Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Brasil fica no 88º lugar em ranking de educação da Unesco


O compromisso assumido por 164 países, entre eles o Brasil, para melhorar a qualidade da educação no mundo até 2015 está “longe de ser atingido”. É o que aponta o Relatório de Monitoramento Global de 2011 da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apresentado nesta terça, dia 1º.

O Brasil manteve a mesma posição do ano passado e ficou no 88º lugar de 127 no ranking de educação feito pela Unesco, o braço da ONU para a cultura e educação. Com isso, o país fica entre os de nível "médio" de desenvolvimento na área, atrás de Argentina, Chile e até mesmo Equador e Bolívia.

A classificação foi feita a partir de um índice criado para medir o desempenho das nações em relação a metas de qualidade para 2015 estabelecidas na Conferência Mundial de Educação de Dacar, em 2000.

Entre os objetivos a serem atingidos estão ampliar a educação infantil, universalizar o ensino primário, combater as desigualdades de gênero na área e melhorar a qualidade.

O "Relatório de Monitoramento Global", lançado nesta terça-feira em Nova York, mostra como cada país está se saindo em relação a esses objetivos. O programa de combate ao analfabetismo no Brasil é apontado como um exemplo, embora o país tenha cerca de 14 milhões de pessoas que não sabem ler e escrever, e os dados mostram que o país é um dos que mais aumentou seus investimentos em educação.

Por outro lado, o documento mostra que o país ainda tem muitas crianças fora da escola (cerca de 600 milhões) e que esse número pode subir se a inclusão não for acelerada.

Em 2008, 67 milhões de crianças estavam fora da escola. O progresso em direção à universalização da escolarização está mais lento. Se as tendências atuais continuarem, pode haver mais crianças fora da escola em 2015 do que há hoje”, alerta a pesquisa. Quase metade dessa população está concentrada em apenas 15 países, entre eles o Brasil, que tem 700 mil crianças fora da escola segundo os dados da Unesco. Como a velocidade da inclusão desse grupo vem caindo, a organização estima que, caso a tendência se mantenha, em 2015 serão 72 milhões sem acesso ao ensino no mundo.

Sobre a redução do analfabetismo, os dados apontam que 17% da população mundial ainda estão nessa situação. O objetivo de reduzir em 50% o percentual de analfabetos em cada um dos países signatários não será atingido por uma parcela dos participantes, de acordo com a Unesco. Segundo o órgão, o fracasso é reflexo do “descaso de longa data para com a alfabetização nas políticas educacionais”.

O relatório cita a redução de 2,8 milhões de analfabetos no Brasil entre 2000 e 2007, além do “forte progresso na alfabetização universal de adultos” verificado na China. Já na Índia, o número de analfabetos adultos aumentou em 11 milhões na primeira metade da década passada.

Apenas dez países respondem por 72% do número total de adultos analfabetos, incluindo o Brasil, que ainda tem 14 milhões de pessoas maiores de 15 anos que não sabem ler e escrever. Segundo a Unesco, o esforço para atacar o problema tem sido irregular nas diferentes regiões do mundo.

“A América Latina e o Caribe podem ser a exceção à regra de negligência. Desde o final da década de 90, programas de alfabetização de adultos na região foram beneficiados pelo momento de renovação política (…). No Brasil, o Programa Brasil Alfabetizado ofereceu cursos de alfabetização para 8 milhões de jovens e adultos que tiveram acesso limitado à educação formal”, destaca a organização.

CONFLITOS ARMADOS

O documento da Unesco trata ainda de conflitos armados e mostra que eles tiram 28 milhões de crianças das salas de aula. A situação é agravada porque 21 países gastam mais com a área militar do que com o ensino primário. O texto defende também uma maior ajuda das nações desenvolvidas para combater o problema.

Fonte: Folha On Line
Comentário:
Por Siden*
Pois, enquanto lia a notícia pensava comigo: Pelo menos ficamos à frente do Paraguai. Então procurei um site que descrevesse a colocação dos países no ranking.  E me confrontei com outro vexame: O Paraguai está 11 pontos a nossa frente.


Mas nem tudo é ruim. Continuamos à frente de Cabo Verde, Honduras e até da Etiópia...


No entanto, outros dados me chamaram a atenção no ranking. Por exemplo, a colocação dos norte-americanos no ranking também me surpreendeu: Os Estados Unidos da América do Norte aparece no 33º lugar. Alguns países à frente do Estados Unidos: Islândia, Chipre, Estônia, Croácia.


O Uruguai aparece logo em seguida ao país norte-americano, em 36º lugar.


A Argentina vem atrás do Uruguai e ambos à frente de Portugal  no ranking.

Quem é que já ouviu falar em Antígua e Barbuda? No ranking aparece em 63º lugar. Quinze pontos a nossa frente.



Tadjiquistão aparece em 31º lugar, à frente do Estados Unidos, portanto. Pesquisei alguns dados sobre esse país: População: 6,2 milhões;  expectativa de vida: 64/70 anos (M/F); analfabetismo: 0,8 % (2000).


O Japão é o primeiro colocado; Reino Unido é o segundo e, Cuba obteve a primeira colocação em todo o continente americano (14º lugar).


A uma conclusão eu cheguei: tão cedo não acharei graça quando ouvir piadas sobre portugueses.  Portugal: 47º lugar.

Por favor, permitam-me que termine esse comentário de uma forma esperançosa e de bom humor:  Quem sabe investindo mais em educação, pagando melhor os professores, melhorando as escolas,  alcançamos a Barbuda e melhoramos nossa posição.  O Brasil e seu povo são surpreendentes. Não duvidem deles!  Ainda deixaremos a Barbuda para trás ... no ranking...          

 *Siden Francesch do Amaral, Professor estadual.


Salário Mínimo Regional aprovado em Santa Catarina
Trabalhadores acompanham das galerias a aprovação do reajuste do salário mínimo regional
Wanderlei Salvador - 01 de Março de 2011 - 23:36
Com a presença maciça de trabalhadores de diversas centrais sindicais, que acompanharam o trâmite da matéria nas Comissões de Justiça, Finanças e de Trabalho e Serviço Público, os parlamentares aprovaram hoje (1º) o Projeto de Lei Complementar 5/2011, que trata do reajuste de 7% do salário mínimo regional, retroativo a janeiro.  Agora o mínimo regional está fixado entre R$ 630 e R$ 730, conforme enquadramento das diversas categorias de trabalhadores. 
[...]
http://www.adjorisc.com.br/jornais/obarrigaverde/economia/salario-minimo-regional-aprovado-em-santa-catarina-1.418054

ATROPELAMENTO DE CICLISTAS
Raul Pont classifica atitude de motorista como “selvageria”
Luciane Fagundes – MTB 6167 | PT   17:42 - 01/03/2011
O atropelamento coletivo de ciclistas, ocorrido na última sexta-feira (25), em Porto Alegre, foi classificado pelo deputado Raul Pont (PT) como “uma selvageria e um exemplo de intolerância no trânsito”. O parlamentar frisou que as imagens divulgadas não deixam dúvidas sobre a incapacidade do motorista em lidar com situações que fazem parte da rotina das grandes cidades, como congestionamentos. “Veículos e cidadãos ficam presos em engarrafamentos todos os dias e nada justifica a violência da reação deste condutor”, apontou Raul.

O deputado disse que espera dos órgãos competentes uma punição exemplar para Ricardo Neis, que dirigia o carro que avançou sobre os ciclistas. “Isto não pode ser tratado como um descuido, pois o motorista acelerou deliberadamente seu carro sobre as pessoas, fugiu sem prestar socorro e as expôs a risco de morte. Ou seja, não faltam agravantes”, alertou o petista.

Os ciclistas feridos integram o movimento Massa Crítica, que surgiu nos Estados Unidos, e defendem o uso de bicicletas como meio de transporte. Em Porto Alegre, os adeptos da ideia realizam uma bicicleata por mês, na última sexta-feira do período, com trajeto pelas ruas centrais dos bairros Cidade Baixa, Centro, Bom Fim e Moinhos de Vento.

http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=256848

Justiça decreta prisão preventiva de atropelador de ciclistas
01.03.11 - 23:41
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul informou, na noite desta terça-feira (1º), que foi acatado o pedido de prisão preventiva do atropelador de ciclistas, Ricardo Neis, de 47 anos. O servidor do Banco Central arrancou com seu Volkswagen Golf sobre uma multidão que realizava manifestação pacífica na Cidade Baixa, região central de Porto Alegre, deixando dez feridos.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul também pediu a prisão do motorista, na segunda-feira. O pedido, dos promotores Eugênio Amorim e Lúcia Callegari, destacava que houve tentativa de homicídio qualificada, por ter sido por motivo fútil e por recurso que dificultou a defesa das vítimas. "Percebe-se claramente que ele atropelou vários ciclistas inocentes, tão somente porque lhe truncavam o caminho. E a questão que mais chama atenção é que ele atingiu pessoas que estavam pedindo exatamente mais humanização no trânsito”, analisou Amorim.

Neis se internou em uma clínica psiquiátrica da região metropolitana de Porto Alegre, nesta terça. A informação foi dada nesta terça por seu advogado. "Ele está muito abalado com toda a situação que está acontecendo, com a pressão da mídia, que afetaram o lado psicológico dele. Antes que uma crise mais forte ocorresse, convencemos ele para que houvesse a internação", disse Jair Jonco.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=264288

Sargento da Casa Militar responderá por tentativa de lesão corporal
Policial avançou com seu carro sobre dois guardas municipais, no Centro de São Leopoldo.
Da Redação - 1 de março de 2011 - 20h47
São Leopoldo - Um sargento da Brigada Militar, que atua na Casa Militar, na Capital, foi submetido a um Termo Circunstanciado (TC) por tentativa de lesão corporal depois de cometer uma infração de trânsito e avançar sobre dois guardas municipais, no Centro de São Leopoldo.

De acordo com o diretor da Guarda Civil Municipal, Eduardo Fabiano de Oliveira ao perceber que um automóvel Kadett estava estacionado na vaga de deficientes, em frente a uma agência bancária, na Rua Independência, os guardas (que faziam ronda a pé) repassaram a placa para os demais agentes que ficam na sala do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). ``Verificou-se então que os documentos do Kadett estavam atrasados desde 1999. O guincho foi chamado e estacionou na Presidente Roosevelt. O dono do veículo se apresentou como Policial Militar e disse que ele mesmo colocaria o carro em cima do guincho. O guarda percebeu que ele fugiria e se pôs em frente ao carro. O homem desceu, xingou o guarda, entrou no carro e avançou com o automóvel sobre o guarda.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-502,cd-308497,manchete-true.htm

Ricardo Neis pode ser transferido para Instituto Psiquiátrico Forense
Acusado de atropelar grupo de ciclistas está sob custódia policial no Hospital Parque Belém.
Da Redação - 2 de março de 2011 - 10h04
Porto Alegre - A Polícia Civil vai pedir à Justiça que o bancário acusado de atropelar um grupo de ciclistas durante uma manifestação em Porto Alegre seja transferido para o Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). "Porque entendemos que lá se tenha melhor condição de segurança do paciente", afirmou o delegado Rodrigo Garcia, coordenador de comunicação da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, em entrevista à Rádio ABC 900 AM.

Ricardo Neis, 47 anos, foi internado no Hospital Parque Belém na noite de terça-feira, mesma data em que teve prisão preventiva decretada, conforme a Polícia Civil divulgou em seu perfil no Twitter.
[...]
A Polícia aguarda agora a decisão sobre o pedido de transferência para o IPF. Mas, mesmo que não seja aceito, Neis permanecerá sob custódia policial.
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/policia,canal-8,ed-6,ct-502,cd-308548,manchete-true.htm


Um em cada três convênios firmados entre Daer e municípios estão paralisados
02.03.11 - 18:51
A Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) divulgou, na tarde desta quarta-feira (02), que pelo menos 154 convênios, firmados no Governo Yeda, entre o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e municípios seguem paralisados. O número indica que uma em cada três cidades não tem verba disponível para realizar obras de infraestrutura. O valor aproximado dos débitos chega a R$ 290 milhões.

Conforme fonte do Daer, os problemas seguem ocorrendo. O presidente da Famurs, Vilmar Zanchin, responsabilizou a própria autarquia pelos convênios que não são executados. Segundo ele "os municípios fazem a sua parte e mesmo assim os acordos não saem do papel". Dos valores pendentes, cerca de R$ 220 milhões são de responsabilidade do Daer e outros R$ 70 milhões, das prefeituras. Pelo menos R$ 117 milhões seguem bloqueados e não tem previsão para serem liberados.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=264422



Artigas: o protetor dos povos livres
Elaine Tavares, Jornalista, Adital, América do Sul - 02.03.11
" Mi autoridad emana de vosotros y ella cesa por vuestra presencia soberana".

No Rio Grande do Sul é assim, a gente cresce ouvindo as histórias dos tauras, dos gaúchos, dos charruas, minuanos, essa gente única que fez a história da pampa. E, na infância, é comum que as brincadeiras reproduzam a saga dos heróis gaudérios e das heroínas de cor de cuia e alma de ferro. Quem nasce na fronteira traz marcado na pele e no espírito a tormenta, a ventania, a coragem, o destemor, coisa de quem só consegue mirar o horizonte. Ali, na beira do rio Uruguai, quando é noite, as fogueiras e o chimarrão aquecem as rodadas de história e se contam das batalhas de Juana Azurduy, Guyunusa, Tacuavé, Artigas, Sepé. Misturam-se os mestiços de espanhol e português e os índios charrua, minuano e guarani. Todos são parte constitutiva deste espaço geográfico que toma parte da Argentina, Uruguai e Brasil: a pampa gaúcha, quase uma pátria.

Um dos heróis dos tempos de "antanho” é José de Artigas, ou Dom Pepe, como costumam chamar os que lhes tem como íntimo. Nas guerras de criança, feitas com varas de bambu e frutos do cinamomo, sempre havia alguém que queira ser Dom Pepe, porque na nossa velha infância ele já era conhecido como o "protetor”. E seu nome era reverenciado nas duas línguas, português e espanhol. Por aqueles caminhos do pampa, "a la orilla del rio Uruguay”, Dom Pepe tinha um dia levado seus companheiros índios, negros e brancos pobres na direção de um sonho que ainda não se cumprira: a liberdade.
[...]
Este Artigo é extenso, contudo excelente e histórico.
Leia na íntegra em http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=54399




 Inter sobe mais um lugar e já é o 5º do mundo no ranking de clubes
Colorado chegou aos 238 da tabela da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol.
Da Redação - 2 de março de 2011 - 14h39
Porto Alegre - O ranking mundial de clubes divulgado mensalmente pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) teve uma nova surpresa para os colorados na edição deste mês de março. O Internacional subiu mais uma posição, chegou aos 238 pontos na tabela e assumiu o quinto lugar, atrás apenas de Inter de Milão (Itália), Barcelona (Espanha), Real Madrid (Espanha) e Bayern de Munique(Alemanha).

Em janeiro, o Clube esteve na sétima colocação, chegou à sexta em fevereiro e neste mês ultrapassou o badalado Manchester United (Inglaterra). O Cruzeiro é o segundo melhor colocado, apenas na 15ª posição. No mesmo período do ano passado, o clube ocupava o 35ª lugar no ranking.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/site/esportes/internacional,canal-14,ed-101,ct-295,cd-308607,manchete-true.htm

Nenhum comentário: