Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sábado, 19 de março de 2011

PAIM DEFENDE O PISO COMO BÁSICO NO SENADO FEDERAL

Paim: STF negará recurso contra piso dos professores - 16.03.11
Para Paim, União e estados devem criar condições financeiras para pagar o piso. "É fundamental que todos os estados reconheçam o piso nacional como vencimento básico da carreira de professor e que tanto a União como os estados federados criem condições financeiras para o seu pagamento", disse ontem (15), o senador Paulo Paim (PT-RS) ao lembrar que nesta quinta-feira o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará a ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que contesta pontos da lei que fixa o salário nacional para os professores da rede pública.

Paim informou que o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, comunicou ao relator da matéria no STF, ministro Joaquim Barbosa, que o estado que governa não tem mais interesse em contestar o piso nacional. A ADI foi proposta em 2008 pelos então governadores de Mato Grosso do Sul, Paraná, Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

- Se a educação é ponto de convergência para a nação que sonhamos e buscamos, é inadmissível que os seus trabalhadores, ou seja, os mestres, os professores, aqueles que ensinam, não sejam reconhecidos como tal - afirmou Paulo Paim.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou Tarso Genro pela atitude. Por sua vez, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) sugeriu aos senadores que defendem a derrubada da ADI que compareçam ao STF para assistir ao julgamento.

Fonte: CNTE
Colaboração do Professor Siden

EUA e GB disparam 110 mísseis de cruzeiro contra Líbia
19/03/2011 - 20:35h
Lançamento de um dos mísseis que tem a Líbia como alvo
Estados Unidos e Grã-Bretanha dispararam uma salva de 110 mísseis de cruzeiro Tomahawk contra a Líbia, informou neste sábado o almirante americano William Gortney.

Os mísseis foram disparados de navios e submarinos de Estados Unidos e Grã-Bretanha e atingiram "mais de 20 alvos", incluindo instalações do sistema integrado de defesa antiaérea e de comunicações estratégicas, todos situados na costa, segundo o almirante.

O ataque ocorreu durante a noite e será necessário "algum tempo" para avaliar seu resultado.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/mundo/463842-EUA_e_GB_disparam_110_misseis_de_cruzeiro_contra_Libia.html

Partículas radioativas chegam aos Estados Unidos

Meus agradecimentos a todos que leram artigo O Futuro da Humanidade e retornaram com e-mails.

Agora, leiam abaixo matéria divulgada no site R 7 da rede Record. O texto está anunciando que partículas radioativas das Usinas Nucleares do Japão são dectadas nos Estados Unidos.

Fiz um recorte do texto e deixo que vocês mesmos tirem suas conclusões...

Matéria publicada no dia 18/03/11

População corre às farmácias atrás de iodo

A descoberta coincide com o prognóstico emitido nesta quinta-feira (17) por meteorologistas e profissionais de saúde dos Estados Unidos, que previram que os primeiros isótopos radioativos provenientes da usina japonesa poderiam chegar nesta sexta-feira à costa oeste do país, embora em dose inofensiva para a saúde.

Segundo indicaram, os resíduos tóxicos liberados no ar em Fukushima estavam terminando de percorrer os 8.000 km de distância que separam o Japão do território continental americano, levados pelas correntes das altas camadas da atmosfera.

O anúncio resultou numa grande procura por pílulas de iodeto de potássio em muitas lojas da Califórnia. A substância é usada para prevenir a absorção de iodo radioativo, reduzindo a ameaça de câncer de tireoide por causa da radioatividade.

A Comissão Reguladora Nuclear americana prevê que a radioatividade que chegar à costa americana não terá consequências para a saúde, embora reconheça que os níveis de radiação subirão com a passagem dos dias devido à piora da situação em Fukushima.

Colaboração de Siden Francesch do amaral - Professor Estadual

Greenpeace pede a Dilma fim da energia nuclear no Brasil
18/03/2011 16:25h
Nesta sexta-feira, ativistas do Greenpeace fizeram uma manifestação em frente ao Palácio do Planalto, pedindo o fim do uso da energia nuclear no Brasil. Os cartazes eram dirigidos diretamente à presidente Dilma. "A energia que mata. Dilma, nuclear não".

Os manifestantes pediram a suspensão da construção da usina Nuclear Angra 3, no Rio de Janeiro. “Países como a Alemanha já cancelaram o funcionamento de reatores mais antigos. Podemos ser o primeiro grande país a usar 100% de energia limpa”, afirmou Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace.

Os ativistas foram recebidos nesta sexta pelo secretário de articulação social, Antônio Lambertucci, que disse que vai encaminhar as reivindicações à presidente.
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/463458-Greenpeace_pede_a_Dilma_fim_da_energia_nuclear_no_Brasil.html

Deputado Edegar Pretto e ministra Maria do Rosário defendem apuração de crimes da ditadura
Cristina Rodrigues - MTB 14850 | PT   13:13 - 18/03/2011
Por convite feito pelo deputado Edegar Pretto (PT) quando esteve em Brasília, em fevereiro, a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, esteve em Porto Alegre, nesta sexta-feira (18), para participar de Audiência Pública na Comissão de Cidadania e Direitos Humanos. A ministra falou aos gaúchos sobre as políticas que estão sendo desenvolvidas pelo governo federal para a área. A Audiência Pública foi requerida em conjunto com a deputada Ana Affonso (PT).

Em sua fala, Edegar Pretto defendeu a apuração dos crimes cometidos durante a ditadura. “Uma das lutas a serem enfrentadas será a luta pela instalação da Comissão da Verdade, porque é uma luta também da presidenta Dilma”, disse.

A ministra pediu a colaboração dos deputados para criar uma Comissão da Verdade: “Vamos atuar juntos para que o Brasil tenha o direito de fazer as perguntas e encontre as respostas”. Argumentou que se trata de uma batalha por justiça, não por vingança. “Um dos fundamentos da democracia é o direito à memória e à verdade. Como nós vamos aprofundar a democracia brasileira sem conhecer a nossa própria história?”, questionou. Uma história que, segundo Maria do Rosário, sempre foi contada pelos poderosos, nunca pelo povo.
[...] Leia na íntegra em
http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=257567

O Antropolixo na era do antropoceno
Por José Lisboa Moreira de Oliveira* - Adital - 14.03.11
Quem visita o Campus I da Universidade Católica de Brasília (UCB), situado na cidade de Taguatinga (DF), poderá, se quiser, chegar até o Bloco L e conhecer a Pró-Reitoria de Extensão. Aqui nesse espaço estão sediados mais de 30 projetos de Extensão da UCB. Entre os trabalhos de Extensão temos o Projeto de Educação Ambiental (PEA), cujo objetivo é contribuir para que toda a comunidade universitária desperte cada vez mais para a questão ambiental e participe ativamente da construção de um desenvolvimento solidário e sustentável.

Ao chegar em frente à sala do PEA, o visitante é surpreendido por um boneco em forma humana, tamanho natural, totalmente construído com "lixo reciclável”, obra dos estudantes do Curso de Engenharia Ambiental. O boneco foi batizado com o nome de Antropolixo, ou seja, homem de lixo ou homem-lixo. O objetivo do boneco é despertar os que visitam a sala do PEA, ou passam em frente a ela, para a quantidade de lixo que é produzido pelo ser humano. Antropolixo é um convite a refletir sobre o modelo de civilização baseada no consumo desenfreado que gera cada vez mais uma quantidade maior de lixo. Propõe ao visitante um consumo responsável e sugere maior cuidado para não permitir que o lixo, inclusive aquele reciclável, termine sendo lançado no meio ambiente provocando todos aqueles danos que já conhecemos.

O senhor Antropolixo, com o seu jeito desengonçado e sério, termina sugerindo aos visitantes maior responsabilidade com a vida no planeta Terra, a nossa única morada. Não há quem não fique pensativo na presença do senhor Antropolixo. Ele provoca a reflexão e denuncia a irresponsabilidade e a falta de cuidado com a nossa moradia comum.
[...] Leia na íntegra em
http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?boletim=1&lang=PT&cod=54603
*José Lisboa Moreira de Oliveira é Filósofo. Doutor em teologia. Ex-assessor do Setor Vocações e Ministérios/CNBB. Ex-Presidente do Inst. de Past. Vocacional. É gestor e professor do Centro de Reflexão sobre Ética e Antropologia da Religião (CREAR) da Universidade Católica de Brasília

Motorista que atropelou ciclistas na Capital deve responder por tentativa homicídio
18.03.11 - 15:10
O Ministério Público do Estado (MP) vai denunciar na segunda-feira o servidor público que confessou ter atropelado um grupo de ciclistas, no final do mês passado, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Com a denúncia aceita por um juiz, Ricardo Neis torna-se réu e responderá no judiciário pelo crime. Ele está detido preventivamente no Presídio Central, na Capital.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=266500

Comandante regional da BM acata reivindicação da comunidade para policiamento montado na Vicentina
O vereador Nestor Schwertner (PT) foi recebido pelo comandante regional da Brigada Militar do Vale do Sinos, coronel Kleber Roberto de Lima Senisse, em seu gabinete em Novo Hamburgo, na tarde desta terça (15/3). Durante o encontro, Nestor Schwertner apresentou ao comandante o anteprojeto, elaborado em conjunto com a comunidade, para o retorno do Grupo de Policiamento Montado (GPMON) ao Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina. A reivindicação foi feita pelos moradores e lideranças da região Oeste com intermediação do vereador, após a retirada da cavalaria montada e do posto da BM do parque no final do ano passado. Ao analisar o anteprojeto, o coronel Kleber Senisse sinalizou que pretende ampliar o policiamento montado, transformando o GPMON em um pelotão regional de cavalaria montada, com sede em São Leopoldo. “Vamos verificar a viabilidade técnica e financeira para analisar se é possível concretizar essa proposta”, avaliou o coronel.

Na próxima sexta-feira (25/3), às 18h, o vereador Nestor Schwertner junto à comunidade da região Oeste e o comando regional da BM irão apresentar à população e autoridades o projeto final para a instalação do pelotão regional de cavalaria montada. A atividade será na Câmara de Vereadores de São Leopoldo (Rua Independência, 66, Centro).
nestorpt13.blogspot.com


CUT e Coordenação dos Movimentos Sociais promovem Fórum da Igualdade
by Marco Aurélio Weissheimer. - Mar 17th, 2011
A CUT-RS e a Coordenação dos Movimentos Sociais do Rio Grande do Sul realizarão o “I Fórum da Igualdade: uma outra comunicação é necessária” nos dias 10,11 e 12 de abril de 2011, no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa/RS. Nesta primeira edição, o Fórum da Igualdade debaterá a democratização dos meios de comunicação e o marco regulatório. O evento tem como objetivo ser um contraponto ao Fórum da Liberdade.

A democratização da comunicação, a liberdade de expressão e o fim do monopólio dos meios de comunicação no Brasil serão temas a serem debatidos pelos painelistas. Além disso, serão discutidos temas como o marco regulatório para o setor de comunicação no país e a implantação dos Conselhos Estaduais de Comunicação.

Para a CUT-RS é urgente a atualização da legislação para assegurar a liberdade de expressão e a democratização do direito à comunicação. Segundo o presidente da CUT, Celso Woyciechowski, “Estamos muito atrasados nos aspectos da comunicação no Brasil. Temos uma legislação que data de 1962. Desde então, ocorreram profundas transformações no campo das comunicações no Brasil e no mundo e não podemos mais permanecer assim”.

A partir de uma nova legislação, construiremos um projeto de lei que tramite pelo Congresso Nacional, seguindo todas as instâncias legítimas e democráticas que a sociedade brasileira acata e respeita. Regulação representa desenvolvimento, informação, igualdade a diversidade regional e respeito às minorias. Para tanto, a Central Única dos Trabalhadores está convidando painelistas e debatedores de renome nacional e internacional para contribuir com o debate proposto nesta primeira edição.

O Fórum terá 3 grandes painéis:

1- DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O MARCO REGULATÓRIO
2- DEMOCRATIZAÇÃO DA DEMOCRACIA: Existe Liberdade sem Igualdade?
2- PAPEL DO ESTADO E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.

Além disso, ocorrerão oficinas autogestionárias, que debaterão:

- A blogosfera progressista e o AI-5 da internet
- Mundo do trabalho e imprensa sindical
- Reformas Estruturais (política, tributária, previdenciária, urbana, agrária, …)
- 600 propostas da Conferência Nacional de Comunicação 2010
- O Fim do Jornal Impresso
- Rádios comunitárias /Rádios WEB/Digital
- Charges
- Jornal Boca de Rua
- Movimento Rock and Roll e comunicação (Jakobasko)
- Implantação do Conselho Estadual de Comunicação (Sind. Jornalistas)

NOMES CONFIRMADOS:

- Bia Barbosa (Intervozes)
- Vera Spolidoro (Secom RS)
- Celso Schroeder (Presidente da FENAJ)
- Marcelo Branco (Softwarelivre.org)
- Pedrinho Guareschi (Prof. UFRGS)
- João Pedro Stedile (MST)
- Altamiro Borges (Site Vermelho)
- Vito Giannotti

http://rsurgente.opsblog.org/

Apartheid daqui
PAULO SANT'ANA*
Em brilhante e veraz artigo publicado sexta passada em Zero Hora, o historiador Clóvis Oliveira** concluiu que o carnaval de Porto Alegre deixou de ser um fato social quando foi escondido e confinado ao Porto Seco.

Ele salientou que ao ser afastado das áreas centrais de Porto Alegre o desfile de carnaval tirou desta festa milenar a legitimidade ante o conjunto de população da cidade.

Modéstia à parte, em coluna escrita por mim, que intitulava Casa Grande e Senzala, datada de 21 de setembro de 2005, eu fazia a mesma análise do historiador, relembrando que, quando se cogitou de erguer o sambódromo porto-alegrense nas imediações do Beira-Rio ou do Parque Maurício Sirotsky, sublevaram-se a população do Menino Deus, de parte do Centro e os tradicionalistas, clamando que os desfiles de carnaval deveriam ser levados para os grotões da cidade, onde afinal foi plasmado, para tranquilidade da elite e da mediania.

Dos brancos, para ser mais claro.

No Rio e em São Paulo, os desfiles das Escolas de Samba são realizados em sambódromos enquistados nas zonas centrais da cidade, contagiando assim toda a planície urbana com os cortejos.

Aqui não, aqui a “negrada” tinha de ser enviada para os longes da Capital, a fim de não envergonhar os grupos de linhagem e pecúnia destacados, que se contaminariam da catinga urinária dos negros e pobres carnavalescos, se estes desfilassem em torno do Beira-Rio ou do ex-Parque da Harmonia.

Não sabem os tolos e os segregacionistas que é inseparável do carnaval o grosso urbano, o asfalto, a avenida, que não podem ser descasados o carnaval e o núcleo central da cidade, que esses dois fatores se intercomunicam e o carnaval perde sua legitimidade se não estiver encravado nas ruas de casas ou apartamentos, como na Sapucaí, cujo sambódromo por sinal foi construído por Oscar Niemeyer, que por certo não concordaria em apor seu nome no projeto se lá, como aqui, fosse o carnaval dissociado, por secção, da cidade propriamente dita.

Eu fico triste porque se repete agora o mesmo apartheid que se verificou séculos atrás, quando os brancos segregaram os negros, em Porto Alegre, criando a Colônia Africana, nome dado ao bairro então, onde fica hoje o Bairro Rio Branco, nas franjas das ruas Mostardeiro e Vasco da Gama. Para ali foram mandados em degredo os negros da cidade.

Hoje, os negros e os brancos pobres são alojados no carnaval, em três ou quatro dias de folia, lá no inacessível Porto Seco.

Tudo porque os senhores feudais da cidade, que a abandonam no carnaval e se tocam para o Litoral, quando voltarem das férias, não inalem o fedor remanescente dos pobres, despejado ao redor de suas casas pelos barulhentos e inconvenientes foliões e mijões das sazonais atividades momescas.

*PAULO SANT'ANA é jornalista

* Crônica publicada no jornal Zero Hora, edição do dia 13 de março de 2011.
* Crônica publicada com autorização do autor.
**Clóvis Oliveira é Professor e Secretário Geral do CPERS.

http://www.cpers.com.br/index.php?&cd_artigo=350&menu=36

Policial atira contra crianças e despe farda na rua em SC
18.03.11 - 15:00
Um policial militar, que estaria irritado com o barulho feito por um grupo de oito crianças de idades entre 6 e 12 anos, atirou contra os meninos, obrigou um deles a segurar sua arma e tirou a farda no meio da rua na noite de quinta-feira, em Joinville, no norte de Santa Catarina. Ele estava dentro do carro reclamando do volume da conversa das crianças e ao descer, elas perceberam que ele era policial. O pai de um dos garotos chegou ao local e filmou a reação do policial.

Fardado e com arma em punho, atirou duas vezes contra o grupo, mas não houve feridos. Ele disse que não queria mais exercer a função e obrigou um menino a segurar sua arma e depois começou a despir-se, dizendo que também não queria mais a farda. O policial foi identificado como Mário Caspechen e, segundo o comandante do 17º BPM, Adilson Michelli, não é primeira vez que ele demonstra esse tipo de comportamento. Caspechen já teria passado por tratamento e voltado ao trabalho após ser considerado apto. As famílias dos meninos registraram boletim de ocorrência contra o policial.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=266497

Nenhum comentário: