Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Cpers se diz insatisfeito com proposta de Tarso

Segundo o sindicato o aumento de R$ 38,00 não aproxima os docentes gaúchos do piso nacional
24/03/2011 - 17h36
A proposta que foi apresentada nesta quinta-feira, 24, pelo presidente da Casa Civil, Carlos Pestana, à direção do Cpers/Sindicato previa um acréscimo de 10,91%. Mas, o valor não satisfaz a categoria. No entendimento da presidente do Sindicato, Rejane de Oliveira, um incremento de R$ 38,00 sobre o básico do Magistério mantém professores gaúchos longe do piso nacional.

Rejane esclareceu que a proposta será encaminhada para a Assembleia Geral, marcada para 8 de abril, mas adiantou que a categoria deve entender que só a mobilização pode representar resultados. A proposta de reajuste do governo incidirá também sobre os valores de adicionais por tempo de serviço, unidocência e difícil acesso.
[...]
http://www.gaz.com.br/noticia/269767-cpers_se_diz_insatisfeito_com_proposta_de_tarso.html

POBREZA
Sergio Augusto Weber*
                A pobreza agride,
                discrimina,
                mora ao nosso lado.
                Passeia de mãos dadas com a pureza.
                Vive angustiada e conformada,
                e ao mesmo tempo feliz.
                Reparte os seus bens em comunidade,
                não sonha com o irreal,
                com um futuro promissor,
                mas só pede um pouco de atenção:
                pela vida dura que leva,
                pela fome que passa,
                pela moradia que não tem,
                pela exploração do homem,
                pela escola que não vem.
                A pobreza espera indolente
                que o homem realmente seja civilizado
                e tenha amor com o outro.

*Sergio A. Weber é Professor Estadual.
ANTOLOGIA LITERÁRIA DO VALE DOS SINOS - O VALE NEON - 1986 - 25 ANOS DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO.

Animal pré-histórico descoberto no Estado tinha dentes no céu da boca
24.03.11 - 16:50
Ossos do Tiarajurens eccentricus mostram dente-de-sabre e dentes no interior da boca (à direita), traços que diferenciam a espécie de outros terápsidos
Um animal que viveu há mais de 260 milhões de anos teria sido o primeiro terápsido - ancestral dos mamíferos - a possuir dentes-de-sabre, além de dentes parecidos com os da capirava, mas localizados no céu da boca (palato). O fóssil da nova espécie (Tiarajudens eccentricus) foi descoberto por uma equipe de pesquisadores na região de Tiaraju, no Rio Grande do Sul.

A novidade é tema da edição desta semana da revista "Science", da Associação Americana para Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), umas das principais publicações científicas do mundo.

O professor Juan Carlos Cisneros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e um dos autores do estudo, explicou em entrevista ao G1 que este animal possui características únicas entre os que viveram na Era Paleozoica (entre 550 milhões a 250 milhões de anos atrás).

"Não se conhece nenhum outro animal com esse tipo de dente que seja herbívoro neste período", afirma o paleontólogo. "Carnívoros com dentes-de-sabre até existiam, mas nenhum herbívoro. Pelo menos não nessa época tão distante."

Segundo os pesquisadores, a espécie descoberta no Rio Grande do Sul possuia o tamanho de uma anta e tinha dentes muito parecidos com os de uma capivara, porém localizados no céu da boca.

"A forma como esse animal triturava alimentos é muito diferente do que temos hoje. Ele mascava com o céu da boca, não tinha dentes nas margens, como nós e outros animais temos", explica o especialista.

Somente outras duas espécies de répteis conseguiam processar alimentos como o Tiarajurens eccentricus na época em que ele teria vivido - entre 265 milhões a 260 milhões de anos atrás.

"Isso é uma novidade evolutiva. Provavelmente esse animal tinha uma capacidade de mastigar muito boa", diz o professor.

Procura pelo animal
Para descobrir a ossada, a equipe de Juan Carlos Cisneros vasculhou a região de Tiaraju, próxima à cidade de São Gabriel, em busca de rochas com idade parecida com a do Tiarajudens eccentricus.

"Nada aconteceu por acaso, nós estávamos pesquisando em uma área onde ossos como esses seriam próvaveis de aparecer", diz Juan Carlos. A prospecção começou em 2008.

Após detectarem os restos conservados do terápsido em março de 2009, um trabalho de limpeza cuidadosa e colagem dos fragmentos de ossos foi feito. "Assim que o esqueleto vai sendo montado, é possível enxergar melhor as características da anatomia do animal. Aos poucos, dá para saber com que tipo de terápsido estamos lidando", afirma o cientista. "Todo esse trabalho nunca se faz em menos de um ano."

A pesquisa divulgada na publicação americana trata somente dos dentes do animal, mas Cisneros afirma que estudos posteriores com membros anteriores e inferiores já iniciaram.
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=267317

CABEÇAS
Sergio Augusto Weber
                  Cabeças são cabeças.
                  Há cabeças abertas
                  mentes evoluidas,
                  receptiveis às inovações do mundo moderno.


                  E há cabeças reacionárias,
                  conservadoras em suas posições
                  com horizontes não distantes,
                  caminhos pequenos e estreitos.


                  E a sua cabeça está
                  situada em que mapa da Terra ?

ANTOLOGIA LITERÁRIA DO VALE DOS SINOS - O VALE NEON - 1986 - 25 ANOS DA PRIMEIRA PUBLICAÇÃO.

Nenhum comentário: