Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Professores da educação básica terão bolsas de mestrado

21.03.11 - 15:36
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira (21) que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passará a conceder bolsas de mestrado a professores da educação básica. Os cursos serão ligados às áreas de ensino da educação básica.

Os educadores que conseguirem a bolsa terão de permanecer nas salas de aula da rede pública de ensino por, no mínimo, cinco anos depois da diplomação. O não cumprimento do compromisso, após o curso de mestrado a distância, implicará a devolução dos recursos. As próprias instituições de ensino vão estabelecer seus critérios de seleção. “Nada impede, entretanto, que sejam reservadas vagas para professores que já estejam em exercício”, argumentou Haddad.

O anúncio foi feito pelo ministro durante cerimônia de premiação de professores no Palácio do Planalto. "Muitas vezes o mestrado não é na cidade onde o professor mora e isso exige custeio, gastos com transporte, alimentação, aquisição de material pedagógico", explicou Haddad ao falar sobre a importância da bolsa para a formação dos professores da educação básica.

Fernando Haddad afirmou que a medida objetiva também estimular o aumento da oferta de mestrado para os educadores da rede pública ao criar a demanda pelos cursos. A portaria que normatiza a concessão dessas bolsas será publicado no Diário Oficial da União na terça-feira (22).

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=266848

Faltam 77 professores em 34 escolas estaduais da região
Isabella Belli, Sara Souza e Denise Morato/ Da Redação - 21 de março de 2011 - 07h32
São Leopoldo - Faltam professores nas escolas estaduais de São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana. Turmas estão indo para casa mais cedo e algumas chegam a ser dispensadas pelas diretorias. De acordo com levantamento feito pela reportagem do Jornal VS, faltam 77 professores em 34 das 65 escolas da rede estadual de ensino dos cinco municípios. A pior situação está em São Leopoldo, onde faltam 41 professores em 16 das 26 escolas. [...] A situação não é diferente de 2010, quando faltavam pelo menos 74 professores em metade das escolas estaduais da região.

A Escola Professor Pedro Schneider, em São Leopoldo, é a campeã no número de professores que faltam para completar o quadro: 11 no total. "Entra governo, sai governo e a situação não muda. Nossa realidade é precária. Inserem disciplinas novas, como a de Libras, por exemplo, mas esquecem que é necessário inserir também o professor", afirma a diretora da escola, Neusa Rocha Thiesen.

No Instituto Estadual Parque do Trabalhador, onde estudam 340 crianças, a situação não é muito diferente. Faltam professores de Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Inglês e Espanhol. Na última sexta-feira, duas turmas da 6.ª e 7.ª séries foram para casa mais cedo e outras duas turmas da 6.ª e 8.ª séries não tiveram aula, segundo a coordenadora pedagógica Grace Alves Dias. "Os alunos ficam desmotivados e muitos nem querem vir. Estamos aproveitando para adiantar algumas matérias, como Matemática, mas não sabemos como faremos com as que estão atrasadas."
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-310955,manchete-true,FALTAM+77+PROFESSORES+EM+34+ESCOLAS+ESTADUAIS+DA+REGIAO.htm

Atropelador de ciclistas na capital responderá por 17 tentativas de homicídio
21.03.11 - 18:33
O Ministério Público (MP) denunciou à Justiça nesta segunda-feira (21) o servidor do Banco Central, Ricardo José Neis, de 47 anos, por 17 tentativas de homicídio. Ele é o autor confesso do atropelamento de um grupo de ciclistas no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, no dia 25 de fevereiro. Neis está detido preventivamente no Presídio Central, na Capital.

Na denúncia, a promotora Lúcia Helena Callegari afirma que, ao acelerar seu automóvel contra as vítimas, Neis deu início ao ato de matar. Conforme Lúcia, os crimes foram praticados por motivo fútil, tendo em vista que o denunciado demonstrou extremo egoísmo e individualismo ao acelelar seu veículo. Além disso, Neis agiu mediante meio que resultou em perigo comum, uma vez que o crime foi praticado em via pública. O MP também destaca que o recurso utilizado dificultou a defesa das vítimas, que trafegavam de forma distraída com suas bicicletas, quando foram atingidas inclusive pelas costas. Por esses três entendimentos, a denúncia é por crime triplamente qualificado, o que aumenta a pena, em caso de condenação.

O delegado Gilbeto Montenegro disse que o entendimento do MP foi o mesmo da Polícia Civil sobre o tipo de crime.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=266872

Candidatos já podem consultar lista de espera do ProUni
Caberá as instituições de ensino comunicar os classificados para as bolsas.
Jornal VS e Agência Brasil - 21 de março de 2011 - 19h12
Brasília - Já está disponível para consulta no site do Ministério da Educação (MEC) a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). A partir deste instrumento, as instituições de ensino que ainda tiverem bolsas disponíveis poderão convocar os estudantes classificados pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até o dia 25.

Caberá às instituições de ensino comunicar os classificados. Os pré-selecionados deverão comparecer às faculdades para comprovar as informações declaradas na inscrição e emissão do termo de concessão de bolsa. A lista de documentos que devem ser apresentados está disponível na Internet.

A lista de espera será formada pela ordem de classificação em cada curso e turno. Haverá apenas uma lista para cada curso, independentemente da opção original do candidato por vaga destinada a políticas afirmativas ou a ampla concorrência. A classificação será feita de acordo com a primeira opção de inscrição. Caso não tenha ocorrido formação de turma na primeira opção, a classificação será na opção seguinte, até a terceira.
http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-311083,CANDIDATOS+JA+PODEM+CONSULTAR+LISTA+DE+ESPERA+DO+PROUNI.htm

Documentação:
http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.html

Nenhum comentário: