Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

1 ano de falecimento do Deputado Federal Adão Pretto

Em homenagem ao nosso Companheiro de tantas Lutas, colocamos à disposição de todos, esse documentário da primeira greve dos bancários gaúchos durante a ditadura militar. Ele não estava presente, mas nos acompanhou em muitas outras.
Obrigado Adão!

Documentário do SindBancários-POA relata a greve em 1979 e a Intervenção Governo Federal/Ditadura Militar. Dcumentário SindBancários-POA greve em 1979 - Intervenção Governo Federal Dirigido por Hique Montanari, o curta, com duração de 38 minutos, aborda a greve deflagrada em 5 de setembro de 1979 por cerca de 10 mil trabalhadores gaúchos. Com depoimento de líderes do movimento, como Olívio Dutra e Ana Santa Cruz, o documentário relata a luta dos bancários em plena ditadura. As reivindicações por reajuste salarial, melhores condições de trabalho e antecipação da database andavam ao lado da luta contra o regime militar. Mesmo sob intensa repressão, o movimento se prolongou por 14 dias. A paralisação, na época, demonstrou a força da categoria, declarou, no documentário, o ex-governador Olívio Dutra, preso em 1979 por liderar o movimento. Além das prisões, o filme também aborda a intervenção feita no sindicato.

Não deixe de assistir: http://vimeo.com/9280589

Emenda à Constituição define que saneamento básico deve ter controle público
Proposta quer priorizar o uso da água para benefício da população
Dentre os projetos aptos a votação em plenário nesta semana encontra-se a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 194/2008, de iniciativa do deputado Ronaldo Zülke (PT) e mais 18 parlamentares. A PEC estabelece que o acesso à água potável e aos serviços de saneamento são direitos humanos fundamentais, e que os serviços públicos de saneamento básico serão prestados por pessoas jurídicas de direito público ou por sociedade de economia mista sob o controle acionário e administrativo do poder público estadual ou municipal.

“Trata-se de priorizar a água, reconhecendo-a como um bem essencial à vida e portanto merecedor de cuidados e controle por parte do poder público diferenciado dos demais serviços por ele prestados”, sustenta Zülke na justificativa da PEC. O petista propõe que o Estado ou município detenham no mínimo 51% do capital votante e 51% do total do capital social das empresas prestadoras do serviço de saneamento básico, ficando vedada a delegação de gestão à pessoa jurídica de direito privado.

O parlamentar considera o tema de fundamental importância para a sociedade, e acredita que seu planejamento deve ser feito "dentro de uma visão estratégica que sobreponha o interesse público - da população - sobre os interesses econômicos, não permitindo assim a acumulação financeira sobre tais serviços".

Luiz Osellame* - MTB 9500 | Agência de Notícias   12:09 - 08/02/2010
* Colaboração de Leonel Rocha
Edição: Sheyla Scardoelli - MTB 6727     Foto: Marco Couto
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=241656

Oposição deve votar contra aprovação do relatório da CPI da Corrupção e prepara representação
O relatório final da CPI da Corrupção, que vai a votação na sessão plenária da próxima terça-feira, 09 de fevereiro, é considerado artificial, já que não foi redigido com base nos documentos da Ação Civil do Ministério Público Federal, nem no inquérito da Operação Solidária, disponibilizados pela Justiça Federal, tampouco nos trabalhos e conclusões produzidas pela CPI. A afirmação é da deputada Stela Farias (PT), que presidiu os trabalhos da Comissão de Inquérito, ano passado.

“O relatório apresentado por Coffy Rodrigues é tão fictício quanto seu mandato. Estamos finalizando o conjunto de representações embasados no voto em separado da Oposição, que vamos encaminhar aos órgãos competentes para que procedam a responsabilização, por improbidade administrativa e fraude, de 33 pessoas.” afirma Stela.

Para a parlamentar, a maioria governista aprovou um relatório ficcional, já que os parlamentares boicotaram grande parte das sessões da CPI e sequer acessaram os documentos ou ouviram as interceptações telefônicas da Polícia Federal.

“Os parlamentares da Oposição garantiram o acesso aos documentos da principais operações policiais que permitiram desvendar o mega-esquema montado para sustentar o enriquecimento ilícito dos envolvidos e a manutenção de estruturas partidárias com dinheiro desviado do erário público. Uma das principais fraudes desvendadas pela CPI,  a montagem e distribuição das licitações das obras do Projeto Socioambiental (PISA), levou a Polícia Federal a abrir um inquérito específico, ainda no final de 2009, para investigar as irregularidades cometidas pela prefeitura de Porto Alegre,” lembrou a parlamentar.

A Oposição deverá votar contra a aprovação do relatório apresentado pelo ex-deputado Coffy Rodrigues.

Denise Ritter - MTB 5584 | PT   16:51 - 08/02/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=241745

Nenhum comentário: