Por Siden* - 22.03.11 - Dia Mundial da Água
Desde de tenra idade escolar aprendemos que o planeta Terra é constituído de ¾ de água. E está correto. A maior constituição do planeta Terra, por paradoxal que pareça, é água. Daí minha opção pelo título do artigo.
Talvez essa imensa constituição líquida do planeta nos dê a falsa idéia que temos água em abundância para o uso e desperdício. Nada mais falso. Admite-se que o índice de água potável (própria para beber) esteja em torno de 1%.
Segundo estimativas da ONU, pelo menos um bilhão de pessoas em todo o mundo não dispõe de fontes seguras de água para beber, cozinhar ou para higiene pessoal. Enquanto isso, outras pessoas a utilizam com irresponsabilidade e sem parcimônia.
Existem regiões do Globo onde mulheres e crianças gastam grande parte do dia na busca de uma quantidade mínima de água, às vezes de qualidade duvidosa.
Conforme a organização mundial da Saúde, é estimado que 80% de todas as doenças humanas decorrem da falta de acesso à água adequada para o consumo humano.
A extensão precária das redes de esgotos contribui para a crescente contaminação dos mananciais localizados em áreas urbanizadas.
O abastecimento de água às comunidades humanas representa um grande risco de esgotamento dos mananciais dos depósitos de água no subsolo.
Durante o ciclo da água que atravessa toda a biosfera, praticamente em todas as etapas essa pode ser contaminada por substâncias lançadas no ambiente, por influência humana, como dejetos naturais (urina e fezes), resíduos industriais, petróleo, mercúrio, fertilizantes, inseticidas...
A maioria das cidades do mundo não conta com nenhum sistema de tratamento de esgotos, lançado-os in natura nos rios, lagos e oceanos. No Brasil, o sistema também é deficitário.
Entre as doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada estão a diarréia, hepatite infecciosa, poliomielite, cólera, febre tifóide, esquistossomose (barriga-d'água), entre outras...
A quantidade de água varia de um ser vivo a outro e num mesmo animal, varia de um órgão para outro, conforme sua função, atividade. Calcula-se que o homem tem 70% de seu “peso”* constituído de água.
A água, mesmo que receba ou perca muito calor, sofre pequena modificações de temperatura. Lembre-se: no verão, procuramos os rios e mares para nos refrescar. Assim os seres vivos, que tem grande quantidade de água, estão protegidos de grandes e bruscas oscilações da temperatura corporal.
O fluxo de água no interior das células (unidade estrutural dos seres vivos) e dos corpos dos organismos vivos permite eficiente distribuição de substâncias.
Pelo exposto, podemos concluir que a água, tanto em quantidade necessária como em qualidade, é vital à sobrevivência de todos os seres vivos...
No momento em que autoridades de algumas localidades colocam em pauta a privatização da água, tornando a água, essa substância extremamente vital aos organismos vivos, uma mercadoria, é indispensável que nós educadores analisemos os interesses que permeiam essas medidas e que tomemos uma oposição firme e contrária a essa forma irresponsável de governar para os cidadãos...
Em localidades do Chile, onde a água foi privatizada, a mesma teve seu preço elevado às alturas, tendo as populações mais pobres que optar entre a comida e a água.
A água é o grande patrimônio da humanidade, que deverá ser transmitido às gerações futuras. Por isso, a importância da luta para que ela continue ao alcance de todos e tenha preservada sua qualidade de potabilidade.
Assim, podemos afirmar que privatizá-la, colocando-a em mãos que visam o lucro, muitas vezes de forma gananciosa, é também tratar com descaso, não somente o presente, como também assinar um cheque em branco, cujo valor será também pago pelas gerações futuras.
Portanto, entregar a água a empresas privadas, como se essa fosse uma banal mercadoria, é uma atitude que beira a insanidade, talvez uma nova psicopatia relacionada à Síndrome de Poder, que deve interessar a ciência psiquiátrica.
Portanto, colegas, todos na luta contra a privatização da água!
*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor no 14º Núcleo/CPERS-Sindicato e Conselheiro 1/1000 da entidade.
Nota do autor: Em Física, o peso está relacionado à variável gravitacional. O termo mais adequado seria a massa do corpo humano, que é 70% constituída de água. Exemplificando: se a massa do indivíduo é 70 Kg, aproximadamente, 49 Kg é água. Encontramos água no corpo humano até em estruturas sólidas, como nos ossos.
Material de Apoio: Biologia - José Arnaldo Favaretto e Clarinda Mercadante - Editora Moderna (com adaptações e modificações)
Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
Leia na íntegra em http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2791
Além dos familiares e colegas Professores e Funcionários, suas quatorze turmas de Estudantes compareceram ao ato de sepultamento.
Com certeza, dentre muitas outras coisas, ele ensinou aos seus alunos sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente, bem como a luta em defesa dos direitos civis e profissionais, pois esteve constantemente sintonizado com este Núcleo, apoiando a luta sindical, especialmente durante os dias de acampamento em 2009, em defesa dos Planos de Carreira.
Obrigado Luis Carlos! Foi muito bom, e divertido, lutar ao teu lado!
Mais da metade dos municípios brasileiros podem ficar sem água em 2015
Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar em 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado hoje (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
Leia na íntegra em http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=2791
Companheiro Luis Carlos
Foi sepultado, hoje pela manhã, o Professor Luis Carlos de Oliveira, do Colégio Pedrinho (IEEPPS). Luis Carlos era Licenciado em Geografia pela Ufrgs e atuou em várias escolas de SL como contratado e, há três anos havia sido nomeado, permanecendo no Instituto de Educação (Pedrinho).Além dos familiares e colegas Professores e Funcionários, suas quatorze turmas de Estudantes compareceram ao ato de sepultamento.
Colegas Profª Jamides e Prof. Luis Carlos no acampamento |
Obrigado Luis Carlos! Foi muito bom, e divertido, lutar ao teu lado!
14º Núcleo/CPERS-Sindicato
Portaria
A SEC publicou no Diário Oficial do Estado, página 67, em 18.03.11, portaria que libera Professores e Funcionários do ponto no dia 08 de abril, a fim de participarem da Assembleia Geral. Significa que o dia será abonado e, o RH da escola ou a Direção deve escrever ou carimbar no ponto de cada um: Assembleia do Cpers, conforme portaria de 18.03.11, pág. 67.DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
OFÍCIO GAB/DRH/SEDUC 176/2011
Ilma Senhora,
Professora Rejane Silva de Oliveira,
Presidente do CPERS/Sindicato
Senhora Professora:
Ao cumprimentar Vossa Senhoria, informamos que em resposta ao OF. Nº 018/GAB, todas as Coordenadorias foram informadas da liberação dos dirigentes do CPERS/Sindicato da Direção Estadual e dos 42 Núcleos, conforme acordo entre o Sindicato e o Governo, a fim de cumprirem mandato sindical.
Salientamos que os dirigentes ficarão lotados nas respectivas coordenadorias e os da Direção Central deverão continuar enviando a efetividade para a SEDUC.
Atenciosamente,
Margarete Simon Ferretti
Diretora do Departamento de
Recursos Humanos
Porto Alegre, 17 de Março de 2011.OFÍCIO GAB/DRH/SEDUC 176/2011
Ilma Senhora,
Professora Rejane Silva de Oliveira,
Presidente do CPERS/Sindicato
Senhora Professora:
Ao cumprimentar Vossa Senhoria, informamos que em resposta ao OF. Nº 018/GAB, todas as Coordenadorias foram informadas da liberação dos dirigentes do CPERS/Sindicato da Direção Estadual e dos 42 Núcleos, conforme acordo entre o Sindicato e o Governo, a fim de cumprirem mandato sindical.
Salientamos que os dirigentes ficarão lotados nas respectivas coordenadorias e os da Direção Central deverão continuar enviando a efetividade para a SEDUC.
Atenciosamente,
Margarete Simon Ferretti
Diretora do Departamento de
Recursos Humanos
Tarso aprova cassação da aposentadoria de Flávio Vaz Netto
Vaz Netto dirigia o Detran à epoca da deflagração da Operação Rodin, em 200721/03/2011 | 17h43min
O governador Tarso Genro acatou parecer da Procuradoria-geral do Estado (PGE) e cassou a aposentadoria de Flávio Vaz Netto, que era procurador do Estado e dirigia o Detran quando a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Rodin, em 2007.Com a decisão do governador, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial, Vaz Netto perde os proventos e deixa de compor o quadro de inativos da PGE. A medida equivale à demissão, caso ele estivesse na ativa.
Vaz Netto se aposentou em 2007, depois de ser preso pela PF como suspeito de participação na fraude milionária do Detran. O advogado dele, Alexandre Curvelo, vai ingressar com recursos administrativos e judiciais.
ZERO HORA
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Pol%EDtica&newsID=a3247389.xml
Escândalo dos Pardais: ex-coordenador do Daer já está no Presídio Central, na Capital
Paulo Aguiar estaria envolvido em fraude nos contratos de controladores de velocidade22/03/2011 | 05h03min
O ex-coordenador dos Sistemas Eletrônicos de Operação Rodoviária do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS), Paulo Aguiar, chegou por volta das 3h40min desta terça-feira ao Presídio Central, na Capital.Suspeito de estar envolvido em fraude milionária nos contratos de controladores de velocidade no Estado, ele estava preso na penitenciária de Júlio de Castilhos desde a última sexta-feira.
No último domingo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) negou um pedido de habeas corpus feito pela defesa. Ele foi preso na noite da última sexta-feira, na cidade Tupanciretã, Rio Grande do Sul.
[...]
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3248338.xml
Sob suspeita de participação na fraude dos pardais, assessor do Daer deve ser afastado
Emir Masiero, que atua na direção geral da autarquia, responde a ação de improbidade22/03/2011 | 04h39min
O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, deve afastar o engenheiro Emir Masiero da assessoria da direção-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Masiero e outros três servidores respondem a uma ação civil de improbidade administrativa na qual a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público cobra a devolução de R$ 12,9 milhões por suposto prejuízo ao Estado na contratação de serviços de controladores de velocidade.— A tendência natural é de que ele (Masiero) seja afastado da função que exerce desde o governo anterior, até para ficar livre para se defender e não atraia para dentro do órgão mais especulações, suspeições. Não queremos prejulgar ninguém — disse Beto Albuquerque ao sair de uma reunião no Palácio Piratini, ontem à tarde.
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a3248335.xml
Bancada do PT apoia instalação de CPI ampla no Daer
Denise Ritter - MTB 5584 | PT 15:33 h - 22/03/2011
A Bancada do PT anunciou, na tarde desta terça-feira (22), que apoiará a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades no Daer. O líder Daniel Bordignon esclareceu que os petistas querem ampliar o foco da investigação e ampliá-la para além das denúncias envolvendo a contratação de empresas para instalação de pardais e lombadas eletrônicas. “Agora, vamos procurar o autor da proposta e sugerir a ampliação do objeto da CPI”, afirmou.O proponente da CPI, deputado Diógenes Basegio (PDT), informou que dispõe de oito assinaturas no requerimento para instalação da CPI. Com a adesão do PT, passam a ser 22 assinaturas. A bancada referendou a recomendação expedida na noite desta segunda-feira pela executiva estadual do Partido dos Trabalhadores.
Em 2008, os deputados deputada Marisa Formolo(PT) e Gilmar Sossela (PDT) já haviam proposto a instalação de uma CPI para investigar a fundo o Departamento Autônono de Estradas de Rodagem, que não obteve maioria.
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=257716
O silêncio ante o ataque imperialista à Líbia
CLOVIS OLIVEIRA*
Barack Obama é uma personalidade popular, inclusive no Brasil. Ter sido o primeiro presidente negro dos EUA lhe atribui um carisma muito forte. Mas, o Presidente dos Estados Unidos da América, não tem como esconder que é a liderança da maior nação imperialista do mundo, e isto ficou claro por ocasião da sua visita oficial ao Brasil, neste último fim de semana.
No sábado passado, Barack Obama desrespeitou a soberania do Brasil quando deliberou um ato de guerra à Líbia, no interior do Palácio do Planalto, em Brasília, a capital brasileira, em meio ao seu encontro com a Presidente Dilma Roussef, envolvendo o nosso país na agressão à Líbia.
O Brasil saiu desmoralizado deste episódio. Primeiro, porque se absteve no Conselho de Segurança da ONU, quando deveria ter votado contra a declaração de guerra à Líbia. Segundo, porque o seu Governo não manifestou a menor contrariedade com um ato de agressão a uma nação soberana, praticado dentro do nosso território, ferindo com isto a nossa própria soberania. Terceiro, porque enquanto Obama agia desta forma desrespeitosa ao Brasil, uma grande campanha de mídia percorria o país todo endeusando o Presidente norte-americano.
Quanta subserviência!
Existem aqueles que concordam com o ato de Obama, porque se iludem com a natureza da intervenção militar na Líbia, justificando-a como necessária para defender a população civil da repressão de Kadafi. Não conseguem ver que a Líbia vive uma guerra civil e a área de exclusão aérea é uma farsa, nada tendo a ver com a proteção da população civil que, aliás, vem sendo bombardeada pela aviação e pelos mísseis imperialistas.
Enfim, uma desculpa para bombardear o país africano com o objetivo de depor Kadafi para colocar algum preposto no seu lugar, garantir os interesses econômicos da exploração do petróleo e as demandas da indústria armamentista. Aliás, somente em mísseis, os EUA já gastaram alguns bilhões de dólares nestes dois primeiros dias da intervenção.
Tanto é assim, que nem cogitam as mesmas medidas intervencionistas aprovadas pela ONU, para os seus aliados do Iemen e Bahrein, igualmente envolvidos na repressão às oposições.
Qual é a causa nobre que dá aos EUA o direito de determinar o destino dos povos através de intervenções militares?
Nas duas últimas décadas os EUA atacaram a Sérvia, Somália, Afeganistão, Paquistão e o Iraque, este último deixado arrasado pelos bombardeios, com mais de cem mil mortos na população civil. Isto sem contar as ameaças militares que fizeram a outros países como o Irã, Síria, Coréia do Norte, Cuba e Venezuela.
Antes de tudo, a declaração de guerra à Líbia, chamada eufemisticamente de exclusão aérea, representa uma agressão covarde, considerando o poderio dos arsenais dos estados imperialistas, que se comportam como os donos do mundo, desrespeitando permanentemente o direito de autodeterminação dos povos.
*CLOVIS OLIVEIRA é professor de História
http://www.cpers.com.br/index.php?&cd_artigo=351&menu=36
Por Joana Flávia Scherer, Assistente do 14º Núcleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário