Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Prisão de Arruda

Por Siden*
Pois, se pegar a moda de prender ladrão “grandão”,  o bloco dos presidiários nesse carnaval superará em figurantes os demais.

Mas, não vamos nos iludir. Arruda deverá ficar pouco tempo preso e como um jurista afirmou numa entrevista do programa Jô Soares, aqui só é preso (eu acrescentaria e fica preso) ladrão “pé de chinelo”.

Quando todos os políticos eleitos se preocuparem realmente com a miséria, com a saúde pública, com a segurança e com a educação, esses acontecimentos decepcionantes terminarão.

Decepcionante sim. Fico imaginando os eleitores de Arruda assistindo à prisão do seu eleito. Todos  sentindo que foram feitos de “bobos” e muitos prometendo que não votarão mais em ninguém..

É evidente que essa não é a saída. Temos que procurar votar no candidato com melhor currículo dentro do partido com a melhor proposta.

Outro equívoco que se comete é  o julgamento generalizado,  em pronunciar a sentença precipitada afirmando “que todos são iguais”. A maioria dos políticos - e penso não estar exagerando no meu otimismo - são bem intencionados.

Só o nosso voto consciente de cidadão irá ajudar a fortalecer a democracia! Votar em branco ou anular o voto é omitir
-se na luta em busca do aperfeiçoamento democrático.

Não podemos nos deixar contagiar com o  discurso fácil que surge nesse momento - que coloca em detrimento as decisões democráticas - cuja única intenção é intentar contra o poder do povo de decidir pelo voto os seus destinos.

Em todos os lugares tenho encontrado pessoas bem intencionadas, pessoas com uma imensa disposição de ajudar e melhorar a vida coletiva. Temos políticos com grande capacidade de luta, de trabalho e, com uma coragem invejável.

O mundo da política pode, às vezes, mostrar-se contraditório, pois existe muitas variáveis que protagonizam as decisões tomadas. Porém, isso não nos dá o direito de desertar a busca de um mundo melhor para todos...

Estamos vivendo o período mais longo de nossa democracia e temos avançado em algumas conquistas.

Temos que avançar mais, com serenidade e dedicação.

A  prisão do governador Arruda, mesmo que seja por curto período, é uma amostra do aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas.

Finalmente, o episódio de Brasília deve servir de alento a todos que clamavam por justiça e fortalecer nossos ideais democráticos. E neste ano,  a democracia protagonizará outra grande festa. Pesquise sobre a vida de seu candidato, sobre seu envolvimento nas lutas sociais de seu tempo e compare governos. Reeleja os candidatos que fizeram um bom trabalho e dê chance às novas lideranças, pois essas irão oxigenar o mundo da política no campo das idéias.  E boa eleição...

*Siden Francesch do Amaral é Professor, Diretor no 14 Núcleo e Conselheiro no CPERS-Sindicato


Arruda passará o carnaval na prisão, confirma advogado
O advogado do governador afastado do Distrito Federal, José Roberto Arruda, Nélio Machado, reconheceu nesta tarde que o seu cliente não deverá sair da prisão antes do fim do carnaval. "Não há possibilidade de Arruda sair (da prisão) antes do carnaval", disse Machado, afirmando que vai aguardar o julgamento do habeas corpus solicitado pela defesa ao pleno do Supremo Tribunal Federal (STF).

Hoje, o ministro do STF Marco Aurélio Mello negou o pedido de habeas corpus por liminar. O processo, porém, ainda precisa ser apreciado pelo plenário do STF, mas os ministros só devem voltar a se reunir agora após o carnaval.
[...]
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/317169-ARRUDA+PASSARA+O+CARNAVAL+NA+PRISAO+CONFIRMA+ADVOGADO.html


PT e CUT protocolam pedido de impeachment de Paulo Octávio
'Paulo Octávio não tem legitimidade nenhuma para comandar o governo', diz presidente da central

BRASÍLIA - O Partido dos Trabalhadores (PT) e a Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal (CUT-DF) protocolaram na tarde desta sexta-feira, 12, pedidos "de afastamento e impugnação de mandato (impeachment)" contra o governador em exercício, Paulo Octávio. Os dois pedidos foram assinados pelos presidentes das organizações, Roberto Policarpo (PT) e Rejane Pitanga (CUT-DF).
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,pt-e-cut-protocolam-pedido-de-impeachment-de-paulo-octavio,510448,0.htm

"Nova" proposta de Yeda para o Magistério em 2010:

- Remuneração mínima de R$ 1,5 mil para professores que trabalham 40 horas semanais.

 
Comentário do Tio Noé:

Mas já dissemos, em greve, que não queremos esta proposta, pois é um engodo. Nem um analfabeto seria enganado com o "canto das sereias" de Yeda Rorato Crusius.

Queremos o Piso Nacional, porquê este, junto com o Plano de Carreira, nos garante uma carreira profissional com promoções por merecimento e qualificação e uma aposentadoria sem miséria.



PT não será parceiro de projetos que retirem direitos dos servidores, avisa Bohn Gass
O deputado Elvino Bohn Gass  afirmou que a bancada do PT está disposta a contribuir para a construção de uma proposta séria para contemplar o funcionalismo, mas que não será parceira  para aniquilar com as conquistas históricas dos servidores. “Não vamos endossar projetos que distribuam migalhas com uma mão e retirem direitos com a outra”, avisou.

Ele acredita que, se houver de fato vontade política do Executivo, será possível elaborar, durante o mês de março, um projeto decente para os trabalhadores e exeqüível para o Estado. “Quanto há vontade política, há avanços mesmo em curto espaço de tempo. Quando é só encenação, todos já sabem qual será o resultado final. No próximo período, poderemos testar a real disposição da governadora”, ponderou.

O líder petista lembrou que, no ano passado, o governo tucano  prometeu um “pacote de bondades para os servidores”, mas enviou para a Assembleia Legislativa “uma overdose de maldades”. “Esperamos que o governo tenha aprendido a lição com a derrota que sofreu no final do ano e não repita a fórmula. A nossa expectativa é de que o Executivo apresente  uma proposta que, de fato, contemple os segmentos do funcionalismo que ganham menos sem mexer em conquistas históricas. De nossa parte, não haverá acordo para a retirada de direitos dos trabalhadores”, finalizou. 

Olga Arnt - MTB 14323 | PT   12/02/2010
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=242058


Dinheiro da Saúde é aplicado no mercado financeiro, prejudicando usuários do SUS
Entre 2006 e 2009, recursos repassados pelo Ministério da Saúde para a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul foram aplicados no mercado financeiro em prejuízo da oferta e ações de serviços de saúde para a população. Em 30 de junho de 2009, a Secretaria tinha R$ 164,7 milhões rendendo juros e correção monetária e prejudicando gravemente os usuários do Sistema Único de Saúde no Estado. As informações fazem parte do relatório n° 8236 do Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, do final de janeiro deste ano. A página 28 do relatório denuncia o prejuízo causado à população pela decisão de aplicar os recursos no mercado financeiro.
A primeira parte do relatório, referente aos anos de 2006 e 2007, também aponta o descumprimento da Emenda Constitucional 29 pelo governo gaúcho. O Conselho Estadual de Saúde (CES) vem denunciando, desde 2003, o descumprimento dessa emenda que estabelece os recursos mínimos constitucionais a serem aplicados na saúde. O RS é hoje o Estado que menos investe em ações e serviços de saúde no Brasil, segundo o Sistema de Informação em Orçamento Público de Saúde (SIOPS).
O presidente do Conselho, Carlos Alberto Ebeling Duarte, pediu ontem (10) às Comissões de Serviço Público e de Saúde da Assembleia Legislativa, a realização de audiências públicas para debater o relatório da Auditoria do Ministério da Saúde sobre a Gestão do SUS pela Secretaria Estadual de Saúde. Além disso, solicitou manifestação do Tribunal de Contas do Estado e dos Ministérios Públicos estadual e federal. O Conselho criticou a posição do governo estadual de não receber os auditores do SUS e de não repassar informações e documentos necessários para que o trabalho dos técnicos do Ministério fosse realizado.

Em razão destes fatos, o CES alterou a pauta de sua plenária extraordinária do dia 25 de fevereiro para incluir o tema da auditoria. A reunião ocorrerá das 9h às 12h no auditório da sede do Conselho, na Avenida Borges de Medeiros, 1501 20º andar - Centro Administrativo.

Fonte: Blog RS Urgente - rsurgente.opsblog.org
e http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2328
 

Nenhum comentário: