Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

"É um contrabando. Não podemos aceitar."

Projeto do Executivo garante vantagens a secretários de Estado
Paula Coutinho - Jornal do Comércio - 01/12/2010
Um projeto de lei encaminhado pelo Executivo estadual que garante aos secretários de Estado a incorporação de vantagens do cargo na aposentadoria está gerando divergência na Assembleia Legislativa. A polêmica deve aumentar na próxima semana quando a matéria deve ir à votação em plenário.

Ontem a secretária-geral de Governo, Ana Pellini, passou a tarde na Assembleia fazendo corpo a corpo com os parlamentares para garantir a aprovação da matéria. Em maio deste ano o governo já havia conseguido a votação favorável da Lei 13.461, que permite ao secretário que também é funcionário público de qualquer esfera de poder (União, estados e municípios) o recebimento de um adicional de 60% do vencimento do secretário, que corresponde a aproximadamente R$ 7 mil.

O benefício valia apenas para o período de exercício do cargo, mas o projeto apresentado agora pretende incorporar o valor à aposentadoria. O líder da bancada do PT, Elvino Bohn Gass, criticou o fato de a alteração estar "disfarçada" dentro de um projeto que trata da renovação de contratos temporários de 21 mil professores estaduais.

"É um contrabando. Não podemos aceitar. O servidor que estiver na função de secretário vai receber o seu salário mais o adicional de secretário, mas quando for se aposentar é incorreto incorporar essa gratificação", avalia Bohn Gass.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=47987

A educação no Dia Mundial da Luta contra a Aids
01-Dec-2010
Hoje, o mundo inteiro se mobiliza pelo Dia Mundial da Luta contra a Aids. Neste ano, a campanha aborda o tema do preconceito e tem nos jovens o público-alvo para trabalhar a temática da prevenção à doença. A assessora técnica do departamento de DST/AIDS do Ministério da Saúde, Isabel Botão, explica que o jovem foi escolhido porque ele vive contextos de vulnerabilidade. “O jovem tem dificuldade em ter o seu direito sexual reprodutivo reconhecido, uns em maior e outros em menor grau. Eles não procuram o serviço de saúde, principalmente os meninos. existe muito preconceito, muito estigma com relação à sexualidade dos jovens e a gente sabe que ainda existe resistência de trabalhar esse tema no ambiente escolar.

A CNTE e os Ministérios da Saúde e da Educação trabalham conjuntamente no projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas”. Todos os anos, na semana do dia Mundial de luta contra a AIDS, é feita uma mobilização. Isabel ressalta que materiais de orientação e oficinas são alguns dos recursos usados nas escolas para conscientizar os jovens. “A gente aborda temas como preconceito, estigmas, gêneros, relações de gênero, prevenção das DSTs, AIDS e hepatites virais, questão de raça e etnias. São oito fascículos temáticos. Na verdade, esse material foi escolhido para servir de referência para o dia mundial deste ano. Nós fizemos oficinas preparatórias em todos os estados e no Distrito Federal para que o próprio estado possa articular em suas escolas, com os professores e alunos, ações para este dia”, explica.

Aprendizagem
Cem professores de cada estado foram convidados a vivenciar as oficinas e a utilizar o material. Depois do treinamento, os educadores retornaram aos seus municípios para aplicar o que aprenderam de acordo com a demanda local. Para a assessora do Ministério da Saúde, é necessário dar atenção à realidade vivida pelos jovens que muitas vezes não encontram apoio e espaços onde se sintam mais à vontade para tirar suas dúvidas.

De acordo com Isabel, o engajamento dos professores no projeto aumentou com a parceria da Confederação. “A CNTE tem pautado anualmente a questão da prevenção e a promoção da saúde na sua agenda de trabalho. Isso é de extrema importância. A Confederação trabalha com os profissionais de educação, que é o nosso público-alvo e o Ministério da Saúde e educação já trabalham há muitos anos em parceria. A gente percebeu que não é possível apenas a educação e a saúde trabalharem de forma isolada. É preciso ter essa interdisciplinaridade para que a gente alcance os nossos objetivos”, reconhece. (CNTE)

http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5600&Itemid=52


Censo 2010: população do Brasil é de 190.732.694 pessoas
Após cerca de quatro meses de trabalho de coleta e supervisão, durante os quais trabalharam 230 mil pessoas, sendo 191 mil recenseadores, o resultado do Censo 2010 indica 190.732.694 pessoas para a população brasileira em 1º de agosto, data de referência. Em comparação com o Censo 2000, ocorreu um aumento de 20.933.524 pessoas. Esse número demonstra que o crescimento da população brasileira no período foi de 12,3%, inferior ao observado na década anterior (15,6% entre 1991 e 2000). O Censo 2010 mostra também que a população é mais urbanizada que há 10 anos: em 2000, 81% dos brasileiros viviam em áreas urbanas, agora são 84%.

A região Sudeste segue sendo a região mais populosa do Brasil, com 80.353.724 pessoas. Entre 2000 e 2010, perderam participação as regiões Sudeste (de 42,8% para 42,1%), Nordeste (de 28,2% para 27,8%) e Sul (de 14,8% para 14,4%). Por outro lado, aumentaram seus percentuais de população brasileira as regiões Norte (de 7,6% para 8,3%) e Centro-Oeste (de 6,9% para 7,4%).

Entre as unidades da federação, São Paulo lidera com 41.252.160 pessoas. Por outro lado, Roraima é o estado menos populoso, com 451.227 pessoas. Houve mudanças no ranking dos maiores municípios do país, com Brasília (de 6º para 4º) e Manaus (de 9º para 7º) ganhando posições. Por outro lado, Belo Horizonte (de 4º para 6º), Curitiba (de 7º para 8º) e Recife (8º para 9º) perderam posições.

Os resultados mostram que existem 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja existem mais 3,9 milhões de mulheres a mais que homens no Brasil. Em 2000, para cada 100 mulheres, havia 96,9 homens. A população brasileira é composta por 97.342.162 mulheres e 93.390.532 homens.

Entre os municípios, o que tinha maior percentual de homens era Balbinos (SP). Já o que tinha maior percentual de mulheres era Santos (SP). O Censo 2010 apurou ainda que existiam 23.760 brasileiros com mais de 100 anos. Bahia é a unidade da federação a contar com mais brasileiros centenários (3.525), São Paulo (3.146) e Minas Gerais (2.597)

O Censo Demográfico compreendeu um levantamento exaustivo de todos os domicílios do país. Foram visitados 67,6 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. A partir do dia 4 de novembro, o IBGE realizou um trabalho de supervisão e controle de qualidade de todo material coletado, em conjunto com as Comissões Censitárias Estaduais (CCE) e das Comissões Municipais de Geografia e Estatística (CMGE,) em todas as 27 Unidades da Federação e nos municípios brasileiros. As comissões funcionaram como um canal de comunicação entre o IBGE e a sociedade e participaram de todo o processo de realização do Censo.
[...]
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1766&id_pagina=1

População no RS por Município:
http://www.censo2010.ibge.gov.br/primeiros_dados_divulgados/index.php?uf=43

Um comentário:

carlos disse...

Enquanto os trabalhadores em educação ganham uma miséria, o governo estadual essa bondade aos secretários. É uma vergonha!