Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Estância Velha: responsável técnico da Utresa é preso em flagrante

Para delegada Elisangela Melo, acusado sabia de irregularidades na empresa.
Bruna Quadros/Da Redação - 25 de dezembro de 2010 - 11h36
Estância Velha - A titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente (DEMA), Elisangela Melo Reghelin, deu voz de prisão em flagrante ao responsável técnico da Usina de Tratamento de Resíduos (Utresa), João Luis Bombarda, na noite desta sexta-feira (24). Ele acompanhava o trabalho dos bombeiros e da polícia durante o incêndio e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de São Leopoldo, por volta das 21 horas. Segundo informações do órgão, de lá, Bombarda deverá ser transferido para a Penitenciária Estadual Modulada Agente Penitenciário Jair Fiorin, de Montenegro, no início da tarde deste sábado.

Irregularidades
De acordo com a delegada, Bombarda, que é engenheiro químico, tinha conhecimento de inúmeras irregularidades no Plano de Prevenção e Combate à Incêndio e Licenciamento Ambiental da empresa. "Não havia mecanismos, como hidrantes, para dar conta dos focos de incêndio. O laudo preliminar indicou presença de poliuretano, material altamente tóxico e inflamável e, com o calor, entra facilmente em autocombustão", disse. A delegada destacou, ainda, que o responsável técnico técnico da Utresa deve responder pelos crimes de poluição, incêndio e descumprimento de licença ambiental. Se condenado, poderá pegar até cinco anos de prisão.

Acidente
A advogada que cuida do caso, Cátia Simone Arteiro, disse que não estava autorizada a conceder entrevistas. Sem dar mais detalhes, destacou, apenas, que Bombarda deverá responder em liberdade, porque não cometeu crime algum. "Foi um acidente e a perícia vai apontar as causas", afirmou.

Incêndio
As chamas em um terminal da Utresa começaram por volta das 12h30 de sexta-feira, em uma das valas que contém resíduos de indústrias calçadistas do Vale do Sinos. Segundo o Corpo de Bombeiros de Estância Velha, o incêndio foi controlado às 23 horas, depois de dez horas de trabalho.

Foto: Rodrigo Giacomet/Rádio ABC 900 AM
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-702,cd-298685,manchete-true.htm

Usina de reciclagem é responsável pela mortandade de peixes ocorrida em Taquara
25.12.10 - 11:33
Uma cooperativa de reciclagem de resíduos industriais de Taquara foi apontada pelo Comitê Pró-Sinos e pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) como a responsável pela mortandade de mais de mil peixes no Arroio Müller ocorrida na manhã dessa sexta-feira. Conforme o diretor-técnico do Pró-Sinos, Júlio Dorneles, foram descobertos dois canais utilizados para o vazamento de chorume de uma lagoa de tratamento de efluentes. O resíduo foi despejado, segundo Dorneles, de forma intencional direto no Arroio Müller, para a redução do nível da lagoa. O aterro foi interditado e a Licença de Operação na Fepam foi suspensa.

Na manhã deste sábado, a Patram está no local tentando estancar o vazamento. Conforme um dos sócios, que tentou esconder da polícia o local onde estava ocorrendo o despejo de resíduos, o responsável técnico estava viajando e foi chamado hoje.

O vazamento de chorume preocupa os órgãos ambientais e administrativos de Taquara, porque pode afetar o abastecimento de água da cidade. Além disso, o arroio é afluente do rio dos Sinos e também pode atingir o curso do rio Paranhana.


http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=254385
 

Nenhum comentário: