Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Evasão dificulta avanços na educação

Estudo sobre a situação da educação no Brasil divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), na última semana, mostra que somente o acesso à educação não é o suficiente para se chegar à universalização do ensino fundamental. Além de facilitar a entrada dos alunos nas escolas, é preciso que as políticas públicas estejam direcionadas à finalização dos anos escolares. De acordo com a pesquisa, em todo o País, 87,6% dos alunos concluem a quarta série do ensino fundamental, mas a taxa cai para 53,8% na conclusão da oitava série.

Para a secretária de Finanças da CNTE e vice-presidente da Internacional da Educação, Juçara Dutra Vieira, existem fatores pedagógicos e sociais que influenciam nessa situação. “Nós ainda temos um grande problema que é a falta de vagas na educação infantil, que é mais cara porque exige um número menor de crianças no espaço tanto da sala de aula como da recreação. Então isso atua como um fator que prejudica a evolução dos estudos das crianças”, afirma.

Outro motivo que Juçara destaca para a queda da taxa da conclusão do ensino fundamental, refere-se ao atraso da idade das crianças com relação às séries em que estão matriculadas. Segundo a Secretária, é preciso mais do que ampliar a educação básica brasileira: é necessário que se corrija a distorção entre idade e série, porque as escolas têm muitas crianças com idade para estar no ensino médio e que ainda estão no ensino fundamental.

Para tentar mudar tal realidade, há um projeto que tramita no Congresso Nacional que pretende mudar a faixa etária da obrigatoriedade escolar dos 6 aos 14 anos para 4 aos 17. “Essa é uma iniciativa do Executivo e foi objeto de discussão na Conferência Nacional de Educação. A CNTE participou ativamente desse debate porque entende que ao expandir a escolaridade as crianças também são pré-destinadas a um sucesso escolar para conseguirem passar por aquele estágio de socialização que representa a educação infantil e o preparo para o ingresso no ensino fundamental”, acrescenta Juçara.

De acordo com a Secretária, os maiores problemas de conclusão do ensino fundamental estão situados nas regiões Norte e Nordeste, por dificuldades de locomoção e fatores de ordem socioeconômica. Entretanto ela ressalta que o Brasil deve se esforçar para que todas as regiões trabalhem para garantir o direito à educação básica às crianças.

Fonte: CNTE

[Comentário]

Dados alarmantes

Não deixa de ser preocupante os números apresentados no estudo acima. Observem que, praticamente,  apenas a metade dos alunos que iniciam o fundamental chegam a concluir a 8ª série.

A pesquisa não apresenta quantos desses chegam a concluir o Ensino Médio. Deve ficar em torno dos 30%, pois a evasão no 1º ano do ensino médio é bastante acentuada.

Assim, o  jovem trabalhador brasileiro chega ao mercado de trabalho com poucos anos  de escolaridade, comparado aos trabalhadores dos países desenvolvidos.

Previu-se, há alguns anos, que o ensino médio seria o grande gargalo da educação brasileira. Ou seja, faltariam Escolas de Ensino Médio, quando os alunos  que ingressaram  no ensino fundamental chegassem ao nível médio. Infelizmente, uma grande parcela evade no meio do caminho.

Está aí,  a explicação,  de muitas Escolas de Ensino Médio terem salas ociosas.

Siden Francesch do Amaral

MEC finaliza plano de educação com meta de 7% do PIB
08.12.10 - 19:45
O Plano Nacional de Educação (PNE) para o período 2011-2021 está pronto e foi encaminhado hoje pelo Ministério da Educação (MEC) para a Casa Civil. Entre os pontos principais estão alcançar um investimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação e melhorar o rendimento dos professores, prevendo em lei um reajuste do piso nacional acima da inflação. A versão final do plano foi acertada ontem à tarde entre o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A questão do investimento era um dos pontos ainda em discussão. Hoje o gasto público em educação é de 5% do PIB, o que equivale a R$ 156,7 bilhões ao ano. Alcançar 7% significaria aumentar R$ 62,7 bilhões ao final de 10 anos, um salto considerável.

A previsão é que a versão final do PNE seja apresentada à sociedade pelo presidente no dia 27 deste mês, apenas cinco dias antes de encerrar seu mandato. Nesse mesmo dia, a proposta será encaminhada ao Congresso, que precisará aprová-la antes de entrar em vigor.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=251775

Delegação colorada decola rumo ao sonho do bicampeonato
8 de dezembro de 2010 - 21h42h24
Porto Alegre - Depois de muita festa e uma hora e meia de atraso, a delegação colorada finalmente decolou rumo ao sonho do bicampeonato no Mundial de Clubes. A equipe contou com o apoio da torcida, que esteve presente em peso no aeroporto Salgado Filho.

Para escapar do calor, os torcedores se abrigaram no terceiro pavimento do Salgado Filho, de onde acompanharam a decolagem. No momento em que a aeronave deixou o solo, o grupo entoou o clássico grito: "vamos, vamos, Inter".
[...]
Fotos: Vipcomm/Divulgação

Resultado de programa evidencia a desiguldade na educação brasileira
Prova aplicada pela OCDE avaliou o conhecimento dos estudantes em três matérias.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 15h29
Brasília - Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) evidenciam o problema da falta de equidade educacional no Brasil. No País, é possível encontrar estudantes com desempenho comparável ao dos chilenos - que contam com o melhor sistema de ensino da América Latina, segundo as avaliações internacionais – e outros com o aprendizado semelhante ao do Panamá ou Azerbaijão.

"Quanto maior o nível de desigualdades sociais de um país, mais ela se reflete na educação", aponta o especialista em educação e ex-representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) no Brasil Jorge Werthein.

A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências. Em 2009, participaram 65 países e o Brasil ficou em 54° lugar.

Os alunos do Distrito Federal tiveram o melhor desempenho no exame: média de 439 pontos considerando as três disciplinas avaliadas. É o mesmo patamar atingido pelo Chile, país que é citado no relatório do Pisa pela melhoria dos resultados nas últimas edições e obteve em 2009 o melhor resultado entre os latino-americanos.

No final da fila, ficaram Alagoas e Maranhão, com média de 354 e 355 pontos respectivamente. Isso significa que os estudantes desses estados têm desempenho semelhante aos do Panamá, Peru e Azerbaijão. Alagoas ficou com as médias mais baixas em leitura e ciências. O Maranhão teve o pior resultado em matemática comparado ao do Quirziquistão – último do ranking internacional.

Para Werthein, o cenário mostra que é necessário criar medidas específicas para atender os estados com os sistemas de ensino mais deficientes. "O próprio relatório do Pisa fala que temos que ter políticas diferenciadas, de discriminação positiva, para poder enfrentar aquelas regiões que estão mais desfavorecidas", defende.

O Brasil ficou entre os três países que mais evoluíram no Pisa entre 2000 e 2009, saltando de 368 para 401 pontos. Mas mesmo o resultado dos alunos do DF, os melhores do Brasil, está abaixo do atingido pelos países-membros da OCDE.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-296097.htm

Justiça manda soltar 612 presos na Grande Porto Alegre
Além disso, outros 500 pedidos de prisão de condenados e foragidos serão revogados.
Da Redação - 7 de dezembro de 2010 - 17h39
Porto Alegre - De acordo com informações da imprensa da Capital, a Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre (VEC) anunciou, nesta terça-feira, 7, que os 612 detentos do regime aberto que cumprem pena na Região Metropolitana estão sendo libertados em função da falta de vagas na região. Além disso, pelo mesmo motivo, outros 500 pedidos de prisão de condenados e foragidos serão revogados. A decisão foi tomada no dia 1º de dezembro e tem sido cumprida gradualmente, segundo a VEC.

Os albergues de Porto Alegre, Guaíba e Charqueadas são atingidos pela medida. No regime aberto os presos precisam pernoitar nos estabelecimentos, e conforme os juízes, trata-se de condenações por pequenos delitos, de detentos que oferecem menor grau de periculosidade.

A alegação dos juízes para a decisão é de que o Estado descumpriu diversas decisões que determinavam a construção de novos presídios. Segundo dados da VEC, seria necessária a criação de 1,2 mil vagas no regime aberto. Somente em 2010, ocorreram 3.783 fugas, o que equivale a 11 por dia.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-165,cd-295925,manchete-true.htm

Retirado da pauta projeto que dá 60 dias de férias a juízes e promotores
Proposta gerou polêmica entre os senadores da Comissão de Constituição e Justiça.
8 de dezembro de 2010 - 15h52
Brasília - O projeto que amplia para 60 dias o período de férias dos membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Magistratura foi retirado da pauta de votações do Senado por falta de acordo na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta gerou polêmica entre os senadores.

O presidente da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), criticou com veemência o projeto, apesar de ser promotor de Justiça e potencial beneficiário das férias dobradas.

"Os senhores têm que lutar contra o crime, tenha paciência!", reclamou ele ao microfone. "Vamos lutar por coisas justas, os magistrados já têm 73 dias de férias. Se for assim, porque um médico e um lixeiro não tem o mesmo direito?", indagou o senador a um grupo de representantes do Poder Judiciário que defende a aprovação do projeto.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-506,cd-296105.htm

Médicos do Centenário decidem pela paralisação das atividades
Categoria esteve reunida em assembleia nesta terça-feira no auditório da casa de saúde.
Da Redação - 7 de dezembro de 2010 - 21h54

São Leopoldo - Reunidos em assembleia na noite desta terça-feira no auditório do Hospital Centenário (HC), em São Leopoldo, médicos decidiram paralisar suas atividades durante 72 horas, mas não há data definida para o início da paralisação, pois, segundo o presidente da Associação dos Médicos do HC, Antônio Luiz Vinadé, é preciso primeiro comunicar a decisão aos órgãos públicos.

Além disso, os médicos encaminharão denúncia ao Ministério Público Estadual contra o prefeito Ary vanazzi pelo que consideram um descaso com a saúde pública. ``Queremos responsabilizar o prefeito quanto aos problemas que venham a ocorrer durante a paralisação’’, diz Vinadé. O prefeito Ary Vanazzi foi procurado, mas não foi encontrado para falar sobre o assunto.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-196,cd-295963.htm

Rio dos Sinos: Prefeituras podem ser penalizadas por mortandade
Esgoto doméstico despejado nas águas seria uma das causas para a morte de peixes.
Jennifer Morsch* /Da Redação - quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 07h27

Porto Alegre - As 32 prefeituras das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos poderão ser penalizadas pelo Ministério Público, se comprovado que o município contribuiu para levar carga orgânica ao rio, causando a morte de 17 toneladas de peixes na última semana. O esgoto doméstico sem tratamento despejado na água é apontado como uma das causas dos milhares de animais encontrados agonizando. "Se isso decorreu de alguma negligência do município, a administração local e seus agentes poderão vir a ser punidos na esfera criminal", alertou o promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, em encontro ontem na Capital.

Imagens do rio falam por si
Para o promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, as imagens de manchas de esgoto no Rio dos Sinos, verificadas em voo de helicóptero na segunda-feira, são impressionantes e falam por si só. "Demonstram uma água completamente preta, semelhante a petróleo, que entra no Sinos de diversos arroios e córregos. É visível a carga orgânica que vem com essa água, composta principalmente de esgoto doméstico e efluente orgânico industrial. A análise das águas é o que vai nos dizer isso", afirmou.

Monitoramento em tempo real
Novo encontro entre Ministério Público, companhias de saneamento e prefeituras abastecidas pelo Sinos está marcado para dia 15, às 14 horas, na sede do órgão. A reunião pretende alertar as cidades para a necessidade de medidas emergenciais de saneamento, a fim de reduzir o esgoto bruto despejado no rio.

Além disso, o promotor Daniel Martini irá solicitar a implantação de pontos de monitoramento em tempo real da qualidade da água, para que haja maior agilidade na constatação e apuração de problemas.

Encontro do Comitesinos
Ações em caso de risco de novas mortandades no Rio dos Sinos e um novo acordo para enfrentar uma provável situação de seca no próximo verão estarão pauta do Comitesinos nesta quinta-feira. A entidade terá uma reunião plenária a partir das 14 horas, Câmara Municipal de Sapiranga (Avenida João Correa, 808, Centro). O encontro vai abordar também a proposta de criação de grupo de trabalho.

O QUE FOI DEFINIDO
Na reunião no Ministério Público Estadual ontem, em Porto Alegre, foram definidas ações para intensificar a fiscalização e aprofundar a investigação sobre a mortandade dos peixes

Participaram do encontro a titular da Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (Dema), Elisangela Melo Reghelin, representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e do Comando Ambiental da Brigada Militar

Ficou definido que a Fepam vai se responsabilizar pela coleta e guarda do material a ser adquirido do Sinos e a Sema irá disponibilizar o recurso necessário para contratar o laboratório para fazer as análises

A Fepam irá repassar ao Comando Ambiental uma relação de empresas e locais da bacia hidrográfica com maior potencial poluidor e que devem ser vistoriados. A Fepam ainda vai fazer um levantamento de quais empresas nas bacias dos Sinos e do Gravataí utilizam o sistema de automonitoramento dos efluentes industriais, que consiste na própria empresa informar a Fepam o resultado das análises que faz

Conclusão de inquérito
O Ministério Público, juntamente com a Polícia Civil, está apurando dados para conclusão do inquérito, a fim saber quem contribuiu com a morte de peixes na última semana. Ambas instituições querem averiguar, agora, se há outros fatores que colaboraram para a formação de uma massa de carga orgânica de em torno de 70 quilômetros que percorreu o Sinos até chegar ao Guaíba, causando a morte de animais.

*Colaborou: Bruna Quadros
Foto: Ministério Público
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/meioambiente,canal-8,ed-4,ct-602,cd-295975,manchete-true.htm

 Rio dos Sinos uma Ópera
8 de dezembro de 2010 - 09h43
No último mês presenciamos mais uma vez, um total desrespeito com o rio que banha nossa cidade e é a nossa principal fonte de água potável. Se não me engano foram prometidas estações de tratamento de esgoto, colocadas estrategicamente, nos pontos de desembocadura de esgoto junto ao Rio dos Sinos, para tratamento da água que é descartada diariamente por casas e empresas de nossa cidade e quero crer também de cidades da região.

Me lembro muito bem que meu avô me contava quando eu era pequeno, que haviam peixes no Luiz Rau e que ele e seus amigos muitas vezes gazeavam as aulas no Dom Pedro II, hoje colégio 25 de Julho em novembro para tomarem banho no arroio ou pescar. Talvez pela falta de informação e puro comodismo, com o passar dos anos às administrações que se seguiram não se importaram com o fato e com o tempo o Luis Rau, morreu.

E o que estamos fazendo com o Rio dos Sinos? O episódio dos peixes mortos, novamente, serviu para mostrar que as estações de tratamento e reciclagem de água são necessárias e precisam ser instaladas e postas para funcionar com urgência.

Isto principalmente, quando notamos que o mundo está mudando, que existem fatores climáticos que comprovam tais mudanças e que muitas destas não serão para melhor. E poderão atingir toda e qualquer classe social, em toda e qualquer região do mundo.

Cobro providências aqui neste espaço a municipalidade de Novo Hamburgo, e ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Pois não podemos permitir que atos desta violência, se repitam agora ou no futuro, pelo bem estar público, que depende do Rio como fonte de VIDA, para nós e as gerações vindouras.

Por Von Closs, de Novo Hamburgo
http://www.jornalvs.com.br/site/interativo/interativo.asp?canal=5#1


Vereadores denunciam operação abafa contra instalação da CPI do Projovem
Dec 8th, 2010
by Marco Aurélio Weissheimer
Um grupo de dez vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre divulgou nota oficial na tarde desta quarta-feira manifestando preocupação com a “operação abafa” em curso para impedir a instalação da CPI do Projovem no Legislativo municipal. Após a troca de acusações entre os vereadores Mauro Zacher (PDT) e Juliana Brizola (PDT) na segunda-feira, com acusações mútuas de formação de quadrilha para desviar recursos do programa na prefeitura de Porto Alegre, as lideranças do governo municipal entraram em ação para tentar sepultar a CPI. Valeram-se, para tanto, da redação apressada do pedido de instalação da CPI, entregue por Juliana Brizola na segunda-feira, argumentando que ele “não apresenta um fato determinado”. Diante disso, o grupo de vereadores da oposição divulgou nota com o seguinte teor:

Nós, vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre, preocupados com a divulgação, pelos meios de comunicação, de uma provável “operação-abafa” em relação ao requerimento formulado pela vereadora Juliana Brizola – adendado pelo vereador Mauro Zacher – , queremos manifestar o seguinte:

- A Câmara Municipal de Porto Alegre tem uma longa história de respeitabilidade e, nesse momento, somos os fiadores dessa trajetória;

- O instituto da CPI é definido, constitucionalmente, como instrumento da minoria e, no caso em questão, a CPI já conta com a assinatura da maioria dos parlamentares;

- Entendemos que devem ser apuradas e investigadas as irregularidades apontadas em TODAS as gestões da Secretaria Municipal da Juventude;
[...]
Maria Celeste (PT), Engenheiro Comassetto (PT), Adeli Sell (PT), Mauro Pinheiro (PT), Sofia Cavedon (PT), Aldacir Olibini (PT), Carlos Todeschini (PT), Pedro Ruas (PSOL), Fernanda Melchiona (PSOL) e Airto Ferronato (PSB).

Foto: Vereadores da oposição querem instalação da CPI (Lucia Stumpf/CMPA)
http://rsurgente.opsblog.org/

O Rio dos Sinos, a minissérie
8 de dezembro de 2010 - 10h07
Faz bem o ministério público tomar alguma atitude em relação às prefeituras que margeiam o Rio dos Sinos. Mas gostaria de lembrar, que apenas aplicar penas e multas não resolverá o problema, apesar de ampliar as discussões sobre o assunto.

Foram prometidas providências em relação aos afluentes do Rio dos Sinos, conforme citei na crônica anterior e até agora ninguém viu nada ser feito. Devo lembrar aos que prometeram, que é urgente a implantação de um plano hídrico viável em nossa cidade?

Convido aos leitores que fazem caminhada ou moram as margens do Luis Rau por exemplo, para que olhem este afluente do Rio dos Sinos com severa atenção. Vejam os canos que desembocam ali, vejam a cor da água, e sintam o aroma pútrido que ele exala nos dias de calor. Convido também as autoridades municipais a fazer o mesmo.

Aí depois de tal avaliação, que presume-se será feita pelas pessoas com consciência, deixo a seguinte questão no ar: é assim que você gostaria de ver o Rio dos Sinos daqui há vinte ou trinta anos? Gostaria de tomar água de um rio em condições idênticas?

Não sou um eco chato nem nada assim, mas creio que diante tamanho absurdo, posso dar me ao luxo de fazer estas questões, porquê não estou preocupado apenas com questões ecológicas, mas com todo um sistema instalado e dependente deste Rio. Não esqueçam que estamos inseridos também num ecossistema, e que dependemos dele de alguma forma.

Espero que quem tenha autoridade para fazer , o faça, o faça logo, mas faça. Porquê aqui ainda muito se fala e pouco se faz. E providências são mais que necessárias para salvar o nosso Rio que é tão maltrado e que muitas vezes sequer damos o devido valor.

Por Von Closs, de Novo Hamburgo
http://www.jornalvs.com.br/site/interativo/interativo.asp?canal=5#1

Quatorze casas desabam em São Paulo e 30 correm risco, diz Polícia Militar
Moradores já tinham percebido rachaduras nos imóveis e chamaram a Defesa Civil.
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010 - 18h05
São Paulo - Quatorze casas desabaram na Avenida Mendonça Drumond, na Vila Matilde, na zona leste de São Paulo, na tarde desta quarta-feira. Segundo a Polícia Militar (PM), o desabamento ocorreu por volta das 16 horas e não houve feridos. Trinta casas ainda correm risco de desabar, disse a PM.

Os moradores já tinham percebido rachaduras nos imóveis e chamaram a Defesa Civil que estava no local desde e manhã de hoje, informou a PM.

A Defesa Civil disse que recebeu o chamado dos moradores logo cedo. Por volta das 9 horas, o coordenador-geral da Defesa Civil, Jair Paca de Lima, e técnicos da Defesa Civil do bairro estiveram no local e retiraram os moradores por volta do meio-dia.

Segundo a Defesa Civil, um conjunto de fatores pode ter sido responsável pelo desabamento, entre eles, por ser uma ocupação irregular em área de encosta e com prédios de dois andares feitos sem acompanhamento de engenheiros, o que pode ter abalado o solo. A PM atribuiu o desabamento também às chuvas.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-506,cd-296131.htm

Nenhum comentário: