Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 4 de dezembro de 2010

Educadores: preocupação

MARIA IZABEL CATTANI*
O CPERS/ Sindicato tem uma longa e heróica história de lutas em defesa dos professores, dos funcionários de escola e da educação pública. Não se esgota nas memoráveis mobilizações com ou sem greves, mas marca a sua trajetória no dia-a-dia da entidade.

Não é fácil defender a manutenção da educação pública, gratuita e de qualidade aos filhos dos assalariados quando esta não é a prioridade de fato (a não ser no papel e nos discursos) dos governos que se sucedem. Principalmente, porque esta defesa e a qualidade ofertada do ensino passam necessariamente pelos direitos e conquistas dos educadores em seu conjunto.

Em um sistema que prioriza o enxugamento do estado, o chamado estado mínimo (leia-se retirar ou retrair as políticas sociais que são direitos constitucionais), essa defesa exige uma atitude de alerta constante por parte dos trabalhadores em geral, os quais, por sua vez, devem exigir de suas entidades representativas a mesma atitude vigilante e combativa.

Certamente por isso o boletim a “Sineta” (órgão de divulgação do CPERS) do mês de outubro passado, p.03, tenha afirmado: “O CPERS/ Sindicato é contra a implementação da meritocracia no serviço público, sobretudo na educação, entendendo que o sistema meritocrático é por natureza excludente”.

Em seguida analisa esse sistema ao mostrar as consequências nocivas não explicitadas, logicamente, nos projetos governamentais: “Sua aplicação aponta para a consolidação e o agravamento das diferenças sociais existentes, estimulando a competição em detrimento da solidariedade e do coletivo”.

E imediatamente toma uma responsável posição de alerta: “Por isso, a direção do sindicato vê com preocupação declarações do governo eleito sobre meritocracia e a previdência estadual.” A previdência, portanto, também volta à tona. As aposentadorias são as vilãs do estado?

Segue o texto: “Os educadores têm a tarefa, no próximo período, de manter a mobilização que barrou os ataques aos seus direitos, pressionando para que o novo governo não retome ameaças às carreiras e atenda as reivindicações da categoria”.

E passa a enumerá-las, entre elas o “estabelecimento de uma política salarial e implantação do PSPN (piso salarial nacional); a realização de concurso e imediata nomeação de professores e de funcionários para colocar o fim dos contratos emergências” (evitando principalmente apadrinhamentos e regularizando a situação dos educadores), entre outras.

A mesma linha de compromisso com a categoria está expressa no Editorial, p.02. Ora, esses posicionamentos públicos geram a confiança dos educadores, independente de posições partidárias que todos os cidadãos, inclusive os dirigentes do Sindicato, têm o direito de escolher e assumir, pois não importa o governo que venha a ser eleito, os direitos humanos e sociais, como a educação, se impõem sobre qualquer coloração partidária.

Assim, é com razão a preocupação da direção do CPERS, exposta mais acima na “Sineta” em relação ao governador eleito, eis que suas declarações não destoam dos governos anteriores, ao contrário são semelhantes.

É uma preocupação que todos os educadores devem ter, mesmo aqueles que confiaram no então candidato e lhe deram seu voto.

Portanto, cabe aos dirigentes do sindicato manterem-se fiéis e preocupados com as reivindicações dos professores, dos funcionários de escola e da sociedade que espera que seus filhos tenham a educação que lhes é de direito.

*MARIA IZABEL CATTANI é profesora e advogada
Fonte: Site CPERS/Sindicato
Enviado por Siden

Matrículas em escolas municipais de Novo Hamburgo iniciam na segunda-feira
03.12.10 - 11:43
Começa na segunda-feira, 6 de dezembro, o período de matrículas de alunos novos nas escolas municipais de Novo Hamburgo. Até o dia 10, os responsáveis pelos estudantes devem comparecer nas instituições de ensino e apresentar os documentos solicitados (confira abaixo). Também no dia 6, a Secretaria de Educação e Desporto (SMED) divulgará o nome dos alunos contemplados com vaga de Educação Infantil para o próximo ano. Durante 15 dias pais e responsáveis procuraram as instituições de ensino da cidade para fazer a inscrição de crianças entre zero e 5 anos. A lista dos contemplados será afixada na secretaria de cada escola.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=250829

Sinos: promotoria convoca prefeituras para reunião emergencial
Ideia é estipular medidas para a fiscalização de irregulares de esgoto em cada município.
Caroline Tatsch/ Da Redação - 3 de dezembro de 2010 - 10h42
Novo Hamburgo - A Promotoria Regional de Meio Ambiente do Ministério Público deve convocar uma reunião emergencial na próxima semana com as prefeituras e órgãos responsáveis pelo saneamento básico. Conforme o promotor regional do Meio Ambiente, Daniel Martini, a ideia é estipular medidas para a fiscalização de irregulares de esgoto em cada município. "Vamos verificar juntamento com os órgãos responsáveis pelo saneamento e fazer uma varredura para identificar as irregularidades e tomar medidas preventivas para que os problemas com o Rio dos Sinos não voltem a acontecer", afirma Martini.


http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/meioambiente,canal-8,ed-4,ct-602,cd-295228.htm

Peixes aparecem mortos em mais dois pontos do rio dos Sinos
Conforme MP, cardumes apresentam características diferentes que podem indicar um novo contaminante
03.12.10 - 22:48
Foto Tiago da Rosa GES
Peixes apareceram mortos em mais dois pontos do rio dos Sinos, nesta sexta-feira, em Nova Santa Rita e Canoas, próximo à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap). O titular da Promotoria Regional Ambiental, Daniel Martini, afirmou que técnicos do Ministério Público, da Fepam e policiais do Comando Ambiental da Brigada Militar trabalham na coleta de material, que vai ser analisado em laboratório.

O promotor suspeita que um outro agente contaminante, diferente do que provocou as mortes anteriores, que já somam cerca de 16 toneladas de peixe, tenha atingido os cardumes encontrados hoje. Martini explicou que os peixes apresentam características, como escamação, que não foram identificadas nas outras mortandades.

Já o capitão do 1º Batalhão de Polícia Ambiental, Rodrigo Gonçalves dos Santos, não se surpreendeu. "Desconfio que a causa da mortandade seja a mesma que atinge a foz do rio", afirmou. Segundo o militar, o vento nesta sexta-feira foi Sul, o que acaba, de certa forma, diminuindo a vazão ao rio Gravataí, represando o agente causador do desastre ambiental. O oficial também disse que esteve em Nova Santa Rita nesta sexta-feira. Ele notou que o nível de oxigênio no local pode estar diminuindo - no momento, variava entre 3,6 e 3,8 miligrama de oxigênio por litro na água. Em alguns pontos do Rio dos Sinos, esse índice era inferior a 0,1 mg/L, quando o ideal é entre 6 de 8 mg/L.

Prefeitos se reúnem no dia 15 
Na próxima terça-feira, saem os resultados das análises microscópicas dos primeiros peixes contaminados. O promotor pretende levar os laudos para uma reunião com os prefeitos das cidades da Bacia do Sinos, marcada para o próximo dia 15, em que serão traçadas ações emergenciais de saneamento básico. Martini destacou, contudo, que até lá é de responsabilidade dos municípios a fiscalização das redes de esgoto: os imóveis devem estar ligados à rede coletora ou possuir sistemas como fossa e sumidouro.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=250946

Sobrepreço de mais de R$ 500 mil leva TCE a expedir medida cautelar contra Prefeitura da Capital
Alvo é a duplicação da avenida Beira-Rio para a Copa de 2014
03.12.10 - 23:07
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Algir Lorenzon, emitiu medida cautelar determinando que a Prefeitura de Porto Alegre se abstenha de pagar a despesa de transporte e fornecimento de pedra brita para duplicação dos trechos 1 e 2 da avenida Beira Rio, na Capital. De acordo com a inspeção especial realizada, o valor exercido pela Administração Municipal é 79,40% superior ao da planilha orçamentária, configurando um sobrepreço de R$ 517 mil. A medida cautelar foi solicitada pela Direção de Controle e Fiscalização do TCE, a fim de resguardar os cofres públicos.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=250948
-
Homenagem a Lula da Silva em festival havaneiro
Havana, 3 dez (Prensa Latina) - Uma apresentação especial do filme "Lula, filho do Brasil", do realizador Flávio Barreto, monopolizará hoje o interesse dos cinéfilos no segundo dia do festival havaneiro, que se estenderá até 12 deste mês.

Dedicada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, aborda sua vida desde a infância, a luta operária, seu trabalho como fundador do Partido dos Trabalhadores até a chegada ao poder em 2002.

Uma homenagem ao cineasta russo Niñita Mijalkov suscita também a atenção dos amantes de sua filmografia, que desfrutarão de uma mostra dedicada as suas realizações com a projeção de "Cinco entardeceres" (1979).

Vários longas-metragens de ficção sairão a competir, entre eles "Post mortem", do chileno Pablo Larraín, e "Como esquecer", da brasileira Malú de Martinho.

Também "Por tu culpa", da argentina Anahí Berneri, e "Habana Eva", da venezuelana Fina Torres, baseada nos sonhos de uma humilde costureira que aspira converter-se em uma estilista.

Entre as obras primas em disputa se apresentará "La casa muda", do realizador uruguaio Gustavo Hernández; e "Martha", do mexicano Marcelino Islas, inspirado na história de uma mulher de 75 anos.

O público havaneiro poderá ver de novo "Martí, o olho do canario", do realizador Fernando Pérez, um olhar sobre a infância e adolescência do intelectual e prócer independentista cubano José Martí, anos decisivos na formação de seu caráter e personalidade.

Merecedora de um duplo Colón de prata, à melhor direção e fotografia, na recém concluída mostra e competição de Huelva, o filme caracteriza-se por seu alto nível estético.

O cartaz destaca também a projeção do filme estadunidense "A terra hostil", de Kathryn Bigelow, como parte de uma mostra de filmes premiados com o Oscar.

Galardoado em cinco categorias, entre elas melhor filme, diretor e roteiro original, obteve simultaneamente três nomeações aos Globos de Ouro.

O 32 Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano começou ontem com a exibição do filme mexicano "Revolução", dedicado ao bicentenário do início dos feitos independentistas nesse país.

ag/alb/es
Modificado el ( viernes, 03 de diciembre de 2010 )
http://www.prensa-latina.cu/index.php?option=com_content&task=view&id=243650&Itemid=1

Nenhum comentário: