Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Entidades realizam ato de repúdio ao massacre na ocupação Pinheirinho

23/01/2012 10:16
Diversas entidades de trabalhadores e estudantes do Rio Grande do Sul realizam ao meio-dia desta segunda-feira (23), na Esquina Democrática, em Porto Alegre, um ato de repúdio ao massacre de moradores da ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos/SP.

Sob ordens do governo de São Paulo e da Prefeitura de São José dos Campos, cerca de 10 mil pessoas estão sendo retiradas de suas casas com violência pela Polícia Militar desde domingo (22). Para forçar a retirada dos moradores, a polícia está utilizando cavalos, tiros, bombas e helicópteros. A Polícia Militar voltou ao local no início da manhã desta segunda-feira para dar continuidade ao massacre.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato
http://www.cpers.com.br/index.php?&menu=1&cd_noticia=3110

Vergonha!
23/01/12 | 08:45
Estarrecedora e vergonhosa a ação de desocupação de quase 2 mil famílias do bairro de Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. As 5 mil pessoas que habitam o local desde 2004 foram desalojadas pela Polícia Militar cumprindo decisão da Justiça Estadual paulista e em afronta à decisão da Justiça Federal, que determinara a suspensão da ação de reintegração de posse a uma empresa de Naji Nahas.

A omissão da Prefeitura de São José dos Campos e a pressa da Justiça paulista em fazer cumprir suas determinações atestam o descaso ainda presente em diversas instâncias do poder público brasileiro com o destino e o bem estar da população de baixa renda no país. O importante, para estes detentores do poder, é o cumprimento da letra fria da lei, acima das vidas e dos direitos elementares dos cidadãos. O direito de propriedade dos abastados é considerado, para estes detentores do poder, superior e mais sagrado do que o direito de sobrevivência dos que pouco tem.

Colocar tropa de choque, armada de cassetetes, escudos, balas de borracha e gás lacrimogênio, para enfrentar e desalojar pais e mães de família e seus filhos de suas casas precárias deveria ser motivo de repúdio e de vergonha nacional. Todos nós, cidadãos decentes, deveríamos colocar luto e exigir a responsabilização criminal do prefeito municipal de São José dos Campos, do governador de São Paulo e da juíza que ordenou a ação de despejo que, em qualquer país civilizado do mundo seria considerada uma ação criminosa.
[...]
Leia mais em
http://sul21.com.br/jornal/2012/01/vergonha/

Concurso reduzirá a falta de professores estaduais na região (?)
RS precisaria destinar mais 2.297 vagas para zerar necessidades na 2ª e 27ª CREs.
Anne Ledur/Da Redação - 23/01/2012 07h25
São Leopoldo -  Dez mil professores devem ser selecionados até o fim deste ano para a rede estadual de educação por meio de concurso público. As provas ainda não estão marcadas, mas as inscrições já podem ser feitas. A notícia é boa, mas a quantidade de profissionais não será suficiente para substituir os 21 mil contratos emergenciais que o Estado se obrigou a realizar pela falta de professores efetivos (concursados) no quadro, resultado de sete anos sem nova seleção.

O concurso destina 1.433 vagas para a região – 991 para a 2.ª CRE e 442 para a 27.ª CRE. Considerando que na 2.ª Coordenadoria 1.982 docentes trabalham por contratos e na 27.ª outros 1.748, ainda faltariam 2.297 professores para suprir a necessidade. Em São Leopoldo, por exemplo, são 539 efetivos para 330 contratados. Já em Novo Hamburgo, são 450 contratos emergencialmente e 310 concursados. Em Esteio são 60 efetivos e 58 temporários e em Sapucaia do Sul 253 efetivos e 173 temporários.
[...]
http://www.jornalvs.com.br/regiao/369439/concurso-reduzira-a-falta-de-professores-estaduais-na-regiao.html

CPERS/Sindicato repudia ação da polícia e do governo na desocupação do Pinheirinho
22.01.12
Sob ordens do governo de São Paulo, mais de 10 mil pessoas estão sendo retiradas de suas casas com violência pela Polícia Militar em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. Com cavalos, tiros, bombas e helicópteros, a força pública surpreendeu na manhã deste domingo (22) a comunidade do Pinheirinho, que vive na área há dez anos.

Fala-se em vários mortos e feridos. Lideranças sindicais e dos movimentos populares, além de políticos que apoiam a luta dos moradores, também foram agredidos e baleados. Alheia ao sofrimento do povo, a juíza que tratou do caso deu prioridade ao suposto proprietário do terreno: o especulador Naji Nahas, que deve mais de R$ 10 milhões em impostos relativos à área.

Esta é a verdadeira face do Estado brasileiro: justiça para os ricos; cassetetes para os pobres. O Pinheirinho é uma questão de humanidade e de justiça social. O que dizer de um juiz que sai de casa num domingo de manhã para massacrar famílias? O que dizer de uma juíza intransigente, que pouco se importa com as vidas de adultos e crianças que serão destruídas? O que dizer de um governo facínora, que executa uma política higienista contra trabalhadores?

Os trabalhadores de todo o Brasil, através de suas organizações, devem se unir em solidariedade ao Pinheirinho. Denunciar este verdadeiro massacre, cobrar uma ação efetiva do governo Federal. Essa cobrança também tem quer ser feito ao Poder Judiciário, tão zeloso quanto o assunto é a propriedade privada, mas cruel no diz respeito à vida das pessoas e aos direitos fundamentais dos seres humanos. E preciso cobrar ações do governo e do Judiciário que impeçam mais mortes e garantam a esta população o seu direito de viver e criar seus filhos onde moram há mais de uma década!

O CPERS/Sindicato está junto na luta dos moradores do Pinheirinho!
Fonte: CPERS/Sindicato

Tropa de choque invade Pinheirinho mesmo com determinação judicial de suspender desocupação
22.01.12
A Tropa de Choque invadiu na manhã deste domingo (22) a ocupação Pinheirinho, em São José dos Campos/SP. Policiais, fortemente armados, usaram balas de borracha e gás de pimenta para a retirada de moradores. Dois helicópteros foram usados na operação. A invasão policial ocorre mesmo após ordem de reintegração ter sido suspensa, na sexta-feira (20).

Moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho se revoltaram contra a invasão da Tropa de Choque e entraram em enfrentamento contra a Guarda Civil, que está apoiando a Polícia Militar. O alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães, preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse, foi derrubado.

Justiça determina suspensão imediata de desocupação
O Comando da Polícia Militar recebeu ordem judicial determinando a suspensão imediata da reintegração. A ordem foi assinada pelo juiz plantonista Samuel de Castro Barbosa Melo, da Justiça Federal. O comando militar, porém, descumpre a ordem judicial.

A desocupação é ilegal já que o Tribunal Regional Federal – 3ª. Região suspendeu, na sexta-feira passada, a ordem de reintegração de posse da ocupação, em São José dos Campos. A decisão foi tomada pelo desembargador federal Antonio Cedenho, da 5ª Turma do TRF.

O desembargador determinou que a União passe a integrar o processo por conta do interesse do Governo Federal na área.

A medida é em resposta ao agravo de instrumento impetrado pelos advogados dos moradores, em que pediam o reconhecimento do interesse da União no caso e que fosse deferida uma liminar impedindo a execução da ordem de despejo. É essa liminar que está sendo descumprida.
Com informações do site da CSP-Conlutas e do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

PINHEIRINHO: polícia mata criança em despejo violento em São José dos Campos
Informações de companheiros/as do CMI SP - 22/01/2012 às 19:12
Recebemos agora a informação, de companheiros/as do CMI SP que estão em Pinheirinhos, que uma criança acaba de morrer, assinada pela polícia do estado de São Paulo. A polícia usou bombas contra um grupo de crianças, deixando vária feridas. Uma delas não resistiu.
Fonte: CMI (Centro de Mídia Independente)
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

Governo Alckmin reprime e assassina trabalhadores no Pinheirinho
DIRETO DO PINHEIRINHO: Repressão selvagem na ocupação deixa centenas de feridos e sete pessoas mortas
São José dos Campos
Passando por cima de uma ordem de suspensão da reintegração de posse, a polícia militar de São Paulo cercou o Pinheirinho em São José dos Campos e de maneira selvagem retira as famílias
22 de janeiro de 2012
Neste domingo, às 6h da manhã, a Tropa de Choque da polícia Militar, Cavalaria e helicópteros estavam na ocupação de Pinheirinho em São José dos Campos. Todo o bairro foi cercado.

Os moradores colocaram fogo nas barricadas para impedir a repressão policial. A PM entrou usando balas de borracha, bombas de gás e gás de Pimenta.

Os moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho entraram em confronto com a Guarda Civil, que age com a PM e quebraram o alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães. O local está sendo preparado para o alojamento das famílias despejadas.

Moradores de outros bairros estão protestando contra a repressão policial

Militantes do Partido da Causa Operária estão no local e afirmam que todas as entradas para o bairro estão fechadas. O bairro está sitiado. Nesse momento a polícia está entrando nas casas retirando os moradores. A PM está lacrando as casas, pegando os documentos dos moradores e levando-os para um alojamento.

Bombas foram lançadas de fora do terreno e atingiram diversas casas. Uma mulher com a criança estava dentro de casa e foi atingida.

Segundo os moradores, sete pessoas foram assassinadas pela polícia e 15 estão presas. São centenas de feridos, entre eles crianças e mulheres.

Apoiadores e moradores dos bairros vizinhos pararam a Via Dutra para denunciar a truculência
policial e apoiar a resistência dos moradores.

A internet e o sinal de telefone do bairro foram cortados, impedindo que a informação do que está acontecendo seja divulgada.

Na área vivem cerca de seis mil pessoas desde 2004. A proposta feita pelo procurador Ângelo Augusto Costa que há sete anos acompanha a questão, a ação também tem quatro pedidos liminares para assegurar o direito à moradia dos ocupantes do terreno no entanto apesar da decisão de suspender a reintegração de posse, ela foi feita pela polícia a mando de Alckmin.
Fonte: Site PCO
Por Siden Francesch do Amaral, Professor e Diretor Geral do 14º Núcleo.

"Não serei candidata em Porto Alegre. Já cumpri esse caminho, que permitiu que chegássemos mais tarde ao governo do Estado. Neste ano, quero atuar com o objetivo de eleger a Tarsila vereadora em Porto Alegre, como também candidatos nossos em alguns municípios, como Canoas e Gravataí." Yeda Crusius (http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=84658)
.

Nenhum comentário: