Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 29 de março de 2011

ASSEMBLEIA REGIONAL

  

Dia: 31/3/11 (Quinta), às 14h 30 min


Local: Câmara Municipal de São Leopoldo

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES!


Observação:
 
Prometida para segunda (28/3/11) a proposta oficial do Governo do Estado, com esclarecimentos sobre o  atendimento da pauta de reivindicações dos educadores, a mesma ainda não foi divulgada.
 

Continuamos aguardando!
Por Siden Francesch do Amaral, Conselheiro 1/1000 no 14º Núcleo/CPERS-Sindicato.

Tarso concede coletiva a blogs dia 5 de abril
by Marco Aurélio Weissheimer. - Mar 30th, 2011
O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, concederá, dia 5 de abril, às 10h30min, uma entrevista coletiva para blogueiros e blogueiras do Estado. Será a primeira como governador empossado, já que a anterior ocorreu no final de 2010, logo após as eleições. A entrevista ocorrerá no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. A inscrição para a entrevista será na quinta-feira (31), durante o dia todo, e na sexta-feira (1º) até às 15h. Não serão aceitas inscrições no dia da entrevista. Os interessados deverão preencher o formulário de inscrições.
Na coletiva, a modalidade para encaminhamento de perguntas, será sorteio entre os participantes.
http://rsurgente.opsblog.org/


Bolsonaro diz estar "se lixando" para movimento gay
30/03/2011 17:59h
Após deixar o velório do ex-vice-presidente José Alencar, o deputado Jair Bolsonaro voltou a polemizar, dizendo estar "se lixando" para o movimento gay. Um dos representantes, o deputado Jean Wyllis (PSOL-RJ) assinou as representações contra o parlamentar, por declarações preconceituosas que fez no programa “CQC”, na segunda-feira.

“Estou me lixando para esse pessoal aí (do movimento gay). Eles criaram agora a Frente Parlamentar de Combate à Homofobia, a frente gay. O que esse pessoal tem a oferecer para a sociedade? Casamento gay, adoção de filhos? Dizer para vocês que são jovens que, no dia em que vocês tiverem um filho, se for gay é legal e vai ser o `uhuu` da família? Esse pessoal não tem nada a oferecer", afirmou.

Internautas também organizam, através das redes sociais, um abaixo-assinado para pedir a cassação do parlamentar por quebra de decoro e violação de preceitos constitucionais.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/468519-Ao_sair_do_velorio_de_Alencar__Bolsonaro_diz_estar_se_lixando_para_movimento_gay.html

Marta Suplicy ataca declarações preconceituosas de Jair Bolsonaro
30/03/2011 19:00h
A senadora Marta Suplicy atacou, por meio de nota, as declarações homofóbicas e racistas feitas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

Suplicy é uma das defensoras da lei que criminaliza a homofobia e prevê punição com cadeia para a discriminação a homossexuais.

Leia a nota da senadora na íntegra:

"Para tudo tem limite! Principalmente para um representante do povo que deve ter como regra o respeito à Constituição Brasileira e prezar pelo decoro parlamentar O destempero, o preconceito e o desrespeito à Constituição e aos cidadãos não podem passar batido pela Câmara dos Deputados. A falta de limites por parte do deputado federal Jair Bolsonaro tem permitido a recorrência de um comportamento inadmissível que atinge a toda a sociedade brasileira."
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/468556-Marta_Suplicy_ataca_declaracoes_preconceituosas_de_Jair_Bolsonaro.html

Intolerância, racismo e infantilidade
Juremir Machado da Silva - 29/03/2011 11:35
Um torcedor jogou casca de banana no gramado para agredir Neymar no jogo entre Brasil e Escócia.
Triste, muito triste.
Prova de que o Velho Mundo ainda não se renovou completamente.
Triste, muito triste.
Ainda mais que no Novo Mundo coisas semelhantes, ou piores, acontecem.
Neste Brasil do futebol e da mestiçagem, onde todas as cores se confundem, há discriminação racial.
Sim, infelizmente, há.
E muita intolerância. Às vezes, por infantilidade ou imaturidade.
O jovem da banda Restart, uma das mais admiradas pelos adolescentes, pisou na bola ao falar em tom pejorativo da população do Amazonas. O rapaz disse que não sabia se havia civilização por lá e que adoraria cantar no mato.
Provocou ira e tumulto.
O show do grupo em Manaus teve de ser cancelado.
De onde vem essa constante tendência ao preconceito?
Que fenômeno terrivel! Quanto mais o combatemos, mais ele ressurge.
Por vezes, tapamos o sol com a peneira.
Chamamos de brincadeira o que tem cara e forma de preconceito.
Achamos que a "brincadeira" só é preconceito quando feita pelos outros.
Sem saber, ou fingindo não saber, estamos alimentando a serpente no ovo.
Ficamos chateados com as castrações do politicamente correto e queremos mais liberdade para fazer humor, zombar, zoar, brincar, jogar com as palavras, "tirar sarro", né?. Acabamos jogando com as vidas.
Moralismo? Dificilmente.
Estamos precisando de um leve choque de moralidade para que jovens de uma banda como Restart não transformem um "capital simbólico" tão rico, o apreço de tantos jovens, em gols contras.
Talvez seja um exagero mudar a lei do "atirei o pau no gato".
Mas é, com certeza, hora de deixar o bichano em paz.

http://www.correiodopovo.com.br/Opiniao/?Blog=Juremir%20Machado%20da%20Silva

Lula dedica título de doutor 'honoris causa' a José Alencar
30.03.11 - 13:20
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dedicou o título de "doutor honoris causa" pela Universidade de Coimbra ao ex-vice presidente José Alencar. Lula recebeu o título nesta quarta-feira (30).

"Perdeu-se um grande homem, que estaria muito feliz por esta distinção, que será dedicada a ele", disse Lula durante a cerimônia.
[...]
A cerimônia teve início com a entrada solene dos doutores da Universidade de Coimbra e das autoridades políticas presentes. Lula iniciou seu discurso elencando o prestígio mundial da Universidade de Coimbra. Ele comentou sobre as universidades brasileiras e a importância da união dessas com instituições internacionais. Lula ainda falou sobre o êxito econômico do Brasil, obtido durante seu governo, e sobre o investimento em educação feito por ele. A educação foi o novo projeto da política de educação do Brasil. É com imensa honra que recebo o título de doutor 'honoris causa' da Universidade de Coimbra. A casa mais prestigiosa do saber de Portugal e da Europa. A Universidade de Coimbra foi referência para o meu país", disse.

O ex-presidente disse que o título "honoris causa" recebido por ele significa um reconhecimentro às causas que o Brasil tem defendido no cenário internacional. No discurso, Lula disse considerar indispensável uma nova governança global, que passa por uma mudança no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Após os discursos, iniciou-se o ritual de doutoramento de Lula, que recebeu as insígnias do título. Lula percorreu a Sala dos Capelos cumprimentando todos os doutores da Universidade de Coimbra presentes na cerimônia. Depois, seguiu para a Sala do Senado, onde assinou o Livro das Atas, que registra todos os doutores honoris causa da Universidade de Coimbra.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=268038

Servidores apresentam críticas e sugestões para o funcionamento do Codipe
29.03.11
Com mais de duas horas de duração, a reunião aberta do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe) lotou a sala de reunião do CDES, na manhã desta terça-feira (29), no 21° andar do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Sob a coordenação da secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias, foram apresentados os detalhes do funcionamento do Codipe para representantes de 22 entidades sindicais das categorias do serviço público. Destas, 10 já haviam manifestação adesão ao Codipe.

O secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta fez uma breve explanação sobre o processo de construção do Plano Plurianual (PPA) e a possibilidade do tema figurar entre aqueles tratados pelo Codipe. Apesar de mostrar disposição em participar do Codipe, entidades como o CPERS Sindicato, levantaram questionamentos sobre a metodologia e o termo de adesão apresentado pelo GT que trabalhou na elaboração da proposta do Comitê.
[...]
Fonte: http://www.estado.rs.gov.br

O Codipe e o erro conceitual de seu formato
Jorge Santos Buchabqui*
Recentemente o governo gaúcho, por um documento “conceitual” e através do Decreto nº 47.897, de 16 de março de 2011, lançou o Codipe - Comitê de Diálogo Permanente, que é, na sua definição institucional, o “espaço de interlocução entre os servidores públicos e o governo do Estado do Rio Grande do Sul”.

Com essa proposta a Administração iniciada em janeiro passado corresponde à expectativa de que se desenvolvam canais de negociação com os servidores, fechados nos últimos anos.

Os dois documentos divulgados, além de criarem o Comitê, dão publicidade a um respeitável, mas questionável, conteúdo programático de gestão e, por último, expressam um lamentável e inaceitável equívoco conceitual e jurídico no formato através do qual está proposta a participação das entidades sindicais no processo negocial.

Por todos os antecedentes, mesmo que o governo classifique como obrigação, é merecedora de aplausos a abertura formal de uma mesa de negociação. Nos últimos oito anos os servidores não tiveram qualquer espaço para apresentar suas demandas e muito menos para negociá-las.

Independentemente do conteúdo, é legítimo que o governo tenha um programa e objetivos de sua relação com os servidores e é saudável que os divulgue publicamente, como consta dos dois documentos antes referidos.

Mas é, democrática e institucionalmente, inaceitável que o governo exija, como consta do § 4º, do artigo 6º, Decreto nº 47.897, de 16 de março de 2011, a integração formal dos sindicatos ao comitê, com a assinatura de um “Termo de Adesão”.

O Codipe, por ter programa, metas ou objetivos de conteúdo, não é apenas uma mesa de negociação, na qual as partes apresentam seus pontos de vista. Seu formato é a de um instrumento gerencial, vinculado substantiva e adjetivamente a um programa de governo.

Seria um erro que os sindicatos se recusassem a negociar com ou no Codipe, em função dos objetivos ou metas que o governo anuncia para esse instrumento. O governo tem seus programas, como o sindicato também tem os seus objetivos e ambos não precisam concordar previamente para negociar. Ao contrário, a negociação pressupõe um antagonismo que, de sua dialética, produzirá a síntese do acordo de vontades.

Não podem os sindicatos, entretanto, aderir organicamente a uma estrutura de governo e muito menos, dela participando, se submeter a um programa de conteúdo, sob pena de estarem, nesse ato, renunciando a sua independência e autonomia.

Além de um erro conceitual e político o Decreto, com seu programa associado ao “Termo de Adesão”, concretizam uma forma de intervenção do Estado na organização sindical, violando o disposto na garantia de independência e autonomia sindical, inscrita no artigo 8º, inciso I, da Constituição Federal.

Nessa circunstância não se pode querer cobrar dos sindicatos transigência ou flexibilidade de posição para o diálogo, mas de verificar que se está diante da necessidade de todos os envolvidos respeitarem princípios democráticos e direitos sociais a caros custos conquistados na luta contra o autoritarismo.

Intencional ou não a proposta de “adesão” dos sindicatos ao Codipe é um erro, que deve ser rejeitado pelas entidades e corrigido pelo governo, para evitar um embate desnecessário.

Jorge Santos Buchabqui, advogado
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2802
Por Siden Francesch

O descaso na educação pública estadual
Fr. Marcos Sassatelli* - Adital Brasil - 30.03.11
"Escolas estaduais pedem socorro”. "Levantamento da Secretaria de Educação (Goiás) mostra que 448 colégios precisam de reformas urgentes”. "O número corresponde a 40% das 1.095 escolas da rede, que precisam de reforma geral, ampliação ou construção de novos prédios. Apenas em Goiânia e no entorno, são mais de 60 escolas que precisam passar por reparos emergenciais” (O Popular, 14/03/11, p. 3). Que descaso!

A reportagem cita, como exemplos, a situação extremamente precária do Colégio Estadual Tancredo Neves do Parque Industrial João Braz; cita também três outros colégios da Região Noroeste de Goiânia, que se encontram na mesma situação: o Colégio Estadual Jayme Câmara do bairro Floresta; a Escola Estadual João Bennio do Jardim Curitiba 3 e a Escola Estadual Edmundo Rocha da Vila Mutirão.

Estas escolas e muitas outras foram construídas há mais de 20 anos, com placas de cimento pré-moldadas e deviam funcionar, em caráter provisório, somente até a construção das escolas definitivas. Infelizmente, pela falta de interesse do Poder Público Estadual, a "provisoriedade” continua até hoje e as escolas se encontram atualmente em estado de calamidade pública.

Quando, por falta de segurança para os alunos, funcionários administrativos e professores, as escolas são interditadas, realizam-se "reparos emergenciais” para que possam continuar funcionando por mais algum tempo. Sai governo, entra governo e a situação das escolas, quando não piora, continua a mesma.

A Secretaria Estadual de Educação diz que não tem verbas suficientes para atender todas as escolas e tenta rastrear dinheiro (quase R$ 80 milhões da educação, que voltaram para a conta do tesouro estadual) que deveria ter sido investido em obras e, não se sabe por que razões, não foi investido. Que desleixo! Que irresponsabilidade! De fato, na prática - embora na teoria se diga o contrário - a educação pública de qualidade não é prioridade para os nossos governantes.

A estrutura física das escolas (como a qualificação dos professores e a questão dos salários) influencia na qualidade do ensino e do aprendizado. Por exemplo, Fernando, que tem nove anos de idade e é aluno do quarto ano no Colégio Estadual Tancredo Neves, divide uma sala apertada com mais de 40 alunos e diz: "Não consigo prestar atenção. É muito quente” (Cf. Ib., p. 4).

A Constituição Federal afirma que os Estados e os Municípios devem aplicar anualmente "vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino” (Art. 212). Reparem: a Constituição Federal reza: "no mínimo”. Isso quer dizer que, se houver necessidade, o Estado pode e deve aplicar mais.

A Constituição Federal afirma também que o direito à educação, entre outros direitos, deve ser assegurado à criança e ao adolescente, "com absoluta prioridade” (Art. 227. Ora, se o direito à educação deve ser assegurado "com absoluta prioridade”, mesmo que faltem verbas para outras obras, nunca deveriam faltar para a educação. Em caso contrário, não se trataria de "absoluta prioridade”. É uma questão de lógica. Quem sabe se um pouco de estudo de lógica não levaria os nossos governantes a cumprir a Constituição Federal?

Falando da educação, a Constituição Federal diz ainda: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Art. 205).

O Estado precisa urgentemente investir na qualificação dos professores e na sua formação permanente; precisa promover uma política salarial que valorize os trabalhadores em educação (professores e funcionários administrativos); e precisa construir escolas que ofereçam as condições físicas necessárias para o ensino e o aprendizado.

O grande educador (e filósofo da educação) brasileiro Paulo Freire, apreciado no mundo inteiro e que, infelizmente, no Brasil foi muito pouco valorizado, poderia nos oferecer "novas luzes” para um trabalho educativo nas escolas e fora delas, que seja realmente um trabalho libertador e humanizador. A educação pública de qualidade é uma construção coletiva. Todos e todas somos sujeitos do processo educativo. Como nos lembra Paulo Freire: "Ninguém educa ninguém; ninguém se educa sozinho; os seres humanos se educam entre si (em comunhão)”. Os trabalhadores em educação (professores e funcionários administrativos) têm um papel de fundamental importância na construção de uma nova sociedade.

*Fr. Marcos Sassatelli é Frade Dominicano. Doutor em Filosofia e em Teologia Moral. Prof. na Pós-Graduação em DD.HH. (Comissão Dominicana Justiça e Paz do Brasil/PUC-GO). Vigário Episcopal do Vicariato Oeste da Arq. de Goiânia. Admin. Paroq. da Paróquia N. Sra. da Terra
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=55094

Braskem confirma a construção de fábrica de butadieno
Jefferson Klein - 30/03/2011
Dirigentes da Braskem confirmaram ontem ao governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, o investimento de R$ 300 milhões em uma nova unidade de butadieno a ser construída no polo petroquímico de Triunfo. O complexo terá capacidade para gerar até 100 mil toneladas anuais do produto, utilizado na fabricação de borracha sintética.
[...]
O governo do Estado garantiu a isenção de ICMS na importação de máquinas e equipamentos a ser utilizados na planta, que não sejam produzidos no Rio Grande do Sul e que cheguem ao Brasil por portos gaúchos. Além disso, não cobrará impostos sobre máquinas e equipamentos adquiridos de empresas gaúchas e autorizou a Braskem a pagar fornecedores do Estado com parte dos créditos de ICMS. "Os incentivos trarão benefícios na geração de emprego e renda, mas também para toda uma cadeia produtiva gaúcha que terá privilégios na venda de máquinas e equipamentos", ressalta Tarso.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=58326&fonte=news

Comissão do Senado aprova sistema proporcional com lista fechada para próximas eleições e 'distritão' é derrotado
29.03.11 - 23:53
BRASÍLIA - Numa votação sobre sistema eleitoral, a Comissão de Reforma Política do Senado aprovou a adoção da lista fechada nas eleições proporcionais (deputados federais, deputados estaduais e vereadores). A proposta mantém o atual sistema proporcional, mas adota a lista fechada - onde os partidos escolhem a lista de candidatos, e o eleitor apenas vota nessa lista. Na prática, o PT venceu a batalha, derrotando a proposta do PMDB, o chamado "distritão" - onde os estados são transformados em distritos e são eleitos os mais votados. Ao todo, nove senadores votaram no sistema proporcional com lista fechada, enquanto sete votaram no "distritão". Na prática, se a proposta for aprovada em definitivo, os eleitores passarão a votar nos partidos e não mais diretamente nos candidatos.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=267985

Rio Caí transborda e famílias são retiradas em São Sebastião do Caí
Segundo a Defesa Civil, o nível da água está mais de 11 metros acima do normal.
Da Redação - 29 de março de 2011 - 06h53
São Sebastião do Caí - Por causa da chuva que atinge o Estado desde o final de semana, o Rio Caí, no município de São Sebastião do Caí, transbordou por volta das 23 horas desta segunda-feira. Segundo a Defesa Civil, o nível da água está mais de 11 metros acima do normal. Como a água invadiu várias ruas e a Avenida São Lourenço, no Bairro Navegantes, pelo menos 30 famílias tiveram que ser retiradas do local. As famílias foram encaminhadas ao Parque Centenário.
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-494,cd-312163,manchete-true.htm

Tarso fará anúncio de pacote de cortes no mês de abril
Samir Oliveira - 29/03/2011
Batizado pelo Palácio Piratini de "pacote de sustentabilidade", o programa de cortes e readequações na estrutura administrativa do Estado será anunciado pelo governador Tarso Genro (PT) na primeira quinzena de abril.

Tarso é evasivo ao comentar as medidas que serão adotadas. "Não é um pacote de regeneração financeira. É um pacote que dará sustentabilidade para que o Estado funcione de maneira adequada e previsível", sinaliza.

Em um seminário de governo ontem, o petista reuniu o primeiro escalão para afinar o discurso político e detalhar aos secretários o sistema de monitoramento de projetos. Liderado pelo secretário-geral Estilac Xavier (PT), o modelo é inspirado na experiência pernambucana do governador Eduardo Campos (PSB) e prevê a instalação de uma sala de gestão.
[...]
Além disso, Tarso reafirmou a importância do bom relacionamento entre os integrantes da administração estadual. "Somos um governo de coalizão partidária. Faremos todas as concessões necessárias para manter a maioria estável (de 32 deputados) na Assembleia Legislativa", prometeu.

Ele aproveitou a ocasião para elogiar a atuação da base aliada - formada por PT, PSB, PCdoB, PDT, PTB, PRB, PR, PPL. E destacou a importância de as distintas forças políticas permanecerem coesas. "Temos que sair unificados dessa reunião e saber processar internamente nossas divergências", reforçou.
[...]
O presidente da Câmara dos Deputados, o gaúcho Marco Maia (PT), esteve ontem em Porto Alegre para participar de um seminário de gestão do governo estadual. Em seguida, em entrevista ao Jornal do Comércio, defendeu que seja mantida a coalizão formada pelo governador Tarso Genro (PT) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre, em 2012.

"O importante é manter a conformação desse grupo político que faz a sustentação do governo do Estado", defendeu. Entretanto, três partidos da coalizão (PDT, PT e PCdoB) sinalizam a possibilidade de lançarem candidatos ao Executivo da Capital.

O atual prefeito José Fortunati (PDT) já confirmou que concorrerá à reeleição. A deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) foi lançada como pré-candidata por seu partido. E, no PT, o presidente do diretório de Porto Alegre, vereador Adeli Sell, lançou sua pré-candidatura. Entretanto, o partido ainda não decidiu se bancará uma candidatura ou se poderá abrir mão da cabeça de chapa em favor de Manuela ou de Fortunati.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=58204&fonte=news

O PT e as eleições de 2012 em Porto Alegre
by Marco Aurélio Weissheimer - Mar 28th, 2011
Por Paulo Muzell
Quatorze meses antes do início da campanha das eleições do ano que vem poder-se-ia pensar ser prematuro tratar de tema tão distante. Puro engano. Os primeiros movimentos e negociações com vistas à sucessão de Fortunati começaram há alguns meses, ainda em 2010 e estão em pleno andamento. A inevitável indagação inicial é: que possíveis alterações poderão ocorrer no atual cenário político municipal?
[...]
Leia na íntegra em http://rsurgente.opsblog.org/
Ou, nas entrelinhas abaixo.

Isenção de impostos viabiliza o metrô
29/03/2011
O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, cadastrou ontem a proposta da primeira fase do metrô para a cidade, que terá trajeto entre a rua da Praia e avenida Borges de Medeiros (Esquina Democrática) e a Federação das Indústrias do Estado (Fiergs). O traçado segue informação antecipada pelo caderno de Logística do Jornal do Comércio do dia 24 de março. O valor do investimento é previsto em R$ 2,2 bilhões, sendo que R$ 1,5 bilhão terá de vir do governo federal e são projetadas isenções fiscais de até R$ 265 milhões. O secretário estadual de Planejamento, João Motta, formalizou no ato o compromisso do governo estadual de editar decreto para eliminar o ICMS de produtos usados tão logo se confirme a escolha do projeto pelo Ministério das Cidades.

Motta reforçou que a intenção é priorizar fornecedores locais na contratação. O traçado escolhido terá quase 15 quilômetros de extensão e 13 estações. O plano 1, que foi rejeitado, implicaria recursos de mais de R$ 2,8 bilhões. O valor da passagem será o mesmo da dos ônibus. Mais de 370 mil pessoas poderão usar o transporte, com aposta de integração com sistema de ônibus e os chamados BRTs (ônibus rápidos). A implantação seguirá o modelo de Parceria Público-Privada (PPP) com execução e gestão por uma empresa privada, que aportará R$ 323,54 milhões, recursos que serão ressarcidos pelo município em cerca de R$ 300 milhões, após o começo da operação. Fortunati estima em R$ 20 milhões anuais a serem devolvidos. Do orçamento da União, são esperados R$ 1,580 bilhão.
[...]
Daqui para frente, Fortunati aponta como ingredientes decisivos na batalha pela obra a mobilização política (assegurada publicamente ontem com a presença de parlamentares do PT, como o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e de integrantes do governo estadual, como o secretário do Planejamento, João Motta) e agilidade nos projetos. "Será a combinação da técnica e da política", reforçou o dirigente. O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, prometeu mobilizar municípios da Região Metropolitana para a pressão no governo federal. O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, demarcou que o metrô hoje é de todos os partidos.
[...]
http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=58213&fonte=capa
 
Padre que abençoava voos da morte é denunciado enquanto rezava missa na Argentina
by Marco Aurélio Weissheimer -  Mar 28th, 2011
Stella Calloni – La Jornada (*)
Um padre que abençoava militares argentinos e os voos da morte por meio dos quais a ditadura jogava presos políticos-desaparecidos vivos no mar, foi localizado por jovens militantes em uma paróquia de San Martín, na província de Buenos Aires, e denunciado publicamente enquanto rezava a missa. O padre Alberto Angel Zanchetta, que em 2009 foi aposentado como capitão de fragata e capelão da Marinha, continua exercendo o sacerdócio em paróquias da capital argentina e arredores, apoiado pelo cardeal Jorge Bergoglio.

Entre os anos 1975 e 1976, Zanchetta serviu na Escola de Mecânica da Armada (ESMA), considerada o maior centro clandestino de detenção da ditadura e onde desapareceram cerca de 5 mil pessoas. Depois que o Ministério da Defesa, comandado pela advogada Nilda Garré, determinou a remoção de Zanchetta em 2009, o jornal Página/12 descobriu-o em uma igreja do antigo bairro de San Telmo.

Diante do escândalo, a cúpula da Igreja Católica enviou-o para Itália por um tempo e acreditando que tudo havia caído no esquecimento, decidiu reintegrá-lo à paróquia da localidade de 3 de fevereiro, próxima da de San Martín, onde ele foi novamente localizado por familiares dos desaparecidos e sobreviventes. No dia 6 de março, o padre foi enviado então para a paróquia de San Martín, mas ele foi mais uma vez localizado por familiares de desaparecidos que alertaram os moradores do lugar.
[...]
(*) Matéria do La Jornada, com tradução publicada na Carta Maior.
http://rsurgente.opsblog.org/
En tres meses, Rousseff ya no es Lula
La presidenta de Brasil ha acallado las sospechas de estar subordinada al expresidente y logra la misma aprobación que él al principio de su mandato
JUAN ARIAS | Río de Janeiro 25/03/2011
Han bastado los primeros tres meses de Gobierno, aniversario que se cumplirá la semana que viene, para poder afirmar que la presidenta Dilma Rousseff ya no es él. Dilma ya no es Lula da Silva. Esto no quiere decir que la alumna del carismático líder sindical, escogida por él para sucederle en la presidencia, se haya divorciado de su mentor. Pero Rousseff ha desmentido todos los análisis de la campaña electoral.

Hoy, la ex guerrillera ya no es ante los brasileños un clon de Lula, ni su sombra. Es ella, con su personalidad propia, claramente diferente en tantos puntos de su antecesor, que el influyente diario O Globo zanjó la comparación entre ambos con el título "Tan cercanos y tan distantes". El mismo diario destaca numerosas diferencias entre ella y Lula. El carismático Lula da Silva salió de la presidencia de Brasil tras ocho años de mandato con una asombrosa aprobación popular del 80%. Pero su sucesora mantiene tras los primeros tres meses de presidencia una cifra de aprobación del 47%. La cifra es la misma que tenía Lula al principio de su presidencia. El analista político Merval Pereira, comparando ambas presidencias, ha escrito que la presidenta Dilma Rousseff "está acertando donde Lula había errado y quizás errando donde Lula había acertado". Se refiere, en los aciertos, a su "capacidad de ser objetiva sin dejarse llevar por politiqueos". Sin embargo, este analista advierte de que "sus aciertos en la política exterior, menos personalista y más pragmática, una conducción del Gobierno con sobriedad y un mayor rigor en sus posturas, podrían ser anulados por los problemas económicos", explica Pereira.

Nadie niega a Lula su habilidad política, que viniendo del sindicalismo y el Partido de los Trabajadores consiguió como presidente quitarse de encima el sambenito de izquierdista en el área económica. Lo consiguió con rigor fiscal y acento neoliberal, contradiciendo los postulados de una parte considerable de su partido. La incógnita de su sucesora es precisamente la economía. Ella no quiere renunciar a mantener y hasta ampliar las políticas sociales conseguidas con éxito por Lula, hasta el punto que su lema es "acabar con la miseria del país". Se trata de uno de los grandes éxitos del expresidente, reconocido hoy mundialmente por haber conseguido en sus dos mandatos sacar a decenas de millones de brasileños de la pobreza extrema. Sin embargo, Rousseff, desde sus tiempos de ministra de la Casa Civil, siempre abogó por un Estado fuerte y sus mayores preocupaciones no fueron precisamente el freno de la inflación o del gasto público.

La presidenta defiende con fuerza la apuesta de abrir las puertas del país a las empresas privadas extranjeras y afirma que no dejará flotar libremente la inflación. Pero, al mismo tiempo, le cuesta aceptar que la economía se está calentando y que necesitará hacer recortes drásticos en el gasto público y frenar el crédito y el consumo interno. Su problema es que la economía no crecerá los próximos años al espectacular ritmo del 8% que alcanzó en 2010. Lula le ha dejado una herencia difícil por el enorme gasto público de su último año de Gobierno, que ha obligado a la presidenta a hacer un recorte al presupuesto de este año de 23.000 millones de euros. Dilma ha dado un vuelco a la política exterior, menos condescendiente con los dictadores de turno. Ha jubilado el famoso eslogan de Lula: "Nadie antes en la Historia de este país" y reconoce, con mayor humildad, que Brasil ha mejorado, pero que aún le queda mucho camino por recorrer para acabar con una distribución de renta de las más injustas del mundo. Incluso se ha atrevido, hace dos días, a criticar la política de salud pública heredada de Lula, denunciando, por ejemplo, que la mitad de los aparatos de hacer mamografías están parados o averiados.

La presidenta se propone nombrar a Lula embajador para los asuntos africanos y ella se ha ha adjudicado la tarea de acercar Brasil a los Estados Unidos y a Europa, unas relaciones que con Lula se habían deteriorado. Rousseff es una presidenta que no tiene el carisma popular de su antecesor, que comunica mal con las gentes más pobres, ya que fue educada en una clase media alta, habla idiomas y es refinada culturalmente. Pero, curiosamente, son los de menor renta los que hoy, a los tres meses de Gobierno, más elogian su forma de gestionar, convencidos de que ensanchará aún las políticas sociales. En una cosa la ex guerrillera no ha cambiado: sigue dura con ministros y asesores a quienes les pide cuentas y resultados cada día. Eso le encanta a la gente de la calle, por lo que significa de su novedad en la idiosincrasia de gobernar de los políticos brasileños. Si consiguiese acertar también con la economía, ni los más críticos de entre los suyos dejarán de reconocer que Lula tuvo razón cuando puso los ojos en ella como sucesora.

http://www.elpais.com/articulo/internacional/meses/Rousseff/Lula/elpepuintlat/20110325elpepuint_16/Tes

Nenhum comentário: