Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

13 dos 26 estados não investem o mínimo em saúde, o pior é o RS

09.11.10 - 09:34
Segundo levantamento do Conselho Nacional de Saúde (CNS), atualmente, dos 26 estados e o Distrito Federal, 13 não cumprem o investimento mínimo em saúde previsto pela Constituição, que é 12% da receita bruta.

A pior situação é a do Rio Grande Sul, que aplica 4,37% em saúde, mas estados importantes, como Paraná, Rio e Minas Gerais, também não cumprem o dispositivo constitucional - a chamada emenda 29, ainda pendente de regulamentação no Congresso.

A falta de regulamentação permite um debate em torno do que são serviços de saúde e se estão incluídos, por exemplo, investimentos em saneamento básico.

O estado de São Paulo está entre os que cumprem o mínimo constitucional, com gastos de 12,44% de sua receita no setor. A União aplica o orçamento do ano anterior mais a variação do PIB, enquanto os municípios têm de investir 15% da receita bruta.

-Todo ano é o (orçamento do) ano anterior mais o PIB. Acha que é pouco? Ano que vem a saúde terá 13% a mais, 7,5% de aumento real em 2011. Os estados não cumprem e os municípios, que deveriam por 15%, põem 20%, 25% - disse o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao justificar a necessidade de regulamentar a Emenda 29 para que todos cumpram sua parte.

http://www.clovisduarte.com.br/noticia_ler.php?id=246989

Quadrilha que movimentava 160 kg de cocaína por mês no RS pode ter outros três PMs envolvidos
09.11.10 - 18:31
Pelo menos três policiais militares seguirão sendo investigados pela Corregedoria da corporação, suspeitos de atuar junto a rede criminosa desarticulada, hoje, na Operação Centauro Guajuviras, na região Metropolitana de Porto Alegre.

O caso é tratado em sigilio pela BM a fim de evitar que os policias possam fugir. Dois PMs já foram detidos, nessa manhã, acusados de participar da organização criminosa. Um deles tem menos de um ano de trabalho como PM. Eles acobertavam e ajudavam a fechar pontos de venda de drogas concorrentes da traficante Deise Lause Fernandes, de 28 anos, presa no bairro Guajuviras, em Canoas.

Ao todo, durante a operação de combate ao narcotráfico, comandada pelo Ministério Público e a Brigada Militar, 25 pessoas foram presas em Canoas, Porto Alegre, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí e Charqueadas. A rede era comandada por mulheres de apenados, especialmente do Presídio Central, e por uma detenta do Madre Pelletier. Os detentos se comunicavam via celular com as esposas e discutiam as ações, além de aconselhá-las onde investir o dinheiro e o que comprar com os ganhos provenientes do tráfico.

Segundo a Polícia, a droga proveniente do Paraguai chegava a São Leopoldo e era distribuída em dois pontos da Capital: em frente ao Presídio Central e no bairro Rubem Berta. Desses locais, os entorpecentes eram encaminhados para Canoas e demais cidades da região Metropolitana.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=247079

Polêmicas em torno do Enem são criticadas pela CNTE
ter, 09/11/2010 - 17:22 — danilo
De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.

As polêmicas em torno do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 receberam críticas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). Estudantes reclamaram de erros na folha de respostas e na prova amarela. Os problemas foram reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela gráfica responsável pela impressão das provas.

De acordo com o secretário geral da CNTE, Denilson Bento da Costa, as reclamações dos alunos são pertinentes. Porém, alerta que há uma pressão política da oposição contra o governo. Oposição que pretende criar elementos para acabar com o Exame. Ele afirma que o Exame é o único instrumento na história do Brasil que ampliou a possibilidade de acesso ao ensino superior para os estudantes de baixa renda.

“Tivemos ao longo da história alguns mecanismos no qual não se dava oportunidades aos jovens de ingressar em uma universidade, inclusive pública. O Enem foi um ganho enorme para os estudantes do Brasil. O Enem incentiva o professor da escola pública para trabalhar com questões direcionadas para o ingresso desses alunos nas universidades.”

Em relação aos erros, Denilson afirma que as formas de organização e aplicação do Exame devem ser repensadas.

“Deve ser feito um diagnóstico dos erros cometidos para serem corrigidos. No tocante a esta falha, deve ser reestruturado o Instituto que aplica, que é o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais]. Assim, teremos condições de não cometermos esses erros, erros que já foram cometidos anteriormente.”

Neste ano o Enem teve 4,6 milhões de candidatos, sendo que 29% deixou de participar. Segundo o MEC, 21 mil provas tiveram erros na impressão. Criado em 1998, desde 2005 o Enem é pré-requisito para a seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 50 universidades já substituíram seus vestibulares pela nota do Enem.

http://www.radioagencianp.com.br/9273-Polemicas-em-torno-do-Enem-sao-criticadas-pela-CNTE

Informações da Comissão Permanente de Promoção do Magistério
Informo, como representante da Comissão Permanente de Promoção do Magistério - COPROMAG, assim constituída, conforme  Decreto 34.823/93, artigo 16, portaria 69/2010 do D.O. de 23/04/2010:
       
Janete Faccini Maciel – Representante da Secretaria da Educação;

Julia Beatriz Pitthan Stolf - Representante da assessoria Jurídica- DRH/SE;

Ceusa Teresinha Ferrazzo - Representante do Quadro de Especialistas de Ensino- Orientadora Educacional;

Jeanete Saile Scherer - Representante do departamento Pedagógico;

Margarete da Conceição Azzolin Marini - Representante do  CPERS/Sindicato;

Angelita Vargas Brasil - Representante dos Supervisores de Educação – ASSERS;

Apoio Técnico – Marco Aurelio Lopes.

Na reunião de 14/10/2010, conforme  Ata 12/10, foram tratadas as seguintes questões:
     
1 - Plano de Carreira do Magistério - sistema de avaliação e promoção: Devem se  manter as mesmas orientações e critérios já estabelecidos, sendo que o período de preenchimento das FIRESC(s) devem ser seguidos conforme estabelecido, ou seja,  de quinze de outubro de um ano a quatorze de outubro do subseqüente, para que as mesmas sejam  preservadas até suas publicações;

2  - Atraso nas publicações das promoções relativas aos anos de 2002 à 2009 - É necessário e de direito que as FIRESC(s) sejam preenchidas, anualmente, no período hábil, para preservar os requisitos das avaliações até sua publicação;

3  - Conscientizar as CA(1) e CA(2) da necessidade de serem preenchidas as avaliações dos períodos a que elas correspondem;

4 - Avaliações de 2003 a 2009 - Sabendo que as avaliações de 2002 já estão no banco de dados, solicitar que as avaliações acima sejam incluídas;

5 - A definição da competência dos critérios de avaliação do magistério é da COPROMAG, conforme Decreto 34.823/93, artigo 18;

- Solicitar  que, sendo término de período de avaliação e início do período subseqüente, que torne sem efeito a Ordem de Serviço 04/2008, por não ter sido submetida antecipadamente à avaliação da COPROMAG;

- Tornar efetivo os dias de greve;

- Considerar válidos, para fim de promoção, os encontros, cursos, etc  realizados dentro do horário de trabalho, sem prejuízo do Calendário Escolar;

- Curso Lições do RS - Referenciais Curriculares - Foi considerado em desacordo com o que determina a Ordem de Serviço 04/2008;

- Validação de certificados - Vários certificados foram avaliados, registrando o Seminário de Formação Violência na Escola: Um Desafio a ser Superado,  promovido pelo 31° Núcleo CPERS/Sindicato, SINPRO NOROESTE E APMI/SINDICATO. A questão avaliada foi referente a competência para certificar. Foi reconhecida.

Aceitam-se sugestões de assuntos para a pauta da reunião, agendada para o próximo dia 11/11/2010.
Colocamos à disposição cópia da ata da reunião 14/10/2010.
                                        
Atenciosamente,
Margarete da Conceição Azzolin Marini
Representante COPROMAG-CPERS/SINDICATO

LEMBRETES:
AVALIAÇÃO  15/10/2007 – 14/10/2008: Não serão considerados válidos, para fins de promoção, Encontros(J) e Cursos(L) realizados por professores e especialistas dentro do seu horário de trabalho.
  
AVALIAÇÃO 15/10/2008 -  14/10/2009: Ordem de serviço  04/08  de 18 junho 2008.

Não  poderá ser atribuída carga horária às atividades:
- Entrega de material;
- Credenciamento;
- Intervalo;
- Entrega de certificados.

Por Joana Flávia Scherer - Assistente do 14º Núcleo / CPERS / Sindicato.

Vamos sorrir, pois sempre será possível piorar!

Trabalho X Escola
Por Míriam*

O cara termina o ensino médio e não tem vontade de fazer uma faculdade.

O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:

- Ahh, não quer estudar? Bem, perfeito. Vadio dentro de casa eu não mantenho, então vai trabalhar...

O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro até que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na época de muito tempo atrás:

- Rodriguez!!!! Meu velho amigo!!! Tu te lembra do meu filho? Pois é, terminou o segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?

Aos 3 dias, Rodriguez liga:

- Zé, já tenho! Assessor na Comissão de Saúde no Congresso, R$ 9.000,00 por mês, prá começar.

- Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar mais, consegue algo mais abaixo...

Dois dias depois:

- Zé, secretário de um deputado! Salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?

- Nãooooo, Rodriguez, algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha vontade de estudar depois....Consegue outra coisa.

- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$ 2.800,00 por mês e nada mais....

- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa de 500,00 ou 600,00, prá começar.

- Isso é impossível Zé!!!

- Mas, por que???

- PORQUE ESSES SÃO DO CONCURSO PARA PROFESSOR, PRECISA TÍTULO SUPERIOR, MESTRADO ETC.... É DIFÍCIL...

*Míriam Kuhn é Professora Estadual.

Lula diz que sua popularidade é fruto de muito trabalho
09/11/2010 11:11h
O presidente Lula afirmou nesta terça-feira, em Moçambique, que sua alta popularidade no Brasil é resultado de muito trabalho e não de sentar em gabinete, conversar com jornalistas e esperar resultados.

"Não pensem que o presidente Lula tem muita popularidade porque fica no gabinete lendo o jornal e conversando com jornalista. Minha popularidade é resultado do meu trabalho, de viajar, de conversar com o povo, de não ter medo de discutir qualquer assunto em qualquer momento", disse, em aula inaugural na Universidade Aberta de Moçambique.

O petista disse esperar que a criação da universidade, parceria entre os governos dos dois países, se torne uma "célula de consciência", e falou sobre a necessidade de as nações em desenvolvimento se valorizarem. "Como tivemos nossa cabeça colonizada durante séculos, aprendemos que somos seres inferiores e que qualquer um que enrola a língua é melhor do que nós. O que queremos agora é levantar a cabeça juntos e construir, juntos, um futuro em que o Sul não seja dependente do Norte", afirmou.

http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/412853-Lula_diz_que_sua_popularidade_e_fruto_de_muito_trabalho.html

Promotor diz que vai provar analfabetismo de Tiririca e critica desigualdade da campanha
09/11/2010 15:30h
O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes disse nesta terça-feira, (9) à Folha.Com, que tem um “arsenal de conhecimentos” para comprovar que o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, é analfabeto.

Ainda de acordo com o promotor, a campanha do humorista foi desigual, pois ele se apresentou com o personagem. “A campanha não foi feita com o homem, mas com o personagem. Queria ver ele sem fantasia."
[...]
http://www.pop.com.br/popnews/noticias/politica/412975-Promotor_diz_que_vai_provar_analfabetismo_de_Tiririca_e_critica_desigualdade_da_campanha.html

Nenhum comentário: