Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atenção, Educadores, para a manchete!

 Leiam, com urgência, a ZH de hoje nas páginas 8 e 10.

Tarso vai mudar os critérios de promoção dos professores, e será alterado por decreto.

Com certeza, isso será assunto em todas as escolas da região.
Cópias desse artigo, a disposição na sede do 14º Núcleo.
Capa ZH (16.06.11)



Atenciosamente,
Joana Flávia Scherer, Assistente de Núcleo.

Educadores paralisam atividades para exigir a retirada de projetos da Assembleia
14/06/2011 15:44
Os trabalhadores estaduais da educação paralisaram as atividades nesta terça 14. A categoria exige que o governo Tarso retire da Assembleia Legislativa os projetos de reforma da previdência e de redução no pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs).

A adesão ao dia de paralisação em todo o estado atingiu 70% das escolas. Em Carazinho, a paralisação chegou a 100%. Nos demais municípios da região, a adesão foi de 90%. Já em São Borja, 95% das escolas aderiram ao movimento e em Frederico Westphalen, 85% das escolas paralisaram.

Servidores de outras categorias do funcionalismo se somaram às atividades organizadas pelos núcleos do CPERS/Sindicato.

Na Praça da Matriz, em Porto Alegre, a concentração começou por volta das 10 horas. Uma hora depois, os manifestantes se dirigiram até a Assembleia para entregar um documento aos líderes de bancadas solicitando a retirada dos projetos do Legislativo.

Impedidos de acessar a sala onde acontecia à reunião de líderes, professores e funcionários de escola permaneceram próximos ao local. Na saída, cada líder recebeu o documento.

Os educadores não concordam com alterações na previdência estadual. Também são contra a criação de fundos de capitalização para os novos servidores. Ao separar os servidores em duas categorias (atuais e novos), o governo acaba com o princípio da solidariedade.

No próximo dia 22, a categoria se reúne em assembleia geral, a partir das 13h30, no Gigantinho, em Porto Alegre, para deliberar sobre a paralisação nos dias em que os projetos forem à votação. Neste mesmo dia, às 10h, na Praça da Matriz, será realizado um ato público unitário dos servidores contra o pacote.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
Fotos: Cristiano Estrela
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2892

Judiciário federal no RS entra em greve a partir desta quinta
15.06.11 - 17:04
Categoria envolve servidores das justiças Eleitoral, Federal, Militar e do Trabalho
Os trabalhadores do Judiciário federal no Rio Grande do Sul (envolvendo as justiças Eleitoral, Federal, Militar e do Trabalho) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. O grupo exige que os deputados federais votem a aprovem o projeto de lei 6.613/09, revisando os salários da categoria. O projeto está na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara. O objetivo é evitar a defasagem dos salários dos servidores do Judiciário Federal, desde 2006 sem reajuste, e equiparar os ganhos aos de carreiras equivalentes dos poderes Executivo e Legislativo.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=278766

Conselho de Ética instaura processo contra Bolsonaro
15.06.11 - 16:28
O Conselho de Ética da Câmara instaurou nesta quarta-feira processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ). A representação, de autoria do PSOL, cita dois episódios.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=278760

Empresário suspeito de participar de fraude na Saúde é internado em hospital ao ser preso novamente
15.06.11 - 09:00
Um dos presos durante a Operação Saúde, desencadeada pela Polícia Federal (PF) há cerca de 30 dias, Dalci Filipetto está internado em observação no Hospital de Caridade de Erechim, no Norte do Estado. Ele foi detido na terça-feira (14) com outras duas pessoas em uma ação da Polícia Civil de Barão de Cotegipe, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Secretaria Estadual de Vigilância Sanitária.

A polícia investigava a existência de depósitos clandestinos com remédios em Barão de Cotegipe e, na tarde dessa terça-feira, chegou até dois imóveis, onde havia produtos de uso controlado. Na ocasião,os dirigentes das duas empresas foram presos, entre os quais está Dalci Filipetto, que já havia sido detido com o filho e liberado durante operação da PF.
[...]
Os outros dois homens presos, que seriam proprietários de um dos depósitos, foram recolhidos ao Presídio Estadual de Erechim na tarde de terça-feira. O Hospital de Caridade não informou o motivo da internação de Filipetto.

A Operação Saúde prendeu 25 pessoas no Rio Grande do Sul (64 em todo o País) por suspeitas de integrarem um esquema nacional de fraudes de compra de medicamentos e equipamentos hospitalares.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=278704

O BANQUEIRO
Certa tarde, um famoso banqueiro ia para casa em sua "limusine" quando viu dois homens à beira da estrada, comendo grama.

Ordenou ao seu motorista que parasse e, saindo, perguntou a um deles:

- Por quê vocês estão comendo grama...?

- Não temos dinheiro para comida.. - disse o pobre homem - . Por isso temos que comer grama.

- Bem, então venham à minha casa e eu lhes darei de comer - disse o banqueiro.

- Obrigado, mas tenho mulher e dois filhos comigo. Estão ali, debaixo daquela árvore.

- Que venham também - disse novamente o banqueiro.
E, voltando- se para o outro homem, disse-lhe:
- Você também pode vir.

O homem, com uma voz muito sumida disse:
- Mas, senhor, eu também tenho esposa e seis filhos comigo!

- Pois que venham também - respondeu o banqueiro.

E entraram todos no enorme e luxuoso carro.
Uma vez a caminho, um dos homens olhou timidamente o banqueiro e disse:
- O senhor é muito bom... Obrigado por nos levar a todos!

O banqueiro respondeu:
- Meu caro, não tenha vergonha, fico muito feliz por fazê-lo! Vocês vão ficar encantados com a minha casa... A grama está com mais de 20 centímetros de altura!

"Quando você achar que um banqueiro (ou banco) está lhe ajudando, não se iluda, pense mais um pouco antes de aceitar qualquer acordo..."

"Para vencermos o inimigo precisamos saber como ele pensa e age."
Por Sergio Weber, Professor Estadual.

Pacote de projetos do Executivo volta a repercutir no plenário
Vanessa Canciam e Claudia Paulitsch - 18:22 - 14/06/2011
Edição: Letícia Rodrigue
No período das Comunicações da sessão desta terça-feira (14), com em sessões anteriores, os deputados debateram aspectos relativos aos projetos enviados pelo governo do Estado em regime de urgência.[...]

Frederico Antunes (PP)  fez um apelo ao governo do Estado para que sejam retirados os pedidos de urgência sobre um conjunto de projetos do Executivo que tramitam na Assembleia. Segundo o parlamentar, nenhuma dessas proposições terão a constitucionalidade avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça por falta de tempo. “Como continuar debatendo projetos sem termos a certeza da sua constitucionalidade?”, questionou. Antunes também solicitou que a Procuradoria Geral do Estado se manifeste e envie à Casa um parecer sobre a constitucionalidade das matérias. “Parece-me que isso é o mínimo e o mais urgente”, disse.
[...]
Paulo Odone (PPS) solicitou que seja retirado o pedido de urgência do conjunto de projetos do Executivo que tramitam na Casa. Ressaltou que deve haver amadurecimento sobre diversos aspectos, o que muitas entidades do funcionalismo estadual também solicitam. “Se queremos ter uma conclusão madura sobre esses projetos, que não são fáceis, são complexos, precisamos dispor de um tempo de diálogo, de mediação e de debate. Do contrário, a discussão vai ficar estratificada numa posição de governo e numa posição de oposição, e quem vai sair perdendo é o Rio Grande, é a gestão do governo e todo o coletivo do funcionalismo público do Estado”, ponderou.
[...]
http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=261898&txtIdTipoMateria=1

Em torno de 85% dos educadores estaduais paralisaram em Rio Grande
Jornal Agora - 14-06-2011 - 20h30min
Os trabalhadores em Educação do Estado paralisaram as atividades, hoje, por 24 horas. O movimento foi uma mobilização da categoria pela retirada dos projetos do pacote do Governo do Estado da Assembleia Legislativa (AL) e pelo cumprimento da lei do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Em Rio Grande, segundo a diretora do 6º Núcleo do Cpers/Sindicato, Rita Marta Caldas, entre 80 e 85% da categoria aderiu à paralisação, sendo que em algumas escolas (das maiores) a adesão foi de 100%.
[...]
Conforme Rita Marta Caldas, diretora do 6º Núcleo do Cpers/Sindicato, ficou definido na assembleia que os trabalhadores estaduais da educação lotados em Rio Grande querem que o Governo do Rio Grande do Sul apresente imediatamente uma proposta de como vai implantar a lei do PSPN nas carreiras de professores e funcionários de escola. E ainda que retire o pacote que está na Assembleia Legislativa. No entender deles, o Governo deve retirar os dois projetos e discuti-los com a categoria. Sobre a lei do PSPN, Rita observou que, como já foi retirada a inconstitucionalidade, os governos têm que implantá-la.

As propostas definidas hoje serão levadas para a assembleia geral da categoria, que ocorrerá no dia 22, a partir das 13h30min, no Gigantinho, em Porto Alegre.  
Por Carmem Ziebell - carmen@jornalagora.com.br
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=13166

Comitê de trabalho continuará discutindo implementação de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio
Luiz Osellame -  13:42 - 14/06/2011
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia realizou audiência pública, nesta manhã (14), para tratar dos temas pertinentes ao cumprimento da lei que prevê a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. O encontro foi requerido pelo Sindicato dos Sociólogos do Rio Grande do Sul (Sinsociólogos RS).

A deputada Marisa Formolo (PT), que coordenou o encontro, encaminhou a criação de um Comitê de Trabalho composto por universidades, Secretaria Estadual da Educação, Conselho Estadual de Educação, sindicatos docentes e patronais para debater formas de agilizar a implementação da Lei Federal nº 11.684/08, que torna obrigatório o ensino de Filosofia e Sociologia nas escolas de Ensino Médio do país.

Manifestações
O presidente do Sinsociólogos RS, Cézar Henrique Schütz, destacou que a aprovação da Lei 11.684 representa uma vitória construída com a luta de sociólogos e professores iniciada ainda durante o período de exceção. Ele destacou que a categoria pede o cumprimento da  portaria 322/07 do Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) que determina que os professores de Sociologia, para exercício da docência, possuam licenciatura em Sociologia ou em Ciências Sociais. Sobre a autonomia escolar, Schütz disse que ela não pode ser vista como empecilho para a implementação de, no mínimo, uma carga horária de dois períodos para que seja viável desenvolver os conteúdos de Sociologia.

O presidente do Sindicato das Escolas Particulares do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), Osvino Toiller, salientou que o ensino de Filosofia sempre esteve presente nas escolas particulares do estado. Ele defendeu a autonomia escolar, destacando que o ensino de Filosofia deve estar conectado à filosofia de cada escola. 

Marisa Ferrão Borges, assessora técnica do Conselho Estadual de Educação, solicitou que os requerentes da audiência pública provoquem o CEEd-RS sobre a carga horária que deverá ser destinada para as disciplinas de Filosofia e Sociologia nas escolas do RS.

A representante da Secretaria Estadual da Educação, Vera Maria Ferreira, salientou total apoio ao retorno das disciplinas de Filosofia e Sociologia ao currículo escolar do Ensino Médio. Ela adiantou que foi criado na SEC um grupo de trabalho para formatar um concurso público para docentes da rede estadual, inclusive com vagas para professores de Filosofia e Sociologia.

Cecília Maria Martins Farias, representante do Sindicato das Escolas de Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro RS), sublinhou que a entidade considera muito importante o retorno do ensino de Filosofia e Sociologia ao Ensino Médio. Para ela, é necessário que os currículos escolares deem lugar a componentes que estimulem os alunos à reflexão e a formas de trabalhar e viver o conhecimento.

Participaram da audiência pública, além da deputada Marisa Formolo, representantes da UFRGS, Ulbra, Unisinos, UCS, Conselho Estadual de Educação, Secretaria Estadual da Educação, Sinpro RS, Sinepe RS, Sinsociólogos e CNBB.

Saiba mais
Abolidas do currículo do ensino médio brasileiro desde 1971, por imposição do regime militar que governou o país entre 1964 e 1985, as disciplinas de Filosofia e Sociologia tornaram-se obrigatórias Lei Federal nº 11.684/08, sancionada pelo vice-presidente da República, no exercício da presidência, José Alencar, em 2 de junho 2008. A nova lei, publicada no Diário Oficial da União de 03/06/08, alterou a Lei Federal 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases para a educação nacional, e determinou a obrigatoriedade das duas disciplinas em todas as séries do ensino médio, tanto nas escolas da rede pública como da rede privada.

Conforme resolução do Conselho Nacional de Educação-CNE, a reinclusão das matérias nas escolas ocorrerá de forma gradual, iniciando pelo 1º ano do Ensino Médio em 2009; seguindo com o 2º ano em 2010 e com o 3º ano em 2011, além de 2012 para os cursos com quatro anos de duração. O CNE decidiu pela implantação gradativa, considerando a necessidade das escolas se organizarem para cumprir a nova legislação.
http://www.al.rs.gov.br/ag/NOTICIAS.ASP?txtIDMATERIA=261881&txtIdTipoMateria=2

Nenhum comentário: