Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Belo Horizonte: agora é a rede municipal que ameaça parar

23/08/2011 13:29
O sistema público de ensino em Belo Horizonte pode entrar em colapso. Depois da paralisação dos professores da rede estadual, problema que foi parcialmente solucionado com a contratação de professores temporários, educadores que lecionam em escolas municipais também ameaçam cruzar os braços. Na quinta-feira (18), durante uma manifestação em frente à Prefeitura, a categoria aprovou um indicativo de greve marcado para o início de setembro. Já na rede estadual de ensino a contratação de novos professores parece não ter solucionado o problema da paralisação. Na manhã de quinta-feira, na Escola Estadual Governador Milton Campos (Estadual Central), no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul, houve tumulto entre educadores efetivos que não aderiram à greve e os substitutos. Os portões da instituição de ensino foram trancados e as aulas foram imediatamente interrompidas. Muitos alunos que permaneceram no pátio da escola, em sinal de protesto, arremessavam os materiais escolares no chão.

A professora de português Roméia Rick, de 56 anos, resolveu aderir ao movimento grevista por considerar descaso e desrespeitosa a atitude do governo, que convocou 3 mil substitutos para possibilitar a volta às aulas de alunos do 3º ano do Ensino Médio. "A partir do momento que são contratadas pessoas que consideram a substituição um bico, tomando o espaço de colegas que estão lutando pelos direitos, e vale ressaltar que a greve é um direito constitucional, resolvemos suspender as aulas por período indeterminado", alegou a educadora, que é efetiva.

Um dos professores substitutos, que se identificou apenas como Eduardo, manifestou sua indignação diante do caos instalado na escola. Revelou que pediria desligamento imediato. "Fica difícil trabalhar em um espaço em que você sente que não é aceito, por isso, pretendo pedir demissão", desabafou, assustado, o professor recém-contratado. Parte dos alunos se recusou a assistir aulas ministradas pelos professores temporários. A presidente do Grêmio Estudantil, a aluna Júlia Raffo, afirmou que a maioria dos alunos é contrária a contratação de professores substitutos. "Nossa opinião é de que a contratação não resolve de maneira definitiva o problema. Estão protelando uma situação que vai novamente estourar num futuro próximo. O correto seria conceder o reajuste salarial à categoria", destacou a aluna, acrescentando que, no próximo dia 24, os estudantes vão participar de uma passeata em apoio aos professores.

Na rede municipal, o argumento para o indicativo de greve é de que a primeira parcela do aumento prometido pelo prefeito Marcio Lacerda, de 3%, não foi concedido. Além disso, completa a diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), Vanessa Portugal, há outras reclamações. "Estamos reivindicando a unificação de carreira dos professores da educação infantil e o cumprimento de uma Lei Federal que determina que um terço da jornada deve ser reservado para o planejamento das atividades letivas", afirma a sindicalista, que revelou que a manifestação era também um ato de solidariedade aos professores da rede estadual. O protesto gerou reflexos no trânsito da região central da cidade. Uma das pistas da Avenida Afonso Pena, no sentido centro-bairro, foi interditada.

Fernando Zuba, do jornal Hoje em Dia
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2974


Adesão à greve chega a 80% na Capital
Prefeitura diz não ser possível reduzir jornada de trabalho para 30 horas semanais.
24/08/2011
Os servidores municipais, estaduais e federais que atuam na rede de saúde pública da prefeitura de Porto Alegre estão em greve desde a 0h de ontem. A decisão de paralisar as atividades foi aprovada em assembleia geral realizada no dia 17 de agosto. A principal reivindicação diz respeito à jornada de trabalho. Os servidores pedem que a carga seja reduzida de 40 para 30 horas semanais, sem alteração de salário. A maior parte dos postos de saúde da Capital, que não realizam atendimento de urgência, amanheceu fechada ontem.

Uma reunião realizada na tarde de ontem na comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, com a presença de sindicatos representativos dos municipários e integrantes do Executivo, decidiu tentar uma saída negociada para a greve dos funcionários, que resistem à implantação do novo regime de carga horária.

Por encaminhamento do presidente da Comissão, vereador Thiago Duarte (PDT), a Cosmam irá solicitar a suspensão temporária do novo regime jurídico, bem como da implantação do ponto eletrônico nas unidades de saúde. A ideia é que, em seis meses, o Executivo envie ao Legislativo um plano de carreira definitivo para o conjunto do funcionalismo do setor da saúde, a exemplo do que já ocorreu com os médicos.

Durante a reunião, representantes do Sindicato dos Municipários (Simpa) e do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência (Sindisprev) afirmaram que entraram em greve porque o prefeito José Fortunati se nega a negociar com eles e inclusive se retirou de uma reunião semanas atrás, o que motivou a deflagração da greve. Outra proposta prevê uma solução também negociada com a intermediação do Ministério Público usando o dispositivo do Termo de Ajuste de Conduta.
[...]
Conforme o Simpa, a paralisação obteve cerca de 80% de adesão dos municipários. À tarde, uma assembleia popular realizada em frente à prefeitura discutiu os problemas da saúde na Capital. A presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Maria Letícia Oliveira Garcia, lembrou que a jornada de 30 horas como forma de manter a qualidade do atendimento à população foi aprovada em todas as conferências da saúde (municipal, estadual e federal) e que o assunto também é discutido pelo CMS junto com o Ministério Público. Uma nova assembleia, marcada para as 14h de amanhã, no Clube do Comércio, avaliará a continuidade da mobilização. Até lá, a greve segue.
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=71001&fonte=nw

Falhas no contrato e na fiscalização ampliam problemas para recuperação da ERS-115
Em meio a forte chuva, órgãos discordavam entre si sobre suas atribuições
Marcelo Gonzatto, ZH - 24/08/2011 - 04h16min
O impacto do deslizamento de terra que interrompeu uma das principais rodovias da Serra, a Três Coroas-Gramado (ERS-115) foi ampliado por falhas de contrato e de fiscalização. O acordo de concessão não prevê quem é responsável por recuperar danos desse tipo e, conforme a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), um controle mais rigoroso poderia ter amenizado os transtornos.

Jornal VS - 24.08.11
A concessionária e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), porém, culpam a chuva. Será necessário esperar cerca de três meses para recuperar o trecho. O professor do Departamento de Sistemas de Transportes da UFRGS João Fortini Albano considera esse prazo longo “como usuário”. Tecnicamente, porém, afirma que é preciso analisar variáveis como tecnologia, recursos e relevo.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3460364.xml

Mulheres entrarão em extinção, diz estudo da ONU
24.08.11 - 06:00
De acordo com um estudo elaborado pela ONU, as mulheres serão artigo de luxo e ficarão cada vez mais disputadas porque --pasmem-- entrarão em extinção.

O estudo, reproduzido na "Economist", diz que as mulheres não terão filhas suficientes para substitui-las, a não ser que as taxas de fertilidade mudem radicalmente nos 83 países e territórios pesquisados.

Em Hong Kong, por exemplo, um grupo de mil mulheres daria à luz 547 meninas com as taxas de fertilidade atuais. Essas 547 meninas dariam origem a apenas 299 crianças do sexo feminino e assim por diante.

Nos cálculos da "Economist", que levou em conta também a idade média em que as mulheres têm filhos em cada país, em 25 gerações a população feminina do país passará de 3,75 milhões para apenas uma, que nascerá no ano 2798.

Jornal VS - 24.08.11
Pelos mesmos cálculos, países como Japão, Alemanha, Rússia, Itália e Espanha não verão o próximo milênio.

Mas, calma. Dos países pesquisados, o Brasil é o que está na melhor situação.

Por aqui, a última mulher só vai nascer por volta do ano 5000.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=286498

Acessos à banda larga cresceram 67% nos últimos 14 meses
De maio de 2010 a julho deste ano, o número pulou de 27,4 milhões de conexões para 45,7 milhões
Jornal VS e Agência Brasil - 23/08/2011 18h02
Brasília - O número de acessos em banda larga cresceu 67% desde maio de 2010, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). No ano passado, eram 27,4 milhões de conexões à internet rápida fixa e móvel e, em julho deste ano, o número passou para 45,7 milhões, com acréscimo de 18,3 milhões de novos acessos.

De acordo com a entidade, o número de acessos em banda larga fixa cresceu 30% desde maio de 2010, chegando a 16 milhões no mês passado. A banda larga móvel aumentou sua base em 96%, passando de 15,1 milhões, em maio de 2010, para 29,7 milhões, em julho deste ano.

Desse total, 6,9 milhões são modems de acesso à internet e 22,8 milhões são celulares de terceira geração (3G), que permitem conexão à internet. A infraestrutura de banda larga fixa chegou, nos últimos 15 meses, a mais de 600 cidades, alcançando os mais de 5,5 65 municípios de todo o país.

A rede de banda larga móvel dobrou de tamanho e está presente em 1.594 municípios, que concentram 76% da população. A velocidade média das conexões também foi ampliada em 34%, alcançando 1,7 megabit por segundo Mbps).
http://www.jornalvs.com.br/distrito-federal/338943/acessos-a-banda-larga-cresceram-67-nos-ultimos-14-meses.html
.

Nenhum comentário: