Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

NÃO ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO ganha corpo na passagem da caravana em Palmeira das Missões e Sarandi

05/10/2011 18:55
Caravana CPERS em Palmeira das Missões e Sarandi - 05.10.11
O segundo dia da 5ª etapa da caravana do Movimento na Luta pela Educação Pública reuniu professores e funcionários de escola da região de Palmeira das Missões. Uma passeata pelo centro da cidade teve a participação de educadores e estudantes. Na 20ª Coordenadoria Regional de Educação foi reafirmada a exigência do pagamento imediato do piso salarial.

“Com luta, com garra o piso sai na marra”, “com luta, com greve, o piso sai em breve” e “educador na rua, Tarso a culpa é tua”. Estas e outras palavras de ordem marcaram uma caminhada de aproximadamente um quilômetro, chamando a atenção da população na principal avenida de Palmeira das Missões. A concentração em frente à Coordenadoria também contou com a participação de representantes do 26º Núcleo do CPERS/Sindicato (Frederico Westphalen).

Pela manhã, divididos em grupos, os integrantes da caravana visitaram escolas. Discutiram com a categoria a greve pela imediata implementação do piso salarial. O não encerramento do ano letivo ganhou corpo durante os debates. O período também foi dedicado a conversas e distribuição de panfletos para os estudantes. Isso aconteceu, por exemplo, nas escolas Borges do Canto e Cacique Neenguiru.

A possibilidade de o pagamento do piso ser efetivado somente em 2014 foi taxada como brincadeira de mau gosto na Escola Técnica Celeste Gobbato.  Os educadores lembraram que o discurso do governador, enquanto candidato, era um e que, agora, é outro. Tarso está governando para e com a elite. Ele deu calote nas RPV´s, reformou a previdência, tenta usar decretos para retirar direitos e transforma o ensino médio em formador de mão de obra para o capital. A questão que fica é: isso é pensar na qualidade da educação?

O dia de mobilização foi fechado com uma plenária no município de Sarandi. A atividade também contou com a presença de educadores de Nova Boa Vista e Rondinha. A greve para garantir o piso salarial dominou, novamente, os debates. O governo Tarso foi taxado de fora da lei por: 1. Não cumprir a lei do piso salarial; 2. Não investir na educação os 35% do orçamento determinados pela Constituição Estadual.
Caravana CPERS em Palmeira das Missões e Sarandi

Fotos e Reportagem: João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato.
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3014

Reunião do Conselho Geral do CPERS/Sindicato
14/10/2011 - 8h30
Promoção: CPERS/Sindicato
Local: Auditório do sindicato

SERVIDORES DA EDUCAÇÃO DEFLAGRAM GREVE NO RN
05.10.11 às 14:57:00
Os trabalhadores da educação deflagraram na tarde de ontem (4) mais uma greve por tempo indeterminado. A categoria alega que o Governo do Estado não está cumprindo o acordo firmado no último movimento grevista, no mês de julho, quando ficou acertado o pagamento em quatro parcelas do reajuste dos funcionários. Os alunos, que podem ficar com o ano letivo comprometido, já que passaram por 80 dias de greve dos professores no início do ano, serão avisados sobre a suspensão das aulas a partir de amanhã.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte-RN), Fátima Cardoso, enfatizou que a categoria não aceita mais o argumento do Governo de que a Lei de Responsabilidade Fiscal não permite o reajuste no salário dos trabalhadores. O último acordo do Estado com os servidores garantia a readequação em quatro parcelas, sendo a primeira para o mês de setembro, o que não aconteceu. Fátima acredita que algumas unidades podem continuar a ter aulas sem a estrutura de limpeza, secretaria e merenda, visto que os professores não estão em greve.
A secretária estadual de Educação, Bethânia Ramalho, afirmou de forma categórica que a paralisação dos servidores não atingirá o ano letivo. O titular da pasta de Administração do Estado, Anselmo Carvalho, esclareceu que tanto para os trabalhadores da Educação como para os servidores Administração Indireta, não foi dito em nenhum acordo com o Governo atenderia as solicitações independente da Lei de Responsabilidade Fiscal. “O Estado tencionou a implementação à condição fiscal", declarou Anselmo. O secretário diz que apesar de não ter sido escrito na carta enviada pelo secretário do Gabinete Civil, Paulo de Tarso, aos grevistas na última paralisação, a informação relativa ao cumprimento da lei está subentendida. "Pelo descumprimento da Lei é que o Estado está na situação de hoje", relatou Anselmo sobre as dívidas estaduais.
Uma reunião entre os representantes dos grevistas e Anselmo Carvalho está marcada para manhã de hoje. O secretário,que garante a baixa adesão dos servidores ao movimento grevista, promete conversar com as categorias e explicar a situação financeira do Estado na tentativa de acabar com a paralisação.
A primeira paralisação da educação aconteceu com os professores no último mês de maio e só terminou em julho. Na ocasião, após 80 dias de greve, o governo entregou ao movimento afirmando que seria feita a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários imediatamente, que o piso nacional do magistério seria implantado em 2012 e ainda que os trabalhadores teriam um reajuste pago em quatro parcelas. O Sinte, na época, divulgou que a categoria discutiria com a comunidade escolar para definir a melhor forma de repor as aulas dos mais de 300 mil alunos da rede estadual de educação.
Fonte: DN
 
http://sindiserj.blogspot.com

Mantida a greve nos Correios
Proposta acordada entre a estatal e a federação dos trabalhadores foi rejeitada por 20 dos 35 sindicatos da categoria
05.10.11 - 17:56
A greve dos Correios vai continuar, em todo o País, apesar da proposta acordada, nessa terça-feira, pela Federação dos Trabalhadores e a direção da estatal, em uma audiência de conciliação no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Pelo menos 20 dos 35 sindicatos regionais consideraram a proposta insuficiente e rejeitaram o fim da paralisação, que completou hoje 22 dias.

Com a decisão por maioria, a greve se torna a maior da história da categoria. Na tarde desta quarta, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) anunciou que vai aguardar que a estatal apresente uma proposta sem o desconto dos dias parados, o principal entrave para um acordo. Na reunião dessa terça, a direção da empresa propôs abater do salário seis dias de paralisação, a partir de janeiro, com o desconto de meio dia por mês, num total de 12 parcelas. Para os outros 15 dias da greve, a estatal aceitou compensar o trabalho, nos fins de semana.

No Rio Grande do Sul, a maioria dos 800 trabalhadores reunidos em uma assembleia-geral iniciada às 14h, na Igreja da Pompeia, decidiu manter a paralisação. O presidente da Fentect, José Rivaldo da Silva, a decisão dos sindicatos vai ser oficializada em uma segunda audiência, no Tribunal do Trabalho.

Segundo Elias Cesáreo de Brito Júnior, presidente do Sintect de São Paulo, o principal ponto de insatisfação da categoria é o desconto de seis dias na folha e a compensação dos outros 15 nos fins de semana. Ele explicou que atualmente um funcionário dos Correios que trabalha aos sábados ganha direito a dois dias de folga por semana. Na forma estipulada no acordo, cada sábado trabalhado equivale a só um dia parado.

Outro ponto de insatisfação, segundo Brito Júnior, está no fato de os Correios não terem aceitado dar o aumento linear de R$ 80, a partir de 1º de agosto, data base da categoria. Pelo acordo fechado ontem, o acréscimo incide apenas a partir do salário de outubro.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=290547
 
Menino de 11 anos é flagrado com revólver em escola de Quaraí
05.10.11 - 10:25
Um estudante de 11 anos foi flagrado com um revólver calibre 32 dentro da mochila, na Escola Municipal de Educação Fundamental Hector da Luz Gorostide. O estabelecimento fica na localidade de Nossa Senhora das Graças, na zona rural de Quaraí.

O responsável pela instituição de ensino, professor João Carlos da Rosa, desconfiou da agitação do menino e recolheu a mochila. Nela, foi localizado o revólver e mais cinco cartuchos intactos. Conforme o professor, o aluno, que cursa a 5ª série do Ensino Fundamental, está na escola há quatro anos e é considerado uma criança calma, que nunca havia apresentado problemas de comportamento.

Integrantes da Secretária Municipal de Educação, da Brigada Militar e do Conselho Tutelar foram acionados. Durante conversa com a conselheira tutelar ele informou que o revólver pertencia ao avô. A mãe do jovem foi chamada à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo a conselheira tutelar, Taíse Corrêa, o menino pode ser encaminhado para atendimento psicológico.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=290530

PF prende 23 pessoas durante operação contra fraudes previdenciárias na Paraíba
Alex Rodrigues - Agência Brasil - 05/10/2011 - 16h25
Brasília - A Polícia Federal (PF) prendeu hoje (5), na Paraíba, 23 pessoas acusadas de fraudar a Previdência Social. Entre os detidos estão cinco servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As investigações preliminares indicam que o esquema fraudulento causou um prejuízo de, no mínimo, R$ 10 milhões aos cofres públicos. Segundo a própria PF, o valor pode ser muito superior.

Além das 15 prisões preventivas e oito temporárias realizadas esta manhã, os 144 policiais federais que participaram da Operação Agendamento Virtual cumpriram 33 mandados de busca e apreensão. Também participaram da operação 32 servidores da Previdência Social.

De acordo com a PF, foram apreendidos 12 veículos, uma espingarda e um revólver calibre 38. Por decisão judicial, as contas bancárias dos investigados foram bloqueadas e seus bens sequestrados.

Acusados de corrupção e de estelionato, os integrantes do grupo providenciavam documentos falsificados para pessoas que requisitavam ao INSS benefícios como aposentadorias e pensões. A documentação era usada para comprovar exercícios de atividades rurais. Após a obtenção dos benefícios, o grupo forjava empréstimos consignados que serviam como pagamento juntamente com parte do dinheiro da pensão ou aposentadoria dos falsos segurados.
Edição: Lílian Beraldo
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-05/pf-prende-23-pessoas-durante-operacao-contra-fraudes-previdenciarias-na-paraiba

Bancários mantêm paralisação
Sem nova proposta salarial, os bancários mantêm a paralisação, que já atinge 10 dias.
05.10.11 - 19:52
No país, 8.566 agências --42,6% do total-- ficaram fechadas nesta quarta-feira, segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro).

Em greve, bancários dizem que rotatividade reduz salários em 38%
Trabalhadores dos Correios derrubam acordo e greve continua
Petroleiros discutem greve nacional

Há, no Brasil, cerca de 20 mil agências.

De acordo com o Sindicato dos Bancário de São Paulo, Osasco e Região, 878 agências e centros administrativos não abriram as portas hoje na Grande São Paulo.

A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) afirmou ter recebido uma carta dos bancários com um pedido de uma nova proposta.

"Para que isso ocorra, é necessária uma sinalização mais concreta das lideranças sindicais de que uma eventual nova proposta não será rechaçada liminarmente", disse a entidade em nota.

A greve dos bancários começou na última terça-feira (27), após a rejeição da proposta de reajuste de 8% apresentada pela federação dos bancos, que representa 0,56% de aumento real.

Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais inflação do período), valorização do piso, maior PLR (Participação nos Lucros e Resultados), mais contratações, entre outros pontos.

ROTATIVIDADE
Nesta quarta-feira, a Contraf informou que a rotatividade nos bancos reduziu os salários entre admitidos e desligados em 38,39% no primeiro semestre deste ano.

Segundo a pesquisa, a remuneração média dos desligados foi de R$ 4.054,14, enquanto que a dos admitidos ficou em R$ 2.497,79. Os bancos fizeram 30.537 admissões e 18.559 desligamentos no período.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=290550

Capital mantém cesta básica mais cara do País
Segundo o Dieese, porto-alegrense desembolsou R$ 272,09 no mês passado para comprar os 13 produtos essenciais
06/10/2011
Porto Alegre manteve em setembro a cesta básica mais cara entre 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), posição alcançada em agosto. No mês passado, o preço da cesta aumentou 0,31% sobre o mês anterior, passando de R$ 271,25 para R$ 272,09. No ano, acumula alta de 7,91% e nos últimos 12 meses, de 11,64%, superando os principais indexadores de inflação.

O Dieese destaca que, com base no valor da cesta observado em Porto Alegre, o salário mínimo necessário para suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e Previdência deveria corresponder a R$ 2.285,83, ou seja, 4,19 vezes o salário mínimo em vigor de R$ 545.
[...]
Nove das 17 capitais onde o Dieese realiza a Pesquisa Nacional da Cesta Básica registraram queda no preço dos gêneros alimentícios essenciais em setembro. Em Natal, o recuo foi expressivo, chegando a 6,17%. Em João Pessoa (-2,85) e Aracaju (-2,19%) a retração foi também significativa e nas outras seis, a redução ficou abaixo de 1,0%. Em Vitória, o custo da cesta não teve alteração e sete cidades apresentaram alta, a maior apurada em Goiânia (1,87%), seguida por Belo Horizonte (0,59%) e Manaus (0,52%).
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=75010&fonte=nw

Educadores discutem sobre sistemas de avaliação da qualidade do ensino em programa da TV Brasil
Agência Brasil - 05/10/2011 - 19h28
São Paulo – Os sistemas de avaliação do ensino criados nas duas últimas décadas foram tema de debate do programa Brasilianas.org desta semana. Educadores como César Callegari, que integra o Conselho Nacional de Educação e o Movimento Todos pela Educação, e a professora Lisete Arelaro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), divergiram sobre a forma como têm sido usados os indicadores dos sistemas que avaliam a qualidade do ensino no país.

Para o educador Cesar Callegari, os indicadores são importantes instrumentos de avaliação e servem principalmente para que a população possa cobrar maior qualidade das escolas. “Eu acho que um dos grandes fenômenos a que nós vamos assistir no país, nos próximos anos, é uma demanda popular em relação à qualidade da educação. Mesmo aquelas famílias que não tiveram acesso à educação estão hoje cada vez mais preocupadas em não só ter o filho na escola, mas que a escola seja boa.”

Já Lisete Arelaro considerou que a utilização dos índices deve ser feita com cautela. Para ela, a busca exclusivamente por bons resultados nos sistemas de avaliação pode levar as escolas a se tornar “cursinhos” para as avaliações do governo. “O que está acontecendo no Brasil é uma preparação dos alunos para fazerem os testes. Nas escolas públicas e nas privadas. Isso é temerário. Em qualquer escola pública, você apaga as questões do ano passado e faz o aluno repetir porque você vem vinculando salário de professor ao resultado do desempenho dos alunos nestas provas”, ressaltou.

Callegari concorda com o risco de uso dos índices para fazer ranking de escolas e não para a busca por qualidade, apesar de considerar os sistemas como importantes meios de avaliação. “Os índices são utilizados para ranqueamento de escolas, para escolas particulares falarem: vem para mim, porque eu só ótima. Comprem minha apostila, eu vendi para tal cidade, ela está com nota 6 no Ideb. Essas coisas são muito ruins, é um aproveitamento muito nocivo daquilo que é a finalidade específica desse indicadores”, admitiu.

O risco, segundo Lisete Arelaro, é a busca por bons resultados nos índices levar os municípios a abdicarem de desenvolver seus próprios sistemas de educação baseados em sua realidade e passarem a comprar, de empresas privadas, os programas de educação.

Hoje, no Brasil, há vários exames que medem a qualidade do ensino. Em 1990, foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que aplica provas de português e matemática, a cada dois anos, para alunos das redes pública e particular, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental e do último ano do ensino médio. Depois, foram criadas a Prova Brasil, que complementa o Saeb e avalia somente o 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas, e a Provinha Brasil, para avaliar a alfabetização do 2º ano das escolas públicas.

Em 1998, o governo federal criou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar o desempenho dos alunos ao final do ensino médio, cujo resultado tem servido como nota para o vestibular em algumas universidades. Outro indicador da educação brasileira, também objeto de debate entre os especialistas que estiveram no programa, foi o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A educação foi tema do Brasilianas.org da última segunda-feira (3). O programa é exibido na TV Brasil sempre às segundas-feiras, às 22h, e reprisado na madrugada de terça para quarta-feira, às 3h30.
Edição: Lana Cristina
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-05/educadores-discutem-sobre-sistemas-de-avaliacao-da-qualidade-do-ensino-em-programa-da-tv-brasil

Empresa na Espanha acusada de obrigar funcionárias a por cartaz no pescoço para ir ao banheiro
05.10.11 - 09:41
Funcionárias de uma empresa na província de Múrcia, na Espanha, entraram na Justiça após serem obrigadas a pendurar um cartaz no pescoço, com a palavra banheiro, toda vez que precisavam ir ao lavabo.

Segundo a queixa, encaminhada nesta terça-feira ao Ministério do Trabalho, o regulamento da fábrica de embalagens El Ciruelo, da província de Múrcia (sudeste do país), estabeleceu três regras para controlar o tempo das funcionárias.

As supervisoras devem impedir consumo excessivo de líquido durante o expediente, para evitar idas frequentes ao banheiro. As mulheres também não podem demorar mais de cinco minutos no lavabo. A terceira regra estabelece o uso de um cartaz pendurado no pescoço.

Segundo a Federação Agroalimentar das centrais sindicais União Geral dos Trabalhadores e Comissões Operárias, a denúncia foi apresentada por duas trabalhadoras demitidas por se recusarem a acatar as normas de uso do banheiro.

'Semáforo'
Segundo as denunciantes, o tempo de permanência no banheiro é controlado por um aparelho que registra as impressões digitais.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=290525
.

Nenhum comentário: