Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Acontecimentos, desdobramentos e ironias

Por Siden* - 13.01.12
Inicio esse texto, com  as palavras ditas pela Presidente do CPERS/Sindicato, Rejane de Oliveira, após o anúncio do Secretário da Fazenda afirmando que o governo não terá como implantar o piso salarial do magistério nos próximos quatro anos.

“Não me surpreende", disse. Para Rejane de Oliveira, "o fato de o governador Tarso Genro nunca ter apresentado um calendário de reajustes é a prova de que o pagamento da remuneração reivindicada vai ficar na promessa". “A gente diz a verdade e as pessoas não querem acreditar. O Cpers tem muita clareza das políticas do governo”, afirmou.”

E os fatos tiveram seus desdobramentos... 

O chefe da Casa Civil, logo vem reafirmar o compromisso.

Nos acontecimentos e seus desdobramentos uma coisa ficou clara. O índice que corrige o Piso Nacional não serve para o Governo Estadual... Estranhamente, Marisa Abreu disse algo semelhante. Logo, a valorização do educador é pura falácia.

Que encenação!  Que bola nas costas! Em pleno em 2012. Se fosse 2013...

Faria apenas uma correção nas palavras do Sr Secretário da Fazenda: Nos próximos três anos. Pois, como dizia o compositor e cantor Cazuza, O tempo não para e o primeiro ano de governo se foi...

Ironia maior: falam tudo como se não tivesse uma Lei.

E as promessas? Que promessas, se não cumprem a Lei!

Esse CPERS/Sindicato... Não toma jeito: Sempre defendendo os educadores!
PACOTARSO, DECRETARSO, REFORMA DO ENSINO MÉDIO... Tudo rápido!
Tacho - Grupo Sinos, 13.01.12
Quem é essa tartaruga? Ah, ela carrega a bandeira do PISO no Governo Tarso.

Esse 2012 promete...

*Siden Francesch do Amaral é Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo do CPERS/Sindicato.

CUT cobra posição do governo sobre Auxílio moradia de magistrados e implantação do Piso dos Educadores
13.01.12
A Direção da CUT se reuniu nesta quinta-feira (12), com o Governador em exercício, Adão Villaverde. Na audiência, a Central debateu, entre outras pautas, o Piso Regional, a Regulamentação da Convenção 151 da OIT (Negociação Coletiva no Serviço Público), a suspensão do pagamento do Auxílio Moradia aos magistrados e o cumprimento da promessa do piso do magistério.

A CUT também cobrou explicações do governo quanto às recentes declarações do Secretário da Fazenda, Odir Tonolier, de que o Estado não conseguirá pagar o piso do magistério até 2014.

"O Governo Tarso nega aos trabalhadores em educação o Piso Nacional e ao mesmo tempo aceita a continuidade do Auxílio Moradia, pago a juízes e promotores. É inaceitável que o governo não cumpra a promessa do piso e ainda garanta privilégios a quem tem os mais altos salários do Estado", criticou o Secretário de Relações de Trabalho da CUT/RS, Alberto Ledur.

Segundo Ledur, o Auxílio Moradia está sendo pago a alguns juízes desde 2010. O valor mensal é de cerca de R$ 7 mil pagos retroativamente. Há um procedimento administrativo questionando o pagamento tramitando na PGE desde julho do ano passado sem resposta do governo.

Alberto Ledur, Presidente do SIMPE/RS e Secretário de Relações de Trabalho - CUT/RS

Por Sergio Augusto Weber, Professor e Diretor no 14º Núcleo.

Cientista político americano cria manual para ditadores
Autor de 'The Dictator's Handbook', Bruce Bueno de Mesquita diz que o interesse pessoal, e não o bem comum, é o que move um governante
13/01/2012 - 23:53
[...]
Como alguém pode tornar-se um ditador? Em primeiro lugar, ninguém, nem mesmo os maiores tiranos, tem poder absoluto, a ponto de não depender de um certo número de apoiadores. O tamanho desse grupo, que chamamos no livro de coalizão vencedora, é o principal fator que distingue os regimes fechados dos regimes abertos. Se o grupo de pessoas de quem você depende para se manter no poder for pequeno, então lhe será possível - e na verdade bem mais eficaz - governar oferecendo recompensas somente a quem interessa, praticando e aceitando a corrupção. Quanto maior for esse grupo, mais difícil será "comprar" todos os que podem influir no seu futuro político, e então começa a fazer sentido para você investir em políticas públicas. Essa é a verdade fundamental - mas há uma poucas regras complementares que os aspirantes a ditador precisam ter em mente. (Consulte a lista abaixo para conhecer os cinco mandamentos do Manual dos Ditadores)

Onde as pessoas mais erram ao pensar sobre política? Ao escolher um governante por causa de suas belas palavras, de suas "qualidades" pessoais, de suas idiossincrasias.

Quem entra no jogo da política está preocupado, antes de mais nada, com sua própria sobrevivência e com seu próprio bem estar, mais do que com o bem estar das pessoas a quem representa. Por isso o mais importante são as instituições. Quando as instituições determinam que o governante precisa do apoio de muitos não só para chegar, mas também para manter-se no poder, então aumentam as chances de que políticas que beneficiam a todos sejam implementadas. Os regimes democráticos também têm as suas falhas. Quanto mais democrático um país, mais imediatistas serão os seus líderes, pois o “longo prazo” é apenas a próxima eleição. Mas isso não elimina o fato básico de que, nas democracias, é do interesse do líder escolher o que também é melhor para as pessoas. É o empuxo das instituições que nos permite ser otimistas em política, e não a bondade dos candidatos a um cargo público.
[...]

Um guia para os tiranos
Cinco regras básicas da manutenção do poder segundo os cientistas políticos Bruce Bueno de Mesquita e Alastair Smith

1. Tenha um núcleo de poder tão pequeno quanto possível
Quanto menos pessoas forem essenciais ao funcionamento do regime, mais você terá controle e maior será sua liberdade para usar os recursos de que dispõe.

2. Dê ao máximo de pessoas possível o direito formal de ascender ao núcleo de poder
Se houver sempre um grande número de postulantes aos cargos mais elevados, as figuras essenciais do regime saberão que podem ser substituídas e tenderão a ser mais leais.

3. Controle o fluxo de dinheiro

É melhor definir quem come do que ter uma mesa farta da qual todos se servem. O sistema mais eficaz para um ditador é aquele em que muitos são pobres e no qual ele pode redistribuir dinheiro discricionariamente, comprando assim apoiadores.

4. Pague aos seus principais apoiadores apenas o suficiente para mantê-los leais
Lembre-se de que seus asseclas prefeririam ser você, em vez de depender dos seus humores. Sua grande vantagem é ter a chave do cofre. Dê aos membros da sua coalizão o dinheiro necessário para que eles não se sintam tentados a procurar um substituto. E nem um centavo a mais.

5. Não melhore a vida da população às custas da riqueza de seus apoiadores mais próximos
Esta regra é um contraponto à anterior. Não diminua a fatia do bolo entregue a sua coalizão para satisfazer as massas. Gente esfomeada não terá energia para derrubá-lo. Mas traidores no seu entorno imediato podem destruí-lo.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/cientista-politico-americano-cria-manual-para-ditadores
Por Tio Noé

Descumprimento da Lei do Piso mobiliza trabalhadores
Em reunião do Conselho Nacional de Entidades realizada no dia 16 de dezembro, a CNTE definiu que haverá greve nacional de três dias (de 14 a 16 de março) em favor do cumprimento da Lei Nacional do Piso do Magistério, que é ignorada em pelo menos 17 estados da Federação. O SINTE-PI apoia a decisão da CNTE e já antecipa as mobilizações. “Nós não vamos abrir mão do reajuste do Piso em janeiro de 2012. A categoria com certeza defenderá a linearidade do reajuste sobre pena de não iniciar o ano letivo em março”, ressaltou a presidente do SINTE-PI, Odeni Silva.

Desta forma, o Sindicato faz um apelo a todos os trabalhadores em e ducação para se juntarem à luta, participando das paralisações, manifestações e greves para que os direitos dos trabalhadores reverberem perante os governos. É preciso lembrar que após manifestações e reuniões, a categoria conquistou no início de março de 2011, após a greve, um aumento de 15,85% no salário dos professores classe A em nível médio.

A última reunião entre o governo e o SINTE-PI resultou na autorização ao acesso e a promoção para 719 professores e 400 servidores administrativos da educação. Em relação ao piso salarial, a categoria continua cobrando uma resolução. (SINTEPI)
http://www.cnte.org.br/index.php/comunica%C3%A7%C3%A3o/cnte-informa/431-cnte-informa-605-12-de-janeiro-de-2012/9553-giro-pelos-estados

Fórum Social Temático 2012 terá Gilberto Gil, Emir Sader, Boaventura, Ramonet e presidentes
12.01.12 - 11:18
A assessoria de comunicação do Fórum Social Temático 2012, que será realizado em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, de 24 a 29 de janeiro, divulgou alguns números e informações sobre atividades confirmadas para o evento. Já há mais de 400 atividades autogestionárias inscritas e estão confirmadas a presença de 300 convidados nacionais e internacionais, entre intelectuais, líderes de movimentos sociais, ativistas das causas ambientais, trabalhistas, indígenas e de direitos humanos.

Estão confirmados, por exemplo, nomes como Boaventura de Sousa Santos, Emir Sader, Ignacio Ramonet, José Graziano e João Pedro Stédile, entre outros. No dia 25 de janeiro, o Fórum Social Temático 2012 abrigará uma mesa de cúpula reunindo os presidentes de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Paralelamente a essas atividades, ocorrerão vários outros eventos, entre eles o Fórum Mundial de Educação e Fórum Mundial da Saúde e Seguridade Social. Os quatro municípios que recebem o encontro terão eventos culturais, feiras de economia solidária e praças de alimentação. Em Porto Alegre, o Acampamento Intercontinental da Juventude instalará suas barracas mais uma vez, no Parque Harmonia. Na programação cultural, estão confirmados shows de Gilberto Gil, Manu Chao, Fito Paez, Leci Brandão, Martnália, entre outros. Além desses shows, estão programadas mostras de cinema, espetáculos de teatro de rua e apresentações circenses.

O tema central de debates do FST 2012 será a crise capitalista e os caminhos para a justiça social e ambiental. Além disso, o Fórum pretende ser um espaço para a formulação de propostas para a Cúpula dos Povos, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro, paralelamente à reunião de cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Maiores informações sobre como participar, credenciamentos (de imprensa, inclusive) e sobre a programação podem ser acessadas na página do encontro (www.fstematico2012.org.br).

Acampamento da Juventude
Já estão abertas as inscrições para o Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Temático 2012, que será realizado de 24 a 29 de janeiro, em Porto Alegre. O Acampamento da Juventude ocupará o tradicional espaço já ocupado em outras edições de Fóruns, no Parque Harmonia, região da orla do Guaíba, na capital gaúcha.

O valor da inscrição é de R$ 20,00 e dará direito à participação nas atividades do FST 2012. Todos os participantes do AJ receberão uma bolsa e uma caneca de plástico recicladas. Para fazer a sua inscrição, entre em www.fstematico2012.org.br/acampamento.

A organização do FSt 2012 aproveita para lembrar que inscrições para todas as demais modalidades de participação no FST 2012 só terão validade quando feitas no site oficial do evento, em www.fstematico2012.org.br

Fonte: Agência Carta Maior
.

Nenhum comentário: