Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

MPF denuncia ex-secretário de Governo por lavagem de dinheiro

Francisco Fraga e outras 18 pessoas também são acusadas de formação de quadrilha em Canoas.

Canoas - O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ontem denúncia contra o ex-secretário de Governo de Canoas, Francisco Fraga, e mais 18 pessoas pelos crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. De acordo com o MPF, Chico Fraga era peça fundamental na engrenagem de corrupção e descrito como "prefeito de fato", tamanha a sua importância nas decisões políticas do Município, em detrimento do então prefeito Marcos Ronchetti. A denúncia aponta que a fraude teria se iniciado em 2001 e foi descoberta por meio da chamada Operação Solidária. O Ministério Público Federal pede a condenação de todos e a manutenção do bloqueio de bens dos acusados. O ex-secretário, por meio de seu advogado Ricardo Cunha Martins, afirmou que a acusação é "uma grande armação política".

A denúncia feita pela procuradora da República Patrícia Núñez Weber narra os crimes que teriam gerado recursos ocultados por Chico Fraga, com prejuízo aos cofres públicos de mais de R$ 10 milhões. Conforme o MPF, os recursos ocultados seriam frutos de crimes referentes ao fornecimento de merenda escolar, a execução das obras de engenharia do projeto Pró-Canoas, a terceirização do Programa Saúde da Família (PSF) e da construção do Hospital de Pronto Socorro Nelson Marchezan.

Com o dinheiro obtido, Chico Fraga, com a ajuda dos demais denunciados, "alicerçou seu patrimônio, ocultando-o do Estado". A Procuradoria acusa que ele colocava seus bens móveis (veículos) e imóveis (vários apartamentos, casas, coberturas, terras rurais, lotes urbanos e boxes de garagens) em nome de construtoras, terceiros e familiares.

Patrimônio

A acusação fundamenta-se em "cinco grupos de condutas criminosas", como lavagem dos recursos ilícitos em proveito de Chico Fraga, com participação de representante da Magna Engenharia; lavagem dos recursos ilícitos em proveito do ex-secretário, por intermédio dos responsáveis por duas grandes construtoras; lavagem em benefício de Chico Fraga com ajuda dos seus familiares e, por fim, ocultação do patrimônio de outro denunciado. Este seria suspeito de receber recursos da empresa Equipe Cooperativa, ganhadora de licitações em Canoas, e os esconder em nome de pessoa jurídica e de familiares.
http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-502,cd-211202.htm

Nenhum comentário: