Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

As Pesquisas e a militância

Por Siden*
Após a publicação da última pesquisa do Vox Populi (19/10/10) dando ampla vantagem à candidata petista Dilma,  os tucanos perderam a compostura e, paradoxalmente, àqueles que se mostravam o supra-sumo da liberdade de imprensa, passaram  a atacar, sem cerimônia, o instituto de pesquisa, desqualificando o mesmo.

A verdade meus amigos, é que  pesquisas são probabilidades, e não uma matemática exata. Tanto é verdade, que todos os institutos de pesquisas trabalham com uma margem de erro.

Outro equívoco que se comete, na minha modesta opinião, é fazer a comparação das pesquisas do 1º com as do 2º turno.

Quantos de vocês já ouviram a frase: a candidata petista caiu, nas probabilidades de voto. A verdade é que a candidata do PT, se comparados os resultados do 1º turno com as pesquisas atuais, em nenhum momento caiu. Pelo contrário, Dilma mantém a votação do 1º turno e até amplia. Não podemos esquecer que no 1º turno havia mais candidatos.

As urnas mostraram no 1º turno que Dilma tinha  um percentual superior a Serra, em números redondos, de 14%. Números compatíveis com as últimas pesquisas, considerando os votos úteis.

Hoje foram divulgadas outras pesquisas em que essa diferença foi muito pouca alterada.

Nesse momento, é importante, reforçar que pesquisas são probabilidades e que servem, de alguma forma, para os candidatos orientarem suas campanhas...

A divulgação das  últimas pesquisas do Ibope,  talvez,  seja decisiva,  pelo menos no sentido de reforçar ou não, o ânimo das militâncias. Se a candidata petista continuar em ascensão poderá significar um desânimo na militância tucana... Talvez, isto explique a descompostura dos tucanos após a divulgação dos resultados no dia de ontem e, também a de hoje confirmando de 12 à 14 % na frente.

Se fizermos a analogia com o futebol o time petista está vencendo o jogo,  por  um placar não muito elástico, e agora, aos 35 min do 2º tempo, têm um pênalti a seu favor. A conversão em gol ou não, com certeza,  depende de sua militância...

E não esqueçam, também analogamente ao futebol, que se ganha com bola na rede, discurso de cartola não ganha jogo, eleição se ganha com voto na urna e não discursando contra institutos de pesquisas.

Então, companheiro(a): está esperando o quê para “o corpo a corpo”? Companheiro(a) sim, pois, como  cidadão, eu também tenho lado.

Qual é o meu lado? Bem, o meu lado é aquele que o Brasil dá certo. O meu lado é aquele em que o Brasil teve uma melhor distribuição de renda, onde o número de empregados com carteira assinada aumentaram significadamente. Cansei de ver os tucanos mostrando que o Brasil não tinha jeito e sob os pés do FMI.  Lula mostrou que o meu País dá certo. Por isso, quero Dilma Presidenta!
E você, qual Brasil quer? O Brasil que dá certo ou aquele que não tem jeito?

*Siden Francesch do Amaral é Professor Estadual

Ibope aponta Dilma com 56% dos votos válidos contra 44% de Serra
20/10/2010 20:09h
A última pesquisa Ibope para intenção de votos, divulgada nesta quarta-feira, aponta a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 56% dos votos válidos contra 44% de José Serra, do PSDB.

No levantamento anterior Dilma aparecia com 53% dos votos válidos, e Serra com 47%. Considerando os votos totais, Dilma tem 51% das intenções de voto, e José Serra, 40%. Votos em branco e nulos somam 5%, e indecisos 4%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, ouviu 3.010 eleitores entre os dias 18, 19 e 20 de outubro.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/405843-Ibope_aponta_Dilma_com_56__dos_votos_validos_contra_44__de_Serra.html

Telemarketing anti-Dilma motiva pedido de inquérito pelo PT
20.10.10 - 13:00
Advogados da campanha da petista Dilma Rousseff encaminharam nesta terça-feira (19) à Polícia Federal, em Brasília, requerimento para a abertura de um inquérito policial para apurar as responsabilidades e a autoria de ligações telefônicas nos moldes de um telemarketing contendo informações supostamente caluniosas contra a presidenciável. Por lei, os inquéritos policiais devem ser concluídos em um prazo de 30 dias, mas é possível haver pedido de prorrogação das investigações.

Os telefonemas, parte deles denunciados por eleitores para a campanha dilmista, contém o código de área 48, o que indica a região de Florianópolis (SC). De acordo com a campanha de Dilma Rousseff, os Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Sul foram alguns dos destinos dos telefonemas que interlocutores da ex-ministra classificam como "telemarketing da calúnia".

Na campanha, advogados estudam a possibilidade de recorrer também ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com pedido de cautelar para suspender as ligações telefônicas e eventualmente barrarem o telemarketing sob o argumento de propaganda irregular e difamatória.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=244008


Na capital paulista, 95% dos crimes ficam impunes
AE - Agência Estado
Uma pessoa que cometa um crime na capital paulista tem 1 chance em 20 de ter de responder na Justiça (5,2%). E mais da metade dos processos só é aberta porque o autor do crime foi pego em flagrante. Se isso não ocorrer, a chance de a investigação policial descobrir o criminoso é de apenas 1 em 40 (2,5%). Esse mapa da impunidade resulta do cruzamento feito pelo jornal O Estado de S. Paulo dos dados da produção do Ministério Público Estadual entre 2002 e 2009 com os crimes registrados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Os furtos registrados nas delegacias são o tipo de crime com menor número de denúncias no Judiciário: só 3,1% viram processos. No caso dos roubos, esse número sobe para 4,8%. Entre os crimes com maior índice de resolução estão os homicídios: 32% viram ação penal. Já o alto índice de resolução de estupros (41%) se deve ao fato de que os poucos casos denunciados pelas vítimas geralmente têm autoria conhecida.

A ineficiência no esclarecimento de crimes pode ser ainda maior. É que os dados levam em consideração só os casos registrados nas delegacias. Cerca de 70% dos crimes não são comunicados à polícia, segundo as três principais pesquisas de vitimização feitas entre 2001 e 2008 no Brasil.

Novas medidas

Levar o modelo da investigação dos homicídios para os delitos contra o patrimônio, como roubo e furtos, é a saída da Polícia Civil de São Paulo para tentar aumentar o índice de esclarecimento desses crimes. A Delegacia Geral prepara portaria para estabelecer um modelo de procedimentos que deverão ser adotados em casos de roubos a condomínios, por exemplo.

Com o novo esquema, a polícia vai mandar uma equipe para o local dos roubos. Os policiais terão a companhia de um perito que vai recolher possíveis pistas. Os investigadores vão ouvir as testemunhas e até o retrato falado deve ser feito na hora.

http://www.estadao.com.br/noticias/geral,na-capital-paulista-95-dos-crimes-ficam-impunes,582088,0.htm

Por Joana Flávia Scherer - Assistente do 14º Núcleo

RS tem 72 horas para justificar obras de presídios sem licitação
Determinação foi do Tribunal de Contas do Estado, para decidir sobre suspensão ou não das obras.
Da Redação
Porto Alegre - O Governo do Estado do Rio Grande do Sul terá 72 horas para se manifestar sobre a construção de seis presídios sem licitação , sendo um deles em São Francisco de Paula. A decisão foi do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Cezar Miola.

Conforme a imprensa da Capital, um ofício foi remetido, na manhã desta quarta-feira, à Secretaria Geral de Governo e à Secretaria Estadual da Segurança Pública. Depois desse prazo, o Ministério Público deve decidir sobre a suspensão da construção das penitenciárias, que foi solicitada pelo procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-505,cd-288052.htm

Denunciadas pelo MP gaúcho 46 pessoas acusadas de sonegar quase R$ 65 milhões em impostos
Valor que deixou de entrar nos cofres públicos é suficiente para construir cinco mil casas populares
20.10.10 - 20:45
Uma operação nacional de combate à sonegação, desencadeada nesta quarta-feira em 12 estados e no Distrito Federal, denunciou, no Rio Grande do Sul, 46 pessoas ligadas a empresas gaúchas. Segundo o Ministério Público Estadual (MP), todos atuaram em esquemas ilegais, que sonegaram cerca de R$ 64,8 milhões em ICMS. O órgão também ingressou na Justiça com pedidos de sequestro de bens móveis e imóveis dos acusados, para buscar o ressarcimento dos cofres públicos.

Os nomes dos denunciados e das empresas são mantidos em sigilo mas, segundo o MP, as companhias ficam em diversos municípios gaúchos e integram setores do agronegócio, metalúrgico, de combustíveis, móveis, vestuário, borrachas e plásticos. Um levantamento da reportagem da Rádio Guaíba indicou que o dinheiro sonegado permite, por exemplo, a construção de pelo menos cinco mil casas populares ou 500 postos de saúde.

"Na verdade este valor é pago por nós, consumidores, mas ele acaba nas mãos de empresas, ao invés de ser convertido em investimentos públicos", afirmou o promotor Áureo Gil Braga, que participou da Operação no RS. "É um delito que não tem violência física, mas traz conseqências graves para a sociedade".

A Operação foi coordenada pelo GNCOC (Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas), entidade criada por membros dos MPs Estaduais e da União em 2002, após o assassinato do promotor de Minas Gerais Francisco José Lins do Rêgo Santos, vítima de uma ação organizada por empresários que atuavam no ramo de adulteração de combustíveis.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=244085

Para Thomaz Bastos, PSDB mostra certeza de que vai perder
ISTOÉ
O ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos diz que as atitudes da campanha do PSDB refletem "a certeza de que vão perder, isso é fruto do medo, medo de perder, medo de encarar a candidata do governo que tem a maior aprovação popular da história do País". Na noite de terça, Thomaz Bastos participou da claque de Dilma Rousseff em um ato de leitura de um manifesto elaborado por educadores, juristas e intelectuais a favor da candidata petista.
[...]
http://www.istoe.com.br/assuntos/semana/2

IstoÉ: as contradições de Serra no Jornal Nacional
20 de Outubro de 2010 - 20h22
Questionado na edição desta terça-feira (19) do Jornal Nacional por William Bonner e Fátima Bernardes, o presidenciável tucano, José Serra, mais uma vez não explicou o seu relacionamento com o engenheiro Paulo Vieira de Souza, também conhecido como Paulo Preto. Souza é acusado por líderes do PSDB de desviar R$ 4 milhões da campanha do partido.

Numa clara tentativa de se desvencilhar do escândalo, Serra se disse “vítima” e alegou que essa é uma questão interna do PSDB, pois não envolveria dinheiro público. Ao contrário do que diz Serra, no entanto, o episódio Paulo Preto envolve, sim, dinheiro público. A arrecadação irregular só foi possível em função de superfaturamento de obras públicas como o Rodoanel e a ampliação da Marginal Tietê, pagas com dinheiro do contribuinte.

Quando Bonner perguntou se o fato de uma filha do engenheiro ter sido nomeada por ele para cargo de confiança do Palácio dos Bandeirantes não caracterizaria nepotismo, Serra não respondeu. Disse apenas que, quando fez a nomeação, não sabia estar diante da filha de Paulo Preto. E afirmou que ela era apresentada como uma profissional competente.

Serra também não fez menção a indício de aparelhamento dos cargos de confiança por parentes e amigos ao deixar de dizer que, quando prefeito da capital, ele contratou a mesma filha de Paulo Preto para a diretoria de eventos da SPTuris, como noticiado pela Folha de S. Paulo. Também não mencionou um caso de tráfico de influência envolvendo a outra filha do engenheiro, funcionária de um escritório de advocacia que defende as empreiteiras clientes de seu pai Preto em obras bilionárias como o Rodoanel.

Fonte: IstoÉ
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=6&id_noticia=139725

Qual dos candidatos à presidência da República:
1. tem a ficha suja com 17 processos judiciais a maioria por improbidade administrativa, e recentemente foi indiciado em mais um, por calúnia e difamação?
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=33999
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Pol%C3%ADtica&newsID=a3068486.xml

2. assinou a norma técnica regulamentou o aborto até o 5° MÊS (20 semanas) DE GESTAÇÃO pelo SUS?
http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6972
http://www.cfemea.org.br/pdf/normatecnicams.pdf

3. cuja filha, quando era ministro, recebeu uma bolsa de estudos caríssima (R$ 60.000,00 mensais) nos EUA paga pelos dos donos da AMBEV (cervejarias), e que hoje é uma das donas do Mercado Livre.com, e uma das mulheres mais ricas do Brasil (apareceu até na Forbes)?
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/14457_VERONICA+SERRA
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,ERT18860-15273-18860-3934,00.html
http://people.forbes.com/profile/veronica-allende-serra/52688

4. cuja filha, quando era ministro, abriu uma empresa nos EUA e em paraísos fiscais, em sociedade com a irmã do banqueiro condenado Daniel Dantas, que vendia informações privilegiadas de licitações públicas no Brasil, a Decidir.com; e quebrou o sigilo fiscal de 60 milhões de brasileiros na internet (inclusive o seu)?
http://www.cartacapital.com.br/politica/sinais-trocados

5. que usurpou a autoria dos programas dos genéricos (Jamil Haddad), da AIDS (Lair Guerra e Adib Jatene) e o FAT, deixando de dar os créditos aos seus verdadeiros idealizadores?
http://viomundo.naweb.net/denuncias/genericos-jamil-haddad-denuncia-serra-e-psdb/
http://www.viomundo.com.br/denuncias/aids-serra-assume-como-dele-programa-de-lair-guerra-e-adib-jatene.html
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u35700.shtml
--
Günter Martin Wüst
gunterwust@gmail.com

Abav prevê alta de 12% nas viagens graças às classes C e D
Erik Farina, do Rio de Janeiro
As perspectivas para o setor do turismo são as melhores neste ano. A queda do dólar, que estimula a venda de pacotes internacionais, a abertura de novas rotas aéreas e a ascensão das classes C e D, que formam um contingente de 30 milhões de novos consumidores, levam o segmento a prever uma elevação de negócios acima do Produto Interno Bruto (PIB).
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=44100

Construção do casco para a Petrobras começa até fevereiro
Jefferson Klein
O primeiro dos oito cascos de navios FPSOs (Floating, Production, Storage and Offloading), com capacidade para processar e armazenar petróleo, que serão construídos no dique seco do município de Rio Grande, encomendados pela Petrobras, começará até fevereiro do próximo ano. Segundo o gerente de implementação de empreendimentos de plataformas para o Pré-Sal da Petrobras, Márcio Ferreira Alencar, o casco inicial deverá ser concluído em meados de 2013 e, com a instalação de dois cascos por ano, o último deverá ser finalizado em 2016.

Alencar informa que cada FPSO terá capacidade para produzir até 150 mil barris de petróleo por dia. Somente os oito cascos custarão em torno de US$ 3,5 bilhões e os navios, integrados e completos, absorverão aproximadamente US$ 10 bilhões. O casco, explica Alencar, é só uma parte da estrutura e ainda resta a integração dos módulos que vão sobre ele. As integrações dos módulos aos cascos serão feitas em locais ainda a serem definidos. Não está descartada a possibilidade dessas ações ocorrerem em Rio Grande também.

Hoje, ao meio-dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da inauguração do dique seco. Às 15h30min, deverá presenciar, em Pelotas, a inauguração de instalações do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas.

Apesar de o dique seco ser inaugurado agora, ele já está sendo utilizado para parte da montagem da plataforma P-55. O deckbox da estrutura, cuja realização está em andamento no local, receberá os módulos e equipamentos que compõem a unidade. A união (mating) do casco inferior, que está sendo construído em Pernambuco, com a integração final da P-55 serão executadas em Rio Grande. A plataforma absorverá cerca de US$ 876 milhões, com capacidade para trabalhar com 180 mil barris de petróleo por dia e 4 milhões de metros cúbicos de gás natural diários.

O gerente setorial de construção e montagem do deckbox da P-55, José Luís Rodrigues da Cunha, destaca que o dique seco é o segundo maior complexo desse tipo no mundo, superado apenas por um chinês que tem cinco metros a mais de largura. A estrutura gaúcha possui 350 metros de comprimento, 130 metros de largura e 17,1 metros de altura, além de ser equipada com um pórtico capaz de erguer até 600 toneladas. Um dique dessas dimensões permite a construção simultânea de dois navios petroleiros ou duas plataformas. No dique também poderão ser docadas plataformas ou navios para realização de reformas, conversões ou reparos.

O investimento no dique seco foi de cerca de R$ 800 milhões. A Petrobras foi responsável por 79% desses recursos e 21% foram provenientes do grupo WTorre, que vendeu sua participação neste ano para a Engevix e a Funcef (fundo dos funcionários da Caixa Econômica Federal). Quanto à parte da Petrobras, Cunha prefere utilizar, ao invés de investimento, o termo valor de antecipação de receita, pois a estatal, através do seu aporte, assegurou por dez anos o direito de uso do dique.

Ele argumenta que, para o futuro, o desafio da região será desenvolver mão de obra especializada. Calcula-se que os cascos construídos no dique implicarão cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. O reitor da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), João Carlos Cousin, afirma que a universidade está desenvolvendo várias ações para aproveitar as oportunidades geradas pelo polo naval. Ele ressalta que ontem foi inaugurado um laboratório de tensões de cabo, único na América do Sul. Hoje, a universidade conta com 13 cursos de engenharia.

Já o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antonio César Gonçalves Borges, enfatiza que a Metade Sul, antes considerada empobrecida, revela-se agora como o motor do desenvolvimento regional. Ele defende a integração das universidades do entorno com a Furg, para formar mão de obra para a cadeia do petróleo.

Jornal do Comércio - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=44093

Serra e o saneamento
20.10.10 - BRASIL
É praticamente impossível fazer uma reflexão mais de fundo nesse momento da campanha eleitoral, onde o jogo do poder prevalece sobre a ética e a verdade. Porém, é impossível também não comentar as declarações de Serra sobre o saneamento.

Ele tem afirmado que desenvolverá o saneamento no Brasil, alegando que o governo atual pouco fez nesse sentido. Então, é preciso restabelecer um mínimo de verdade nessa questão.

Em 2004 eu estava na equipe da CNBB que elaborou o texto base da Campanha da Fraternidade, "Água, fonte de vida". Evidentemente tínhamos que nos deparar com a questão do saneamento no Brasil. Então, pesquisando o governo FHC, ficamos sabendo que o Brasil, por força de um acordo com o Banco Mundial e FMI, tinha sido proibido de investir em saneamento por quase uma década. O argumento dos organismos multilaterais era que "não são investimentos, mas despesas". Para equilibrar as contas, então, não se podia investir no saneamento.

Dessa forma, os serviços ficaram ainda mais precarizados; mas, era a lógica de "precarizar para privatizar". Foi feita uma tentativa de monumental da era FHC para privatizar os serviços de água no Brasil. Houve resistência popular, dos sindicatos, de parlamentares vinculados à questão social. As privatizações desse setor, àquela época, pouco avançaram.

Quando estávamos para concluir o texto base, D. Odilo Sherer, então secretário na CNBB, me delegou, juntamente com o Pe. Carlos Tóffoli, para um encontro com o Olívio Dutra, então ministro do Ministério das Cidades. Foi ele que nos apresentou o Marco Regulatório do Saneamento Ambiental para o Brasil. O país precisaria de cerca de 180 bilhões de reais para ser saneado, um investimento médio de oito bilhões ao ano durante vinte anos.

O conceito de "saneamento ambiental" inclui cinco princípios básicos: abastecimento de água para uso doméstico, coleta e tratamento de esgoto, drenagem das águas pluviais, manejo dos resíduos sólidos, controle de vetores transmissores de doenças.

Esse Marco Regulatório do Saneamento foi finalmente aprovado, embora ainda persistam pontos divergentes no Congresso. Na contradição do PAC, o governo atual começou operacionalizar efetivamente o saneamento, embora de forma tantas vezes criticável, como acontece aqui no vale do São Francisco.

Uma questão básica como essa não pode estar à mercê do jogo bruto da conquista do poder. Nossa população mais pobre precisa de um verdadeiro saneamento ambiental, hoje reconhecido pela ONU também como direito fundamental do ser humano.

A conquista do saneamento deveria ser um pacto nacional, para além de todo e qualquer partido.

* Agente Pastoral da Comissão Pastoral da Terra
Adital Notícias- http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=51772

"Se nos calarmos, até as pedras gritarão”, dizem católicos e evangélicos

Manifesto de Cristãos e cristãs evangélicos/as e católicos/as em favor da vida e da Vida em Abundância!

Somos homens e mulheres, ministros, ministras, agentes de pastoral, teólogos/as, padres, pastores e pastoras, intelectuais e militantes sociais, membros de diferentes Igrejas cristãs, movidos/as pela fidelidade à verdade, vimos a público declarar:


1. Nestes dias, circulam pela internet, pela imprensa e dentro de algumas de nossas igrejas, manifestações de líderes cristãos que, em nome da fé, pedem ao povo que não vote em Dilma Rousseff sob o pretexto de que ela seria favorável ao aborto, ao casamento gay e a outras medidas tidas como “contrárias à moral”.
A própria candidata negou a veracidade destas afirmações e, ao contrário, se reuniu com lideranças das Igrejas em um diálogo positivo e aberto. Apesar disso, estes boatos e mentiras continuam sendo espalhados. Diante destas posturas autoritárias e mentirosas, disfarçadas sob o uso da boa moral e da fé, nos sentimos obrigados a atualizar a palavra de Jesus, afirmando, agora, diante de todo o Brasil: “se nos calarmos, até as pedras gritarão!” (Lc 19, 40).

2. Não aceitamos que se use da fé para condenar alguma candidatura. Por isso, fazemos esta declaração como cristãos, ligando nossa fé à vida concreta, a partir de uma análise social e política da realidade e não apenas por motivos religiosos ou doutrinais. Em nome do nosso compromisso com o povo brasileiro, declaramos publicamente o nosso voto em Dilma Rousseff e as razões que nos levam a tomar esta atitude:

3. Consideramos que, para o projeto de um Brasil justo e igualitário, a eleição de Dilma para presidente da República representará um passo maior do que a eventualidade de uma vitória do Serra, que, segundo nossa análise, nos levaria a recuar em várias conquistas populares e efetivos ganhos sócio-culturais e econômicos que se destacam na melhoria de vida da população brasileira.

4. Consideramos que o direito à Vida seja a mais profunda e bela das manifestações das pessoas que acreditam em Deus, pois somos à sua Imagem e Semelhança. Portanto, defender a vida é oferecer condições de saúde, educação, moradia, terra, trabalho, lazer, cultura e dignidade para todas as pessoas, particularmente as que mais precisam. Por isso, um governo justo oferece sua opção preferencial às pessoas empobrecidas, injustiçadas, perseguidas e caluniadas, conforme a proclamação de Jesus na montanha (Cf. Mt 5, 1- 12).

5. Acreditamos que o projeto divino para este mundo foi anunciado através das palavras e ações de Jesus Cristo. Este projeto não se esgota em nenhum regime de governo e não se reduz apenas a uma melhor organização social e política da sociedade. Entretanto, quando oramos “venha o teu reino”, cremos que ele virá, não apenas de forma espiritualista e restrito aos corações, mas, principalmente na transformação das estruturas sociais e políticas deste mundo.

6. Sabemos que as grandes transformações da sociedade se darão principalmente através das conquistas sociais, políticas e ecológicas, feitas pelo povo organizado e não apenas pelo beneplácito de um governante mais aberto/a ou mais sensível ao povo. Temos críticas a alguns aspectos e algumas políticas do governo atual que Dilma promete continuar. Motivo do voto alternativo de muitos companheiros e companheiras Entretanto, por experiência, constatamos: não é a mesma coisa ter no governo uma pessoa que respeite os movimentos populares e dialogue com os segmentos mais pobres da sociedade, ou ter alguém que, diante de uma manifestação popular, mande a polícia reprimir. Neste sentido, tanto no governo federal, como nos estados, as gestões tucanas têm se caracterizado sempre pela arrogância do seu apego às políticas neoliberais e pela insensibilidade para com as grandes questões sociais do povo mais empobrecido.

7. Sabemos de pessoas que se dizem religiosas, e que cometem atrocidades contra crianças, por isso, ter um candidato religioso não é necessariamente parâmetro para se ter um governante justo, por isso, não nos interessa se tal candidato/a é religioso ou não. Como Jesus, cremos que o importante não é tanto dizer “Senhor, Senhor”, mas realizar a vontade de Deus, ou seja, o projeto divino. Esperamos que Dilma continue a feliz política externa do presidente Lula, principalmente no projeto da nossa fundamental integração com os países irmãos da América Latina e na solidariedade aos países africanos, com os quais o Brasil tem uma grande dívida moral e uma longa história em comum. A integração com os movimentos populares emergentes em vários países do continente nos levará a caminharmos para novos e decisivos passos de justiça, igualdade social e cuidado com a natureza, em todas as suas dimensões. Entendemos que um país com sustentabilidade e desenvolvimento humano – como Marina Silva defende – só pode ser construído resgatando já a enorme dívida social com o seu povo mais empobrecido. No momento atual, Dilma Rousseff representa este projeto que, mesmo com obstáculos, foi iniciado nos oito anos de mandato do presidente Lula. É isto que está em jogo neste segundo turno das eleições de 2010.

Com esta esperança e a decisão de lutarmos por isso, nos subscrevemos:
Obs.: Como a lista possui 168 nomes e ocuparia muito espaço no Blog, e não cabe no espaço Comentários, colocaremos apenas os dez primeiros.


Dom Thomas Balduino, bispo emérito de Goiás velho, e presidente honorário da CPT nacional
Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Felix do Araguaia-MT
Dom Demetrio Valentini, bispo de Jales-SP e presidente da  Cáritas nacional
Dom Luiz Eccel – Bispo de Caçador-SC
Dom Antonio Possamai, bispo emérito da Rondônia
Dom Sebastião Lima Duarte, bispo de Viana- Maranhão
Dom Xavier Gilles, bispo emérito de Vina- Maranhão
Padre Paulo Gabriel, agente de pastoral da Prelazia de São Felix do Araguaia /MT
Jether Ramalho, Rio de Janeiro
Marcelo Barros, monge beneditino, teólogo
Thaís Borges Torres.

Contatos: (61) 9231-1156 ou (61) 3105 - 0800 ramal 51.

E-mail: thaispt13@gmail.com

Retransmissão:

Carlos Honorato

" PARTICIPEM  DESTA CAMPANHA  DE LULA E DILMA A FAVOR DO POVO BRASILEIRO "


Sua missão é dar conhecimento deste a todos os seus contatos

Por Luiz Fernando Heylmann - Jornalista, São Leopoldo.
51 9666 0813
msn: lfh1313@hotmail.com
twitter: @lfheylmann

Manifesto Mulheres com Dilma por um Brasil soberano, justo e igualitário

Nós formamos uma onda, nós somos um movimento que se espalha pelo país. Nós somos Mulheres com Dilma Para Presidenta do Brasil. Somos negras, somos brancas, somos trabalhadoras, somos indígenas, somos mães, somos lésbicas, somos rurais, somos urbanas, de todas as regiões, com diferentes credos e convicções políticas. E, assim como Dilma, somos mulheres que sempre lutaram pela Democracia e por um país com justiça social.

Nestas eleições, queremos dizer ao mundo que não podemos abrir mão de todas as conquistas sociais e do trabalho, construídas nos oito anos do Governo Lula. Não queremos retrocessos. Queremos avançar na construção de um Estado democrático, com soberania nacional. Queremos um Estado que respeite todas as religiões, mas que não seja controlado por nenhuma delas

Vamos seguir em frente organizadas e decididas a nos manter em movimento permanente pela democracia no país e no mundo. Queremos construir novas formas de organizar a vida social, com paz, com direitos, queremos uma nova economia, justiça ambiental e redistribuição da riqueza produzida. Queremos uma vida sem violência, com liberdade e com autonomia. Queremos partilhar e transformar os espaços públicos de poder e decisão.

Para nós Dilma é parte da heróica geração que cumpriu um papel democrático na luta contra a ditadura militar, é parte das forças que impulsionaram a democracia ativa no nosso país, é parte comprometida com a reconstrução das funções públicas do Estado brasileiro e com a promoção de uma inserção soberana dos países do sul no diálogo internacional.

Estamos com Dilma porque nela reconhecemos coragem, compromisso e ousadia para aprofundar os processos iniciados no Governo LULA.Estamos com Dilma para barrar o retorno ao poder do projeto liberal conservador.Estamos com Dilma por uma educação inclusiva, não-sexista e não-racista, pela garantia da saúde e o pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres,  por seu compromisso em promover a nossa autonomia econômica. Estamos com Dilma pelo direito a terra, aos recursos econômicos e ao desenvolvimento rural sustentável para as mulheres do campo e pela da ampliação dos investimentos em projetos de infraestrutura, moradia e mobilidade que melhorem a vida das mulheres. Estamos com Dilma pela garantia e compromisso com o enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher, ampliando-se os recursos necessários à implementação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e à adequada aplicação da Lei Maria da Penha. Estamos com Dilma pela garantia do fomento ao desenvolvimento de políticas que viabilizem o compartilhamento das tarefas domésticas e de cuidados, entre homens, mulheres, Estado e sociedade. Sabemos que a eleição de Dilma representa um passo importante na construção da igualdade entre homens e mulheres e que apenas o projeto que ela representa garantirá nosso avanço em direção a uma sociedade mais justa, solidária, igualitária e soberana. Estamos com Dilma porque queremos ser protagonistas das mudanças que farão deste um país mais justo e igualitário.

Nós subescrevemos:
Obs.: Como a lista possui 138 nomes e ocuparia muito espaço no Blog, e não cabe no espaço Comentários, colocaremos apenas os dez primeiros.


Agna Kelly da Silva – Estudante de Psicologia _ PE
Ana Carolina Silva -Assessora da CUT
Ana Maria Marques - Professora Adjunta do Departamento de História da UFMT
Ana Maria Prestes, cientista política
Ana Maria Veiga -Doutoranda em História - Universidade Federal de Santa Catarina
Bernadette Siqueira Abrão – jornalista – Cotia/SP
Carime Rossi Elias
Carla Gisele Batista, mestranda do PPGNEIM/UFBA
Carmen Lúcia Bezerra Bandeira, pedagoga. 

Por Joana Flávia Scherer - Assistente de Núcleo

Manifesto dos Médicos com Dilma


by Marco Aurélio Weissheimer.

Os médicos abaixo-assinados, que no primeiro turno das eleições presidenciais votamos em distintas candidaturas, vimos através desta demonstrar publicamente a nossa união em torno da eleição de Dilma Rousseff nesse 2. turno.

Esta escolha baseia-se na clareza de que hoje existem projetos de país diferentes representados pelas duas candidaturas que disputam a eleição presidencial. Lamentamos que em um momento tão importante para a democracia do Brasil, a candidatura de José Serra – sustentada principalmente pelo Democratas e PSDB – não apresente às claras o que já fez e o quer para o país.

A candidatura de Serra esconde-se em debates menores, que tem intenção de desqualificar a candidatura de Dilma Rousseff, ao invés de tentar provar que o projeto que defende é melhor para os brasileiros.

Ao contrário, traz pro centro de sua campanha uma falsa religiosidade, que nunca fez parte do projeto de seu partido, tratando com leviandade a questão do aborto, e comprometendo um debate fundalmental dentro da Saúde Pública, por puro oportunismo político.

Assim, optamos pela candidatura de Dilma Rousseff por não apoiarmos as políticas de desmantelamento do Estado como a privatização do patrimônio público e a terceirização da atenção à saúde, implementadas por FHC entre 1994 e 2002, que não obtiveram êxito em elevar a capacidade produtiva do Brasil, nem em melhorar a qualidade de vida de nossa gente.

Esperamos que eleita, consiga enfrentar alguns problemas que não foram solucionados pelo Governo Lula, como a regulamentação definitiva da Emenda Constitucional 29 – para ampliar o financiamento da saúde, e empreenda reformas estruturais, como a reforma política, imprescindíveis para o fortalecimento da Democracia brasileira

Por fim, para de fato melhorar a saúde da população, queremos mais distribuição de renda, com geração de empregos, fortalecimento da agricultura familiar, ampliação e fortalecimento de políticas sociais como a Educação, Cultura, Lazer e Moradia.

Estamos convencidos de que a candidatura DEMO-TUCANA aponta no sentido oposto ao combate da desigualdade social e temos que derrotá-la nas urnas!

Por isso, convocamos todos os cidadãos para em 31 de outubro de 2010, confirmar Dilma Roussef a primera mulher Presidente do Brasil. (Clique aqui para mais informações)

http://rsurgente.opsblog.org/

Nenhum comentário: