A Presidente do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicato dos Trabalhadores em Educação CPERS/SINDICATO) convoca os Conselheiros 1/1000 e o Diretor Geral de cada um dos 42 Núcleos, para a Reunião Ordinária do Conselho Geral, a realizar-se dia 07-04-11 (5ª feira), às 18 horas, no Salão de Atos Tereza Noronha - CPERS/Sindicato, tendo como Pauta:
1) Informes;
2) Avaliação;
3) Mobilização;
4) Assuntos Gerais.
1) Informes;
2) Avaliação;
3) Mobilização;
4) Assuntos Gerais.
Porto Alegre, 18 de março de 2011.
Profª Rejane Silva de Oliveira,
Presidente do CPERS/Sindicato.
Convocação - Assembleia Regional
(Professores e Funcionários de Escolas)
Dia : 31/03/11
Horário: 14h 30min
Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
Dia : 31/03/11
Horário: 14h 30min
Local: Câmara de Vereadores de São Leopoldo.
Por Siden, Professor e Conselheiro 1/1000 no 14º Núcleo.
Uma mosca atrapalha mais um elefante do que um elefante uma mosca. Por isso, embora pequenos, não receemos os grandes problemas. Enfrentemo-los!
Leonardo Boff, por Tio Noé.
Leonardo Boff, por Tio Noé.
Professores de escolas particulares fazem protesto em Porto Alegre
Profissionais levaram até uma escola de samba para a Redenção, chamando a atenção do público.Da Redação - 20 de março de 2011 - 13h01
Porto Alegre - Professores das escolas particulares do Estado fizeram um protesto na manhã deste domingo no Parque da Redenção, em Porto Alegre. Munidos de faixas e distribuindo panfletos, os educadores exigiram um aumento real no salário. A bateria de uma escola de samba ajudou a atrair a atenção do público. A categoria têm nova reunião agendada para terça-feira.http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-505,cd-310890.htm
LIMBO
Sergio Augusto Weber
Mas por onde te escondes ?Pergunta o moço.
Me escondo
por trás de um par de óculos,
por entre paredes,
na solidão do meu leito.
Fujo:
por um medo,
por um orgulho próprio,
mas luto pela vida,
pelo saber,
pela falta de dinheiro,
pela consciência adormecida.
Esqueço:
da alegria,
das propostas de vida,
dos sonhos sepultados.
Mas busco no limbo do ser,
um amor que brote ao entardecer,
que brilhe ao anoitecer
e ao despertar do poeta.
O VALE NEON - ANTOLOGIA DO VALE DO SINOS - 1986/2011 - 25 ANOS DE PUBLICAÇÃO.
CONVITE SEMINÁRIO
"Sistema Estadual de Participação Cidadã: A construção do PPA participativo na perspectiva das mulheres"
A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã (SEPLAG), está promovendo o seminário "Sistema Estadual de Participação Cidadã: A construção do PPA participativo na perspectiva das mulheres", que vai ocorrer no dia 22 de março, a partir das 9h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa do RS, em Porto Alegre. Os objetivos do evento são apresentar o sistema proposto pelo Governo Estadual e discutir/propor sobre a intervenção das mulheres nos processos de orçamento. Para aquelas que tem dificuldades de participação presencial o evento vai ser todo transmitido pela internet através do site da SPM via Procergs.
Público alvo do seminário: sociedade civil organizada, movimento de mulheres, entidades, ong's, gestoras municipais, conselheiras, vereadoras.
Mais informações sobre Sistema Estadual de Participação Cidadã/PPA Participativo em http://www.seplag.rs.gov.br/
Por Sergio Weber, Professor Estadual.
Versos contemporâneos
Por Siden
A terra gemeu, a casa caiu,
E a vida esmorece,
O reator explodiu, o capital faliu,
E a população padece.
A angústia parece sem jeito,
A vida fica fragmentada,
O mundo parece mal feito,
E a desgraça está espalhada...
Agora, a Terra e Oceano são caminhos,
Que se chocam, sem ocorrer desvios
Parecendo demandar confrontos...
Pior que abalos sísmicos,
tsunamis, ondas gigantes,
é a insensatez dos humanos...
19.03.11 - Colaboração: Siden Francesch do Amaral, Professor Estadual.
EU TE AMO
Sergio Augusto Weber
Um beijo na noite,unindo corações.
Braços entrelaços
fundindo corpos
entremecidos de prazer.
Ensaios de orgasmos
em redomas de vidro,
convite ao amor
em leito celestial.
Uma mão toca o nada
dizendo: eu te amo !
O VALE NEON - ANTOLOGIA LITERÁRIA DO VALE DO SINOS - 1986.
Deputados vão ao STF para garantir piso salarial de professor
Um grupo de deputados irá se encontrar com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso, na terça-feira (22) para defender a aplicação integral da Lei 11.738/08, que fixa um piso salarial nacional para o professores - neste ano, o valor estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) é de R$ 1.187.A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4167, proposta em 2008 por governadores de cinco estados (Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará), questiona alguns aspectos da norma. Na ação, que está na pauta do plenário do STF, os governadores alegam que a lei do piso do magistério viola o princípio da autonomia das unidades da Federação, além de normas constitucionais que regulam a política orçamentária.
Em decisão liminar, o STF suspendeu dois dispositivos da lei. O primeiro determinava que o professor teria 1/3 da carga horária para atividades extraclasse. O segundo previa que o piso seria o vencimento básico do professor, sem contar vantagens ou gratificações.
Mérito
A presidente da Comissão de Educação e Cultura, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que irá à reunião com Peluso acompanhada de integrantes da Frente Parlamentar em Defesa do Piso do Magistério, diz que é fundamental reverter essas decisões agora no julgamento do mérito da ação. "São dois artigos que são pilares centrais da lei. Não pode ficar em aberto a possibilidade de que o gestor fique lançando mão de gratificações para pagar o piso. Aí não é piso, é teto", afirma.
Fátima destaca que o grupo vai deixar claro ao presidente do STF a necessidade de resgatar o conteúdo original da lei. "Muitos administradores têm se amparado na ADI para não cumprir o piso. A lei, que foi aprovada por unanimidade nesta Casa após um amplo debate, é muito importante para a valorização dos mais de 2,5 milhões de profissionais da educação espalhados pelo Brasil", argumenta.
Municípios
Por outro lado, os prefeitos - assim como os governadores - também questionam o piso nacional dos professores, alegando dificuldade orçamentária para cumprir a lei. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) já divulgou nota em que afirma esperar que o Supremo mantenha a posição que adotou nas liminares.
Caso contrário, sustenta a entidade, o planejamento orçamentário municipal será prejudicado, gerando um "preocupante" impacto financeiro.
O relator da ADI é o ministro Joaquim Barbosa.
Fonte: Site 15º Núcleo
Colaboração: Siden Francesch do Amaral, Professor Estadual e Diretor no14º Núcleo.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário