Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Novo visual de Serra, de olho nas eleições de 2014

Serra resolve radicalizar no visual: adota o penteado da Dilma e a barba do Lula. E não é que deu uma bela melhorada?

Uma das características do povo brasileiro, conhecida internacionalmente, é pois, o seu bom humor!

Estou repassando uma idéia cheia de bom humor, criatividade e que demonstra que somos um povo que prefere uma boa piada ao rancor...

Vejam o novo visual que criaram para Serra tentar a eleição em 2014.

Só repasso porque na minha modesta opinião o visual do ex-candidato tucano melhorou. E também, acho que ficou mais seguro com a peruca, no caso daquelas perigosas bolinhas de papel...

Até vai uma sugestão: fazer uma enquete para os visitantes do blog votar, se aprovam ou não a mudança do visual.

Um abraço a todos(as)!
Siden

Onda Azul

A vice-presidente do PSDB, ao comentar o resultado das eleições, ressaltou que a oposição, composta por PSDB, DEM e PPS, vai administrar 52% do eleitorado brasileiro. “Só o PSDB ganhou o governo em oito estados e representará, a partir de janeiro, 64,2 milhões de pessoas, ou seja, 47,5% do total de eleitores de todo o Brasil. O Brasil azul ganhou força!”, disse.
[...]
Site tucano - http://www.jpsdbrs.blogspot.com/

Para conferir na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre

Perfil Parlamentar do Deputado Adão Preto e Os Desafios na Escola – Olhares Diversos Sobre Questões Cotidianas são títulos de livros que serão lançados na próxima quinta-feira 11 na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.

A obra sobre o falecido parlamentar gaúcho será lançada às 19h, no estande do Senado Federal na Feira. Um pouco antes, às 17h30, os professores Carolina Contreiras Rodrigues, José Clovis de Azevedo e Marlis Morosini Polidori apresentarem o livro Os Desafios na Escola.

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Confira a relação completa dos textos que poderão ser apreciados nesta semana na Assembleia:

PL 237 2010, do Poder Executivo, autoriza o Poder Executivo a contratar salva-vidas civis, em caráter temporário e dá outras providências.

PL 238 2010, do Poder Executivo, altera a Lei nº 8.820, de 27 de janeiro de 1989, que instituiu o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

[...]
PL 82 2010, do Poder Executivo, autoriza o Poder Executivo a destinar recursos financeiros às rodovias estaduais que integram contratos de concessão rodoviária.
[...]
Mais em http://www.al.rs.gov.br/ag/noticias.asp?txtIdMateria=253492

Ministério Público entra na Justiça contra a Prefeitura de Porto Alegre
08.11.10 - 19:39
O núcleo da Promotoria de Direitos Humanos do Ministério Público ingressou na Justiça com uma ação de execução contra a Prefeitura de Porto Alegre, referente à gestão do Programa de Saúde da Família (PSF). De acordo com o promotor Mauro Luís Souza, o município descumpriu o Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2006 que previa concurso público para a contratação de médicos para o PSF. Souza ressaltou que o MP tomou a medida depois que Prefeitura anunciou uma entidade para administrar o Programa. Caso o Judiciário acate a ação do Ministério Público, a administração municipal fica sujeita a multa, se não se adequar dentro de um prazo ainda a ser estabelecido.

http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=246918

Dilma faz estreia no G20 para levar mensagem de continuidade no Brasil
08.11.10 - 20:17
A presidente eleita, Dilma Rousseff, embarca nesta segunda-feira para Seul, onde participa da reunião do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo.

A ideia da viagem é "apresentá-la" à comunidade internacional como a nova chefe de Estado brasileira, além de funcionar como uma oportunidade para que o Brasil passe a imagem de "continuidade" em sua política econômica.

O novo governo quer deixar clara a mensagem de que o Brasil será uma das principais vozes contrárias à chamada guerra cambial, ao mesmo tempo em que reafirma seu compromisso com o sistema atual de câmbio flutuante.

A estreia de Dilma no principal fórum da economia internacional ocorre em um momento delicado, com os principais países ainda sofrendo as consequências da crise mundial e tendo ainda de lidar com divergências sobre suas moedas.

De acordo com um representante do Itamaraty, a presença de Dilma em Seul vai "reforçar" a imagem de que não haverá "rupturas" nem na política externa brasileira e tampouco nas grandes questões econômicas do país com a posse da nova presidente.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=246926

Ministro condena censura e diz que mídia já é vigiada por blogosfera
08.11.10 - 14:16
O ministro Franklin Martins (Comunicação Social) disse nesta segunda-feira ser contra o Judiciário censurar a imprensa ou a qualquer tipo de restrição ao conteúdo publicado pela mídia.

A liberdade, segundo ele, deve ser total, porém a imprensa não está acima da crítica. "A imprensa deve ser livre. Se ela romper com um segredo de Justiça responderá sobre isso. Cada um publica o que quer." E complementou: "O Brasil não vive ameaça à liberdade de imprensa, basta abrir os jornais. O governo é espinafrado por quem quer que seja e quem bem entende."

Sobre a criação de conselhos estaduais de comunicação, ele afirmou que, se for só para observar, não há problema, mas ponderou que a imprensa já é fiscalizada pela blogosfera, que, às vezes, age de forma "selvagem". "A era do aquário acabou. Estamos na era da rede", afirmou.

O ministro apresentou o seminário internacional das comunicações eletrônicas e convergência de mídias, que será realizada nesta terça e quarta-feira, em Brasília, no auditório da Caixa Econômica Federal.
[...]
http://www.camera2.com.br/noticia_ler.php?id=246874

Educação puxa IDH do Brasil para baixo

O Relatório de Desenvolvimento Humano aponta que os resultados referentes à área da educação puxaram para baixo o índice brasileiro, que ficou abaixo da média latino-americana, de acordo com a nova metodologia aplicada.

O Brasil ficou na 73ª posição entre 169 países avaliados. No entanto, se o IDH levasse em conta apenas a questão da escolaridade, a posição do país no ranking mundial passaria de 73 para 93.

A população brasileira registra 7,2 “anos médios de escolaridade” entre os adultos, e 13,8 “anos esperados de escolaridade” para as crianças. Nos dois valores, que entram no cálculo do IDH, o Brasil vai pior do que os também latinos Chile (9,7 e 14,5), Argentina (9,3 e 15,5), Uruguai (8,4 e 15,7) e Peru (9,6 e 13,8).

O Ministério da Educação (MEC) criticou, em nota, o novo cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no que diz respeito à educação. O índice do Brasil caiu de 0,833 para 0,699 entre 2009 e 2010 mas, segundo o MEC, os resultados não são comparáveis porque houve mudanças na metodologia.

O IDH varia de 0 a 1 e, quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano.

Ao passar a considerar a escolarização de pessoas com mais de 25 anos como um dos critérios, o cálculo do IDH prejudicou países que começaram a investir pesado em políticas educacionais mais recentemente, caso do Brasil, segundo o MEC.

Fonte: Site 15º  núcleo

Equipe de transição inicia trabalhos na nova sede
Em encontro, petista solicitará a Yeda que não assine PPPs
Samir Oliveira
A menos de dois meses da troca de comando no Piratini, que ocorre em 1 de janeiro, a equipe responsável pelos primeiros passos da futura gestão de Tarso Genro (PT) começa a trabalhar hoje no Centro de Treinamentos da Procergs. Margeado pelo Guaíba, na zona Sul de Porto Alegre, o local abrigará as cabeças que discutirão desde questões técnicas, como projetos de lei a serem elaborados, até temas políticos, como a composição do secretariado e a costura de alianças.

Desde que se consagrou nas urnas, em 3 de outubro, o futuro chefe do Executivo gaúcho vem trabalhando na estruturação do novo governo. A equipe técnica que se reunia diariamente no segundo andar do Hotel Mercure agora passará a ocupar as instalações cedidas pela governadora Yeda Crusius (PSDB).

Às 8h de hoje ocorre a primeira reunião de trabalho no local, sob a coordenação de Carlos Pestana (PT), futuro chefe da Casa Civil do mandato petista. “A ideia é atualizar informações sobre a situação do Estado e começar a organizar o dia da posse”, explica o petista.

Ele pretende reunir todos os envolvidos na transição e dividir a equipe em grupos de acordo com as áreas de atuação. “Vamos criar uma sistemática, porque existem várias esferas, desde ações do futuro governo, debates estruturais e a relação entre os partidos. É preciso dividir setorialmente por temas”, justifica Pestana.

É no encontro de hoje - que também deve contar com a presença de outros secretários já nomeados, como os petistas João Motta (Planejamento), Marcelo Danéris (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e Estilac Xavier (Secretaria-Geral de Governo) - que será afinada a pauta da reunião entre Tarso e Yeda, às 16h, no Palácio Piratini.

Os petistas pretendem dar os últimos ajustes no projeto que reestrutura o primeiro escalão para adequá-lo ao plano de governo da nova gestão.

Além disso, o governador eleito vai externar à tucana sua preocupação com as Parcerias Público-Privadas (PPPs). “Vou apenas manifestar nosso interesse de que, se tiver alguma coisa que possa ser avaliada posteriormente, de preferência ela não faça”, abrandou o governador eleito, em referência aos projetos de revitalização do Cais do Porto, da ERS-010 e do Complexo Prisionail de Canoas.

Entretanto, Yeda Crusius já declarou que vai assinar os contratos das obras. Tarso Genro não gostaria de ver o orçamento estadual  de 2011 comprometido e tem ressalvas quanto à adoção do modelo de PPPs.

Jornal do Comércio - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=45752

Patriotismo não combina com egoísmo

Convidamos os leitores a uma rápida reflexão sobre patriotismo e nacionalismo. Não vamos fazer distinção entre esses dois termos, embora um venha de pátria e o outro de nação. Às vezes o termo nacionalismo parece carregar uma conotação um pouco negativa, como se fosse um patriotismo exagerado. Mas aqui vamos tomar os dois como sinônimos.

É interessante constatar como as coisas mais lindas e queridas muitas vezes se corrompem e se tornam detestáveis quando são exageradas. Veja, por exemplo, o amor. O verdadeiro amor é generosidade, doação, entrega gratuita. Mas quando ele se torna egoísta, se transforma em ciúme doentio e nos prejudica muito.

Pois assim é também com o patriotismo, ou nacionalismo. Práticas louváveis que podem trazer tanto bem, quando desviadas de seus verdadeiros fins se transformam em genocídios e guerras horrendas.

A pátria é a casa da gente

Todo grupo humano cria e desenvolve uma cultura. A cultura fica sendo uma espécie de seio materno, um ninho protetor para onde nós corremos e nos abrigamos quando precisamos de carinho e afeto. A cultura é sempre algo sagrado. É como se fosse a água para o peixe, o ar que respiramos. Cultura é a maneira de comer, de beber, de se visitar, de cantar, de dançar, de se vestir, de celebrar, de fazer festa. Nesse sentido, é impossível dizer que existe uma cultura melhor ou pior. Existem culturas diferentes e para cada povo, cada nação, cada comunidade, a cultura que eles desenvolvem é sempre a melhor. Querer insistir que uma cultura é melhor que a de outros, além de ser um tanto ridículo, pode trazer sérias consequencias.

O que é uma pátria? A pátria é o reservatório dessa cultura. É o local onde essa cultura é criada, desenvolvida, vivida e celebrada. A pátria é principalmente nossos valores, nossas tradições, nossas realizações. Ninguém consegue, nem pode viver sem uma pátria. A pátria é o lar onde nós cultivamos nossa cultura. Como nos sentimos bem em nosso lar. Quem já viveu em outros países, com outras culturas, sabe do que estamos falando.

A cultura é a coisa mais sagrada de um povo. A cultura é a alma de um povo. Povo que perde sua cultura é um povo que perde sua alma. E se a cultura é a alma de um povo, a dimensão religiosa, os valores, são a alma dessa cultura.

Então: cultivar essas tradições, esses valores, essa cultura é ser patriota, ou se quiser, nacionalista, no bom sentido. Defender essa cultura é nossa obrigação, pois a cultura é a nossa maior riqueza.

Mas, como o amor que pode se corromper em ciúme, também o patriotismo e o nacionalismo podem se transformar em práticas criminosas e opressoras. Isso acontece sempre que algum povo, ou algum grupo, acha que apenas sua pátria tem valor, que eles são os melhores e os outros são atrasados, ignorantes ou violentos. Os gregos e romanos chamaram os povos que eles conquistavam de bárbaros. Agora, pensando bem, quem seria mais bárbaro: quem vive tranquilo em sua casa pátria, ou quem invade outro país, mata as pessoas e escraviza seus habitantes?

Patriotismo além das fronteiras


Vamos pensar um pouco: não está acontecendo algo parecido nos dias de hoje? Com que direito alguns países que possuem armas poderosas ocupam outros países, achando que eles não podem viver do jeito que querem?

Contudo há algo muito importante que devemos trazer para essa reflexão. É que os seres humanos formam uma única família. Somos cidadãos do mundo, todos irmãos e irmãs. Então, por que não se poderia pensar e agir como se todos os povos tivessem uma vida digna? Nos momentos de catástrofes, como no Haiti, foram mandados soldados brasileiros em missão de paz.

Que bom que o Brasil mande pessoas para ajudá-los. Não é muito melhor mandar soldados para garantir a paz do que fazer guerra? Muitos criticam nosso presidente quando perdoa as dívidas de países extremamente pobres da África e da América Latina, dizendo que isso nos diminui, nos torna dependentes, que devemos apenas cuidar de nós. Porém não é bonito quando um povo, até nem tão rico, como o nosso Brasil, pensa nos países irmãos mais pobres e procura de certa forma colaborar com eles? O verdadeiro patriotismo vai além das fronteiras.

Pedrinho Guareschi ? Professor e Pesquisador da UFRGS. Marlos Mello ? Psicólogo Social.

Jornal Mundo Jovem, edição nº 412, novembro de 2010.

Por Sergio A. Weber, Diretor Financeiro no 14º Núcleo.

Nenhum comentário: