Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

As escolas macabras de Yeda

Por Siden*
Quando digo que as escolas maravilhosas de Yeda não conseguiram descer dos outdoors, não estou exagerando e nem estou com má-vontade com “a nova forma de governar” do Executivo estadual. A matéria que relato agora encontrei num jornal da capital.

A reportagem tem a seguinte manchete: “Alunos no prejuízo. É preciso ter muita vontade de estudar”. E então começa a matéria...

A escola citada na reportagem situa-se em Bom Retiro, localidade no interior de Eldorado do Sul, (Escola Estadual de Ensino Fundamental Sergipe) onde os alunos dividem um galpão com goteiras, cobras e morcegos.

A reportagem continua assim: “Corujas se aninhando sobre o teto, cobras, sapos e morcegos surpreendendo os desatentos e corpos de ratos espalhados pelo salão”.

A descrição do ambiente macabro continua: “Raros são os dias em que cobras, aranhas e outros bichos não surgem rastejando pelo salão”.

Nesse ambiente próprio de um filme de terror, 128 alunos da escola tentam aprender. Como afirma a reportagem é preciso ter muita vontade de estudar...

Esses são os “milagres do déficit zero”, “do choque de gestão”. Choques têm os alunos, quando na segunda-feira de manhã, precisam aguardar na rua até as funcionárias retirarem todos os ratos mortos no final da semana, meio comidos pelas corujas, como descreve a diretora da escola na reportagem. Déficit na aprendizagem deve ocorrer com os alunos, que detestam quando os morcegos dão rasantes na sala de aula. Situação assim descrita por um aluno: - “A gente perde a concentração porque é nojento demais.”

É isso o que acontece quando o “equilíbrio das contas” se dá através da destinação de migalhas à educação, à saúde, à segurança, à habitação, ao meio ambiente... É o resultado de um governo economicista, que através de um malabarismo de números diz estar com as contas em dia, não importando que a obtenção do pseudo feito se dá com a subtração de investimentos em setores vitais ao desenvolvimento do Estado.

A reportagem salienta que o drama dos estudantes começou em março de 2009. Não deixa de ser irônico ao ver no horário político a governadora e seus representantes afirmarem que o Rio Grande está no caminho certo.

Finalmente, uma pergunta que não pode calar: Se esse é o caminho certo qual, então, seria o caminho errado?

*O Professor Siden Francesch do Amaral é Diretor do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato e Conselheiro da Entidade
Texto com base me reportagem do jornal Diário Gaúcho, publicada em 15/9/2010, Página 3

Inclusão escolar é tema de encontro de educadores

Educadores discutem no próximo dia 25, no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa, a inclusão escolar responsável. O tema será analisado pela pedagoga Rosita Edler.

A abertura do encontro será as 8h30 e o encerramento está previsto para as 13h.

A programação ainda tem um ponto dedicado à reflexão e encaminhamentos sobre o contexto das políticas na educação especial e organização do movimento.

O encontro é promovido pela Atempa, CPERS/Sindiacto, Sinpro/RS, Fórum pela Inclusão Escolar, com o apoio da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Informações e inscrições podem ser feitas através do e-mail encontrodeeducadoresdoforum@gmail.com, nos núcleos do CPERS/Sindicato, no Sinpro/RS (51-40092990) e na Atempa (51-32867370).

O número de vagas é limitado e será fornecido certificado de participação.
Segue Programação e Informações.

Agenda do CPERS

25/09/2010 - Encontro Inclusão Escolar Responsável: Desafios e Organização dos Educadores

Promoção: CPERS/Sindicato, Sinpro-RS e Fórum pela Inclusão Escolar
Apoio: Câmara Municipal de Porto Alegre e Atempa
Local: Anfiteatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS
Horário: das 8h30 às 13h
Programação: 9h - Palestra Inclusão Escolar Responsável, com a professora Rosita Edler; 11h - Reflexão e encaminhamentos - Contexto das políticas na educação especial e organização do movimento
Informações e inscrições: CPERS - Procure o núcleo da sua região; Sinpro-RS - 51-40092990; Atempa - 51-32867370; encontrodeeducadoresdoforum@gmail.com
* Vagas limitadas

06/10/2010 - Assembleia Regional  do 14º Núcleo
quarta-feira, às 14 horas, na Sede do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato (Rua Bento Gonçalves, 269 Centro São Leopoldo).

Pauta:

1. Informes;

2. Eleição para os delegados(as) ao Encontro Estadual dos Funcionários de Escola (dia 15/10/2010 Salão Diplomata do Hotel Embaixador – POA);

3. Assuntos Gerais.
 
08/10/2010 - Reunião do Conselho Geral do CPERS/Sindicato

Promoção: CPERS/Sindicato
Local: Auditório do sindicato - Av. Alberto Bins, 480, Centro, Porto Alegre/RS
Horário: 8h30

15/10/2010 - Encontro Estadual de Funcionários de Escola
Promoção: CPERS/Sindicato
Local: Salão Diplomata do Hotel Embaixador - Rua Jerônimo Coelho, 354 - Centro - Porto Alegre/RS
Horário: Das 8h30 às 12h e das 14h às 17h

19/10/2010 - Assembleia Geral Ordinária
Promoção: CPERS/Sindicato
Local: Auditório do Sindicato - Av. Alberto Bins, 480, Centro, Porto Alegre/RS
Horário: 13h30

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.com.br/
Por Joana Flávia Scherer

Marina Silva se confunde e pede votos para Serra, no Espírito Santo
A candidata do PV à presidência, Marina Silva, cometeu uma gafe nesta sexta-feira (17), ao confundir o número de sua candidatura, 43, com o número de seu adversário, José Serra. Em discurso em Vitória (ES), Marina pediu votos para o número 45. Percebendo o engano, ela se desculpou, dizendo que erros acontecem.
[...]
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/392982-Marina_Silva_se_confunde_e_pede_votos_para_Serra__no_Espirito_Santo.html

Yeda não é mais governadora (hehe!)
No dia 02 de Janeiro de 2011, um senhor idoso se aproxima do Palácio Piratini  e fala com o soldado da Guarda:

 "Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com a Governadora Yeda Crusius"

 O soldado olhou para o homem e disse:

 "Senhor, a Sra Yeda não é mais governadora e não se encontra aqui desde ontem."

 O homem disse:

 "Está bem", e se foi.

 No dia seguinte, o mesmo homem idoso se aproximou do Piratini e falou  com o mesmo soldado:

 "Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com a Governadora Yeda"

 O soldado novamente disse:

 "Senhor, como lhe falei ontem, a Sra Yeda não é mais governadora desde  anteontem."

 O homem agradeceu e novamente se foi.

 Dia 04 de janeiro ele volta e se aproxima do Palácio Piratini e  fala  com o mesmo guarda:

 "Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com a Governadora Yeda"

 O soldado, compreensivelmente irritado, olhou para o homem e disse:

 "Senhor, este é o terceiro dia seguido que o senhor vem aqui e pede para falar com a Sra Yeda. Eu já lhe disse que ela não é mais a  governadora. O senhor não entendeu?"

 O homem olha para o soldado e disse:

 "Sim, eu compreendi perfeitamente, mas eu AMO ouvir isso!"

 O soldado, em posição de sentido, prestou uma vigorosa continência e disse:

 "Até amanhã, senhor!!!"

Por Diná

MP notifica tres integrantes do governo Yeda para depor

Na investigação sobre acesso a dados sigilosos do sistema de consultas integradas da Secretaria da Segurança o promotor Amilcar Macedo  notificou hoje para depor na próxima terça-feira, em Canoas, Ricardo Lied, ex-chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius, e duas assessoras, a jornalista Sandra Terra e a assessora da governadora Walna Meneses.

Com UTI lotada, Hospital de Clínicas de Porto Alegre pede que gestantes procurem outros hospitais

Com os 20 leitos de tratamento intensivo e os 27 de cuidados intermediários da UTI Neonatal ocupados, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre pediu, no início da tarde desta sexta-feira (17), que as gestantes procurem outros hospitais. Segundo o Hospital, a situação exige o emprego de todos os recursos materiais e humanos disponíveis para o atendimento a recém-nascidos com problemas de saúde.

Justiça Eleitoral apreende material para investigar suposta compra de votos para deputado Tirello em albergue na Capital

As zonas eleitorais 159, de Porto Alegre, e 148, de Erechim, cumpriram mandados judiciais de busca e apreensão a fim de coletar provas para uma eventual investigação do Ministério Público Eleitoral envolvendo o candidato a deputado estadual Luiz Antônio Tirello (PTB). De acordo com a denúncia, ele é responsável pela manutenção de um albergue, na Capital, antes sustentado pelo ex-deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).

A medida, tomada a partir de decisão liminar do vice-presidente e corregedor do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio do Santos Caminha, foi cumprida, simultaneamente, em Porto Alegre, na rua Duque de Caxias, 180, onde fica o albergue, e em Erechim, no comitê de campanha do candidato, na rua Pernambuco.
[...]

Mais da metade das mulheres negras trabalham sem carteira assinada

As mulheres negras (pretas e pardas) estão em situação pior no mercado de trabalho que as brancas, revela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (17), mostrando que elas são maioria entre as trabalhadoras informais.

A pesquisa Síntese dos Indicadores Sociais 2009 destaca que enquanto metade das mulheres pretas (54,1%) e pardas (60%) trabalha sem carteira assinada, portanto, sem direito a benefícios como seguro desemprego e licença maternidade, o percentual de brancas na mesma situação é de 44%.
[...]
Tudo está em Câmeta 2: http://www.camera2.com.br/noticias.php?limpa_sql=0

ELEIÇOES 2010: PRONUNCIAMENTO DA ALIANÇA DE BATISTAS DO BRASIL
A Aliança de Batistas do Brasil se posiciona contra a demonização do PT, levando em consideração também que tal processo nega o legado histórico do Partido dos Trabalhadores na construção de um projeto político nascido nas bases populares e identificado com a inclusão e a justiça social. Os que afirmam o nascimento de um "império da iniquidade", com uma possível vitória do PT nas atuais eleições, "esquecem" o fundamental papel deste partido em projetos que trouxeram mais justiça para a nação brasileira, como, por exemplo: na reorganização dos movimentos trabalhistas, ainda no período da ditadura militar, visando torná-los independentes da tutela do Estado; na implantação e fortalecimento do movimento agrário-ecológico dos seringueiros do Acre pela instalação de reservas extrativistas na Amazônia, dirigido, na década de 1980, por Chico Mendes; nas ações em favor da democracia, lutando contra a ditadura militar e utilizando, em sua própria organização, métodos democráticos, rompendo com o velho "peleguismo" e com a burocracia sindical dos tempos varguistas; nas propostas e lutas em favor da Reforma Agrária ao lado de movimentos de trabalhadores rurais, sobretudo o MST; no apoio às lutas pelos direitos das crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homossexuais, negros e indígenas; e na elaboração de estratégias, posteriormente transformadas em programas, de combate à fome e à miséria. Atualmente, na reta final do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, vemos que muita coisa desse projeto político nascido nas bases populares foi aplicado. O governo Lula caminha para seu encerramento apresentando um histórico de significativas mudanças no Brasil: diminuição do índice de desemprego, ampliação dos investimentos e oportunidades para a agricultura familiar, aumento do salário mínimo, liquidação das dívidas com o FMI, fim do ciclo de privatização de empresas estatais, redução da pobreza e miséria, melhor distribuição de renda, maior acesso à alimentação e à educação, diminuição do trabalho escravo, redução da taxa de desmatamento etc. É verdade que ainda há muito a se avançar em várias áreas vitais do Brasil, mas não há como negar que o atual governo do PT na Presidência da República tem favorecido a garantia dos direitos humanos da população brasileira, o que, com certeza, não aconteceria num "império de iniquidade".

Está ficando cada vez mais claro que os pregadores que anunciam dos seus púpitos o início de uma suposta amplitude do mal, numa continuidade do PT no Executivo Federal, são os que estão com saudade do Brasil ajoelhado diante do capital estrangeiro, produzindo e gerenciando miséria, matando trabalhadores rurais, favorecendo os latifundiários, tratando aposentados como vagabundos, humilhando os desempregados e propondo o fim da história.

Enfim, a Aliança de Batistas do Brasil vem a público levantar o seu protesto contra o processo apelatório e discriminador que nos últimos dias tem associado o Partido dos Trabalhadores às forças da iniquidade. Lamentamos, sobretudo, a participação de líderes e igrejas cristãs nesses discursos e atitudes que lembram muito a preparação das fogueiras da inquisição.
Maceió, 10 de setembro de 2010

Pastora Odja Barros Santos - Presidente
Pastores/as batistas membros da Aliança

Fonte: vi o mundo
         o que voce não vê na mídia.
         Luiz Carlos Azenha
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=32742

Amigos e Amigas:
Toma a liberdade de tratar do tema da eleição para Senado, principlamente, preocupado com a eleição do Senador Paulo Paim.
Por se tratar de uma eleição para dois senadores estou vendo algumas dificuldades.

A primeira, é que muitas pessoas ainda não sabem que deverão votar em dois candidatos para o Senado. Por isso, além da divulgação institucional que haverá devemos alertar todos para esta questão. Dia 3 de outubro temos direito a votar em dois candidatos para o Senado.

A segunda, e mais preocupante, diz repeito as implicações de correntes do fato de termos dois votos a sufragar, uma vez que nem todos se dão conta da questão dos segundo voto.
Por meu envolvimento na campanha eleitoral sei que esta é uma armadilha que pode colocar me risco a eleição do Senador Paim.

Dos 3 candidatos mais fortes(PAIM, RIGOTTO e ANA AMÉLIA) o senador Paim pode ser o mais ptrejudicado por conta desta questão.

Vejamos, os dados extraídos da pesquisa feita pelo Instituto Methodus, de Porto Alegre.

Percentual apurado:
- Ana Amélia, 51,8%
- Paulo Paim, 47,7%
- Rigotto, 40,9%
- Abigail (PCdoB, companheira de chapa de Paim) 7,8%

Considerando-se apenas o primeiro voto, temos:
Ana, 31,4%
Paim, 30,9%
Rigotto, 30,9%.

Em relação ao segundo voto temos a seguinte performance dos candiadtos na obtenção desse voto: Ana, 20,4%; Rigotto, 19,8%; Paim, 16,9%.

OU seja, Paim atrai menos votos de outros partidos e tranfere mais votos para os demais. Isso decorre do fato de haver uma alinça "brancA" entre Ana Amélia e Rigotto, permitindo um cruzamento de votos maior entre eles.

Nesse caso, a eleição de Paim depende menos de seu desempenho individual e, mais, de evitar a sangria do
segundo voto para Ana e Rigotto.

Assim, neste momento a eleição de Paim depende muito mais do crescimento de sua companheira de chapa Abgail ou de que as pessoas que votem nel anulem o segundo voto.

Diante disso, conclamo a todos que querem ver a reeleição do Senador Paulo Paim, a informar seus conhecidos, amigos e familiares da importância de não dar o segundo voto nem para a Ana Amélia e nem para o Rigotto.
Saudações
Jose Carlos Ferreira dos Reis
Por Sérgio Weber

A PROFESSORA NOTA DEZ

Havia certa vez um  homem  navegando com seu  balão, por um  lugar desconhecido. Ele  estava completamente  perdido, e  qual grande foi sua surpresa quando  encontrou uma pessoa...  Ao reduzir um  pouco a altitude do balão, em  uma distância de 10m  aproximadamente, ele gritou para a pessoa:     

 - Hei, você  aí ­, aonde eu estou?  E então a jovem respondeu:

 - Você  está num balão a  10 m de altura!

 Então o homem fez outra  pergunta:

- Você é professora, não é?

  A moça respondeu:

-  Sim...puxa! Como o senhor adivinhou?

 E o homem:

- É simples, Você  me deu uma resposta tecnicamente  correta, mas que não me serve para  nada...

 Então a professora  pergunta:

 - O senhor é  secretário da educação, não é?

 E o homem:

- Sou...Como você   adivinhou???

  E a Professora: 

- Simples: o senhor está  completamente perdido, não sabe fazer nada e  ainda quer colocar a culpa  no professor.
Por Francisco

A que ponto chegamos

Um senador está andando tranqüilamente quando é atropelado e morre.

  A alma dele chega ao Paraíso e dá de cara com São Pedro na entrada.

     -'Bem-vindo ao Paraíso!'; diz São Pedro

     -'Antes que você entre, há um probleminha.

     Raramente vemos parlamentares por aqui, sabe, então não sabemos bem o que  fazer com você.

     -'Não vejo problema, é só me deixar entrar', diz o antigo  senador.

     -'Eu bem que gostaria, mas tenho ordens superiores. Vamos fazer o seguinte:

     Você passa um dia no Inferno e um dia no Paraíso. Aí, pode escolher onde quer passar a eternidade.

     -'Não precisa, já resolvi. Quero ficar no Paraíso diz o senador.

     -'Desculpe, mas temos as nossas regras. '

     Assim, São Pedro o acompanha até o elevador e ele desce, desce, desce até o  Inferno.

     A porta se abre e ele se vê no meio de um lindo campo de golfe.

     Ao fundo o clube onde estão todos os seus amigos e outros políticos com os  quais havia trabalhado.

     Todos muito felizes em traje social.

     Ele é cumprimentado, abraçado e eles começam a falar sobre os bons tempos em  que ficaram ricos às custas do povo.

     Jogam uma partida descontraída e depois comem lagosta e caviar.

     Quem também está presente é o diabo, um cara muito amigável que passa o tempo todo dançando e contando piadas.

     Eles se divertem tanto que, antes que ele perceba, já é hora de ir embora.

     Todos se despedem dele com abraços e acenam enquanto o elevador sobe.

     Ele sobe, sobe, sobe e porta se abre outra vez. São Pedro está esperando por  ele.

     Agora é a vez de visitar o Paraíso.

     Ele passa 24 horas junto a um grupo de almas contentes que  andam de nuvem em  nuvem, tocando harpas e cantando.

     Tudo vai muito bem e, antes que ele perceba, o dia se acaba e São Pedro retorna.

     -' E aí ? Você passou um dia no Inferno e um dia no Paraíso.

     Agora escolha a sua casa eterna.' Ele pensa um minuto e responde:

     -'Olha, eu nunca pensei .. O Paraíso é muito bom, mas eu acho que vou ficar  melhor no Inferno.'

     Então São Pedro o leva de volta ao elevador e ele desce, desce, desce até o  Inferno.

     A porta abre e ele se vê no meio de um enorme terreno baldio cheio de lixo.

     Ele vê todos os amigos com as roupas rasgadas e sujas catando o entulho e colocando em sacos pretos.

     O diabo vai ao seu encontro e passa o braço pelo ombro do senador.

     - 'Não estou entendendo', - gagueja o senador - 'Ontem mesmo eu estive aqui  e havia um campo de golfe, um clube, lagosta, caviar, e nós dançamos e nos divertimos o tempo todo. Agora só vejo esse fim de mundo cheio de lixo e meus amigos arrasados!!!'

     O diabo olha pra ele, sorri ironicamente e diz:

- 'Ontem estávamos em campanha.
Agora, já conseguimos o seu voto...'

Por Sérgio Weber, Professor Estadual.

Nenhum comentário: