Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Critérios para aposentadoria são revisados

12.11.11
O Conselho Superior da PGE, durante sessão nessa quinta-feira (3), revisou a orientação de seus Pareceres quanto aos critérios utilizados para o cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores públicos, seguindo jurisprudência recentemente firmada pelo Supremo Tribunal Federal.

O entendimento anterior da PGE era no sentido de que seriam necessários cinco anos na classe do cargo em que se der a aposentadoria.

A nova orientação aprovada pelo Conselho Superior da PGE, sob o nº 15.512, conclui que não há exigência de efetivo exercício pelo prazo de cinco anos na classe do cargo em carreira titulado para efeito de cálculo dos proventos de aposentadoria, sendo necessário apenas cinco anos de efetivo exercício na respectiva carreira.
Fonte: Site 15º Núcleo CPERS/Sindicato

Alerta
Mais um golpe aplicado na praça: dígitos no telefone
11 de Novembro de 2011 - 14:11
Eu gostaria de alertar as pessoas contra um golpe que estão aplicando. Recentemente recebemos em minha casa uma ligação de alguém dizendo-se do banco em que temos conta, afirmando que tínhamos direito a um cartão especial por sermos clientes antigos. Haveria novos serviços, todos sem taxas. Pedia para irmos ao banco para cadastrar uma senha de atendimento telefônico. Fizemos isso.A pessoa voltou a ligar e pediu que digitássemos a senha no telefone. Nunca vi isso e não aceitei. A pessoa não ligou mais.
Maristela Baldo Martini/Novo Hamburgo

O Banco do Brasil, por meio de sua assessoria de imprensa, informa que ações como essa não são praticadas pelo Banco do Brasil. A orientação é para que os clientes só digitem suas senhas quando eles próprios efetuarem ligações para a Central de Atendimento BB (4004- 0001). Em caso de dúvidas, a indicação é contatar a CABB (4004-0001) ou uma agência do Banco.
Assessoria de imprensa Banco do Brasil.
http://www.jornalnh.com.br/interativo/redacao-online/355859/mais-um-golpe-aplicado-na-praca-digitos-no-telefone.html

Foragido é pego dormindo em dispensa de escola em Igrejinha
Acusado teria arrombado janela, trancado uma porta e se enrolado em cortina
Marcos Jorge/Da Redação - 11/11/2011 10h52
Igrejinha - Ao ver uma janela arrombada e a porta da dispensa da lancheria, que fica sempre aberta, chaveada, a diretora de uma escola no Centro de Igrejinha, estranhou e acionou a Brigada Militar, por volta das 7h30 desta manhã. Ao abrir a porta, encontraram um foragido da Penitenciária Estadual de Jacuí(PEJ), em Charqueadas, dormindo enrolado em uma cortina. Segundo a BM, o invasor teria passado o nome errado.

Ao consultar o sistema, a imagem era de um homem de pele clara, mas a aparência física verdadeira é de um afro-descendente. Natan Ferreira Kirsch, 21 anos, foi preso, dentro da Escola Estadual Olivia Lahn Hirt, na Rua 1º de Junho. Ele foi encaminhado à delegacia e deveria ser remetido ao sistema prisional.
http://www.jornalnh.com.br/policia/355801/foragido-e-pego-dormindo-em-dispensa-de-escola-em-igrejinha.html

PT anuncia candidatura de Fernando Haddad à Prefeitura de SP
G1, 11.11.11
O Partido dos Trabalhadores anunciou nesta sexta-feira que o ministro da Educação, Fernando Haddad, será o candidato da legenda na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2012.

"Já temos um candidato", disse o presidente nacional do PT, Rui Falcão, logo após anunciar a desistência da pré-candidatura dos deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, que abriram mão da disputa em favor da unidade do partido em torno do nome do ministro da Educação.

As desistências eliminam a necessidade de prévia no partido, uma vez que outros dois pré-candidatos, os senadores Marta Suplicy e Eduardo Suplicy também abriram mão da disputa. O nome de Haddad é defendido desde o início pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
[...]
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=122908&idDepartamento=8&idCategoria=0

Protocolo de intenções para calendário escolar 2012 é assinado em cerimônia na AL
10.11.11
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT), e a presidente da Comissão de Educação, deputada Juliana Brizola (PDT), receberam, na manhã desta quinta-feira (10), representantes da Secretaria Estadual da Educação e de entidades ligadas ao ensino público e privado para o ato de assinatura do Protocolo de Intenções para estabelecimento do Calendário Escolar Gaúcho 2012, que tem por objetivo padronizar o período de aulas em todos os estabelecimentos de ensino do Rio Grande do Sul.

“O protocolo de intenções tem como objetivo promover uma maior uniformidade do calendário das atividades das instituições de ensino da rede pública e privada através da determinação de datas de início e fim do ano letivo. Isso facilita tanto para as escolas, como para a Secretaria da Educação, mas é ainda mais importante para as famílias, que muitas vezes não têm os filhos na mesma rede de ensino”, explicou a secretária estadual adjunta de Educação, Maria Eulalia Nascimento.

Pela proposta, as aulas iniciam a partir do dia 22 de fevereiro e terminam até 21 de dezembro. O calendário propõe também dois feriadões, um nos dias 30 de abril e 1º de maio, e o segundo em novembro, nos dias 15 e 16.

“O calendário está sintonizado com o protocolo de intenções assinado anualmente na Assembleia Legislativa, e tem concordância do SINEPE/RS e demais entidades representativas dos setores público e privado”, garantiu Oswaldo Dalpiaz, representante do SINEPE/RS. Até o dia 21 de dezembro, as instituições devem cumprir um mínimo de 200 dias letivos e 800 horas-aula anuais.
Fonte: Site 15º Núcleo CPERS/Sindicato

Dilma acerta o PiG na veia
A que nível chegou nossa mídia...
11.11.11
Durante toda a sua campanha para presidente, Dilma foi chamada de poste pela civilizada mídia “nacionar”. Como falta quase tudo para os estagiários que lá lutam por um empreguinho, desconhecem que poste é um transmissor de energia e gerador de luz.

Luz que tentou, numa recente entrevista coletiva, iluminar as cabecinhas presentes sugerindo que os veículos preparassem pautas mais em sintonia com a grande realidade e com os grande temas do mundo atual. Chamou essa imprensa de atrasada quando disse que lia os jornais do exterior e onde leu sobre a crise há mais tempo que os nossos. E ainda, de forma indireta, disse: "Vocês não leem, não estudam!".

Como disse Nadja Rocha no blog do Nassif:
Nunca antes na história desse país um poste mijou nos cachorros.
Fonte: Blog Terra Brasilis

BC anuncia estímulo para crédito consignado e CDC de curto prazo
11.11.11
O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira um afrouxamento de parte das medidas macroprudenciais anunciadas em dezembro do ano passado, em um esforço para aumentar a liquidez da economia e estimular o consumo em meio a uma forte deterioração do cenário econômico externo.

O BC elevou a liquidez de curto prazo para as operações de empréstimo a pessoas físicas, por meio de medida que ajusta os requisitos para cálculo do Patrimônio de Referência Exigido (PRE).

A medida de agora tira parte das amarras das operações de crédito, como consignado e crédito pessoal, de até 60 meses. Naquelas com prazos acima disso, o BC está elevando as exigências.

Segundo nota do BC, as operações de crédito consignado com prazos até 60 meses receberão fator de ponderação de risco (FPR) de 75% ou 100% - o que na prática significa que as instituições terão de ter menos capital do que é exigido hoje para fazer frente a esses empréstimos.

As operações de crédito consignado com prazo superior a 60 meses, por outro lado, receberão fator de ponderação de risco de 300%.

A medida de dezembro ampliava o FPR de 100% para 150% na maioria das operações de crédito a pessoa física com prazos superiores a 24 meses. No caso do consignado, a regra se aplicava a prazos acima de 36 meses.

O governo estava avaliando retirar pelo menos parte das medidas macroprudenciais para evitar falta de liquidez nos mercados por conta da crise internacional.

O BC também decidiu nesta sexta-feira que as operações de crédito pessoal (CDC) com prazo até 36 meses receberão fator de ponderação de risco de 75% ou 100%. Já as com prazo entre 37 e 60 meses receberão fator de ponderação de 150%, enquanto as acima de 60 meses terão fator de 300%.

O BC também decidiu que as operações de leasing ou financiamento de veículos garantidas por alienação fiduciária com prazo até 60 meses receberão fator de ponderação de risco de 75% ou 100%. As operações com prazo superior a 60 meses terão fator de 150%.

Segundo o BC, o FPR de 75% equivale a 8,25% de requerimento de capital, enquanto que o FPR de 100%, a 11%. O fator de 150% equivale a 16,50% de requerimento de capital e o de 300%, a 33%.

O BC decidiu ainda manter o pagamento mínimo do cartão de crédito em 15% porque "tem se mostrado suficiente para o controle dos valores em exposição". Pelas regras, esse pagamento mínimo seria elevado para 20%.

Para o economista da consultoria RiskBank, João Augusto Frota Salles, a medida do BC foi um alívio para bancos, especialmente os de pequeno porte, muitos especializados em consignado e financiamento a veículos, que estavam muito pressionados por causa das medidas macroprudenciais do ano passado.
Reuters News
Fonte: Portal Terra

Comentário:
A economia é algo complexo, pois “n” variáveis atuam sobre ela.  O mundo vive um cenário complicado.

A economia chinesa dá sinais de desaceleração. A Europa mergulhada em profunda crise, pedindo ajuda. O Banco Central de um lado tem que manter a inflação sobre controle e ao mesmo tempo não pode permitir que  o crescimento pare.

A boa notícia é que no último mês a inflação recuou. Mas, sem dúvida,  trata-se de uma equação matemática de difícil resolução...

Mas, enquanto os juros estiverem a taxas tão altas quem ganha mesmo são as instituições financeiras. Tem banco, que neste ano já lucrou muitos bilhões...

Siden Francesch do Amaral, Professor estadual.

Arte 15 convida
Exposição 15º aniversário
vernissage: 24 de novembro de 2011
das 19h às 21h
visitação: 2ª à 6ª feira, das 13h 30min às 19h
Bento Gonçalves, 767 - São Leopoldo/RS
outros horários agendar com Bettina fone: 3592 93 02
arte15@terra.com.br    www.arte15.com.br

Reproduções de obras dos artistas com preço acessível
Desconto de até 50% nas obras originais
Sugestões de presentes
 .

Nenhum comentário: