Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Debate na Record

Por Siden*
Meus amigos: acredito que a "seção" debates já poderia acabar!

É difícil debater quando um dos debatedores só apresenta frases surradas, bordões, ou seja, apresenta pouco conhecimento sobre os assuntos, enfim,  termina só enrolando. É o caso do candidato Serra.

Enquanto Serra procura confundir, Dilma procura trazer argumentos, pois tem um largo conhecimento sobre uma variedade de problemas brasileiros.

O que ocorreu no debate  de ontem, foi praticamente,  uma repetição dos debates anteriores. O candidato tucano fuge às questões propostas.

Por exemplo, quando a candidata petista, perguntou ao  Serra sua posição sobre o PROUNI, já que o candidato a Vice de sua coligação impetrou uma ADIN no STF contra o mesmo, o candidato enrolou e não respondeu... A pergunta de Dilma ficou sem resposta...

Ainda bem que só falta mais um debate, o da Globo.

Será que o debate da Globo vai surpreender? Não acredito, pois o candidato tucano parece só ler manchetes de jornais e "orelhas de livros". Não apresenta  conhecimento em profundidade de nada.

Se as últimas pesquisas estiverem corretas, como a de ontem, por exempo, dando 14% de vantagem à  candidata petista sobre os votos válidos, Dilma deverá ser  a próxima presidente(a) do Brasil.

Como o número de indecisos ainda é considerável, é muito importante que a firmeza da militância continue. É continuar trabalhando agora, para conferir na urnas.

No dia 31 é 13!

Boa militância a todos(as)!


*Siden Francesch do Amaral é Professor Estadual.

Estudantes realizam protesto em defesa do ensino médio no Parobé
Estudantes do ensino médio da Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre, realizaram novo protesto contra o fechamento do ensino médio na escola na manhã desta terça-feira 26. A manifestação foi em frente à escola, com concentração a partir das 7h30.

A escola vem reduzindo ano a ano o número de alunos no ensino médio. Na sexta-feira passada, os estudantes realizaram um protesto e, junto com a direção do 39º Núcleo do CPERS/Sindicato, reuniram-se com a Secretaria da Educação.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, a partir de 2011 será extinto o ensino médio no turno da manhã. A intenção da Secretaria é ampliar o número de turmas do ensino técnico e diminuir as de ensino médio. Com a redução gradual, de acordo com os estudantes, a tendência é o fechamento do ensino médio.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Descartada extinção do Ensino Médio na Escola Parobé, em Porto Alegre
26.10.10 - 16:54
Representantes do Ministério Público Estadual, direção da Escola Técnica Parobé, Cpers e alunos estiveram reunidos nesta terça-feira, em Porto Alegre, para solucionar o impasse criado na instituição. Centenas de estudantes realizaram protesto contra a redução de vagas no ensino médio, imposta pela Secretaria Estadual da Educação a partir do ano que vem. Durante o encontro, representantes do Conselho Escolar do Parobé descartaram a extinção.

Segundo o colegiado, um ajuste foi feito no turno da tarde, com o ingresso de alunos novos no primeiro ano e a ampliação do ensino profissional na parte da manhã. A permanência dos atuais estudantes do turno da manhã fica garantida até a conclusão do curso. A Secretaria Estadual de Educação acompanhou a decisão de reordenamento de tempos e espaços e disse estar de acordo com o plano.
http://www.clovisduarte.com.br/noticia_ler.php?id=244962

O 2º turno e os estudantes universitários
No próximo domingo, cerca de 135 milhões de brasileiros irão novamente às urnas para decidir o futuro do Brasil. No segundo turno das eleições, quem será eleito o próximo presidente da República? Dilma Rousseff (PT) ou José Serra (PSDB)?
A IHU On-Line saiu pelo câmpus da Unisinos para ouvir as escolhas e justificativas dos alunos. Confira:


“Vou votar na Dilma. O motivo é bem simples, não acho que é o momento de mudar o governo atual. Ele tem seus méritos e acredito que pode fazer muito mais se tiver mais um mandato pela frente”.
Vinícius Ghise
______________________________________________________________________
“Votarei no Serra, acho que ele está mais preparado para o cargo que sua adversária. Acredito que ele manteria as coisas boas alcançadas pelo governo do PT.”
Eduardo Herrmann
______________________________________________________________________
“Votarei em branco, não necessariamente por ser contra as propostas políticas dos dois canditados, mas simplesmente pela grande palhaçada que se transformou essas eleições. Sei que meu voto pode contribuir para a vitória de um deles, porém isto é inevitável. Não sou a favor do voto em branco, mas em um processo eleitoral onde as discussões se pautam por bolinhas de papel e bexigas de água, não conseguiria me posicionar a favor de nenhum”.
Juliana Spitaliere
______________________________________________________________________

“Vou anular. Votei na Marina no primeiro turno justamente por não concordar com a postura agressiva que a Dilma e o Serra tomaram desde o início do pleito, baixando o nível da campanha”.
Adriano Matiazzo de Carvalho
______________________________________________________________________

“No segundo turno manterei a mesma posição do primeiro, votando na candidata do PT, Dilma Rousseff. Fiz esta opção pelos mesmos motivos que me fizeram votar no presidente Lula nas eleições anteriores. Sempre acreditei que Lula conseguiria fazer com que o povo brasileiro tivesse mais dignidade e fosse respeitado por outras nações. Acredito que o atual governo conseguiu alcançar índices muito positivos, principalmente em relação às políticas públicas e a inclusão social. A vitória de Dilma significa que o crescimento e inclusão social terão continuidade”.
Soraia Tomasel
http://unisinos.br/blog/ihu/2010/10/26/agora-e-dilma-ou-serra-a-opiniao-do-campus/

Vox Populi: Dilma tem 57% dos votos válidos; Serra tem 43%

A pesquisa Vox Populi divulgada nesta segunda-feira (25) mostra a presidenciável Dilma Roussef (PT) na liderança, com 57% dos válidos (quando não são contabilizados os brancos, nulos e indecisos), contra 43% de José Serra (PSDB).
[...]
Os votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos, 7%.  A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa entrevistou 3 mil eleitores de 214 municípios do País nos dias 23 e 24 de outubro.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/407599-Vox_Populi:_Dilma_tem_57__dos_votos_validos_e_Serra__43__.html

Resultado de licitação do metrô de São Paulo já era conhecido seis meses antes
A Folha soube seis meses antes da divulgação do resultado quem seriam os vencedores da licitação para concorrência dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do metrô.

O resultado só foi divulgado na última quinta-feira, mas o jornal já havia registrado o nome dos ganhadores em vídeo e em cartório nos dias 20 e 23 de abril deste ano, respectivamente.

A licitação foi aberta em outubro de 2008, quando o governador de São Paulo era José Serra (PSDB) --ele deixou o cargo no início de abril deste ano para disputar a Presidência da República. Em seu lugar ficou seu vice, o tucano Alberto Goldman.

O resultado da licitação foi conhecido previamente pela Folha apesar de o Metrô ter suspendido o processo em abril e mandado todas as empresas refazerem suas propostas. A suspensão do processo licitatório ocorreu três dias depois do registro dos vencedores em cartório.

O Metrô, estatal do governo paulista, afirma que vai investigar o caso. Os consórcios também negam irregularidades ou "acertos".

O valor dos lotes de 2 a 8 passa de R$ 4 bilhões. A linha 5 do metrô irá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e será conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.
[...]
http://www1.folha.uol.com.br/poder/820054-resultado-de-licitacao-do-metro-de-sao-paulo-ja-era-conhecido-seis-meses-antes.shtml

Polvo vidente morre na Alemanha
Aquário de Oberhausen anunciou nesta terça-feira sua morte.
'Paul' acertou todos os resultados da Alemanha e a final da Copa.
[...]
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/10/polvo-vidente-morre-na-alemanha.html


DIRETORES E DIRETORAS DE TODO O BRASIL, VEJA COMO VOCÊS SÃO TRATADOS DEPOIS QUE SE APOSENTAM, EM SP

Defasagem salarial depois de aposentado é uma marca registrada de todos os profissionais do magistério, mas leiam essa carta e estudo que a UDEMO encaminhou para o “nosso” novo governador (http://www.udemo.org.br/Destaque_406_doc_ribeirao.html) na revista Veja e outras mídias ele diz que ama a educação, a primeira pergunta que me veio a cabeça foi: aposentado não é sinônimo de educação?
 Que quiprocó!
http://www.sofressor.com.br/lerNoticia.php?id=104

Morre aos 79 anos o senador Romeu Tuma
A Agência Senado confirmou a morte do senador Romeu Tuma. Ele faleceu às 13h desta terça-feira (26), no Hospital Sírio-Libanês, em decorrência de uma hemorragia. Segundo informações da assessoria do parlamentar, o velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo. O senador estava hospitalizado desde setembro e no último dia 2 havia se submetido a uma cirurgia cardíaca para implantar um Berlin Heart, espécie de coração artificial.
[...]
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/407857-Morre_aos_79_anos_o_senador_Romeu_Tuma.html



Tarso Genro divulga mais quatro nomes do novo secretariado

A assessoria do governador eleito Tarso Genro confirmou em seu twitter, mais quatro nomes para compor seu secretariado. Abgail Pereira coordenará a pasta de Turismo e Beto Albuquerque ficará com a Secretaria de Infraestrutura e Logística. Marcelo Daneris (PT) ocupará a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, que ainda será criada por Tarso, e Estilac Xavier coordenará a Secretaria Geral de Governo.

Já foram divulgados os nomes de Luiz Antônio de Assis Brasil para a pasta de Cultura e Mauro Knijnik para coordenar a Agência de Fomento para o Desenvolvimento do Estado, que ainda será criada. Tarso também anunciou a criação de equipe técnica que assessorará o vice Beto Grill na coordenação de projetos de desenvolvimento microrregionais para a metade Sul do Estado.

http://www.clovisduarte.com.br/noticia_ler.php?id=244924

Após tsunami com mais de cem mortos, vulcão entra em erupção na Indonésia
Atividade vulcânica levou governo a elevar nível de alerta para máximo

O número de mortos em decorrência do tsunami que atingiu a Indonésia chegou nesta terça-feira a pelo menos 103, ao mesmo tempo em que o país é palco de mais uma emergência - a erupção de um vulcão.

O tsunami, com ondas de três metros, atingiu na segunda-feira as Ilhas Mentawai, um popular destino turístico de surfistas na costa da Ilha de Sumatra, no oeste do país.

Segundo o vice-governador do arquipélago, dez vilarejos foram completamente destruídos pelo fenômeno. Centenas de pessoas permanecem desaparecidas.

Um policial disse à BBC que os trabalhos de resgate na região estão sendo prejudicados pelo mau tempo.

Helicópteros não conseguem pousar na área por causa da forte chuva e barcos também não conseguem chegar às ilhas porque o principal pier foi destruído.

As autoridades também estão enfrentando dificuldades para conseguir informações precisas sobre o desastre por causa da cobertura telefônica ruim na região.

A Agência de Gerenciamento de Desastres do país disse que as ondas foram causadas por um terremoto de magnitude 7,7 que teve como epicentro a costa de Sumatra na noite de segunda-feira.
[...]
http://noticias.br.msn.com/mundo/artigo-bbc.aspx?cp-documentid=26095861

Trensurb faz primeira viagem a Novo Hamburgo
Mais de 60% da obra entre os municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo está concluída
Leticia Barbieri | leticia.barbieri@zerohora.com.br
Foto: Tiago da Rosa/Grupo Editorial Sinos
Celebrada como histórica, a primeira viagem na extensão da Linha 1 entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, foi realizada nesta manhã. A conexão durou cerca de 10 minutos e levou a bordo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, representantes da Trensurb e os prefeitos dos dois municípios.

O fim do trajeto foi comemorado com uma salva de palmas.

— Sei como é importante ter essa conexão rápida entre o Vale do Sinos e Porto Alegre — afirmou o ministro.

O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, comemorou o sucesso das obras.

— É um momento histórico. Há 20 anos que aguardávamos por isso.

A expansão da Linha 1 até Novo Hamburgo já ultrapassou a marca de 60% de execução. O trecho compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações, uma ponte metroviária e uma ferroviária sobre o Rio dos Sinos. Com a obra concluída, a estimativa da Trensurb é de que cerca de 30 mil pessoas passem a usar o novo meio.

Por conta do aumento no número de usuários, a empresa articula a compra de 33 novos trens com 50% a mais de capacidade do que os atuais. Um investimento de cerca de R$ 600 milhões.

O projeto prevê um total de 9,3 quilômetros de extensão, com todo o trecho em via elevada e quatro novas estações. Além de Rio dos Sinos e Liberdade – praticamente prontas –, terá as estações Fenac e Novo Hamburgo.

– Esperávamos inaugurar as duas primeiras estações em setembro, mas tivemos percalços com um embate judicial para a remoção de famílias. Até abril, elas serão entregues oficialmente – garante Cunha.

QUANTO JÁ FOI CONCLUÍDO

- Elevado: 72,73%

- Ponte ferroviária: 93,79%

- Ponte rodoviária: 93,71%

- Estação Rio dos Sinos: 74,5%

- Estação Liberdade: 78,99%

- Sistemas: 51,38%

- Remanejamento de moradias: 189 casas construídas e entregues (100%)

- Total: 64,04%

O QUE AINDA FALTA

- Trecho 5: entre a Estação Liberdade e a futura Estação Industrial. Está no final a execução das travessas.

- Estação Industrial: inicia-se no Trecho 5 e vai até a Av. Primeiro de Março. Está sendo preparada para a futura execução do corpo da estação.

- Trecho 6: entre as futuras estações Industrial e Fenac. Teve a frente liberada para obras e receberá parte da força de trabalho do trecho 3.

ZERO HORA - http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3087939.xml

Agora é Dilma
Por Flavio Aguiar
Dias atrás falei muito por que não votar em Serra. Agora é a vez da Dilma, por que votar nela.

Vi Dilma ao vivo e em cores quando de sua visita à Alemanha, na companhia do presidente Lula. Estivemos juntos, cara a cara, no trem que ia para Hamburgo. Dilma enfrentou ali o “fogo inimigo” da mídia brasileira reunida em torno dela.

Ela tem uma coisa que decididamente falta ao Serra.

Quando ela fala, você pode até não concordar com ela, mas percebe que ela está falando a verdade a seu próprio respeito. Você pode acreditar nela. Quando o Serra fala, e eu também o vi ao vivo (mas dele é difícil dizer “em cores”) algumas vezes, só que faz mais tempo, a impressão é outra. Você pode até concordar com o que ele está dizendo (no meu caso isso em geral só acontece com coisas como “vai chover”, ou “vai fazer sol”), mas é difícil dizer que é aquilo exatamente o que ele pensa. A impressão que ele deixa – e que nessa campanha ficou evidente aos baldes – é que entre você e ele há sempre um cálculo sobre o que é mais conveniente dizer naquele momento.

O principal obstáculo que Dilma enfrentou nessa campanha – e esse ela já venceu – foi o de convencer a galera que ela era uma candidata com luz e voz próprias. E nisso ela deu de dez no Serra. Ela não precisa receber telefonema de última hora dizendo como proceder, já que uma bolinha de papel bateu-lhe na cabeça.

Dilma enfrentou, e vai enfrentar ainda até o 31, uma das maiores barreiras de calúnias e difamações, algo capaz de fazer a campanha do Lacerda contra o Getúlio em 1954 uma brincadeira. Essa está sendo uma das campanhas mais sujas e repelentes da história brasileira, tamanho é o desespero da direita. O desespero e a sanha. A frase da mulher do Serra sobre o assassinato de criancinhas é eloqüente. Atacam a Dilma – embora não tenham coragem para declarar isso abertamente – sobretudo por sua condição de ser mulher. Imaginem, uma mulher disputando a chefia de estado do Brasil, e com chances de vencer! Onde estamos, na Alemanha?! Na Finlândia?! Na Argentina?! No Chile?!

Não, no Brasil isso não pode acontecer!

Então ela só pode, para esse tipo de pensamento, ser uma fantoche – do Lula ou do José Dirceu. Bom, há ainda uma outra hipótese: fazer dela uma bruxa, e daí vem as fotos falsas dela com armas na mão, o suposto “assassinato das criancinhas”, a pregação desse bispo de Guarulhos que enxovalha o nome de Cristo na heresia de sua postura blásfema e apóstata.

A tudo Dilma enfrentou com serenidade e coragem. Sentiu os golpes sim e a covardia por detrás deles. Mas não perdeu a linha. A contrário do seu adversário, que em matéria de programa nunca teve linha e em matéria de comportamento saiu da linha várias vezes, atacando jornalistas.

Dilma trouxe um programa para o Brasil. Só não o debateu mais porque o adversário fugiu da raia desse debate, escondido atrás da quantidade enorme de boatos e falsas afirmações que recobrem sua candidatura e sua falta de visibilidade programática. Dá para repetir de novo: você pode ler o programa da Dilma e não concordar com ele ou com partes dele (aliás, na segunda feira saiu esse programa). Mas, e nesse caso sem aquela arrogância que essa frase quase sempre embutia sob a forma de pergunta, você pode ficar tranqüilo, porque você sabe com quem está falando.

http://sul21.com.br/jornal/2010/10/agora-e-dilma/

Chauí alerta sobre atos de violência para culpar PT
Marilena Chauí alertou o público reunido na USP sobre possível armação de atos violentos em comício de Serra
Última atualização em 26/10/2010, 01:45

São Paulo - A filósofa Marilena Chaui denunciou nesta segunda-feira (25) uma possível articulação para tentar relacionar o PT e a candidatura de Dilma Rousseff a atos de violência. Ela afirmou, diante de um público de quase duas mil pessoas, que soube de uma possível ação violenta que seria montada para incriminar o PT durante comício do candidato José Serra (PSDB) no dia 29.

Segundo Marilena, a promessa dos participantes da suposta armação seria de "tirar sangue" durante o comício. As cenas seriam usadas sem que a campanha petista tivesse tempo de responder. "Dois homens diziam: 'dia 29, nós vamos acertar tudo, vamos trazer o pessoal vestidos com camisetas do PT, carregando bandeiras do PT e vão atacar pra tirar sangue, no comício do Serra", reafirmou a filósofa em entrevista à Rede Brasil Atual. "É preciso alertar a sociedade brasileira toda, alertar São Paulo e alertar os petistas", pediu Marilena. A ação estaria em planejamento em um bar de São Paulo, no final de semana.

Para exemplificar o caso, ela disse que se trata de um novo caso Abílio Diniz. Em 1989, o sequestro do empresário foi usado para culpar o PT e o desmentido só ocorreu após a eleição de Fernando Collor de Melo.

A denúncia foi feita durante encontro de intelectuais e pessoas ligadas à Cultura, estudantes e professores universitários e políticos, na USP, em São Paulo.  "Não vai dar tempo de explicar que não fomos nós. Por isso, espalhem pelas redes sociais", divulguem.

Ela também criticou a campanha de Serra nestas eleições. "A campanha tucana passou do deboche para a obscenidade e recrutou o que há de mais reacionário, tanto na direita quanto nas religiões."

Em entrevista ao blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, o jornalista  jornalista Tony Chastinet, já alertava sobre possíveis técnicas utilizadas para associar o PT à violência.
Mais panfletos

Também nesta segunda-feira o PT registrou um Boletim de Ocorrência (BO) no 45º DP contra um grupo que distribuía material irregular contra Dilma Rousseff na Praça Luis Neri, no bairro de Perus, em São Paulo. Aproximadamente 30 pessoas foram identificadas com o uniforme "Turma do Bem"; cinco foram presos em flagrante.
http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/chaui-tucanos-articulam-violencia-para-culpar-pt

Unicamp desautoriza perito a falar em nome da instituição

A Unicamp (Universidade de Campinas) emitiu nota oficial, ontem, desautorizando qualquer professor ou pesquisador a falar em nome da instituição. O comunicado foi assinado pelo procurador geral da Instituição, Eustáquio Gomes, afirmando que a Unicamp não recebeu nenhuma solicitação para realização de perícia sobre identificação de voz procedente de qualquer partido ou agremiação política do Paraná.

O laudo fornecido ao PPB, pelo professor exonerado por justa causa Ricardo Molina, não tem o aval da Unicamp e é totalmente ilegal. De acordo com o laudo, porque ele não pode emitir laudo pois não é perito criminal, informou a procuradora a Unicamp, Tereza Dóro. O Departamento de Medicina Legal da Universidade Estadual de Campinas foi desativado, informa ainda a procuradora da Instituição e o circo montado pelo presidente do PPB, não tem valor nenhum perante a justiça, já que Molina não fala pela instituição.

A advogada da Unicamp, Tereza Dóro, declarou que Ricardo Molina foi demitido da instituição por apropriação indébita de bens pertencentes à Unicamp e que foram apreendidos em sua casa. A advogada informou ainda que o ex-professor responde a sete processos e já foi condenado na Comarca de Piracicaba por calúnia e fraude em laudos.

Certidões
Tereza Dóro afirma que o ex-professor utiliza indevidamente o nome da Universidade e trabalha na garagem de sua casa. A procuradora apresentou ainda certidões onde o foneticista Ricardo Molina foi condenado a um ano de prisão por falência fraudulenta, através da 10.º Vara Civil de São Paulo.

O Estado do Paraná - http://www.parana-online.com.br/editoria/politica/news/25659/?noticia=UNICAMP+DESAUTORIZA+PERITO+A+FALAR+EM+NOME+DA+INSTITUICAO

Paulo Preto é fichinha

Dei apenas uma primeira leitura nos documentos que o jornalista Amaury de Souza entregou à imprensa.

Não se trata de documentos sigilosos, nem obtidos por meios fraudulentos.

São escrituras públicas, firmadas em cartório.

Nelas, a Fundação Petros, ente de seguridade social da Petrobras, alimentada com dinheiro da empresa e dos trabalhadores, vende os dois subsolos, o térreo a sobreloja e todos os andares, do 2º ao 13º do prédio da Rua Sete de Setembro, nº54, no Centro do Rio de Janeiro, a duas empresas, a Consultatum S/ CLtda. e a Planefim, Serviços, Assessoria, Planejamento e Participações S/C Ltda., ambas representadas por um só procurador, Ronaldo Santos, e vizinhas de porta, ocupando os conjuntos 111 e 112 do prédio da Alameda Santos, 2441.

Depois, por outras escrituras públicas , ficamos sabendo que a Planefim pertence ao sr. Ricardo Sérgio Oliveira (foto) e a sua mulher, Elisabeth Salgueiro de Oliveira e que a Consultatum, de propriedade de Ronaldo Santos, dá ao casal Ricardo Sérgio/Elisabeth Salgueiro um procuração plenipotenciaária para gerir o imóvel comprado à Petros.

Tudo em julho de 1999.
Em pleno Governo Fernando Henrique Cardoso.

Na ocasião, ele era diretor de Relações internacionais do Banco do Brasil.

Dele, dizia a revista Veja:

Gosta de fumar charutos Romeo y Julieta, a fina flor da produção cubana, joga tênis e já foi visto num restaurante em Nova York, onde possui um apartamento, servindo-se de uma garrafa de vinho de 5.000 dólares. Fala inglês e francês com fluência. Casado há 26 anos, sem filhos, ele também gosta de cultivar amizades influentes. Entrou para o círculo dos tucanos pelas mãos do ministro Clóvis Carvalho, da Casa Civil, acabou indicado para o cargo pelo ministro José Serra, da Saúde, e tornou-se o único diretor do Banco do Brasil com quem o presidente Fernando Henrique Cardoso faz contatos ocasionais.”

Como este homem conseguiu fazer negócios assim com o fundo de pensão da Petrobrás? Ouçamos a própria e insuspeita Veja:

A intimidade de Ricardo Sérgio de Oliveira com os fundos começou assim que chegou ao governo, mas até agora não se sabia que os fundos estavam cruzando com negócios dos seus sócios. Sua atuação ficou mais clara na privatização da Telebrás, quando ajudou a formar o consórcio Telemar. A venda foi um abacaxi, pois o consórcio não tinha dinheiro para pagar a entrada, e deixou a impressão de que a atuação do diretor do banco teria irritado o ministro das Comunicações, Luiz Carlos Mendonça de Barros. Puro engano. Oliveira formou o consórcio a pedido do próprio governo, que queria pôr mais concorrentes no leilão com o legítimo interesse de subir o preço. Na semana passada, Oliveira e Mendonça foram vistos almoçando no restaurante Laurent, em São Paulo, e deram gostosas gargalhadas de uma notinha de jornal. “Não convidem para a mesma mesa Mendonça de Barros e Ricardo Sérgio”, dizia a notinha. Amigos, eles se conheceram há uns trinta anos, atuando no mercado financeiro, origem de ambos. “Eu não vou ficar irritado com um amigo meu”, diz o ministro. “Mas quem é amigo dele mesmo é o Serra e o Clóvis.” 

Não li uma linha sobre estes documentos, entregues a toda a imprensa, até agora.

Deve ser porque vivemos num país onde a mídia é controlada, não é?
http://www2.tijolaco.com/29351

Grandes investimentos podem gerar exclusão social, dizem especialistas
Tema foi debatido durante colóquio promovido nesta segunda-feira no Rio de Janeiro.
   
Rio de Janeiro - A história recente do País revela que diversos municípios que receberam investimentos volumosos acabaram sofrendo também processos de concentração de riqueza, exclusão da população, degradação ambiental, entre outros. Essa é uma das conclusões do 2º Colóquio Desenvolvimento Local e Regional em Contexto de Grandes Investimentos, evento promovido nesta segunda-feira no Rio de Janeiro.

O objetivo do colóquio é gerar subsídios para que se planeje bem o impacto de investimentos previstos no País para os próximos anos e garantir que eles venham acompanhados da melhoria das condições de vida das populações.

De acordo com Clemente Ganz Lúcio, integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), embora seja cada vez maior, entre os gestores sociais e governamentais, a consciência da importância de se planejar os investimentos e suas consequências, esse planejamento minucioso com vistas à melhoria da qualidade de vida da população que vive no entorno de onde foi aplicado o recurso ainda se trata de um desafio a ser vencido.

"Não é simples de ser feito. Em boa medida, grandes investimentos que observamos no País vieram mobilizando miséria, desigualdade, agravando problemas locais, excluindo populações e criando um ambiente para que a renda e a riqueza geradas não ficassem naqueles locais. O desafio é fazer o contrário: [fazer] com que o recurso que vai ser alocado, em determinada obra, possa mobilizar outros recursos adicionais, gerando transformações na comunidade, em suas condições de vida, de trabalho, permitindo a integração do território com outras localidades", afirmou.
[...]
No evento, o secretário de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Henrique Villa da Costa Ferreira, também defendeu um novo modelo de gestão para reduzir as desigualdades entre as regiões. Segundo ele, a criação de um conselho envolvendo os atores federais, os estados e representantes sociais em cada comunidade poderia garantir ações integradas e de maior eficácia.

"O papel desse conselho seria estabelecer as prioridades para corrigir os desequilíbrios entre as regiões. Por meio dele, seria possível organizar os parceiros federais, como os ministérios do Meio Ambiente, das Cidades, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o da Integração Nacional, para atuar de forma mais organizada, integrando as políticas que já existem", disse.

O colóquio faz parte das ações do projeto Melhoria da Gestão para o Desenvolvimento da Cadeia Nacional de Fornecedores de Bens e Serviços da Petrobras, iniciativa conjunta da empresa, do Ministério do Planejamento, da Fundação Nacional da Qualidade e do Movimento Brasil Competitivo.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-506,cd-288819.htm

Nenhum comentário: