERITO+A+FALAR+EM+NOME+DA+INSTITUICAO

Paulo Preto é fichinha

Dei apenas uma primeira leitura nos documentos que o jornalista Amaury de Souza entregou à imprensa.

Não se trata de documentos sigilosos, nem obtidos por meios fraudulentos.

São escrituras públicas, firmadas em cartório.

Nelas, a Fundação Petros, ente de seguridade social da Petrobras, alimentada com dinheiro da empresa e dos trabalhadores, vende os dois subsolos, o térreo a sobreloja e todos os andares, do 2º ao 13º do prédio da Rua Sete de Setembro, nº54, no Centro do Rio de Janeiro, a duas empresas, a Consultatum S/ CLtda. e a Planefim, Serviços, Assessoria, Planejamento e Participações S/C Ltda., ambas representadas por um só procurador, Ronaldo Santos, e vizinhas de porta, ocupando os conjuntos 111 e 112 do prédio da Alameda Santos, 2441.

Depois, por outras escrituras públicas , ficamos sabendo que a Planefim pertence ao sr. Ricardo Sérgio Oliveira (foto) e a sua mulher, Elisabeth Salgueiro de Oliveira e que a Consultatum, de propriedade de Ronaldo Santos, dá ao casal Ricardo Sérgio/Elisabeth Salgueiro um procuração plenipotenciaária para gerir o imóvel comprado à Petros.

Tudo em julho de 1999.
Em pleno Governo Fernando Henrique Cardoso.

Na ocasião, ele era diretor de Relações internacionais do Banco do Brasil.

Dele, dizia a revista Veja:

Gosta de fumar charutos Romeo y Julieta, a fina flor da produção cubana, joga tênis e já foi visto num restaurante em Nova York, onde possui um apartamento, servindo-se de uma garrafa de vinho de 5.000 dólares. Fala inglês e francês com fluência. Casado há 26 anos, sem filhos, ele também gosta de cultivar amizades influentes. Entrou para o círculo dos tucanos pelas mãos do ministro Clóvis Carvalho, da Casa Civil, acabou indicado para o cargo pelo ministro José Serra, da Saúde, e tornou-se o único diretor do Banco do Brasil com quem o presidente Fernando Henrique Cardoso faz contatos ocasionais.”

Como este homem conseguiu fazer negócios assim com o fundo de pensão da Petrobrás? Ouçamos a própria e insuspeita Veja:

A intimidade de Ricardo Sérgio de Oliveira com os fundos começou assim que chegou ao governo, mas até agora não se sabia que os fundos estavam cruzando com negócios dos seus sócios. Sua atuação ficou mais clara na privatização da Telebrás, quando ajudou a formar o consórcio Telemar. A venda foi um abacaxi, pois o consórcio não tinha dinheiro para pagar a entrada, e deixou a impressão de que a atuação do diretor do banco teria irritado o ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Puro engano. Oliveira formou o consórcio a pedido do próprio governo, que queria pôr mais concorrentes no leilão com o legítimo interesse de subir o preço. Na semana passada, Oliveira e Mendonça foram vistos almoçando no restaurante Laurent, em São Paulo, e deram gostosas gargalhadas de uma notinha de jornal. “Não convidem para a mesma mesa Mendonça de Barros e Ricardo Sérgio”, dizia a notinha. Amigos, eles se conheceram há uns trinta anos, atuando no mercado financeiro, origem de ambos. “Eu não vou ficar irritado com um amigo meu”, diz o ministro. “Mas quem é amigo dele mesmo é o Serra e o Clóvis.” 

Não li uma linha sobre estes documentos, entregues a toda a imprensa, até agora.

Deve ser porque vivemos num país onde a mídia é controlada, não é?
http://www2.tijolaco.com/29351

Grandes investimentos podem gerar exclusão social, dizem especialistas
Tema foi debatido durante colóquio promovido nesta segunda-feira no Rio de Janeiro.
   
Rio de Janeiro - A história recente do País revela que diversos municípios que receberam investimentos volumosos acabaram sofrendo também processos de concentração de riqueza, exclusão da população, degradação ambiental, entre outros. Essa é uma das conclusões do 2º Colóquio Desenvolvimento Local e Regional em Contexto de Grandes Investimentos, evento promovido nesta segunda-feira no Rio de Janeiro.

O objetivo do colóquio é gerar subsídios para que se planeje bem o impacto de investimentos previstos no País para os próximos anos e garantir que eles venham acompanhados da melhoria das condições de vida das populações.

De acordo com Clemente Ganz Lúcio, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), embora seja cada vez maior, entre os gestores sociais e governamentais, a consciência da importância de se planejar os investimentos e suas consequências, esse planejamento minucioso com vistas à melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno de onde foi aplicado o recurso ainda se trata de um desafio a ser vencido.

"Não é simples de ser feito. Em boa medida, grandes investimentos que observamos no País vieram mobilizando miséria, desigualdade, agravando problemas locais, excluindo populações e criando um ambiente para que a renda e a riqueza geradas não ficassem naqueles locais. O desafio é fazer o contrário: [fazer] com que o recurso que vai ser alocado, em determinada obra, possa mobilizar outros recursos adicionais, gerando transformações na comunidade, em suas condições de vida, de trabalho, permitindo a integração do território com outras localidades", afirmou.
[...]
No evento, o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa da Costa Ferreira, também defendeu um novo modelo de gestão para reduzir as desigualdades entre as regiões. Segundo ele, a criação de um conselho envolvendo os atores federais, os estados e representantes sociais em cada comunidade poderia garantir ações integradas e de maior eficácia.

"O papel desse conselho seria estabelecer as prioridades para corrigir os desequilíbrios entre as regiões. Por meio dele, seria possível organizar os parceiros federais, como os ministérios do Meio Ambiente, das Cidades, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o da Integração Nacional, para atuar de forma mais organizada, integrando as políticas que já existem", disse.

O colóquio faz parte das ações do projeto Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras, iniciativa conjunta da empresa, do Ministério do Planejamento, da Fundação Nacional da Qualidade e do Movimento Brasil Competitivo.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-506,cd-288819.htm