Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

domingo, 17 de outubro de 2010

O debate na Rede TV

Ontem ocorreu mais um  debate entre os presidenciáveis Serra (PSDB) e Dilma (PT).

Novamente, pode-se observar o despreparo do candidato Serra na exploração de vários assuntos.

Praticamente a candidata petista deu a pauta do debate. O candidato tucano sempre procurando fugir do questionamento sobre privatizações usou bordões já conhecidos do debate anterior, ficando sempre na defensiva, denotando que não tinha argumentos.

Assim, Serra reclamou que Dilma sempre usava como argumentos o governo anterior de FHC ou, o modelo por ele implementado de Gestão no Estado de São Paulo. Mas qual outro modelo de Gestão que Serra queria que a candidata Dilma pautasse  as questões? Afinal o candidato Serra integrou o governo FHC e governou São Paulo.

A candidata Dilma do PT apresentou um dado alarmante quanto à educação em  São Paulo : 50% dos professores no estado em que Serra foi governador executam suas funções em caráter precário, isto é, contratados. Serra não contestou.

Quanto às perguntas dos jornalistas observou-se maior sinceridade na resposta de Dilma,  enquanto Serra  recorreu à evasivas que não convenceram ninguém.

Finalmente, a candidata petista, encerrando sua participação no debate, afirmou que o Brasil para avançar mais, necessita de educação com qualidade, e isto, se obtém, respeitando aluno, professor, pagando bons salários aos professores e não os “recepcionando” com cacetetes.


Siden Francesch do Amaral é Professor  Estadual e Diretor no 14º Núcleo Cpers-Sindicato.

Polícia Federal apreende panfletos contra Dilma em gráfica de São Paulo
Apreensão foi feita a pedido do TSE, informou assessoria da PF.
17.10.10 - 17:23

A Polícia Federal apreendeu neste domingo (17) na gráfica no bairro do Cambuci, em São Paulo, folhetos que relacionam a presidenciável Dilma Rousseff, do PT, à defesa da descriminalização do aborto.

Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Federal, a busca e a apreensão foram feitas a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, a PF encaminhará ao TSE um relatório referente ao caso.

Paulo Ogawa, pai de Alexandre Takeshi Ogawa, proprietário da Editora e Gráfica Pana, disse ao G1 que os agentes da Polícia Federal chegaram na gráfica por volta das 6h deste domingo e deixaram o local por volta das 15h. Ogawa disse que foram apreendidos somente os panfletos impressos, segundo ele, sob encomenda da Diocese de Guarulhos.

“Eles (PF) vieram com um mandado de apreensão para aquele material especifico da Diocese de Guarulhos. Eu prestei depoimento, mas no nosso caso está tudo tranqüilo. Foi uma encomenda feita pela Diocese de Guarulhos, tem carta deles, tem uma carta do Dom Luiz Gonzaga, então é de total responsabilidade deles”, afirmou Paulo Ogawa.

Neste sábado (16), o PT registrou um boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial de São Paulo e protocolou uma representação na Justiça Eleitoral para apurar possível crime de difamação e a origem dos recursos usados para o pagamento pelos serviços da gráfica.

De acordo com os proprietários da gráfica, foram impressos 2,1 milhões de folhetos (100 mil na campanha do primeiro turno e 2 milhões na do segundo turno). Segundo a gráfica, o material foi encomendado pela Diocese de Guarulhos. Desde sábado (16), o G1 tenta contato com o bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonini.

O folheto é intitulado "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras" e assinado pela Comissão em Defesa da Vida do Regional Sul 1 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste domingo, o Regional Sul 1 divulgou nota no site da CNBB na qual afirma que não patrocina a impressão nem a distribuição de folhetos.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=243566

País tem 120 empresas estatais, 41 foram privatizadas nos últimos 20 anos
17.10.10 - 14:23
Desde 1990, 41 empresas estatais foram privatizadas no país, segundo o Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest) do Ministério do Planejamento. Atualmente, a União detém participação direta ou indireta em 120 empresas estatais, englobando as empresas públicas, as sociedades de economia mista, suas subsidiárias e controladas, além das demais empresas controladas pela União.

Segundo o Dest, em 1980, o país tinha 213 empresas estatais, e esse número passou para 186 em 1990 e para 103 em 2000. A alteração nesses números envolve, além de privatizações, as incorporações e liquidações de empresas.

A privatização do setor de telecomunicações foi uma das que mais alterou a vida da população brasileira. O sistema Telebras, que envolvia 27 empresas de telefonia fixa e 26 de telefonia celular, foi privatizado em 1998.
[...]
Em abril deste ano, o governo anunciou a retomada das atividades da Telebras, com o objetivo específico de gerenciar o Plano Nacional de Banda Larga. A estatal, no entanto, deverá ter uma estrutura mais enxuta, com poucos funcionários.
[...]
No setor de energia, das 63 distribuidoras do país, 45 foram privatizadas, como a Light, do Rio de Janeiro, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e a Eletropaulo, de São Paulo. Entre as 18 estatais, estão a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), que atende consumidores do Rio Grande do Sul.
[...]
A privatização da Companhia Vale do Rio Doce, ocorrida em 1997, ainda causa polêmica. O principal argumento usado pelos defensores da reestatização da Vale é de que a companhia teria sido vendida por um preço considerado abaixo do de mercado, US$ 3,3 bilhões. Hoje, a empresa tem capitalização de mercado de aproximadamente US$ 140 bilhões, com cerca de 500 mil acionistas em todos os continentes.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=243544

Manifesto em Defesa da Educação Pública

Nós, professores universitários, consideramos um retrocesso as propostas e os métodos políticos da candidatura Serra. Seu histórico como governante preocupa todos que acreditam que os rumos do sistema educacional e a defesa de princípios democráticos são vitais ao futuro do país.

Sob seu governo, a Universidade de São Paulo foi invadida por policiais armados com metralhadoras, atirando bombas de gás lacrimogêneo. Em seu primeiro ato como governador, assinou decretos que revogavam a relativa autonomia financeira e administrativa das Universidades estaduais paulistas. Os salários dos professores da USP, Unicamp e Unesp vêm sendo sistematicamente achatados, mesmo com os recordes na arrecadação de impostos. Numa inversão da situação vigente nas últimas décadas, eles se encontram hoje em patamares menores que a remuneração dos docentes das Universidades federais.

Esse “choque de gestão” é ainda mais drástico no âmbito do ensino fundamental e médio, convergindo para uma política de sucateamento da Rede Pública. São Paulo foi o único Estado que não apresentou, desde 2007, crescimento no exame do Ideb, índice que avalia o aprendizado desses dois níveis educacionais.

Os salários da Rede Pública no Estado mais rico da federação são menores que os de Tocantins, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Acre, entre outros. Somada aos contratos precários e às condições aviltantes de trabalho, a baixa remuneração tende a expelir desse sistema educacional os professores qualificados e a desestimular quem decide se manter na Rede Pública. Diante das reivindicações por melhores condições de trabalho, Serra costuma afirmar que não passam de manifestação de interesses corporativos e sindicais, de “tró-ló-ló” de grupos políticos que querem desestabilizá-lo. Assim, além de evitar a discussão acerca do conteúdo das reivindicações, desqualifica movimentos organizados da sociedade civil, quando não os recebe com cassetetes.

Serra escolheu como Secretário da Educação Paulo Renato, ministro nos oito anos do governo FHC. Neste período, nenhuma Escola Técnica Federal foi construída e as existentes arruinaram-se. As universidades públicas federais foram sucateadas ao ponto em que faltou dinheiro até mesmo para pagar as contas de luz, como foi o caso na UFRJ. A proibição de novas contratações gerou um déficit de 7.000 professores. Em contrapartida, sua gestão incentivou a proliferação sem critérios de universidades privadas. Já na Secretaria da Educação de São Paulo, Paulo Renato transferiu, via terceirização, para grandes empresas educacionais privadas a organização dos currículos escolares, o fornecimento de material didático e a formação continuada de professores. O Brasil não pode correr o risco de ter seu sistema educacional dirigido por interesses econômicos privados.

No comando do governo federal, o PSDB inaugurou o cargo de “engavetador geral da república”. Em São Paulo, nos últimos anos, barrou mais de setenta pedidos de CPIs, abafando casos notórios de corrupção que estão sendo julgados em tribunais internacionais. Sua campanha promove uma deseducação política ao imitar práticas da extrema direita norte-americana em que uma orquestração de boatos dissemina dogmas religiosos. A celebração bonapartista de sua pessoa, em detrimento das forças políticas, só encontra paralelo na campanha de 1989, de Fernando Collor.

Fábio Konder Comparato, USP; Carlos Nelson Coutinho, UFRJ; Marilena Chaui, USP; Otávio Velho, UFRJ; Ruy Fausto, USP; João José Reis, UFBA; Joel Birman, UFRJ; Dermeval Saviani, Unicamp; Emilia Viotti da Costa, USP; Renato Ortiz, Unicamp; João Adolfo Hansen, USP;
Adalberto Muller, UFF
Adalberto Paranhos, UFU
Adalton Franciozo Diniz, PUC-SP
Adélia Bezerra de Meneses, Unicamp
Adma Muhana, USP
Adriana Duarte, UFMG
Adriano Codato, UFPR
Adriano de Freixo, UFF
Adriano de Freixo, Universidade Federal Fluminense
Adriano Scatolin, USP
Afrânio Catani, USP
Aida Marques, Universidade Federal Fluminense
Aixa Teresinha Melo de Oliveira, CEFET/RJ – UnED/Petrópolis
Alcides Fernando Gussi, UFC
Aldo Duran, UFU
Aldo Victorino, UERJ
Alessandro Octaviani, USP
Alex Fabiano Jardim, Unimontes
Alexandra Epoglou, UFU
Alexandre Abda, FAP/SP
Alexandre Fonseca, UFRJ
Alexandre Fortes, UFRRJ
Alexandre Henz, Unifesp
Alexei Alves de Queiroz, UnB
Alfredo Cordiviola, UFPE
Alícia Ferreira Gonçalves, UFPB
Alícia Gonçalves, UFPB
Alita Sá Rego, UERJ
Aluizio Moreira, UFCG
Álvaro Luis Martins de Almeida Nogueira, Cefet
Alvaro Luis Nogueira, CEFET/RJ
Alysson Mascaro, USP
Amarilio Ferreira Jr., UFSCar
Amaury Cesar Moraes, USP
Amaury Júnior, UFRJ
Américo Tristão Bernardes, Universidade Federal de Ouro Preto
Amilcar Pereira, UFRJ
Amon Pinho, UFU
Ana Elizabeth Albuquerque Maia, Universidade Federal do Ceará/UFC
Ana Fani Alessandri Carlos, USP
Ana Fernandes, UFBA
Ana Gonçalves Magalhães, USP
Ana Maira Coutinho, PUC-Minas
Ana Maria Araújo Freire, PUC/SP
Ana Maria Chiarini, UFMG
Ana Maria Doimo, UFMG
Ana Maria Medeiros, UERJ
Ana Paula Cantelli Castro, Universidade Federal do Piauí/UFP
Ana Paula Hey, USP
Ana Paula Pacheco, USP
Analice Palombini, UFRS
Anderson Pires, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
André Barcelos Damasceno Daibert, Cefet
André Carone, Unifesp
André Daibert, CEFET/RJ
André Figueiredo, UFRRJ
Andre Gunder Frank, UFF
André Leclerc, UFC
André Martins, UFRJ
André Paulo Castanha, Unioeste
Andrea Franco, PUC-Rio
Andréa Lisly Gonçalves, Universidade Federal de Ouro Preto
Andrea Macedo, UFMG
Andrea Silva Ponte, UFPB
Angela Leite Lopes, UFRJ
Angela Maria Carneiro Araújo, UNICAMP
Angela Prysthon, UFPE
Angela Thalassa, Faculdade de Arujá / IESA
Angelita Matos Souza, Facamp
Angelita Pereira de Lima, UFG
Aníbal Bragança, UFF
Anita Leandro, UFRJ
Anna Carolina Lo Bianco, UFRJ
Anselmo Pessoa Neto, UFG
Antônio Alberto Machado, Unesp/Franca-SP
Antonio Albino Canelas Rubim, UFBA.
Antonio Carlos Lima, UFRJ
Antonio Carlos Mazzeo, Unesp
Antonio Carlos Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
Antônio Cristian Saraiva Paiva, UFC
Antonio José de Almeida Meirelles, Unicamp
Antonio Justino Ruas Madureira, UFU
Antonio Pinheiro de Queiroz, UnB
Antonio Prado, Unicamp
Antonio Teixeira, UFMG
Antonio Torres Montenegro, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
Aparecida Neri de Souza, Unicamp
Arlenice Almeida, Unifesp
Arlindo da Silva Lourenço, Uniban
Armando Boito, Unicamp
Armen Mamigonian, USP
Attila Louzada, Universidade Federal do Rio Grande
Benito Bisso Schmidt, UFRGS
Benjamin Abdalla Jr., USP
Benjamin Picado, UFF
Bento Itamar Borges, UFU
Bernardo Ricupero, USP
Branca Jurema Ponce, PUC/SP
Brasilmar Nunes, UFF
Bruna Dantas, Univ. Cruzeiro do Sul
Bruno Capanema, USP e UnB
Bruno Guimarães, UFOP
Bruno Mendonça da Silva, Universidade Católica de Pernambuco
Caio Navarro de Toledo, Unicamp
Carina Inserra Bernini, Centro Universitário FIEO
Carla Dias, UFRJ
Carlos Augusto de Castro Bastos, Universidade Federal do Amapá
Carlos Bauer, Uninove
Carlos Eduardo Martins, UFRJ
Carlos Eduardo O. Berriel, Unicamp
Carlos José Espíndola, UFSC
Carlos Ranulfo, UFMG
Carmelita Brito de Freitas Felício, Universidade Federal de Goiás
Carmem Lúcia Negreiros de Figueiredo, Uerj
Carmen Gabriel, UFRJ
Carolina Martins Pulici, Centro Universitário Senac
Cauê Alves, PUC-SP
Celia Rocha Calvo, UFU
Celso F. Favaretto, USP
Celso Frederico, USP
Celso Kraemer, Universidade Regional de Blumenau
César Barreira, UFC
César Nigliorin, UFF
Christian Ingo Lenz Dunker, USP
Cilaine Alves Cunha, USP
Clara Araujo, UERJ
Clarice Mota, UFAL
Cláudia Maria Ribeiro Viscardi, Universidade Federal de Juiz de Fora
Claudia Moraes de Souza, Unesp/Marília
Cláudia Regina Andrade dos Santos, UNIRIO/UFRJ
Cláudia Regina Vargas, UFSCAR
Cláudia Souza Leitão, Universidade Estadual do Ceará/UEC
Claudinei Silva, Unioeste
Claudio Benedito Baptista Leite, Unifesp
Cláudio DeNipoti, UEPG
Claudio Oliveira, UFF
Cláudio Oliveira, UFF
Cláudio Oliveira, Universidade Federal Fluminense/UFF
Cleber Santos Vieira, Unifesp
Cleria Botelho da Costa, UnB
Clinio de Oliveira Amaral, UFRRJ
Clóvis Alencar Butzge, Universidade Federal da Fronteira Sul/UFFS/PR
Consiglia Latorre, UFC
Consuelo Lins, UFRJ
Corinta Maria Grisolia Geraldi, UNICAMP
Cristiane Kerches da Silva Leite, USP
Custódia Selma Sena do Amaral, UFG
Daniela Canella, Universidade Federal de Goiás/UFG
Daniela Frozi, UERJ
Daniela Weber, FURG
Daniele Nilym, UFC
Dau Bastos, UFRJ
Débora Barreto, UCM
Debora Breder, UCM
Débora C. Piotto, USP
Débora Cristina Morato Pinto, UFSCar
Débora Diniz, UnB
Débora El-Jaick Andrade, Universidade Federal Fluminense
Denilson Lopes, UFRJ
Denise Golcalves, UFRJ
Denise Helena P.Laranjeira, Universidade Estadual de Feira de Santana
Deolinda Freire, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Dilmar Santos de Miranda,  UFC
Dimas Enéas Soares Ferreira, FUPAC, IPTAN e EPCAR
Diva Maciel, UnB
Dolores Aronovich Aguero, Universidade Federal do Ceará
Doris Accioly, USP
Doris Rinaldi, Uerj
Douglas Barros, PUC-Campinas
Durval Muniz de Albuquerque Junior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Ebe Maria de Lima Siqueira, Universidade Estadual de Goiás/UnU
Edgar Gandra, UFPel
Edilson Crema, USP
Edson Arantes Jr., UERJ
Edson Arantes Junior, UEG
Edson de Sousa, UFRGS
Eduardo Brandão, USP
Eduardo Morettin, USP
Eduardo Passos, UFF
Eduardo Sterzi, Faap
Eleutério Prado, USP
Eliana Regina de Freitas Dutra, UFMG
Eliézer Cardoso de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás
Elina Pessanha, UFRJ
Elisa Kossovitch, Unicamp
Elisa Maria Vieira, UFMG
Elisabete de Sousa Otero, UFRGS
Elizabeth Maria Azevedo Bilange, UFMS
Elyeser Szturm, UnB
Emerson Giumbelli, UFRGS
Emiliano José, UFBA
Emir Sader, UERJ
Enilce Albergaria Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora
Enio Candotti, UFRJ
Ercília Cazarin, Univ. Passo Fundo
Ernani Chaves, UFPA
Ernestina Gomes de Oliveira, Faculdade de Direito do Instituto Superior de Ciências Aplicadas de Limeira
Ernesto Perini, UFMG
Ernesto Salles, UFF
Estêvão Martins Palitot, Universidade Federal da Paraíba/UFB
Eugenio Maria de França Ramos, Unesp
Eugênio Rezende de Carvalho, UFG
Evando Nascimento, UFJF
Evelina Dagnino, Unicamp
Everaldo Carlos Venâncio, Universidade Federal do ABC/SP
Fabiana de Souza, UFG
Fabiele Stockmans, UFPE
Fábio Durão, Unicamp
Fábio Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Goiás
Fábio Franzini, Unifesp
Fabrizio Guinzani, Unesc/SC
Fausto Fuser, USP
Federico Neiburg, UFRJ
Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues, UFSCar
Fernando Fragozo, UFRJ
Fernando Freitas, UERJ
Fernando Lourenço, Unicamp
Fernando Nogueira da Costa, Unicamp
Fernando Resende, UFF
Fernando Salis, UFRJ
Filipe Ceppas, UFRJ
Flávia de Mattos Motta, Universidade Estadual de Santa Catarina/USC
Flávia Nascimento, UNESP
Flavio Aguiar, USP
Flavio Campos, USP
Flavio Fogliatto, UFRGS
Flavio Galib, UNICAMP e UNIMEP/SP
Flávio Rocha de Oliveira, FESP/SP
Flora Sussekind, Unirio
Francisco Alambert, USP
Francisco Alves, UFSCar
Francisco Foot Hardman, Unicamp
Francisco Mazzeu, Unesp
Francisco Rüdiger, UFRS
Franklin Leopoldo e Silva, USP
Freda Indursky, UFRGS
Frederico Carvalho, UFRJ
Gabriel Almeida Antunes Rossini, PUC/SP
Geísa Matos, UFC
George Gomes Coutinho, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
George Lopes Paulino, UFC
Geovane Jacó, UECE
Geraldo Moreira Prado, Estácio de Sá e UNIRIO
Geraldo Orthof ,UnB
Geraldo Pontes Jr., UERJ
Gesuína Leclerc, UFC
Giane da Silva Mariano Lessa, UFRRJ
Gil Vicente Reis de Figueiredo, UFSCar
Gilberto Almeida, UFBA
Gilberto Bercovici, USP
Gilson Iannini, UFOP
Giselle Martins Venancio, UFF
Gislene Aparecida dos Santos, EACH – USP
Giuseppe Cocco, UFRJ
Gizelia Maria da Silva Freitas, UFPA
Gladys Rocha, UFMG
Glaucíria Mota Brasil, Universiade Estadual do Ceará
Glauco Arbix, USP
Glícia Pontes, Universidade Federal do Ceará
Graciela Paveti, UFMG
Graziela Serroni Perosa, EACH/USP
Gustavo Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
Gustavo Coelho, UERJ
Gustavo Krause, UERJ
Gustavo Venturi, USP
Helder Garmes, USP
Helena Esser dos Reis, UFG
Hélio Carlos Miranda de Oliveira, UFU
Hélio Lemos Sôlha – Professor, UNICAMP
Hélio Silva, UFSC
Heloisa Buarque de Almeida, USP
Heloisa Fernandes, USP
Henri Acselrad, UFRJ
Henrique Antoun, UFRJ
Henrique Antoun, UFRJ
Henrique Carneiro, USP
Henrique de Paiva, Uninove
Herculano Campos, UFRN
Horácio Antunes, UFMA
Hudson Costa Gonçalves da Cruz, Universidade Estadual Vale do Acaraú
Humberto Hermenegildo de Araújo, UFRN
Ianni Regia Scarcelli, USP
Ianni Scarcelli, USP
Ignacio Godinho Delgado, Universidade Federal de Juiz de Fora
Igor Fuser, Faculdade Cásper Líbero
Igor Fuser, Faculdade Cásper Líbero
Ildeu de Castro Moreira, UFRJ
Ileizi Fiorelli Silva, UEL
Iram Jácome Rodrigues, USP
Iram Jácome Rodrigues, USP
Irene Cardoso, USP
Iris Kantor, USP
Irlys Barreira, UFC
Isaurora Cláudia Martins, UVA
Iumna Simon, USP
Ivaldo Pontes Filho, UFPE
Ivan Rodrigues Martin, Unifesp
Ivana Bentes, UFRJ
Ivo da Silva Júnior, Unifesp
Izabel Cristina dos Santos Teixeira, UFT/Araguaína
Izabela Tamaso, UFG
Jackson Aquino, UFC
Jacqueline Girão Lima, UFRJ
Jacqueline O.L. Zago, UFTM
Jacyntho Lins Brandão, UFMG
Jaime Ginzburg, USP
Jaime Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo/Unifesp
Janete M. Lins de Azevedo, UFPE
Jania Perla Diógenes de Aquino, UFC
Jaqueline Kalmus, UniFIEO
Jarlene Rodrigues Reis, Cefet
Jesus Ranieri, Unicamp
Joana Bahia, UERJ
Joana Ziller – Universidade Federal de Ouro Preto/UFOP
João Emanuel, UFRN
João Quartim de Moraes, Unicamp
João Roberto Martins Filho, UFSCar
João Wanderley Geraldi, UNICAMP
Joaquim Alves de Aguiar, USP
Joelma Albuquerque, UFAL
John Comerford, UFRRJ
Jorge Luiz Souto Maior, USP
Jorge Valadares, Fund Oswaldo Cruz
José Ademir Sales de Lima, USP
José Arbex Jr., PUC-SP
José Arlindo dos Santos, Fundação Universidade do Tocantins/UNITINS
José Artur Quilici Gonzalez, UFABC
José Camilo Pena, PUC-RJ
José Carlos Bruni, USP
José Carlos Prioste, Uerj
José Carlos Rodrigues, PUC – Rio
Jose Carlos Vaz, USP
José Castilho de Marques Neto, Unesp
José Claudinei Lombardi, Unicamp
José Clécio B. Quesado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
José da Cruz Bispo de Miranda, UESPI
José Edvar Costa de Araújo, Universidade Estadual Vale do Acaraú
José Geraldo Silveira Bueno, PUC-SP
José Guilherme Ramos,  Unincor
José Jeremias de Oliveira Filho, USP
José Lindomar Albuquerque, UNIFESP
José Luiz Aidar Prado, PUC/SP
José Luiz Ferreira, UFERSA
José Luiz Vieira, UFF
José Messias Bastos,UFSC
José Otávio Guimarães, UnB
José Paulo Guedes Pinto, UFRRJ
José Ricardo Ramalho, UFRJ
José Sérgio F. de Carvalho, USP
José Ubiratan Delgado, IRD- CNEN
Joziane Ferraz de Assis, UFV
Juarez Guimarães, UFMG
Juliana Tavares, IFF
Julio Ambrozio, UFJF
Karina Chianca Venâncio, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
Kátia Menezes de Sousa, Universidade Federal de Goiás
Kátia Paranhos, UFU
Kelen Christina Leite, UFSCar
Ladislau Dowbor, PUC-SP
Lana Ferreira de Lima, Universidade Federal de Goiás/UFG
Laura Feuerwerker, USP
Laura Tavares, UFRJ
Laurindo Dias Minhoto, USP
Laymert Garcia dos Santos, Unicamp
Leandro Lopes Pereira de Melo, Centro Universitário Senac
Leda Paulani, USP
Lena Lavinas, UFRJ
Léo Carrer Nogueira, Universidade Estadual de Goiás
Léon Kossovitch, USP
Leonardo Daniato, UniFor
Lia Tomas, Unesp
Lídia Santos, profa. de Literatura Brasileira na Univ. da Cidade de New York, NY, EUA
Ligia Chiappini, Universidade Livre de Berlim
Liliam Faria Porto Borges, UNIOESTE
Lilian Sagio Cezar, USP
Liliana Segnini, Unicamp
Lincoln Secco, USP
Liv Sovik, UFRJ
Lucas Bleicher, UFMG
Lúcia Maria de Assis, UFG
Lucia Pulino, UnB
Luciana Hartmann, UnB
Luciano dos Santos Bersot, UFPR
Luciano Elia, Uerj
Luciano Mendes de Faria Filho, UFMG
Luciano Rezende, Instituto Federal de Alagoas
Luciano Simão, UFF
Lucilia de Almeida Neves, UnB
Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida, PUC-SP
Luís Augusto Fischer, UFRS
Luis Fernandes, UFRJ
Luís Filipe Silvério Lima, Unifesp
Luis Guilherme Galeão da Silva, USP
Luis Mattei, UFF
Luiz Antonio Mousinho Magalhães, Universidade Federal da Paraíba/UFPB
Luiz Armando Bagolin, USP
Luiz Carlos Seixas, FMU e UniFIEO
Luiz Carlos Soares, UFF
Luiz Cruz Lima, Universidade Estadual do Ceará/UECE
Luiz Damon, UFPR
Luiz Fábio Paiva, UFAM
Luiz Gonzaga Godoi Trigo, EACH/USP
Luiz Gustavo Santos Cota, Faculdade de Ciências Humanas do Vale do Piranga/MG
Luiz Hebeche, UFSC
Luiz Mariano Carvalho, UERJ
Luiz Menna-Barreto, EACH/USP
Luiz Paulo Colatto, CEFET-RJ
Luiz Recaman, USP
Luiz Renato Martins, USP
Luiz Roncari, USP
Luiz Sérgio Duarte da Silva, UFG
Madalena Guasco Peixoto, PUC-SP
Magnus Roberto de Mello Pereira, Universidade Federal do Paraná/UFPR
Marcelo Carcanholo, UFF
Marcelo de Sena, UFMG
Marcelo Martins de Sena, UFMG
Marcelo Milan, University of Wisconsin Parkside
Marcelo Paixão, UFRJ
Marcelo Parizzi Marques Fonseca, UFSJ
Marcelo Perine, PUC-SP
Marcelo Pinheiro, UFU
Marcia Angela Aguiar, UFPE
Márcia Cavalcante Schuback, UFRJ
Marcia Cristina Consolim, Unifesp
Márcia Maria Menendes Motta, UFF
Marcia Maria Motta, UFF
Márcia Marques, UnB
Marcia Paraquett, UFBA
Marcia Tosta Dias, Unifesp
Marcio Galdman, UFRJ
Marcio Suzuki, USP
Marco André Feldman Schneider, UFF
Marcos Aurélio da Silva, UFSC
Marcos Barreto, UFRJ
Marcos Cordeiro Pires, Unesp
Marcos Dantas, UFRJ
Marcos Olender, Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF
Marcos Santana de Souza, UFS
Marcos Silva, USP
Marcos Siscar, Unicamp
Marcus Orione, USP
Marcus Wolff , UCM
Maria Amalia Andery, PUC/SP
Maria Amélia Dalvi, UFES
Maria Aparecida Leite Soares, Unifesp
Maria Augusta da Costa Vieira, USP
Maria Augusta Fonseca, USP
Maria Conceição Maciel Filgueira, Universidade Est. do Rio Grande do Norte
Maria Cristina Batalha, UERJ
Maria Cristina Cortez Wissenbach, USP
Maria Cristina Giorgi, CEFET- RJ
Maria Cristina Volpi, UFRJ
Maria de Fátima Gomes, UFRJ
Maria do Carmo Lessa Guimarães, Universidade Federal da Bahia/UFBA
Maria Elaine Kohlsdorf, Universidade de Brasília/UnB
Maria Fernanda Fernandes, Unifesp
Maria Helena P. T. Machado, USP
Maria Jacqueline Lima, UFRJ
Maria José Aviz do Rosário, UFPA
Maria José Vale, Unicastelo
Maria Ligia Coelho Prado,USP
Maria Lúcia Homem, FAAP
Maria Lúcia Montes, USP
Maria Lúcia Seidl, UERJ
Maria Luiza de Oliveira, Unifesp
Maria Luiza Heilborn, UERJ
Maria Luiza Scher Pereira, UFJF
Maria Lygia Quartim de Moraes, Unicamp
Maria Margareth de Lima, UFPB
Maria Neyara de Oliveira Araújo, UFC
Maria Rita Aprile, Uniban
Maria Victoria de Mesquita Benevides, USP
Maria Waldenez de Oliveira, UFSCAR
María Zulma M. Kulikowski, USP
Mariana Cassab, UFRJ
Mariana Cavalcanti, FGV-RJ
Mario Sergio Salerno, USP
Mário Tadeu  Siqueira Barros, UECE/Universidade Estadual do Ceará
Marisa Bittar, UFSCar
Marisa Midori Deaecto, USP
Markus Lasch, Unifesp
Marlise Matos, UFMG
Marlon Salomon, UFG
Marly de A. G. Vianna, UFSCar
Marly Vianna, UFSCar
Márnio Pinto, UFSC
Marta Costa, USP
Marta Kawano, USP
Marta Maria Chagas de Carvalho, USP
Marta Peres, UFRJ
Marta Pinheiro, UFRJ
Mary Castro, UCSal
Mauricio Santana Dias, USP
Maurício Vieira Martins, Universidade Federal Fluminense
Mauro Zilbovicius, USP
Mayra Laudanna, USP
Micheli Dantas Soares, UFBA
Miriam Avila, UFMG
Miroslav Milovic, UnB
Moema Rebouças, UFES
Monica Alvim, UFRJ
Monica Bruckmann, UFRJ
Mônica de Carvalho, PUC-SP
Murilo César Ramos, UnB
Natalia Reis, UFF
Neide T. Maia González, USP
Nelson Cardoso Amaral, UFG
Nelson Maravalhas, UnB
Nelson Schapochnik, USP
Nelson Schapochnik, USP
Nelson Tomazi, UEL
Nereide Saviani, Unisantos
Nésio Antônio Moreira Teixeira de Barros, UFRN
Neusa Maria Dal Ri, Unesp
Nina Leite, Unicamp
Nise Jinkings, UFSC
Nora Krawczyk, Unicamp
Olga Cabrera, UFG
Olgamir Amancia Ferreira de Paiva, UnB
Otávio Luís de Santana, UFCG
Otavio Soares Dulci, UFMG
Oto Araujo Vale, UFSCar
Ovídio de Abreu, UFF
Patrícia Reinheimer, UFRRJ
Patrícia Sampaio, UFAM
Paula Glenadel, UFF
Paulino José Orso, Unioeste
Paulo Benevides Soares, USP
Paulo Bernardo Ferreira Vaz, UFMG
Paulo Cesar Azevedo Ribeiro, Universidade Estácio de Sá
Paulo Faria, UFRGS
Paulo Henrique Martinez, Unesp
Paulo Henrique Martinez, Unesp
Paulo Machado, UFSC
Paulo Martins, USP
Paulo Nakatani, UFES
Paulo Pinheiro Machado, UFSC
Paulo Roberto de Almeida, UFU
Paulo Rodrigues Belém, PUC/Rio de Janeiro
Paulo Silveira, USP
Pedro C. Chadarevian, UFSCAR
Pedro Germano Leal, UFRN e University of Glasgow
Peter Pal Pelbart, PUC- SP
Rafael Haddock-Lobo, UFRJ
Rafael Sanzio, UnB
Ramón Fernandez, FGV-SP
Raquel Alvarenga Sena Venera, UFSC
Raul Pacheco Filho, PUC-SP
Raul Vinhas Ribeiro, Unicamp
Regina Beatriz Guimarães Neto, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
Regina Ilka Vieira Vasconcelos, UFU
Regina Mennin, Unifesp
Regina Pedroza, UnB
Regina Vinhaes Gracindo, UnB
Reginaldo Moraes, Unicamp
Reinaldo Martiniano, UFMG
Reinaldo Salvitti, USP
Renata Paparelli, PUC-SP
Renato Lima Barbosa, UEL
Ricardo Barbosa de Lima, UFG
Ricardo Basbaum, Uerj
Ricardo Brauer Vigoderis, UFRPE/UAG
Ricardo Cardoso Paschoal, CEFET/RJ
Ricardo Kosovski, UNIRIO
Ricardo Mayer, UFAL
Ricardo Musse, USP
Ricardo Nascimento Fabbrini, USP
Ricardo Oliveira, UFRRJ
Ricardo Summa, UFRRJ
Richard Simanke, UFSCar
Rita Diogo, UERJ
Rita Fagundes, UFS
Rita Maskell Rapold, UNEB
Rita Schmidt, UFRGS
Roberto de Barros Faria, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Roberto Grun, UFSCar
Roberto Hugo Bielschowsky, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Robespierre de Oliveira, UEM
Robson Laverdi, UNIOESTE
Rodnei Nascimento, Unifesp
Rodney Werke, Unisul
Rodrigo Duarte, UFMG
Rodrigo Nobile, UERJ
Rogério Bitarelli Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Rogério Medeiros, UFRJ
Romeu Adriano da Silva, Universidade Federal de Alfenas
Romualdo Pessoa Campos Filho, UFG
Ronaldo Gaspar, Unicastelo
Ronaldo Vainfas, UFF
Rosa Maria Dias, Uerj
Rosana C. Zanelatto Santos, UFMS
Rosana Costa, UFRJ
Rosemary de Oliveira Almeida, UECE
Rubem Murilo Leão Rego, Unicamp
Sabrina Moehlecke, UFRJ
Salete de Almeida Cara, USP
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos, USP
Sara Rojo, UFMG
Sarita Albagli, UFRJ
Scarlett Marton, USP
Sean Purdy, USP
Sebastião Faustino Pereira Filho, UFRN
Sebastião Velasco e Cruz, Unicamp
Sérgio Alcides, UFMG
Sergio Cardoso, USP
Sérgio de  Paula Machado, Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
Sérgio de Carvalho, USP
Sérgio Henriques Saraiva, Universidade Federal do Espírito Santo/UFES
Sérgio Ricardo de Souza, CEFET/MG
Sérgio Salomão Shecaira, USP
Sidnei Casetto, Unifesp
Sidney Calheiros de Lima, USP
Sidney Chalhoub, Unicamp
Silvia Beatriz Adoue, UNESP/Araraquara
Silvia de Assis Saes, UFBA
Silviane Barbato, UnB
Sílvio Camargo, Unicamp
Silvio Costa, PUC/GO
Simone Michelin, UFRJ
Simone Nacaguma, FACAMP/SP
Simone Wolff, UEL
Solange Ferraz de Lima, USP
Sonia Campaner, PUC-SP
Sônia Maria Aranha Rodrigues de Andrade, Faculdade Anhanguera
Sonia Maria Guedes Gondim, Universidade Federal da Bahia/UFBA
Sônia Maria Rocha Sampaio, UFBA
Sônia Maria Rodrigues, UFG
Sônia Selene Baçal de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas/UFAM
Surya Aaronovich Pombo de Barros, Universidade Federal da Paraíba/UFPB
Suzana Guerra Albornoz, FURG/Rio Grande e UNISC/RS
Suzana Guerra Albornoz, UNISC/RS
Suzzana Alice Lima Almeida, UNEB
Sylvia Novaes, USP
Tadeu Alencar Arrais, UFG
Tadeu Capistrano, UFRJ
Tânia Pellegrini, UFSCar
Tania Rivera, UnB
Tatiana Roque, UFRJ
Telma Ferraz Leal, Universidade Federal de Pernambuco
Telma Maria Gonçalves Menicucci, UFMG
Tercio Loureiro Redondo, USP
Tercio Redondo, USP
Terezinha Maria Scher Pereira, UFJF
Théo Lobarinhas Piñeiro, UFF
Theotonio dos Santos, UFF
Tomaz Aroldo Santos, UFMG
Ulises Simon da Silveira, Univ. Est.Mato Grosso do Sul/UEMS
Valdemar Sguissardi, UFSCar
Valéria Vasconcelos, UNIUBE/MG
Valter Duarte Ferreira Filho, UERJ e UFRJ
Vania Noeli Ferreira de Assunção, PUC/SP
Vera Chuelli, UFPR
Vera da Silva Telles, USP
Vera Figueiredo, PUC-Rio
Victor Hugo Pereira, UERJ
Vinicius Berlendis de Figueiredo, UFPR
Vivian Urquidi, USP
Viviane Conceição Antunes Lima, UFRRJ
Viviane Veras, Unicamp
Vladimir Safatle, USP
Vladmir Agostini, UFSJ
Volnei Garrafa, UnB
Wagner da Silva Teixeira, UFTM
Waldir Beividas, USP
Walquíria Domingues Leão Rego, Unicamp
Walter Andrade, Fundação Padre Albino
Wander Melo Miranda, UFMG
Welerson Fernandes Kneipp, Cefet
Wilma Ferreira de Jesus, Faculdade Católica de Uberlândia
Wilson Correia, UFRB
Wolfgang LeoMaar, UFSCar
Yêda Maria da Costa Lima Varlotta, UMC/SP
Zenir Campos Reis, USP


Por Sergio Weber, Professor Estadual.

Nenhum comentário: