Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pão e circo

Por Siden*
Numa noite dessas,  assistindo um telejornal que em rede cobre todo o país,  me surpreendi quando um comentarista desse veículo de comunicação,  fazendo alusão ao final do governo Lula,  disse que estava chegando ao fim a gestão pão e circo.

Penso que o jornalista não só foi injusto com Lula, como também com a rede de televisão a qual o mesmo desempenha suas funções.

Convenhamos, por mais que alguém possa admirar Lula, ele não pode competir com nenhuma rede nacional. Pelo menos, na questão  circense.

Quero deixar claro,  que no parágrafo anterior não tive intenção de fazer  nenhuma crítica,  penso que a diversão faz parte da vida e acredito que uma das funções da mídia também é entretenimento. Gostaria,  é verdade, que o circo fosse de melhor qualidade.

Mas afinal, talvez o meu gosto seja mais exigente. Se não cito nenhum programa “circense” de qualidade ruim é porque não sou muito adepto em criticar essa ou aquela rede. Depois, tenho imenso respeito pelo trabalho alheio. Às vezes, procuramos fazer o melhor e o melhor não acontece...

Apenas gostaria de discordar do ilustre comentarista. O presidente Lula deu pão a um  grande número de brasileiros. E deu pão da forma mais elogiável,  ou seja, oportunizando trabalho para uma grande fatia da população desempregada.

Não aceitar esse fato é negar os números. Enfim, é ser contrário à verdade. Não aceitar que o Brasil melhorou na Gestão Lula é negar o obvio.

O que mais me entristece  é que um jornalista que desempenha seu trabalho num grande veículo de comunicação tem acesso a essas informações. Se não o faz, é porque atua de forma preconceituosa, ou de má fé.

O que muitos comunicadores não perdoam em Lula é que ele fala a linguagem do povo. Suas analogias são tão perfeitas que todo mundo entende.

Espero, porque sou brasileiro, que a presidenta Dilma consiga suceder Lula exitosamente. Também espero, sem nenhum rancor,  que a grande mídia melhore o circo que oferece ao povo. Mesmo porque, até gosto de circo, se esse for de boa qualidade.

Finalmente, encerro com uma matéria de um jornal francês desse ano. Dizia a matéria: O governo Lula modernizou o Brasil. A verdade é essa, sem rancor ou preconceitos... Feliz Ano Novo!!!

*Siden Francesch do Amaral é Escritor e Professor Estadual.

Governadora inaugura tronco petrificado de 200 milhões de anos no Caff
A governadora do Estado, Yeda Crusius, homenageou o político gaúcho Fernando Ferrari, patrono do Centro Administrativo do Estado, nesta segunda-feira (27), com a inauguração de um tronco petrificado de 200 milhões de anos, do período triássico (Era Mesozóica), vindo de sua cidade natal, São Pedro do Sul. O fóssil foi colocado ao lado da rampa de acesso à Secretaria de Educação, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

"Nosso governo perpetuou os grandes personagens da história gaúcha com bustos, e acredito que o mesmo deva ser feito com Fernando Ferrari no futuro. Hoje estamos inaugurando um sítio onde ficará o tronco petrificado que representa a coerência e os ideais deste importante político", salientou a governadora.
[...]
http://www.estado.rs.gov.br/direciona.php?key=Y2FwYT0xJmludD1ub3RpY2lhJm1lbnU9Jm5vdGlkPTg4NDE2



Não entendeu? Na verdade, nem eu… Mas a notícia é esta.

Fiquei sabendo pelo Cão Uivador, e compartilho da expectativa de que até sábado tudo pode acontecer.

Particularmente acredito que esse governo foi uma piada tão grande que após as palavras de praxe de Yeda na solenidade de posse de Tarso Genro, os autofalantes deveriam ecoar “tum, tum, tssss…”

http://quadrinhosbrutos.wordpress.com/

(Des)governo Yeda se supera a cada dia

Primeiro, retomemos (de novo!) o que escrevi em 12 de dezembro:
"E isso que desconsiderei as charges que poderão ser feitas até 31 de dezembro, pois como nos restam vinte dias de Yeda no Piratini, nesse tempo ainda pode acontecer algo digno de ser satirizado."
Desde então, vimos o road movie, o momento Forrest Gump, e agora… A inauguração de um tronco petrificado. Obra de 200 milhões de anos atrás. Dos tempos do em que o Rio Grande do Sul estava sob o domínio do Pantalhosaurus Rex.
As duas primeiras bizarrices que citei, eu achava serem as últimas do (des)governo. Já esta, tenho certeza de que não será a última. Até sábado, pode acontecer tudo. E é tudo MESMO!

http://caouivador.wordpress.com/2010/12/12/sugestao-aos-cartunistas-gauchos/

 
 
 

Enquanto isso, durante a Revolução Farroupilha...
http://grafar.blogspot.com/2009/09/datas-semana-esfarrapada.html

Estado festeja crescimento de 7,8% no Produto Interno Bruto
De acordo com Adalberto Maia Neto, esse foi o maior índice desde a estabilização econômica.
Da Redação - 28 de dezembro de 2010 - 22h27

Porto Alegre - Como a governadora Yeda Crusius havia anunciado semana passada, o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado cresceu 7,8% em volume, recuperando a queda de 0,8% do ano anterior. Conforme o supervisor do Centro de Informações Estatísticas da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Adalberto Maia Neto, esse foi o maior crescimento da economia gaúcha desde a estabilização econômica alcançada com o Plano Real. "O PIB a preços de mercado chegou ao valor de R$ 228.289 milhões, e o PIB per capita, à marca de R$ 20.810", afirmou. Conforme Neto, projeções do Banco Central apontam um crescimento de 7,3% do PIB nacional em 2010, ou seja, inferior ao que a FEE projeta para o Rio Grande do Sul. "Esse crescimento acima do nacional traz, para 2010, um aumento da participação do PIB estadual no total do Brasil, o que não vinha acontecendo nos anos anteriores", disse.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-505,cd-299167.htm


Comunicado à população de Porto Alegre 
A população de Porto Alegre tem acompanhado com preocupação o debate que acontece na Câmara de Vereadores sobre o Projeto de Lei que institui uma Fundação de Direito Privado dentro da Secretaria Municipal de Saúde, denominada “Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF”.

Na tarde do dia 23, o Plenário da Câmara aprovou por 16 votos a 12 o pedido de urgência para a votação do Projeto encaminhado pelo líder do governo, Vereador João Dib, que ficou marcada para o dia 30 de dezembro. (VIDE VOTAÇÃO - CLIQUE AQUI)

O Projeto irá para votação sem o necessário debate com a cidade, por pressão do próprio governo sobre a Câmara, contrariando o acordo firmado em juízo com o Ministério Público Estadual, no dia 13 de dezembro, onde o município se comprometeu com o adiamento do processo até março de 2011. (VIDE TERMO DE AUDIÊNCIA DO MP - CLIQUE AQUI) 

Esta atitude revela e desmascara a verdadeira intenção do prefeito José Fortunati, que é a de privatização da saúde, abrindo espaço para mais um órgão que servirá para abrigar cargos políticos, dificultar o controle social sobre a aplicação dos gastos com a saúde, e retornar às páginas policiais como já testemunhamos em passado recente de nossa cidade.

A atitude do governo municipal, que não aceita o debate aberto com a sociedade é autoritária e anti-democrática e fere a constituição federal ao desrespeitar o papel deliberativo do Conselho Municipal de Saúde.
Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre
http://naoafundacao.blogspot.com
Por Sergio Weber, Professor Estadual.

Um comentário:

Carlos disse...

Pão e circo -.- Parece que alguns setores da mídia "direitosa" ainda não superou a derrota nas eleições.

Inauguração do tronco petrificado pela governadora YEDA. Essa, sem dúvida, concorre a piada do ano.
A inauguração faz juz ao neoliberalismo obsoleto que seu (des)governo representou. Seria a petrificação neoliberal?