Seguidores

Sejam Todos Bem Vindos!!! Deixem seus comentários, sugestões e críticas

Parabéns Educadores e Demais Cidadãos Gaúchos!!! Yeda (Nota Zero, Déficit Zero e Aumento Salarial Zero) Já Foi Demitida, MAS, deixou seus representantes no Governo e na Assembleia Legislativa!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"A única coisa que fiz foi o óbvio, aquilo que todo mundo deveria ter feito, mas não fez". Lula

Real valoriza 108% frente ao dólar durante o governo Lula
A alta aconteceu durante toda a gestão do presidente, com exceção de 2008, quando caiu 24,21%.
Agência EFE - 22 de dezembro de 2010 - 14h27
Brasília - Em relação ao dólar nos oito anos de governo Lula, o real acumulou uma valorização de 108,16%, a maior alta do período entre as divisas da América Latina, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira pela empresa de consultoria Economática.

Enquanto o dólar era cotado a R$3,533 para venda em 31 de dezembro de 2002, véspera da posse do atual presidente, a taxa cambial de ontem era de R$ 1,697.

No mesmo período, segundo o estudo, o peso chileno se valorizou 53,14%; o peso colombiano, 48,54%; o sol peruano, 25,27%; e o euro, 24,95%. No período examinado, o peso argentino sofreu desvalorização de 15,25% e o peso mexicano caiu 16,65%.

De acordo com a Economática, o real registrou alta frente ao dólar em todos os anos de governo Lula com exceção de 2008, quando caiu 24,21% como consequência da crise econômica internacional.

O ano de maior valorização foi 2009, quando a moeda brasileira teve alta de 34,22%, seguido de 2003, o primeiro ano de Lula à frente do Executivo (22,29%).

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-512,cd-298347.htm


Rendimento médio dos trabalhadores cresce pela primeira vez em sete anos
Informações divulgadas nesta quarta-feira constam em pesquisa da Seade e Dieese.
22 de dezembro de 2010 - 17h26
Brasília - O rendimento médio dos assalariados aumentou 1,4% em outubro, na comparação com o mês anterior, nas sete regiões metropolitanas onde é feita a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Os ocupados tiveram aumento real de salário de 2%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira. Entre outubro de 2009 e outubro deste ano, o rendimento cresceu 9,1% para os ocupados e 6,3% para os assalariados.

De acordo com as definições do Dieese e o Seade, ocupadas são todas as pessoas que estão trabalhando, em qualquer que seja a função, por conta própria ou contratados. Os assalariados são aqueles que trabalham para alguém ou alguma empresa com ou sem carteira assinada, mas que têm rendimentos garantidos pelo empregador.

A PED é feita em São Paulo, Porto Alegre, Distrito Federal, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Fortaleza. Segundo o coordenador da PED pelo Seade, Alexandre Loloian, esta é a primeira vez que se observa crescimento da massa salarial em todas as regiões, embora a ocupação venha crescendo consecutivamente.

Na região metropolitana de São Paulo, o rendimento teve elevação de 4,1% para os ocupados e 3,5% para os assalariados. A massa de rendimentos dos ocupados cresceu 5,6% e a dos assalariados, 6,2%. Entre outubro de 2009 e outubro de 2010, a elevação do rendimento dos ocupados foi de 13% e dos assalariados de 9,7%. A massa de rendimentos dos ocupados cresceu 17,7% e do assalariados, 15,2%.

"Esse é um fato altamente positivo. O rendimento não recuperou os níveis de poder de compra da década de 80, mas os aumentos que estão mostrando melhoria no mercado de trabalho. Passamos sete anos reduzindo o desemprego, melhorando a qualidade do emprego e o rendimento não saía do lugar", disse Loloian. Segundo ele, o aumento dos rendimentos, de maneira geral, devem-se à política econômica e social, que melhorou a distribuição de renda e a qualidade de vida.
[...]
No conjunto das sete regiões pesquisadas em novembro, o total de desempregados foi estimado em 2,35 milhões de pessoas, 45 mil a menos do que no mês anterior. Em novembro, houve a criação de 12 mil vagas e a saída de 32 mil pessoas da PEA. O total de ocupados nas sete regiões foi estimado em 19,8 milhões e a PEA, em 22,1 milhões.
http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-506,cd-298377.htm

Inscrições para o Sisu estarão abertas na segunda quinzena de janeiro
Ao todo, as vagas estarão dstribuídas em 83 instituições; 39 serão em universidades particulares.
22 de dezembro de 2010 - 15h07
Brasília - As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos às 83.125 vagas serão abertas de 16 a 18 de janeiro. Os candidatos vão ser selecionados por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, que será divulgada na segunda quinzena de janeiro. As regras serão as mesmas do segundo semestre de 2010.

As vagas estarão distribuídas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais, 36 institutos federais, dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefets), cinco universidades estaduais e a Escola Nacional de Ciência Estatísticas (Ence), ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A primeira etapa do Sisu é a de inscrição, em que o candidato opta por dois cursos, de acordo com sua ordem de preferência. Durante esse período, ele poderá alterar as opções, com base na nota de corte divulgada ao fim de cada dia. Cada mudança invalidará a opção anterior. Ao final da inscrição, serão realizadas três chamadas e em cada uma delas o candidato terá um prazo para efetivar a matricula no curso em que foi selecionado. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.

Após as três chamadas, se ainda houver vagas, as instituições de ensino convocarão os candidatos a partir da lista de espera gerada pelo sistema.

http://www.jornalvs.com.br/site/noticias/ensino,canal-8,ed-149,ct-730,cd-298354.htm
 

Um comentário:

Carlos disse...

Lula e o óbvio.-. Não vou negar, nem teria motivo para isso. Gosto de Lula. Gosto de sua linguagem simples, sem arrogância. Gosto de seu jeito entusiasmado de como governou o Brasil. Gosto dele, principalmente, porque fala a línguagem do povo. Mas, o motivo que mais pesa para que o admire, é porque ele ressuscitou nossas esperanças. Mostrou que o Brasil tem jeito! O que será que existe naquele cérebro previlegiado, que mesmo sem curso superior, conseguiu façanhas que outros "cheios de diplomas" no exterior não conseguiram? Conversei, esses dias, com um conhecido meu de infância. O cara estava feliz, porque dizia ele, nesse final de ano em sua casa todos estavam trabalhando. Esse natal seria farto em sua casa. Isso também conta muito para eu goste de Lula. Gosto daqueles que fazem o povo feliz- Feliz Natal a todos(as)!